quinta-feira, 7 de novembro de 2024

CIM Viseu Dão Lafões apresentou resultados do projeto europeu Life Nieblas


  • Sessão de apresentação juntou entidades responsáveis e outros parceiros em Vouzela.
  • Projeto Life Nieblas aproveitou humidade presente nas neblinas para rega de áreas florestais afetadas por incêndios.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou hoje, dia 7 de novembro, num workshop em Vouzela, os resultados do projeto europeu Life Nieblas, em que participou de forma muito ativa durante três anos.

O projeto “Life Nieblas - Reflorestação e Mitigação das Alterações Climáticas: Testes, Avaliação e Transferência de Métodos de Inovação Baseados na Recolha de Nevoeiro” teve como âmbito a promoção de uma tecnologia inovadora: protótipos de coletores de neblina, que recolhem água da humidade da atmosfera e a reaproveitam para a recuperação de áreas florestais afetadas por incêndios e desertificação.

Liderado pela GESPLAN - Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental, do Governo de Gran Canária, o projeto Life Nieblas foi testado em florestas autóctones de Espanha e Portugal.
Em Portugal, as intervenções tiveram lugar nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, pertencentes ao território da CIM Viseu Dão Lafões, mais concretamente em áreas integradas na Rede Natura 2000, e integradas no Parque Natural Local Vouga - Caramulo, que foram devastadas pelos incêndios de 2016 e 2017. A reflorestação envolveu a plantação de espécies autóctones, como carvalho alvarinho, carvalho negral e sobreiro. Foram instalados coletores de nevoeiro e depósitos de água atmosférica, para posterior aproveitamento da água recolhida para rega das espécies florestais instaladas.

Ao longo da sua duração, o projeto mereceu alargada cobertura da comunicação social internacional, que incluiu a deslocação de televisões e publicações estrangeiras a Carregal do Sal e Vouzela, para reportagens sobre a tecnologia inovadora utilizada.

Workshop reuniu várias entidades

O workshop de hoje, realizado no Cine Teatro de Vouzela, iniciou-se com uma sessão de boas-vindas, em que intervieram Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, José Batista, Vereador da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Reinero Brandon, Diretor do Departamento de Medio Ambiente - Cabildo de Gran Canária, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Seguiu-se a apresentação de resultados do projeto Life Nieblas, por parte de Gustavo Ruiz, Coordenador da GESPLAN, e André Mota, responsável da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

O momento seguinte consistiu numa mesa-redonda com o tema “Recuperação da floresta autóctone: seu contributo para mitigação das alterações climáticas, incêndios florestais e biodiversidade”. Moderada por Hélder Viana, Presidente da Escola Superior Agrária de Viseu, participaram representantes de entidades regionais e nacionais, nomeadamente Fátima Reis, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro do ICNF, Miguel David, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões, Gustavo Ruiz, Coordenador da GESPLAN, Nuno Rocha, Técnico do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vouzela, e, por fim, Paula Pereira, Técnica do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões e o workshop terminou com uma visita aos locais do projeto, em Vouzela e Carregal do Sal.

Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, declarou que "acolher um evento que para nós é tão significativo, onde são apresentados os resultados do projeto LIFE Nieblas, numa área que para nós, Câmara Municipal de Vouzela, é muito importante, que nos é muito querida e é também estratégica para o desenvolvimento integrado do nosso território, como são a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais".

"O LIFE Nieblas é mais do que um projeto de investigação e de pesquisa, representa um esforço conjunto de todos os parceiros, numa visão de preservação ambiental e um compromisso de desenvolvimento sustentável, visando, como já foi referido, novas técnicas de recuperação e de preservação da floresta, principalmente da floresta autóctone, contributos para a mitigação das alterações climáticas, que são evidentes, e para a mitigação dos incêndios florestais e da biodiversidade.de água, utilizando redes de neblina para recolher a humidade do ar, numa estratégia que alia a inovação, o conhecimento e a participação das Comunidades", assinalou o autarca.

José Batista, Vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, destacou que "temos de trazer a inovação, temos de trazer a ciência, para nos ajudar a colmatar a falta de pessoas, de maneira a que o território e a nossa floresta não esteja abandonada. Não precisamos de muitas pessoas. Às vezes, há a tentação de acharmos que tendo mais gente, vamos ter a floresta mais cuidada, o que pode não acontecer. O que precisamos efetivamente é de gente que cuide da floresta e esse é o grande desafio. Por isso, da parte do município de Carregal do Sal estaremos sempre de braços abertos para tudo o que possa trazer inovação e saber científico, para podermos agir de forma diferente para o futuro", concluiu o Vereador..

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões destaca a importância do projeto Life Nieblas para a região: “Este projeto, que agora concluímos, é um exemplo a seguir de inovação no combate às alterações climáticas. As ações desenvolvidas em Vouzela e Carregal do Sal permitem reduzir a vulnerabilidade dos nossos ecossistemas aos incêndios e à desertificação e, desta forma, contribuem para a conservação da biodiversidade. Não menos importante, o Life Nieblas promove a aplicação de tecnologias sustentáveis, que podem ser replicadas em outros territórios da Europa. Para a CIM Viseu Dão Lafões, é fundamental apoiar iniciativas como esta, que valorizam as nossas florestas e protegem o futuro das nossas comunidades”.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, notou que “A CIM Viseu Dão Lafões está profundamente comprometida com a proteção e a preservação do património natural do seu território. Neste contexto, o Life Nieblas é um projeto que permite à CIM testar uma solução inovadora que, conforme esta apresentação de resultados indica, tem promovido diversos benefícios tanto ao nível da proteção da biodiversidade como do combate às alterações climáticas em Viseu Dão Lafões, tudo isto a um custo controlado”.

“Por outro lado, conforme comprova a atração que este projeto tem gerado junto de diversos órgãos de comunicação social internacionais, o Life Nieblas também nos permite afirmar Viseu Dão Lafões, a nível europeu, enquanto um território proativo e inovador na defesa do meio ambiente e na proteção do seu ecossistema, facto que nos orgulha”, concluiu Nuno Martinho.

O projeto Life Nieblas foi financiado pelo Programa Life, da Comissão Europeia, e teve como entidades parceiras, além da CIM Viseu Dão Lafões e da GESPLAN, a Universidade de La Laguna (Canárias), a Herdade de Águas de Arucas e Firgas (Canárias), o Instituto Tecnológico das Canárias., o Instituto Canário de Investigação Agrária, o Centro de Investigação Ecológica e Aplicações Florestais e a Universidade Autónoma de Barcelona.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Marinha Grande | ESPAÇO DE JOGO E RECREIO DA JI DA AMIEIRINHA REQUALIFICADO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande reformulou o espaço de jogo e recreio do Jardim de Infância da Amieirinha, através de um investimento de cerca de 50 mil euros.
Foi instalado um equipamento multifunções, adequado à faixa etária do estabelecimentos de ensino, e executados pavimentos em piso sintético, como superfície de impacto. O espaço foi desenhado de forma a funcionar como um todo, alternando e conjugando zonas de recreio ativo com zonas de recreio passivo, utilizando materiais adequados às funções definidas e salvaguardando as áreas envolventes.

No JI da Amieirinha, o pavimento tem marcados uma macaca e vários elementos gráficos. Estes jogos permitem dinamizar o espaço, ampliar a área destinada à brincadeira e garantir um uso mais dinâmico, transversal e inclusivo de toda a área de intervenção.
A obra foi adjudicada pelo valor de 44.990,00€, acrescidos de IVA.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Mostra de croché patente até ao dia 30 de novembro. Exposição “Fios e agulhas para que vos quero?” patente na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente. até ao dia 30 de novembro, a exposição “Fios e agulhas para que vos quero?”, que mostra cerca de 200 peças em croché.

Estes trabalhos foram criados por utentes de Associações, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Lares de Idosos e também por artesãs do croché do concelho de Cantanhede, que aceitaram o convite da Biblioteca Municipal para desenvolverem peças em croché, com uma abordagem contemporânea.
Como resultado deste convite, a exposição apresenta uma mostra de peças de variada tipologia, nomeadamente de uso utilitário, vestuário, decoração, brinquedos, jogos, entre outras.

Participaram na iniciativa utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP), da Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira, da Associação Sócio-Cultural Pró-Lemede, do Centro de Convívio Professora Maria Emília, do Centro Paroquial de Solidariedade de Ançã, do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres e do Centro Social Comunitário da Varziela.
Fizeram ainda parte o Centro Social Paroquial de Cadima, o Centro Social Paroquial de São Caetano, o Centro Social Polivalente da freguesia de Murtede, a Comissão de Melhoramentos de Vilamar, a Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima, a Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, a PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba, a PRODECO - Progresso e Desenvolvimento de Covões e a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede.
Esta mostra contou com a participação das artesãs Alice Palma Lopes, Ana Cristina Joaquim, Ana Paula Pereira, Branca Maria Gonçalves, Carla Pereira Martins & Beatriz Martins Pereira, Dorinda Duque, Dulce Oliveira, Íris Espírito Santo, Liliana Almeida, Maria Adelaide Oliveira, Maria da Conceição Santos, Maria da Natividade Gonçalves, Maria do Rosário Nunes, Maria Figueiró, Maria Filomena Silva, Maria Lucília Machado, Neuza Câmara Pereira, Maria Manuela Diniz, Paula Catarino, Sara Castelo Branco, Sofia Figueiró e Sónia Araújo.
O croché é um processo de criação de tecidos e objetos artesanais com recurso a uma agulha e fios, geralmente de algodão, seda, lã ou outro. Sendo um dos trabalhos manuais com grande número de adeptos, em todas as faixas etárias, o croché é usado para a criação de objetos de diferentes tipologias, designadamente decoração, vestuário, calçado, tapeçaria, marroquinaria, peças criativos e até obras de arte.




Estudantes de medicina do Med on Tour realizam rastreios no concelho de Reguengos de Monsaraz

 A edição deste ano do projeto Med on Tour, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, vai realizar de 8 a 10 de novembro diversas atividades no âmbito da saúde no concelho de Reguengos de Monsaraz. O projeto integra 25 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
O programa que vai ser desenvolvido em Reguengos de Monsaraz terá rastreios gratuitos à hipertensão, diabetes e obesidade, uma ação de formação para as crianças e o Hospital dos Bonequinhos. Os estudantes chegam hoje, dia 7 de novembro, e vão ser recebidos às 18h na autarquia.
Amanhã, pelas 9h, iniciam-se os rastreios, distribuição de folhetos informativos e aconselhamento na área da saúde nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de São Pedro do Corval, assim como para a população no Centro de Recreio e Convívio de Santo António do Baldio. A partir das 14h, os alunos de medicina vão estar a fazer os rastreios no jardim público de Perolivas, no Centro Cultural Caridadense, na Caridade, e na Casa do Cante, no Telheiro.
Durante esta tarde decorre ainda uma formação para crianças e o Hospital dos Bonequinhos nas Atividades de Tempos Livres. Ao final do dia, os estudantes vão observar as estrelas na sede da Reserva Dark Sky, na Cumeada.
No dia 9 de novembro, entre as 9h e as 13h, o Hospital dos Bonequinhos vai estar na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. Esta atividade visa ensinar às crianças várias temáticas de saúde de forma divertida, com simulação de consultas para os seus bonecos de peluche, explicação de procedimentos médicos e apoio e orientação sobre cuidados com a saúde.
Durante a manhã, no mesmo horário, realizam-se rastreios na câmara municipal, nos lares da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio e no Solar de São Lucas, nas Perolivas, mas também no Centro de Convívio de Carrapatelo. De tarde, entre as 14h e as 17h30, os estudantes vão efetuar os rastreios nos lares da Associação de Solidariedade Social de São Marcos do Campo e do Centro Social e Paroquial Sagrado Coração de Jesus de Campinho, assim como para a população no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, na Junta de Freguesia de Campinho e no Largo do Cruzeiro, em São Marcos do Campo. A partir das 17h30, os estudantes vão visitar a vila medieval de Monsaraz.
No domingo, dia 10 de novembro, das 9h às 13h, haverá rastreios à população na Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval, na Casa das Avós, nos Motrinos, no Centro de Convívio de Barrada, no Centro Cultural de Outeiro e no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz. Através do projeto Med on Tour, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende que toda a população receba formação, informação e sensibilização sobre a promoção da saúde e a prevenção da doença.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Apresentação da obra "O Meu Livro de Amor" na Biblioteca Municipal de Silves

 No próximo dia 16 de novembro, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal de Silves recebe a apresentação da obra "O Meu Livro de Amor", da autora Elsa Machado.
Este livro, que marca a primeira publicação da autora, oferece uma abordagem interativa e prática, sendo uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento pessoal. Embora se apresente de forma simples e leve, a obra revela uma profundidade transformadora, ideal para profissionais como psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e qualquer pessoa que atue no campo do desenvolvimento pessoal.
“O Meu Livro de Amor” está estruturado de forma inovadora: cada capítulo contém uma imagem, um pequeno texto (poema ou história), exercícios de introspeção, espaço para o/a leitor/a expressar-se através da escrita, pintura ou desenho, e até meditações acessíveis via QR Code. O conteúdo do livro reflete a experiência de Elsa Machado como assistente social, mestre de Reiki e facilitadora de meditação e mindfulness, especialmente no seu trabalho com mulheres.
A autora deseja partilhar a sua obra com o maior número de pessoas, tocando vidas e promovendo o autoconhecimento.
A apresentação é aberta ao público em geral e promete ser uma oportunidade única para conhecer esta obra profundamente inspiradora.
Para mais informações contacte a Biblioteca Municipal de Silves 282 440 899biblioteca@cm-silves.pt

Águeda ganha prémio mundial

 Cerimónia aconteceu hoje no Egito, onde Águeda conquistou novamente o ouro como melhor município do mundo para viver, na categoria das cidades entre 20 000 e 75 000 habitantes
 
Águeda volta a conquistar a distinção maior dos LivCom Awards. “É com imenso orgulho que recebemos, pelo segundo ano consecutivo, este prémio internacional que reconhece Águeda como um dos melhores municípios do mundo para viver, perante um painel de centenas de cidades de todo o mundo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que partilha este galardão com todos os aguedenses.
Na cerimónia, que decorreu no Cairo, Egipto, o Município de Águeda foi distinguido com o primeiro lugar, na categoria dos municípios com 20 mil a 75 mil habitantes, tendo conquistado também dois galardões ao obter a pontuação máxima em dois critérios (de entre seis) analisados pelo júri do LivCom Awards, de entre todas as candidaturas apresentadas, de todos os países: “valorização de paisagens e espaços públicos” e “estilos de vida saudáveis”.
O Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação por voltar a trazer para Águeda e para Portugal estes prémios, consciente de que a visão e políticas promovidas têm, mais uma vez, a responsabilidade de “continuar o trabalho que temos implementado para proporcionar ainda melhores condições de vida aos nossos cidadãos e a quem nos visita”.
Águeda foi ainda distinguida pelo Centro Internacional de Ciências Humanas da UNESCO (UNESCO-CISH) como cidade-piloto, uma das cinco escolhidas, no Prémio Cidade Mundial da Humanidade para o envelhecimento saudável, reconhecendo a inovação e as práticas para uma humanidade sustentável e um envelhecimento saudável.
O Município de Águeda traz, assim, do Cairo, três galardões máximos e uma distinção como cidade-piloto mundial, referência internacional pelas suas boas práticas implementadas.
A Câmara de Águeda participou também na 12.ª edição do World Urban Forum (Fórum Urbano Mundial), das Nações Unidas, que decorreu em simultâneo com os LivCom Awards, que promoveu a partilha de conhecimento, a formação de parcerias e o desenvolvimento de políticas urbanas inovadoras.
 
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Barcelos | RUN Innovation Day: Inovação Social em Contexto Educativo

 No próximo dia 14 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00, o Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) vai promover o RUN-EU INNOVATION DAY de 2024, um evento promovido no âmbito da Universidade Europeia que a instituição integra.

O evento, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, terá como atividade central uma mesa-redonda sobre a “Inovação Social em Contexto Educativo”, que reunirá representantes da academia, do município, de organizações ligadas à promoção do empreendedorismo e da inovação social, escolas e entidades do setor social.
O principal objetivo é promover a discussão sobre a inovação social em contexto educativo, nomeadamente no que respeita a tendências recentes, boas práticas, desafios, oportunidades, ou benefícios da colaboração entre diferentes atores para a implementação de projetos de inovação neste contexto.
Durante a sessão será, ainda, lançado oficialmente o programa IPCA FILS – Future Innovators Lab, uma ação integrada também na Aliança Europeia RUN-EU, que resulta de uma parceria entre o IPCA e a Câmara Municipal de Barcelos.
No final do evento, haverá um momento informal de networking, para que os diferentes intervenientes e participantes (professores, gestores escolares, investigadores, estudantes, representantes de organizações sociais, empreendedores, e demais interessados na temática) possam trocar ideias e estabelecer contactos para ações e projetos futuros.
A participação no evento é gratuita, mediante inscrição prévia até ao final do próximo dia 12 de novembro.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | Iniciativa premeia ideias inovadoras para resolver problemas de saúde reais. Sistema que alerta para a higienização das mãos nos hospitais vence Cantanhede Innovation Days

 

A solução “CareMinder”, uma tecnologia a instalar nos hospitais para criação de um sensor que, através da vibração e em diversos momentos, alerta os profissionais de saúde e visitantes para a necessidade de desinfetar as mãos, foi a proposta vencedora da edição de 2024 do Cantanhede Innovation Days.

Esta proposta foi idealizada no âmbito de um dos sete desafios colocados pelos hospitais parceiros: a monitorização e prevenção de infeções hospitalares. Os demais desafios que foram colocados às equipas incluíram sistemas de monitorização remota de dados de saúde de pacientes, diagnóstico de doenças raras, acesso a cuidados de saúde mental, otimização de recursos hospitalares, monitorização e prevenção de doenças hospitalares e sistemas de suporte à decisão para profissionais de saúde ou para melhoria do acesso a cuidados de saúde.


As propostas foram apresentadas e submetidas à apreciação do júri esta quarta-feira, 6 de novembro, no auditório do Museu da Pedra.
O Município de Cantanhede tem todo o gosto em continuar a dar suporte institucional, operacional e logístico a esta iniciativa, na perspetiva de que se trata efetivamente de uma ação que favorece a dinamização de um setor que, como é do conhecimento geral, tem sido uma aposta estratégica para a evolução da base económica do concelho”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
A iniciativa foi organizada pela Unidade R&D International Networks da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Hospital Rovisco Pais e a Unidade Local de Saúde de Coimbra. Integrada no programa europeu EIT Health, a atividade decorreu em simultâneo com eventos promovidos por mais de 20 parceiros europeus, distribuídos por instituições de 16 países.

O Cantanhede Innovation Days é de facto uma iniciativa muito meritória. Meritória no sentido em que visa desencadear abordagens inovadoras que permitam ultrapassar as limitações do presente no campo da saúde, de modo a impulsionar a evolução da ciência médica”, acrescentou a autarca.
Na primeira sessão, os participantes foram agrupados por equipas que, colocadas perante sete desafios disponíveis, procederam à identificação de um problema e da solução mais eficaz para o combater, após o que foi debatida com os mentores para ser formulada numa proposta de valor inovadora e com potencial para ser implementada.
Constituída pelos estudantes Adebare Adeleke, Arthur Bastos, Beatriz Oliveira e Patrick Carneiro, a equipa vencedora recebeu um prémio no valor de 1.000 euros, apoiado pela Basinnov Life Sciences / FHC Group, garantindo o privilégio de participar no evento final a nível europeu, os European i-Days, que este ano decorrerá em Budapeste.
Além disso, os participantes envolvidos no Cantanhede Innovation Days podem tornar-se membros da grande rede EIT Health Alumni Network, o que lhes permitirá conhecer outros projetos inovadores e aceder a diversas oportunidades.

8.ª Edição do Jazz nas Adegas: Um Brinde a Silves ao som do Jazz com Vinhos de Silves

 O Município de Silves anuncia a 8.ª edição do Jazz nas Adegas, um evento que se tornou uma marca cultural de referência no Algarve, combinando jazz com os reconhecidos Vinhos de Silves. De 22 de novembro de 2024 a 31 de maio de 2025, o ciclo percorrerá várias quintas e adegas do concelho, promovendo uma vivência única que valoriza a riqueza cultural e enológica da região.
 
Este evento exclusivo, destinado a maiores de 18 anos, leva os participantes ao "Outro Algarve", onde, em cada sessão, o público poderá usufruir de um ambiente sofisticado e intimista, projetado para oferecer uma experiência sensorial inesquecível. Além da música, os participantes terão a oportunidade de provar três vinhos do produtor anfitrião e saborear tapas confecionadas com produtos locais, enriquecendo ainda mais esta experiência cultural e gastronómica.
 
Cada uma das 22 sessões apresentará músicos de jazz com repertórios variados, adaptando-se ao ambiente único que cada produtor anfitrião proporciona. O Jazz nas Adegas oferece, assim, uma simbiose entre a música, o vinho e a tradição local, reforçando o compromisso do Município de Silves em dinamizar culturalmente a região, especialmente na época baixa de turismo.
 
Datas e locais das sessões
 
22.nov.24 21h00 | 23.nov.24 21h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: Luís Miguel Domingos Quarteto | Hugo Alves Quartet
 
06.dez.24 21h00 | 07.dez.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Francês
Formação Artística: Funkynoise
 
10.jan.25 21h00 | 11.jan.25 17h00
Anfitrião: Quinta da Malaca
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
24.jan.25 21h00 | 25.jan.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Inês Pinto Machado Trio
 
21.fev.25 21h00 | 22.fev.25 21h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Rouge Manouche
 
07.mar.25 21h00 | 08.mar.25 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: Maximiliano Llanos Combo
 
21.mar.25 21h00 | 22.mar.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
04.abr.25 21h00 | 05.abr.25 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Pandeiro in Jazz
 
11.abr.25 21h00 | 12.abr.25 21h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Trio Trio com Nuno Carpinteiro
 
09.mai.25 21h00 | 10.mai.25 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: Swingtête & Paula Padilla
 
24.mai.25 17h00
Anfitrião: Quinta dos Sentidos
Formação Artística: Hollywood Trio
 
31.mai.25 17h00
Anfitrião: Castelo de Silves
Formação Artística: IO
 
Os bilhetes, disponíveis por 25 euros, incluem o concerto, provas de vinho e tapas, um voucher para visita ao Castelo e ao Museu Municipal de Arqueologia, e a oferta de uma garrafa de vinho. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma BOL e nos pontos de venda: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy.
 
Esta edição conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve, promovendo a integração da comunidade local no evento. Para mais informações, o setor de Turismo do Município de Silves encontra-se disponível através do telefone 282 440 800 (ext. 2743) ou do e-mail turismo@cm-silves.pt.
 
Conheça mais sobre esta iniciativa em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3071/8-jazz-nas-adegas.aspx
 
Descubra o charme dos Vinhos de Silves numa celebração de música, tradição e sabores inesquecíveis!

 

NOMES FINALISTAS DO PRÉMIO TÁGIDES 2024

 7 de novembro de 2024 – A cerca de um mês de se celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Associação All4Integrity anuncia os nomes finalistas para o Prémio Tágides 2024: pessoas que inspiram no combate à corrupção, nas categorias: Iniciativa Empresarial, Iniciativa Jovem, Iniciativa Política, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil e Iniciativa Local.
Nesta última categoria, os nomes finalistas derivam das restantes, isto é, cada painel de jurados(as) indicou um nome para fazer parte desta categoria. O seu Júri é composto pelos Presidentes de Júri das restantes seis categorias, que decidirão quem será o nome vencedor.
 Os nomes vencedores serão anunciados na Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides 2024, que terá lugar no próximo dia 16 de dezembro, na Fundação de Serralves, às 17h30.

Nomes finalistas de cada categoria:

 Para saber mais sobre o Prémio Tágides consulte os seguintes links:
https://www.all4integrity.org/
https://www.all4integrity.org/premio-tagides/finalistas/
https://www.all4integrity.org/premio-tagides/juri/
https://www.all4integrity.org/wp-content/uploads/2024/06/Regulamento_4PT_10062024.pdf
******************************
 *Sobre o Prémio Tágides:
Criado em 2021, o Prémio Tágides é promovido anualmente pela Associação All4Integrity com o objetivo de, por um lado, identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção; por outro lado, promover a sociabilização de todos os cidadãos com o fenómeno da corrupção, a colaboração entre a sociedade civil e a disseminação de formas prevenção.
1ª edição,  contou com um júri, composto por 35 elementos, nomeadamente Sandra Felgueiras, Conceição Zagalo, José Ribeiro e Castro, Paula Roque e Sérgio Ribeiro como presidentes do júri. A Cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 15 de dezembro de 2021 no auditório da Fundação Champalimaud tendo sido premiados Maria José Morgado (Iniciativa Política e Projeto de Investigação), Joana Marques Vidal (Projeto da Sociedade Civil) e Rui Nabeiro (Iniciativa Empresarial), tendo também sido atribuída uma menção honrosa a Rui Pinto.
2ª edição do Prémio Tágides teve como presidentes do júri Ana Carla Mendes, Joana Marques Vidal, Mário Parra da Silva, Vicente Valentim e José Vera Jardim, respetivamente, para o Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil, Iniciativa Empresarial e Iniciativa Jovem e Iniciativa Política. A Cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 16 de dezembro de 2022 no auditório da Fundação Oriente tendo sido premiados Helena Roseta (Iniciativa Local), Eduardo Figueiredo (Iniciativa Jovem), João Cravinho (Iniciativa Política), José António Cerejo (Projeto de Investigação) e Luís Rosa (Projeto da Sociedade Civil).
3ª edição, contou com a Laurinda Alves como respetiva diretora, e premiou, no dia 11 de dezembro de 2023, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo, Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques.

Município de Silves concluiu a pavimentação de caminhos no Gavião de Baixo


O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação de caminhos no Gavião de Baixo, numa extensão de 2,3 km, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A pavimentação dos caminhos contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 175 mil euros.

Este novo investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE AUMENTA QUANTIDADE DE BIORESÍDUOS RECOLHIDOS

 O Município da Marinha Grande iniciou, este ano, a recolha de biorresíduos alimentares em cantinas escolares e estabelecimentos do canal HORECA, tendo registado um crescimento das quantidades recolhidas. O objetivo é diminuir a produção de resíduos com valorização, promovendo a transformação de resíduos biodegradáveis em composto orgânico e extração de biogás para produção de energia elétrica.
Neste primeiro ano da prestação deste serviço, a recolha está a ser assegurada na freguesia da Marinha Grande, nas cantinas escolares e em supermercados e restaurantes. Posteriormente, será estendido a todo o concelho.
Entre janeiro e outubro de 2024, os serviços camarários recolheram um total de 111 toneladas de biorresíduos, sendo de registar que, no primeiro mês do ano, foram recolhidas 5,98 toneladas e no passado mês de outubro esse valor mensal foi de 19,80 toneladas.

Atualmente, cerca de metade dos resíduos produzidos na Marinha Grande são biorresíduos, que acabam por ser depositados nos contentores destinados ao lixo indiferenciado. Trata-se de restos de alimentos sólidos que sobram das refeições, cascas de fruta, restos de legumes, cascas de ovo, sobras de carne e peixe confecionados, pão e bolos não comercializados ou com prazo de validade expirado, guardanapos de papel, entre outros.

Nos estaleiros da Câmara Municipal e nas cantinas escolas existem já recipientes próprios para a deposição de biorresíduos, pelo que é possível deixar nestes locais os seus biorresíduos devidamente acondicionados dentro de um saco de plástico.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Evento decorre no dia 13 de novembro, na Quinta da Conraria. MÚSICA E MUITO MAIS, PARA CELEBRAR O OUTONO COM A APCC NA FEIRA DAS COLHEITAS

  
Já é uma tradição: com a chegada do outono, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) convida toda a comunidade a juntar-se num grande evento que celebra os sabores, saberes e artes típicos daquela estação. Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
A música dará o mote para a animação, com atuações dos Semp’a Bombar (o grupo de bombos da APCC) e de Emanuel Silva (semifinalista do programa da RTP “Estrelas ao Sábado”), mas haverá também jogos, quermesse, barraquinhas de vendas e, como não podia deixar de ser, castanhas assadas.
Será, em particular, uma oportunidade para comprar muitos dos produtos feitos na APCC com o envolvimento dos utentes, desde peças de artesanato a obras de arte, mas também legumes e frutas, além de provar petiscos variados.
 
Este ano, haverá ainda uma novidade para a comunidade escolar, com os mais novos a poderem fazer o ateliê “Do grão ao pão”: as inscrições para grupos de jardim de infância ou de idade escolar ainda estão abertas, têm um valor de 5 euros por criança e podem ser feitas através do telefone 239 802 820.
 
A Feira das Colheitas da APCC marca um momento especial do ano na vida da instituição, em que os portões da Quinta da Conraria se abrem para que todos possam juntar-se aos utentes e colaboradores, desde familiares e voluntários, mas também vizinhos, utentes de outras instituições e demais visitantes.
 
*Pedro Santos
Comunicação
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra