quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Barcelos | Candidaturas aos CTeSP do IPCA: 2ª Fase

 Até 25 de setembro, estão a decorrer as candidaturas à 2ª fase dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPCA, nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia, Hotelaria, Turismo e Desporto.
A 2ª fase de candidaturas aos CTeSPs do IPCA disponibiliza mais de 400 vagas em 67 turmas distribuídas pelo Campus do IPCA, em Barcelos, e nos Polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde, em regime diurno e pós-laboral.
Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa.
As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 25 de setembro, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA, onde constam, ainda, todas as instruções e informações úteis, como a distribuição dos cursos pelas cidades.
Cursos com empresas
Além da oferta geral de CTeSP, o IPCA disponibiliza cursos à medida das necessidades de empresas da região e suportados pelas mesmas.
Este é o caso do curso em Industrialização e Serralharia Digital com Programa OTIIMA ACADEMY, através do qual os estudantes estabelecem um acordo de formação de longa duração com a Empresa Otiima.
Também o curso CTeSP em Tecnologias Avançadas da Construção constitui igualmente uma candidatura ao Programa + FUTURO, no qual os colocados devem estabelecer um acordo de formação de longa duração com a Empresa Casais – Engenharia e Construção, S.A.
O prazo de candidaturas para estes dois cursos decorre até 24 de setembro, através da página https://estudar.ipca.pt.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Viseu | Campanha de recolha de bens para os bombeiros

 A Viseu Marca promove uma campanha de recolha de bens, destinada às corporações de bombeiros de todo o distrito de Viseu, e apela à participação de todos aqueles que poderão dar o seu contributo.
 
Os bens de que os bombeiros mais necessitam são: águas; barritas; sumos individuais; pomada para queimaduras; soro fisiológico e compressas. 
entrega pode ser feita nas instalações da Viseu Marca, na seguinte morada: Espaço Multiusos, Rua Padre Costa, 3510-063 Viseu.
 
O presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, sublinha a importância do envolvimento da população nesta campanha, uma vez que todas as ajudas são necessárias e bem-vindas, perante a situação de calamidade que o país vive e, em particular, o nosso distrito de Viseu. Os bombeiros, na linha da frente, arriscando as suas vidas em prol da segurança de pessoas e bens, merecem e necessitam de todo o nosso apoio e esta é uma forma de podermos ajudar, fornecendo bens de que as corporações de bombeiros tanto e urgentemente precisam. Quero, desde já, manifestar o meu profundo agradecimento a todos os que, de alguma forma, poderão dar o seu contributo”.
 
Pedro Alves acrescenta que “a Viseu Marca manifesta a sua total solidariedade a quem, por estes dias, enfrenta momentos particularmente difíceis, por todo o país, e deixa uma palavra de agradecimento e de apoio a todos os bombeiros que, no terreno, estão a lutar contra este flagelo.
 
Viseu, 18 de setembro de 2024.

Praia fluvial de Monsaraz termina a época balnear com o sunset Monsaraz Beach Fest


O Município de Reguengos de Monsaraz vai terminar a época balnear na praia fluvial de Monsaraz com o sunset Monsaraz Beach Fest, que terá a atuação de três DJ’s. No dia 21 de setembro, das 17h às 22h, o areal da praia de Monsaraz vai tornar-se numa pista de dança, com as músicas dos DJ’s Moonlight, El Prateado e JonnyM.
Nesta festa que terá entrada gratuita, os DJ’s vão apresentar os seus sets num veleiro ancorado junto ao areal da praia. A primeira edição do Monsaraz Beach Fest decorreu no inicio desta época balnear, que abriu no dia 1 de junho e vai terminar no dia 22 de setembro.
Inaugurada em 2017, a praia mereceu todos os anos a atribuição da Bandeira Azul e em 2019 recebeu o primeiro prémio da Praia + Acessível, no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos”. Durante esta época balnear, a praia tem hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira de Praia Acessível, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 atribuída pela Quercus pela qualidade da água balnear e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente.
A praia fluvial de Monsaraz hasteou este ano a Bandeira ColorADD, pois foi a primeira no Lago Alqueva a implementar o código ColorADD, que é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória, que permite aos daltónicos identificar as cores nos diversos suportes de informação e comunicação, nomeadamente nas bandeiras de praia (verde, amarela e vermelha), nos ecopontos de reciclagem e nos painéis de informação de serviços na praia.
A praia tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 viaturas, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida. Os veraneantes podem ainda usufruir de bares, restaurante, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.








*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Rede Expresso em Porto de Mós

 A partir do próximo domingo, dia 22 de setembro, já será possível deslocar-se de Porto de Mós para qualquer outra parte do país.
 
A Rede de Expressos já está disponível, com vários horários, ao longo de todo o ano, com paragem junto à Zona Desportiva (rotunda do Intermarché). A compra dos bilhetes pode ser feita online em www.rede-expressos.pt, ou no quiosque da Central das Artes, entre as 09h00 e as 19h00, todos os dias.
 
A disponibilização deste serviço surgiu no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana do Concelho de Porto de Mós, apresentado no passado dia 10 de setembro, que integra uma série de medidas que visam a melhoria dos serviços de transporte públicos em todo o concelho. Assim, para além da Rede de Expressos, o plano inclui o reforço das linhas da Rodoviária do Lis em todas as freguesias, assegurando a sua ligação à sede de concelho e à região ao longo de todo o ano; a extensão do circuito do Vamós às freguesias de Alqueidão da Serra e do Juncal e, ainda, o serviço de Transporte Flexível a Pedido, direcionado para as freguesias com menos de 50 habitantes/km, e que assegura o transporte quando não há alternativas, através da rede de táxis, com o mesmo valor do bilhete de autocarro.

Visita do Chefe de Estado agendada para 29 de setembro. Presidente da República inaugura Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará em visita oficial a Cantanhede no próximo dia 29 de setembro, para presidir ao ato formal de inauguração do MACC - Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede.
Para a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, a visita do Chefe de Estado "é sempre um motivo de regozijo, mas também traduz a importância desta nova unidade museológica no contexto regional e nacional”.
Para além do Chefe de Estado, estará na sessão, com início às 15h00, a secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, além de outras individualidades.
Recorde-se que o MACC nasce a partir da doação ao Município de Cantanhede, por parte do médico, político e humanista, Cândido Ferreira, de um acervo constituído por cerca de 800 mil peças reunidas em cerca de 100 coleções.
Na origem deste seu gesto de benemerência esteve, de resto, o reconhecimento por parte da Assembleia Municipal de Cantanhede, com a atribuição de um voto de louvor e reconhecimento.
O MACC nasce, desta forma, de uma virtuosa conjugação de vontades: por um lado, de um colecionador privado que abdica da propriedade de um acervo para disponibilizar ao público; por outro, do Município de Cantanhede, que faculta os seus recursos humanos, técnicos e financeiros, para assumir responsabilidades sobre o destino desse mesmo acervo.
Instalado no centro da cidade, o MACC resulta da recuperação da antiga Casa do Capitão Mor, à qual foi acrescentada uma nova ala da autoria do arquiteto Miguel Abecassis, e ficará associado ao já anteriormente existente Museu da Pedra do Município de Cantanhede, uma referência museológica nacional, partilhando recursos humanos e logísticos e acessos públicos inteiramente inclusivos.

Silves | Dia Internacional da Limpeza Costeira

 

Dia Internacional de Limpeza Costeira Ação de Limpeza da Praia dos Pescadores 21 setembro, 9h30

Este ano, uma ação de limpeza da Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, no dia 21 de setembro, pelas 9h30, marca o arranque da iniciativa global #EUBeachCleanUp no Dia Internacional de Limpeza Costeira.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Câmara Municipal de Silves.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira celebra-se, em 2024, entre os dias 21 e 29 de setembro e esta iniciativa, que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho, incentiva a promoção

de ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

O lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia. Cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. As ações de limpeza e monitorização de lixo nas praias revelam-se fundamentais para sensibilizar a população quanto à dimensão deste problema.

Porto de Mós | Participação Pública Preventiva da 2.ª Revisão do PDM. 18 de setembro a 29 de outubro de 2024


Na reunião ordinária pública de 08 de agosto de 2024, o órgão executivo municipal deliberou, nos termos do disposto nos n.ºs 1,2 e 3 do artigo 76.º do Decreto-Lei nº 80/2015, de 14 de maio, proceder à 2.ª Revisão do PDM de Porto de Mós e, entre outros, determinar um período de Participação Pública Preventiva de 30 dias (úteis), facto que ganhou eficácia com a publicação do Aviso n.º20628/2024, de 17 de setembro (Diário da República n.º 180, 2.ª série, de 17 de setembro de 2024).
Deste modo, de 18 de setembro a 29 de outubro de 2024, os interessados poderão participar nesta fase do procedimento através da formulação de sugestões, bem como da apresentação de quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito da 2.ª Revisão do PDM de Porto de Mós.

Mais se informa que se realizará uma sessão pública de apresentação, no dia 15 de outubro, às 21h00, no auditório da Central das Artes.

Mais informação aqui.

Concerto do Ensemble Med no Mosteiro de Travanca


O Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, recebe no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 21h30, um concerto do grupo Ensemble Med, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024.
“Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” é o tema do concerto, com um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica, salientando a riqueza intercultural desta região, de uma forma historicamente informada, na música escrita e na tradição oral.
O repertório procura evidenciar o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes neste período na Península Ibérica, entre cristãos, judeus sefarditas e mouriscos, assim como o seu diálogo com o Oriente, nos territórios da diáspora sefardita, após o édito de expulsão do rei D. Manuel, em 1492.
O concerto, de entrada livre, será protagonizado pelo Ensemble Med, constituído por Daniela Tomaz (direção artística, flautas e adufe), Mariana Fabião (canto), Sérgio Calisto (viola d’amore a chiavi) e Laurent Safar (percussão histórica).
O Ensemble Med é um laboratório de pesquisa e criação musical, que tem como foco o ponto de contacto entre os universos da música antiga e tradicional, procurando a sua própria interpretação viva e atual, numa abordagem multicultural e transversal.
Este grupo nasceu em Utrecht, nos Países Baixos, e desde então tem-se apresentado regularmente ao público não só nos Países Baixos, como na Geórgia, França, Turquia e Portugal.
O concerto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, promovido pelo Município de Amarante e pela Rota do Românico, conta com o apoio da CCDR Norte, I. P. – Norte Pontual.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Sessão Pública de Apresentação do PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DE SILVES 19 setembro, 21h00, Fissul

  

Nesta Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Silves promove, na quinta-feira, dia 19, pelas 21h00, no Fissul – Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves, uma sessão pública de apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS de Silves).
Assumindo este instrumento de planeamento urbano como um plano operacional, dinâmico e participado, o Município volta a auscultar a população numa fase em que o plano já aponta caminhos, constrangimentos e soluções para diferentes áreas urbanas. Porque a participação dos munícipes é condição primeira para que a implementação do PMUS seja bem sucedida e porque é fundamental passar à fase de execução de um conjunto de intervenções de diferentes escalas e alcances em todo o concelho.
Além de ser um plano de políticas públicas no domínio da mobilidade urbana e da sustentabilidade, o PMUS de Silves sistematiza as debilidades e constrangimentos à circulação no território municipal e pretende fomentar modos de mobilidade ativa e saudável, alterar comportamentos e organizar a logística urbana.