terça-feira, 17 de setembro de 2024

Ativação do Plano Distrital de Emergência de Aveiro

 

Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 160845SET24 permanece muito complexa a situação, especialmente nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis.
Assim sendo, continua a recomendar-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais e evitando a permanência ao ar livre, especialmente no caso das pessoas com doenças crónicas, idosos e crianças.
Atendendo ao corte de várias autoestradas/vias rodoviárias importantes na Região de Aveiro, (A1, A25, IC2, EN16 e EN333), e à volatilidade da evolução dos incêndios, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido. Permanece ainda cortada a Linha do Vouga, em Águeda, entre Sernada do Vouga e Macinhata.
O município de Águeda procedeu, em articulação com as Forças de Segurança, à evacuação, por precaução, de vários utentes de algumas instituições, de acordo com os seus próprios Planos de Segurança.
Foi prolongado o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível VERMELHO, até 192359SET24, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

O SECRETARIADO DA CDPC DE AVEIRO
COMUNICADO DE PONTO DE SITUAÇÃO
ANEPC/CDOS de Aveiro

Aveiro | Conferência ‘Cultura e Sustentabilidade’ adiada para 18 de outubro


Conferência ‘Cultura e Sustentabilidade’ adiada para 18 de outubro
Aveiro, 17 de setembro de 2024 – Devido aos incêndios e situação de emergência que assola a Região e o Município de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro e a RTP decidiram adiar a conferência ‘Cultura e Sustentabilidade’, agendada para 20 de setembro no âmbito da programação do 3.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, para o próximo dia 18 de outubro, sexta-feira.
O evento irá realizar-se no mesmo horário e local: 9h30 no Centro de Congresso de Aveiro.
Todas as informações sobre a conferência em atualização permanente através do site: www.aveiro2024.pt/<http://www.aveiro2024.pt/ 

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

PROJETO DE HIDROGÉNIO VERDE APRESENTADO NA MARINHA GRANDE

 O Projeto do Hydrogen Valley da empresa Rega Energy, que prevê a descarbonização das indústrias altamente consumidoras de gás natural da região, pela substituição deste combustível fóssil por hidrogénio verde a ser produzido na Marinha Grande, foi apresentado esta segunda-feira, 16 de setembro, no Salão Nobre dos Paços de concelho, na Marinha Grande.
O evento contou com a presença de todo o executivo Camarário, do Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, dos representantes das juntas de Freguesia da Marinha Grande e Moita, dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da empresa Rega Energy, incluindo a empresa que fez o Estudo do impacto ambiental, dos representantes das empresas diretamente interessadas (BA Glass, Crisal, Vidrala e Secil), para além dos técnicos da Câmara envolvidos na análise do projeto.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, considera que esta “iniciativa é de importância estratégica para o nosso concelho e para a região, uma vez que representa um passo crucial para a descarbonização das nossas indústrias, em especial a indústria vidreira, que tem um peso significativo na economia local e enfrenta desafios nos seus processos produtivos, nomeadamente relacionados com a energia verde”. Aurélio Ferreira acrescenta que “o projeto coloca a Marinha Grande na vanguarda da transição energética e da sustentabilidade, promovendo a competitividade das empresas e a redução da pegada ecológica da região”.

A ser instalado na zona industrial Casal da Lebre pela empresa Rega Energy, o projeto de mais de 100 milhões de euros, passa por ajudar e apoiar as indústrias locais de vidro, nos processos de descarbonização que, devido às características dos seus processos não podem ser totalmente eletrificadas, o que leva à necessidade de substituir o gás natural por alternativas renováveis como o hidrogénio verde. Conta ainda com um emprego direto de mais de 50 trabalhadores.

A sua implementação beneficiará diretamente o tecido empresarial do concelho, em especial a Indústria Vidreira, tornando-se consequentemente um fator muito positivo e atrativo para a região, promovendo a fixação de Indústria no concelho, o desenvolvimento económico deste Município e consequentemente mantendo e/ou incrementando o número de trabalhadores no concelho.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | ESAC promove sessão de acolhimento aos novos estudantes


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e a Associação de Estudantes desta instituição de ensino superior promovem amanhã, dia 18 de setembro, com início às 14h00, no auditório principal (E), a sessão de acolhimento aos seus novos estudantes.

Nesta sessão intervêm os elementos da Presidência da ESAC, Rui Amaro (Presidente), Daniela Santos e João Gândara (Vice-presidentes), a Presidente da Associação de Estudantes da Escola, Jani Dimas, a Presidente do Conselho Pedagógico, Cristina Galhano, a Técnica dos Serviços de Ação Social do IPC afeta a esta unidade orgânica de ensino, Marta Correia, e a Coordenadora do programa Trilhos, Cristina Correia.

A sessão conta também com um momento musical proporcionado pela VitisTuna – Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Após a sessão em auditório, os novos estudantes são convidados a participar nas vindimas da Escola. Ao final do dia, com início pelas 17h00, terá lugar no Chalé do Bispo o Sunset de Receção ao estudante do IPC, no qual marcarão igualmente presença.

*Isabel Silva

Paulo Freitas do Amaral lança livro sobre fundador do partido socialista do Século XIX


O professor de História Paulo Freitas do Amaral e secretário-geral do recente partido "Nova Direita", irá lançar no dia 5 de outubro, dia da República, um livro biográfico sobre um dos fundadores do Partido Socialista Português no século XIX, intitulado "José Fontana, o ativista" e que nos fala de toda a ação deste livreiro que trabalhava na loja Bertrand do Chiado em Lisboa e que ao mesmo tempo se correspondia com Friedrich Engels e Karl Marx sobre as melhores formas de mobilização do proletariado para a luta pelos seus direitos.
Paulo Freitas do Amaral refere nas suas declarações que os atuais democratas republicanos deveriam ser herdeiros de um trabalho social realizado pelos ativistas do final do século XIX e do Século XX que criaram coletividades e instituições sociais e educacionais ajudando a população, e que hoje são controladas exclusivamente pelo Partido Comunista Português, em vez de serem património de todos os republicanos democratas.

Na visão de Paulo Freitas do Amaral, o Dr. Mário Soares além de jurista, era também licenciado em História, quando desempenhou as funções de Secretário Geral do PS e de primeiro-ministro no governo de coligação PS/CDS em 1978, conseguiu criar por decreto governativo e bem, a "Fundação José Fontana" de forma a existir uma ligação e uma herança histórica dos republicanos socialistas que existiram entre 1875 e 1933 aos socialistas do PS atual, criado em 1973 na Alemanha, deixando assim de fora, o PCP como único herdeiro do legado de José Fontana, Azedo Gneco e Nobre França.

No entanto, a extinção da fundação "José Fontana" em 2008 por José Sócrates, dando origem à Fundação Res Publica,  na visão de Paulo Freitas do Amaral deixou o PCP ainda mais isolado como único herdeiro de uma História que não é só daquele partido mas que é de todos os democratas republicanos. 

O lançamento do livro "José Fontana - o ativista" será realizado no dia 5 de outubro, na livraria Martins, situada na Av. Guerra Junqueiro em Lisboa, às 17h.

Sinopse
José Fontana - O ativista

Esta obra reúne variada documentação dispersa sobre a vida, obra e legado de José Fontana em prol da classe trabalhadora do século XIX e que esteve na origem do movimento associativo operário e do surgimento da "curta vida" do Partido Socialista Português (1875-1933) .

José Fontana nasceu e foi criado em Valle di Muggio, um vale escondido do Cantão de Ticino no sul do território suíço, na fronteira atual com a Itália. Era suíço, tendo ido para Portugal quando era ainda muito jovem, estabelecendo-se em Lisboa.

Como trabalhador da livraria Bertrand situada no Chiado, tornou-se um dos defensores da classe trabalhadora promovendo durante o século XIX, o Socialismo e o Associativismo. Manteve correspondência com Friedrich Engels e Karl Marx.

Destacou-se no esforço para melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores sob as influências ideológicas de Proudhon.

Em 1872, inspirado pelas ideias de Bakunine, criou os estatutos do "Centro Promotor dos melhoramentos das Classes Laboriosas" e da "Associação Fraternidade Operária", que liderou o movimento operário em Portugal dando origem ao Partido Socialista Português de que foi o primeiro Secretário-Geral e um dos fundadores. 

Além de ser um amigo próximo de Antero de Quental, organizou inúmeras ações de esclarecimento do operariado, comícios, greves entre outras atividades mobilizadoras de massas, entre as quais, as mais famosas as "Conferências do Casino". 

Escreveu em vários jornais da classe trabalhadora e colaborou frequentemente com os periódicos socialistas "O Pensamento Social" (de 1872 a 1873) e "O Protesto" (de 1875 a 1876). As reuniões da Internacional eram realizadas em sua casa em Lisboa.

O seu amigo íntimo, Antero de Quental, escreveu: "A Revolução convivia no Cenáculo. Entre aqueles revolucionários utópicos, estava José Fontana, funcionário da Livraria Bertrand, alto e magro, sempre vestido de preto(...)"

Era sócio-gerente da Livraria Bertrand com apenas 35 anos. Começou a sua carreira como empregado em meados da década de 1860, primeiro como encadernador e depois como caixeiro de livraria.

A 2 de setembro de 1876, José Fontana cometeu suicídio no seu local de trabalho devido a doença prolongada de tuberculose. 

Utilizadores podem consultar publicações nacionais e internacionais Biblioteca Municipal de Cantanhede reativa acesso ao PressReader

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede volta a disponibilizar aos seus utilizadores a funcionalidade PressReader, permitindo aos seus utilizadores a consulta online, de forma gratuita e integral, de várias dezenas de publicações periódicas de todo o mundo, em pelo menos 60 idiomas, assim como acesso a mais de uma centena de publicações portuguesas.
Trata-se de uma plataforma digital que possibilita o acesso remoto e gratuito a vários conteúdos de imprensa, permitindo a consulta e leitura de um grande número de títulos da imprensa, nacional e internacional, em formato digital.
O serviço está disponível 24 horas por dia e pode ser acedido de qualquer lugar do mundo com conexão à Internet, seja por computador ou através de dispositivos móveis com a aplicação correspondente.
Os interessados em usufruir deste serviço gratuito devem contactar os serviços da Biblioteca Municipal de Cantanhede, presencialmente ou pelo número 231 410 870, para efetuarem a sua inscrição.

Para aceder à plataforma PressReader, os utilizadores necessitam apenas de aceder ao link https://www.pressreader.com/catalog e fazer o seu registo.

Esta funcionalidade resultou de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e as bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Cientista da Universidade de Coimbra participa na descoberta da “cordilheira neptuniana”

 

Um grupo de cientistas internacionais, do qual faz parte Alexandre Correia, investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC), descobriu a “cordilheira neptuniana”, uma nova estrutura na distribuição de exoplanetas do tipo de Neptuno.

Esta descoberta, publicada hoje na revista Astronomy & Astrophysics, revela os processos complexos que ocorrem no “deserto Neptuniano” – uma região próxima das estrelas com escassez de exoplanetas semelhantes a Neptuno – e na “savana Neptuniana” – região mais distante onde estes planetas são encontrados com frequência.

«O novo estudo centra-se na transição entre o deserto neptuniano e a savana. Encontrámos uma concentração inesperada de planetas na fronteira do deserto, que forma uma linha divisória acentuada entre ambos os regimes, uma característica à qual apelidámos cordilheira neptuniana», revela Alexandre Correia, também Professor no Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coautor do estudo.

«Descobrimos que um grande número de planetas neptunianos orbita as suas estrelas com períodos orbitais entre 3 e 6 dias. A probabilidade de encontrar um planeta nesta região é cerca de oito vezes maior de os encontrar a mais curtas distâncias (no deserto) e cerca de três vezes superior de os encontrar em distâncias mais longas (na savana), o que sugere que estes planetas foram sujeitos a processos evolutivos diferentes», explica Amadeo Castro-González, investigador do Centro de Astrobiologia (CAB), INTA-CSIC, e autor principal deste estudo.

Esta descoberta foi possível através da análise dos dados da missão Kepler da NASA, utilizando técnicas estatísticas avançadas. Os investigadores mapearam meticulosamente a relação entre o raio e o período destes exoplanetas, revelando regiões distintas que definem a nova paisagem neptuniana. Este mapeamento exaustivo revela os processos complexos envolvidos na migração e evaporação atmosférica destes planetas.

Os autores interpretaram os resultados no contexto das teorias de formação e evolução planetária e concluem que a acumulação de planetas na cordilheira neptuniana pode ser compreendida através da existência de dois mecanismos de migração distintos que povoa a cordilheira e a savana.

«As observações sugerem que a maioria dos neptunos que se encontram na cordilheira terão sido formados através de interações fortes entre planetas que provocam um aumento da excentricidade seguido de uma migração para as órbitas de curto período através de interações de maré com a estrela», revelam os autores. Em contrapartida, «os planetas na savana resultam apenas da migração inicial dos planetas no disco proto-planetário». Estes processos de migração, juntamente com a evaporação das atmosferas planetárias, provavelmente moldam as diferentes características observadas na paisagem neptuniana.

O artigo científico “Mapping the exo-Neptunian landscape. A ridge between the desert and savanna” é o resultado de uma colaboração entre o Centro de Astrobiologia (CAB) e as universidades de Coimbra, Genebra, Paris e Warwick e pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia



AVEIRO junta-se mais uma vez ao movimento global KIDICAL MASS com o mote: «Espaço Para Esta Geração - A rua também é nossa»

 

A Ciclaveiro está a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, a 6ª. edição da Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), que vai acontecer já no dia 22 de setembro (DIA EUROPEU SEM CARROS), com ponto de encontro marcado para às 10h00 na Casa da Bicicleta.
Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. 
O mote desta Kidical Mass é “ESPAÇO PARA ESTA GERAÇÃO – A RUA TAMBÉM É NOSSA".
 
A Kidical Mass tem por base o evento «Massa Crítica», um evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo, cujos objetivos são «divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano». 
No caso daKidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.
Todos queremos cidades verdes e amigas das crianças, nas quais existam espaços abertos para brincar e para encontros entre todas as pessoas; todos queremos que as nossas crianças tenham a liberdade de viver e circular nas suas comunidades em segurança; todos queremos que as crianças possam ser mais autónomas, deslocarem-se para a escola sem medo, tendo vias seguras que liguem os pontos chave nas suas rotinas, com especial enfoque nos trajetos casa - escola. Mas para tal é necessário dar voz às crianças, torná-las visíveis no espaço público e exigir os seus direitos.
Este evento internacional Kidical Mass já aconteceu em 2022 e 2023 e vai continuar em várias cidades da Europa e em várias localidades em Portugal (Anadia, Amadora, Almada, Alfragide, Aveiro, Barreiro, Biscoitos -  Ilha Terceira, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Colares - Sintra, Figueira da Foz, Évora, Guimarães, Lagos, Lisboa, Mafra, Montijo, Oeiras, Porto/Matosinhos, Palmela, Portalegre, Ponta Delgada, Santarém, Setúbal, Tavira, Torres Vedras, UFSSB Loures, Viana do Castelo e Viseu), através de passeios e concentrações, partindo da premissa de que as cidades amigas da criança são boas para pessoas de todas as idades.
O que se reivindica concretamente? 
Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento;

  • Rotas seguras para as escolas;
  • Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima;
  • Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas;
  • Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais;
  • Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar;
  • Fiscalização rodoviária efetiva.
Em Aveiro, a Kidical Mass acontecerá pela sexta vez já no domingo, dia22 de setembro, e será feito um percurso de bicicleta, com concentração às 10h00 na Casa da Bicicleta. 
 
Para preparar esta Massa Crítica de Crianças, a Ciclaveiro vai dinamizar Oficinas de Mecânica na Casa da Bicicleta para preparar as bicicletas e Oficinas de Pintura de Cartazes, no CASÚ, para preparar cartazes para levar nas bicicletas:
 
# Oficinas de Mecânica na Casa da Bicicleta - dia 18 de setembro, das 18h às 20h
 
# Oficinas de Pintura de Cartazes - no CASÚ, dias 19 e 20 de setembro, das 16h às 18h
 
Mais informação:
 


O evento não será coberto por seguro, sendo da responsabilidade da cada participante os riscos inerentes à sua participação. Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro 
https://www.ciclaveiro.pt  / https://www.casadabicicleta.pt 

Maratona Fotográfica de Famalicão volta a encher ruas da cidade

 A 12ª edição da Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão realizou-se no passado sábado, dia 14 de Setembro de 2024, pelas ruas desta cidade.
Esta iniciativa cultural, organizada pela Associação Caixa de Imagens (ACI) contou com a presença de cerca de 70 fotógrafos. Alguns de Famalicão e das cidades vizinhas, outros de mais longe (como Porto, Fafe, Espinho e Estoril). 
 Pela 1.ª vez a Maratona Fotográfica de Famalicão tornou-se mais inclusiva ao contar com a participação de pessoas oriunda de vários países e que escolheram Portugal para viver.

Muitos deles, que participaram pela 1ª vez, esta foi também uma oportunidade para conhecer a cidade de Famalicão.
Joana Silva, chegou de Braga e não poderia estar mais contente por participar na Maratona. "É a 1ª vez que participo num evento desta natureza. É a realização de um desejo meu e por isso estou super contente. Os locais que nos propuseram fotografar são de bastante interesse, os participantes são super simpáticos e o staff está sempre connosco para nos apoiar. É giro porque, como grupo, andamos sempre juntos", refere Joana que gostou da experiência e do facto de ter passado um dia interessante e diferente.
Já Rui Brites de Sousa, fez uma viagem de mais de 3h para participar na Maratona. "Eu vim do Estoril. Já participei noutras Maratonas, numa das quais falaram-me muito bem desta e quis vir conhecer. E de facto comprovo. É uma maratona muito bem organizada, bem estrutura e com temas interessantes e diversificados. Se eu conseguir, para o ano volto a participar", refere Rui ao despedir-se de amigos que fez neste dia.
Já Graça Cortez, viu nascer a Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão. "Participei nas primeiras edições da Maratona e sempre que me é possível lá pego na minha máquina e venho. Não sou oriunda de Famalicão mas vivo cá à muitos anos e tenho conhecido recantos desta cidade graças a este evento: como a Fundação Cupertino Miranda e a Sede Social da Caixa Agrícola" refere a "apaixonada" por fotografia.
A ACI, enaltece a presença de todos os participantes com a promessa de que para o ano a maratona está de volta: "Assumimos este compromisso em 2011 e esperamos continuar a honrar esta Maratona. Agradecemos todo o apoio e empenho de todos os nossos patrocinadoras, dos participantes que se quiserem juntar a nós, uns pela primeira vez, outros que já nos têm acompanhado ao longo dos anos. De facto, foi com enorme satisfação que no final do dia recolhemos alguns feedbacks muito positivos dos participantes. Isso deixa-nos de coração cheio e com vontade de fazer mais e melhor", refere António Lima, Presidente da ACI.

Os fotógrafos tiverem depois a árdua tarefa de selecionar 8 fotografias que serão agora avaliadas pelo júri para se chegar aos vencedores.

O local e data da entrega de prémios será anunciado em breve sendo atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados e menções honrosas caso o júri assim o decida.


Cantanhede | ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO CAMPEONATO NACIONAL TRAIL SPRINT

 
Realizou-se na manhã de domingo, 15 de setembro a prova única do Nacional de Trail Sprint da ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running de Portugal, que definiu os Campeões Nacionais individuais e coletivos da época 2023/2024 nessa distância, com a participação de mais de 400 atletas apurados de todo o país, decorrendo em simultâneo com as provas abertas do STE Sintra Trail X'treme, disputadas pelos trilhos da Serra de Sintra, nas distâncias de 33km, 23km e 13km, pontuáveis para os Circuitos Nacionais das respetivas distâncias.
Participaram 6 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, distribuídos pelas provas de 23km do Campeonato Nacional de Trail Sprint, na prova aberta STE X'plore de 23km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint e na prova de 2,4 km do Kids Trail, tendo nesta prova Miguel Cardoso, alcançado o 2° lugar oficioso.
Na prova STE X'plore 23km prova aberta a atleta Gabriela Marques, alcançou a 6ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40, tendo na mesma distância Luís Couto, alcançado o 78º lugar e o 16º lugar no escalão M40.
No Campeonato Nacional, na distância de 23km, Pedro Cardoso, alcançou o 153º lugar masculino e o 16º lugar no escalão M45, José Machado, 192º masculino, 38º M40 e Nelson Almeida, 204º masculino, 51º MSen.
Coletivamente, na prova do Campeonato Nacional, a equipa da Sociedade Columbófila alcançou a 32° entre 44 equipas representadas.
Destaque para o pódio da atleta Gabriela Marques. 

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Junta de Freguesia de Benfica disponibiliza 4 lugares no Alojamento Estudantil para alunos do ensino superior de Proença-a-Nova

 
O Município de Proença-a-Nova e a Junta de Freguesia de Benfica assinaram um protocolo que visa disponibilizar quatro lugares de alojamento para jovens do concelho que ingressem pela primeira vez no ensino superior.
A Junta de Freguesia de Benfica dispõe de um edifício adaptado a esta finalidade, designado por "Alojamento Estudantil de Benfica" e irá assim disponibilizar dois quartos duplos – um duplo feminino e um duplo masculino – ao abrigo deste protocolo.
Os interessados deverão preencher os seguintes requisitos: ser residente no concelho de Proença-a-Nova; não ser já beneficiário de bolsa de estudo municipal, atribuída ao abrigo do disposto no Código Regulamentar de Ação Social do Município de Proença-a-Nova; estar a candidatar-se/ingressar ao ensino superior pela primeira vez; e a instituição de ensino superior que irá frequentar se localize na Área Metropolitana de Lisboa.
Os candidatos serão ordenados com base numa ponderação mista de duas variáveis: a sua média escolar de conclusão do ensino secundário (60%) e o seu rendimento per capita (40%). O preço do alojamento é referente a cada estudante, determinado pela Junta de Benfica tendo em conta o enquadramento legal aplicável, e é de € 89,12 para estudantes bolseiros e de € 331 para estudantes não bolseiros.
As candidaturas estão abertas até 30 de setembro e formalizadas presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal – nos dias úteis, das 09h00 às 16h00; nos Serviços Online da Câmara Municipal, em https://servicosonline.cm-proencanova.pt/ > Educação > Alojamento Estudantil de Benfica.

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca abriu inscrições para o ano letivo 2024/25


O Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca tem abertas as inscrições para o ano letivo 2024/25. Os formandos poderão inscrever-se nas disciplinas de Informática/Cidadania Digital, História, Aqui Aprendo a Ler, Saúde e Bem-estar, Meditação, Cavaquinho, Coro, Costura Criativa, Dança, Cultura Geral, Inglês e Oficina das Artes Plásticas.
Para além das aulas, no Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca são dinamizadas atividades extracurriculares como workshops e visitas de estudo. O espaço está igualmente preparado para o lazer e o convívio entre os formandos, que podem permanecer no local quando não existem aulas ou atividades.
As inscrições poderão ser efetuadas das 9h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30 no Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca. A oferta formativa é para toda a comunidade, independentemente da idade, pois a autarquia pretende desta forma promover a cultura intergeracional, reforçar as atividades educativas no concelho e assegurar que os munícipes têm oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

25 de setembro | 14h30 – 18h30 | ESAC, Auditório principal (E). Comunicação e Literacia em Ciência em foco na ESAC

 “Comunicação e Literacia em Ciência” é o tema do simpósio que se realiza no próximo dia 25 de setembro, no auditório principal (Bloco E) da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), das 14h30 às 18h30.
Este seminário tem por objetivo promover o conhecimento e reflexão sobre a temática em abordagem, contando, na qualidade de oradores, com Manuela Grazina, docente do ensino superior e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Pedro Ribeiro da Silva, docente de comunicação no ensino superior e médico na Direção Geral de Saúde, e Hernâni Oliveira, especialista em literacia, docente do ensino superior e investigador da Universidade de Évora.
A inscrição no seminário é gratuita e aberta a qualquer interessado, mas requer inscrição prévia, através do link https://bit.ly/ISimposiumComunicacaoeLiteraciaemCiencia_ESAC.

*Isabel Silva

Ativação do Plano Distrital de Emergência de Aveiro - comunicado N.º 2 - POSIT - CDPC de Aveiro


Após a reunião ocorrida pelas14:00 de hoje, do Centro de Coordenação Operacional Sub-regional da Região de Aveiro, dá-se nota do seguinte:
Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 160845SET24 permanece muito complexa a situação nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis e também Aveiro e Estarreja.
Os referidos municípios já ativaram os respetivos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.
Assim sendo, recomenda-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais e evitando a permanência ao ar livre, especialmente no caso das pessoas com doenças crónicas, idosos e crianças.
Atendendo ao corte de várias autoestradas na Região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2, EN 109 e outras vias/nós de acesso), e à volatilidade da evolução dos incêndios, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido. Permanece ainda cortada a Linha do Vouga. Encontram-se internados no Hospital de Aveiro três feridos (dois com queimaduras e um por efeitos de uma projeção/explosão), tendo um outro ferido grave sido evacuado para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga informou que abriu hoje, pelas 1300, a Unidade de Saúde Familiar Fénix, a funcionar no Centro de Saúde de Aveiro, para onde irão direcionar os doentes com patologias ligeiras (pulseiras verdes e azuis).

COMUNICADO DE PONTO DE SITUAÇÃO
Mantem-se o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível VERMELHO, até 172359SET24, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

O SECRETARIADO DA CDPC DE AVEIRO
ANEPC/CDOS de Aveiro