terça-feira, 6 de setembro de 2022

Comunicado do Crédito Agrícola relativa a burla a cliente CA Salvaterra de Magos

 "No âmbito das notícias que têm vindo a ser divulgadas relativas à cliente do Crédito Agrícola de Salvaterra de Magos, alvo de phishing no dia 15 de Agosto, cumpre esclarecer:

- O Crédito Agrícola nunca fornece a terceiros ou para o exterior dados confidenciais relativos a Clientes, em estrito cumprimento com a lei.
- O Grupo Crédito Agrícola desmente a acusação de fragilidade do sistema online do Banco.
- A cibersegurança é um tema prioritário para o Crédito Agrícola, face aos inúmeros casos de intrusão que temos vindo a assistir nos últimos tempos, quer junto de instituições quer junto de Clientes Bancários. Para o Crédito Agrícola, a cibersegurança é um compromisso, pelo que o investimento nesta área é contínuo, com o objectivo de prevenir operações fraudulentas e aumentar a confiança dos clientes nas nossas soluções informáticas.
- O Crédito Agrícola alerta, de forma regular, os seus clientes para potenciais episódios de burla online, quer através de comunicações realizadas na homepage do seu website corporativo, Email, SMS e Redes Sociais.  Durante o mês de Agosto, o Crédito Agrícola alertou os seus clientes para um novo episódio de phishing em curso, nos canais referidos, reforçando que o Banco não telefona para clientes para cancelar transferências bancárias.
- O Crédito Agrícola reitera que em circunstância alguma o Cliente Bancário deve fornecer dados pessoais a terceiros que permitam o acesso à sua conta online, por forma a evitar este tipo de burlas.
- Esclarecemos, ainda, que o Crédito Agrícola actua prontamente sobre todas as situações que lhe são reportadas pelos Clientes e acciona todos os mecanismos com vista a recuperar os montantes transferidos no âmbito das burlas de que são alvo e que efectua as participações aos órgãos judiciais competentes e responde em tempo útil aos seus Clientes.
- As acções de phishing são cada vez mais recorrentes, pelo que os utilizadores digitais devem estar sempre vigilantes. Neste sentido, os Bancos em conjunto com a Associação Portuguesa de Bancos, realizam acções informativas e de sensibilização sobre Banca Online, dirigidas aos utilizadores de serviços financeiros digitais, com o objectivo de promover um conjunto de competências digitais básicas na óptica do utilizador, contribuir para a capacitação da população alvo para a utilização dos canais digitais, sensibilizar para a importância da adopção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e mais seguros e contribuir para o aumento dos níveis de literacia digital e financeira em Portugal.
- O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, estando o Grupo Crédito Agrícola totalmente disponível para colaborar com as autoridades na sua investigação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário