quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Wayne Visser um dos melhores oradores em Environmental, Social and Governance. Especialista mundial em negócios sustentáveis e regenerativos dá aulas na Católica Porto Business School


Reconhecido entre os dez melhores oradores do mundo em ESG (Environmental, Social and Governance) e autor de mais de 40 livros, incluindo o bestseller internacional “Thriving: The Breakthrough Movement to Regenerate Nature, Society and the Economy”, Wayne Visser é o novo professor de Práticas em Negócios Regenerativos, Inovação e Tecnologia da Católica Porto Business School.
João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, sublinha que “a capacidade de atrairmos talentos com este perfil reflete o nosso posicionamento internacional: a Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB.” Wayne Visser é fellow do Institute for Sustainability Leadership da Universidade de Cambridge e ex-diretor dos Serviços de Sustentabilidade da KPMG. Na Católica Porto Business School, Wayne Visser vai contribuir para programas de licenciatura, mestrado e educação executiva, mas também vai integrar o Conselho Consultivo do Insure.hub, uma plataforma de mobilização da Universidade Católica Portuguesa no Porto, através das suas Faculdades - Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia -, com a Planetiers New Generation.

A visão de Wayne Visser para este novo desafio é ambiciosa: “Pretendo reforçar a parceria e a ligação entre a Católica Porto Business School e a indústria. O plano estratégico da escola inclui a sustentabilidade e a inovação, e vamos focar-nos nisso enquanto desenvolvemos um novo centro de transferência de conhecimento e de diferentes projetos, construindo uma ponte entre a Universidade Católica Portuguesa e os agentes académicos e empresariais a nível mundial.”

Em paralelo, Wayne Visser vai trabalhar em estreita colaboração com o grupo GALP, um parceiro empresarial de longa data da Universidade Católica Portuguesa, que tem contribuído em numerosas iniciativas de investigação centradas na sustentabilidade. Esta estreita colaboração entre a universidade e a indústria reflete o compromisso de ambos em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico para melhorar a educação dos estudantes, aumentar a competitividade e promover o crescimento económico sustentável.

Para mais informações: Católica Porto Business School

*Fernanda Teixeira

 

 

Ribau Esteves participa na abertura da Conferência “Cultural Renovation” do programa Liepaja 2027


I – Ribau Esteves participa na abertura da Conferência “Cultural Renovation” do programa Liepaja 2027
No âmbito da iniciativa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, Liepaja, Capital Europeia da Cultura 2027 e do Projeto CreArt 3.0, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, encontra-se em Liepaja, na Letónia, a participar na abertura da Conferência "Cultural Renovation", integrada no programa Liepaja 2027.
No âmbito da colaboração entre ambas as cidades, iniciada no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, Ribau Esteves reuniu com o Vice-Presidente da Câmara de Liepaja, Salvis Roga, e com a Diretora Executiva de Liepaja 2027, Inta Sorini, no sentido do estreitamento e continuidade do trabalho desenvolvido entre ambos os países e cidades na área cultural, abrindo novas portas à participação do setor cultural de Aveiro, Cidade, Município e Região, para participarem em projetos de capacitação bilaterais, que potenciem o nosso setor cultural e criativo como é o exemplo do Projeto CreArt, composto por 13 Cidades europeias que trabalham de forma colaborativa, partilhando experiências e boas práticas para potenciar a Criação Artística Contemporânea através da implementação de um programa de mobilidade transnacional permanente para artistas emergentes, curadores e agentes culturais com o objetivo de potenciar o contributo económico, social e cultural da criatividade e criação artística para os respetivos territórios.
Financiado pelo programa Europa Criativa, o projeto CreArt 3.0, através de Aveiro, já permitiu, desde o início do ano, a participação em residências artísticas internacionais de três artistas aveirenses: Tiago Margaça (Linz - Áustria. Gerson Baptista (Valladolid - Espanha) e Gabriela Benedeti (Lublin - Polónia).
Esta terça-feira, dia 06 de novembro, decorreu uma reunião de acompanhamento da equipa do projeto CreArt 3.0, liderado pela Cidade de Valladolid, dedicada à avaliação da execução do projeto em 2024, por parte de cada uma das cidades envolvidas, e se preparou o plano de ação para 2025. Deste projeto fazem parte 3 Capitais Europeias da Cultura: Oulu, Capital Europeia da Cultura em 2026, Liepaja, Capital Europeia da Cultura em 2027 e Skopie, Capital Europeia da Cultura 2028.

II – Peça de teatro 1984 de George Orwell estreia em Aveiro pelas mãos dos Artistas Unidos
A obra, escrita por dois premiados dramaturgos britânicos, é uma adaptação para o teatro do clássico literário distópico de George Orwell. Uma encenação da companhia Artistas Unidos integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Aveiro, 31 de outubro de 2024 – O Grande Irmão estará no Teatro Aveirense com o espetáculo 1984 de George Orwell. É já no próximo dia 9 de novembro, às 21h30, que a companhia Artistas Unidos estreia em Aveiro, no âmbito da programação da Capital Portuguesa da Cultura, a adaptação dos britânicos Robert Icke e Duncan Macmillan deste romance histórico para o teatro.

Encenada pela primeira vez em 2013, no Reino Unido, a peça 1984 de George Orwell revisita a história de um mundo distópico onde todos são observados e se observam, onde a verdade é brutalmente esmagada e em que todos devem obedecer ao líder do Partido que tudo vê e tudo sabe, o Grande Irmão (Big Brother). É nesta realidade que Winston Smith, a personagem principal da obra de Orwell, ousa sonhar com um mundo livre.

A peça de teatro de Icke e Macmillan – ambos dramaturgos e encenadores vencedores de diversos prémios, entre eles o UK Theatre para Melhor Encenação por 1984 de George Orwell – centra a narrativa num grupo de pessoas do ano 2050 a ler o diário secreto de Winston Smith. Durante a leitura, estes cidadãos guardam os seus telemóveis numa caixa para evitar serem pirateados e discutem, em privado, se Smith era uma pessoa real e se os acontecimentos que descreveu realmente aconteceram. Uma versão multimédia – com vídeo – que testa tanto a tolerância do público à violência, como o conhecimento do texto original.
A encenação de 1984 de George Orwell por parte dos Artistas Unidos está a cargo de Pedro Carraca e conta com Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Raquel Montenegro e Tiago Matias no elenco.
A peça terá uma sessão para o público escolar no dia 8 de novembro, também no Teatro Aveirense.
Enviamos um link com mais informações sobre a peça 1984 de George Orwell, os autores da obra e a encenação dos Artistas Unidos, bem como imagens do espetáculo:
(créditos das fotografias: Jorge Gonçalves)

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:

III – Jornadas de História Local e Património Documental
Aveiro 2024: os temas na História

Resultante de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), o edifício da Antiga Capitania recebe, nos dias 22 e 23 de novembro, a 18 ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental.

As Jornadas de História Local e Património Documental, um evento de referência anual, realiza-se com o propósito de promover o conhecimento e o aprofundamento das investigações, com rigor científico, relativas à história, à cultura e ao património Aveirense.

Num Ano Especial em que a cidade de Aveiro celebra a Cultura, a temática das Jornadas está baseada nos quatro eixos que estruturam toda a programação da Capital Portuguesa da Cultura: Cultura e Identidade; Cultura e Democracia; Cultura e Sustentabilidade; Cultura e Tecnologia.

Assim a temática das XVIII Jornadas de História Local e Património Documental, este ano, é subordinada ao tema “Aveiro 2024: os temas na História”.

Neste contexto pretende-se que as comunicações deste evento transmitam ao público participante um conjunto de conhecimentos relevantes sobre os temas abordados, recorrendo a reflexões de especialistas de distintas áreas do conhecimento, de abrangência local e nacional, com o intuito de favorecer a construção do saber e de se valorizar a cultura do, e no, nosso território.

No dia 22 os trabalhos desenvolvem-se das 09h30 às 18h00, e, no dia 23, pelas 10h00, haverá uma visita guiada às instalações da Fábrica da Vista Alegre, um modelo de tradição e inovação tecnológica.

As inscrições para a participação nas jornadas estão abertas até ao dia 20 de novembro, quarta-feira, e o programa pode ser consultado aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/18-jornadas-de-historia-local-e-patrimonio-documental>.

Do programa consta, ainda, o lançamento do número 5 da revista “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro”, uma aposta consolidada da CMA no aprofundadamente do estudo da história e cultura aveirenses, através da partilha de artigos científicos. Esta publicação que tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolver a cultura como fator distintivo da Cidade, do Município e da Região de Aveiro.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

SECÇÃO DE PATINAGEM ARTÍSTICA CONQUISTOU DOIS PÓDIOS NO TORNEIO NACIONAL DE PATINAGEM LIVRE


No Palácio dos Desportos em Torres Novas, a Federação de Patinagem de Portugal, em colaboração com a Associação de Patinagem do Ribatejo e a UDRZA- União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, organizou nos passados dias 1, 2 e 3 de novembro, o Torneio Nacional de Patinagem Livre e Solo Dance 100 Anos FPP, na qual participaram 192 atletas nas especialidades de Livres e Solo Dance, nos escalões de Infantis a Seniores.
Participaram nesta competição os atletas, Maria Filipa Fernandes e João Alegre da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na disciplina de Patinagem Livre, nos escalões Sénior e Júnior com os seus programas longos, unindo precisão técnica e expressão artística.
Maria Filipa Fernandes emocionou o público ao homenagear a vida e obra de Anne Frank com uma apresentação poderosa e tocante, que lhe garantiu o 3º lugar entre 15 atletas.
Já João Alegre trouxe a energia vibrante da cultura espanhola numa interpretação de Spanish Folk, conquistando o 1º lugar no seu escalão.
Estes desempenhos de excelência levaram a ASSSCC a uma boa classificação atingindo o 28º lugar entre 64 clubes participantes.

AViSO_Interrupção Temporária de Energia Elétrica em Armação de Pêra no dia 10 de novembro


Interrupção Temporária de Energia Elétrica em Armação de Pêra no dia 10 de novembro
A Câmara Municipal de Silves informa que, para garantir a qualidade de serviço, a E-REDES Distribuição de Eletricidade, SA irá realizar trabalhos na sua rede de distribuição, o que exigirá a interrupção temporária de energia elétrica no próximo dia 10 de novembro (domingo), nos locais e horários abaixo indicados:
  • Freguesia de Armação de Pêra
  •  Locais afetados: Avenida da Beira Mar, Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro, Beco Casino Velho, Praceta Dona Elisa dos Santos Gomes, Rua das Caravelas, Rua Dom Afonso III e imediações.
  • Horário previsto da interrupção: das 06h00 às 11h00.
Em caso de imprevisto, os trabalhos poderão prolongar-se até às 15h00.
Agradecemos a compreensão e lamentamos o incómodo causado.

 

Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS NO AUDITÓRIO DA RESINAGEM


O Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, acolhe o Concerto para Bebés, tendo como solista convidada Inês Condenço e cujo tema será “Dormir”, no dia 16 de novembro de 2024, pelas 16h00, integrado na programação do Teatro Stephens.
A Inês um dia teve um sonho. Talvez fosse ainda bebé. Estava dentro de um piano gigante e pareceu-lhe ouvir uma voz ao longe. Está aí alguém? Perguntou. A sua voz ecoou naquela enorme caixa, e, como um fio de seda foi tecendo, tecendo, tecendo com as cordas sem fim um manto que brilhava. Só depois percebeu que o piano estava cheio de pirilampos a brincar nas cordas, mas só quando ouviam a voz da Inês davam luz. Começou a cantar para eles e percebeu que as cordas do piano também cantavam com ela, iluminadas como se fosse uma noite de estrelas cadentes.
Quando acordou estava dentro de um piano. Ou seria outro sonho?

M/0
45m
Preço: 5€ / 7,5€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bilheteira online em bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Celorico da Beira | Centenário | Desaparecimento de Sacadura Cabral | 15 de novembro

O município de Celorico da Beira assinala no próximo dia 15 de novembro, o Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, no mar do norte. 
Para evocar, com a dignidade e elevação, que tão nobre filho desta terra merece pelos prestimosos serviços prestados a Portugal e à Aviação Portuguesa e Mundial, a Autarquia conta uma vez mais com a colaboração da Força Aérea e da Marinha Portuguesa. Para o efeito, desenhou um vasto programa, com especial destaque para a apresentação pública da Moção “Redenominação do Futuro Aeroporto de Alcochete, de Luís de Camões para Sacadura Cabral; a exposição itinerante “Sacadura Cabral: Um Legado na Aviação”; o concerto pela Banda de Música da Força Aérea, com participação do eufonista celoricense Mauro Martins; a apresentação de dois livros centrados na figura de Sacadura Cabral e duas inaugurações: Reconstrução e Ampliação das Escolas EB2,3 Sacadura Cabral e EB1 da Lageosa do Mondego. 
O sucesso da Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922, feito homérico protagonizado conjuntamente com Gago Coutinho, impeliu Sacadura Cabral a acalentar o sonho de desbravar novas rotas aéreas, nomeadamente, uma viagem de circum-navegação, que não conseguiu concretizar. Contra ventos e marés o sonho perdurou até que a morte o arrebatou precocemente aos 43 anos, quando regressava a Lisboa vindo de Amesterdão, a bordo de um Fokker 4146. 
O município de Celorico da Beira está empenhado em exaltar e celebrar o espírito guerreiro, persistente, resiliente, arrojado e empreendedor de Sacadura Cabral, enquanto fonte de inspiração para as futuras gerações, bem como, não deixar cair no esquecimento, legando para a posteridade, a memória da grandiosidade dos feitos deste ilustre filho da terra.

*Prazeres Portugal

Município de Cantanhede associou-se a iniciativa da ANEPC. Proteção Civil Municipal realiza exercício de preparação para o risco sísmico junto da comunidade escolar


Cerca de 150 crianças do Centro Escolar de Ançã participaram na 12.ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil realizou ações de sensibilização no Centro Escolar de Ançã e promoveu a realização de um exercício de busca, salvamento e evacuação da escola, coincidindo com a 12.ª edição do exercício nacional promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Ao nível local, o exercício foi organizado pela Proteção Civil Municipal e contou a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Guarda Nacional Republicana, com uma equipa de intervenção cinotécnica, e a Junta de Freguesia de Ançã.

O vereador da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Proteção Civil, Adérito Machado, participou nesta ação, fazendo-se acompanhar da vereadora Célia Simões.

"Esta iniciativa tem como objetivo capacitar os mais jovens a saber como agir em caso de sismo. Ensinar as crianças sobre como agir em caso de sismo habilita-as a reagir de forma segura e pode fazer a diferença na proteção das suas vidas e das de outras. Este tipo de ações estende ainda o impacto nas famílias, uma vez que as crianças tendem a partilhar o que aprendem com os pais e com outros familiares”, afirmou o vereador da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Proteção Civil, Adérito Machado.
A atividade decorreu da estratégia nacional para uma proteção civil preventiva e teve como objetivo capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de riscos e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício compreendeu três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um minuto em sala de aula, no qual os participantes executaram os três gestos de autoproteção – baixar, proteger e aguardar, seguido de evacuação, busca e salvamento dos “feridos”.




Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem o objetivo de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil.

Marinha Grande | MUNICÍPIO ASSEGURA RECOLHA GRATUITA DE RESÍDUOS VERDES E DE MONOS

O Município da Marinha Grande dispõe de um serviço gratuito de recolha de resíduos verdes e de objetos de grandes dimensões, sem valor ou a que o seu proprietário não sabe o que fazer, vulgarmente designados por "monos”.
Este serviço é prestado de forma gratuita e tem como propósito auxiliar o munícipe a desfazer-se do objeto e, ao mesmo tempo, proporcionar uma melhoria do ambiente, evitando que estes monos venham a cair em lixeiras a céu aberto ou sejam depositados indevidamente junto aos contentores do lixo.

É ainda disponibilizado gratuitamente o serviço de recolha gratuita de materiais vegetais, resultantes de podas ou jardinagem, no sentido de evitar que estes sejam depositados nos contentores do lixo doméstico ou em zonas públicas.
A recolha de monos e de resíduos verdes é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, tem de ligar para o 244 695 343.

Ajude-nos a ter um concelho mais limpo!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

A TERRA “TREMEU” NA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), associou-se ao exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, que decorreu no dia 5 de novembro, às 11h05,  que pretendeu reforçar a preparação e resiliência da comunidade para situações de emergência sísmica, envolvendo diretamente a comunidade escolar e outras entidades locais.
O SMPC acompanhou de perto o exercício em várias escolas do concelho, nomeadamente na Escola Básica 2º Ciclo Padre Franklin, Escola Básica Guilherme Stephens, Escola Básica Casal de Malta e Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, contando com um total de 1.948 participantes.
Além disso, o exercício abrangeu todo o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, totalizando cerca de 2.300 participantes, entre alunos, docentes e funcionários. 
A participação das escolas no exercício "A Terra Treme" demonstra o compromisso da Marinha Grande com a promoção da segurança e da resiliência face a riscos naturais. O Município continuará empenhado em trabalhar em conjunto com a comunidade para fortalecer a preparação e resposta a emergências.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Alunos oriundos de 33 países diferentes. População escolar de Cantanhede aumentou no presente ano letivo

 
Os estabelecimentos escolares do concelho registaram um aumento do número de alunos no presente ano letivo. O 1.º ciclo do ensino básico e o ensino profissional foram os que tiveram um maior aumento, com 54 e 43 alunos, respetivamente.
No ano letivo 24/25, a população escolar total integrada em todos os estabelecimentos de ensino (público e privado) de Cantanhede totaliza 4.374 alunos (do ensino pré-escolar ao secundário). A este número acrescem 507 crianças inseridas nas creches. Comparativamente com o ano letivo transato, verifica-se um acréscimo de 53 de alunos na rede escolar.
Para a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, trata-se de “um dado positivo, porquanto demonstra, por um lado a capacidade da comunidade escolar do concelho em reter alunos, por outro, a atratividade de Cantanhede na captação de novos residentes”.
Ainda de acordo com a autarca, “este dado vem atestar a pertinência da estratégia de reabilitação do parque escolar que o Executivo Municipal tem vindo a implementar”, sendo disso exemplo a remodelação da Escola Secundária Lima-de-Faria, com um investimento superior a 11 milhões de euros.
No que diz respeito à distribuição dos alunos por estabelecimentos de ensino, foram contabilizados 3.481 alunos (79,5%) no ensino público, com um acréscimo de 14 alunos face ao ano letivo transato, e 893 alunos (20,5%) no privado, com mais 39 alunos face a 23/24.
Na divisão dos alunos por agrupamentos escolares, o Agrupamento Marquês de Marialva regista 1.724 alunos, o Agrupamento Lima-de-Faria 1.085 alunos e o Agrupamento Gândara-Mar 672 alunos.
Já quanto à distribuição dos alunos por nacionalidades, dos 4.374 inseridos nos estabelecimentos de ensino, 353 alunos são estrangeiros (8%), tendo-se registado um acréscimo de 9 face ao ano transato.
Provenientes de 33 países, a maioria é oriunda do Brasil (209 alunos), seguindo-se Venezuela (36), Ucrânia (19) e França (17).
Mais do que rankings, importa o facto de os estabelecimentos de ensino de Cantanhede continuarem a ser uma referência pedagógica e social na região, que se traduz no crescimento da população escolar. O mérito vai para toda a comunidade escolar, com a qual a Câmara mantém uma estreia e frutuosa colaboração”, conclui Helena Teodósio.

Estratégia ambiental de Reguengos de Monsaraz produz resultados na entrega e recolha de resíduos indiferenciados

A estratégia ambiental do Município de Reguengos de Monsaraz está a produzir resultados no âmbito da entrega e recolha de resíduos indiferenciados, de acordo com os dados de janeiro até ao final de setembro deste ano indicados pela Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos. Comparativamente com o mesmo período de 2023, a entrega de monos na Gesamb teve uma redução de 12 por cento, correspondendo a menos 29 toneladas, tendo a autarquia aumentado a recolha de madeira de 26,84 para 55,02 toneladas (mais 105 por cento) e a receção e tratamento de biorresíduos verdes de 97,28 para 160,18 toneladas (mais 65 por cento).
A câmara municipal pretende potenciar o crescimento e a melhoria da prestação do serviço de limpeza urbana de recolha de resíduos indiferenciados e a construção de estruturas para beneficiar a reciclagem dos resíduos valorizáveis, para a médio prazo efetuar a transição integral para uma economia circular, de acordo com o que está definido no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020 e PERSU 2030). No âmbito das politicas municipais na área ambiental, foi criado no ano passado o Sistema de Recolha PAYT de Recicláveis no Centro Logístico Municipal, que consiste na atribuição de um desconto na tarifa do serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos cobrada aos consumidores, mediante a entrega e pesagem de resíduos recicláveis como papel e cartão, vidro e embalagens de plástico e metal.
A autarquia avançou também com a construção do Parque de Valorização de Resíduos do Álamo, que na primeira fase consistiu na instalação de um parque para receção de verdes a granel, para promover a sua valorização local criando sinergias com a infraestrutura da Gesamb no concelho. Nesta área, a câmara municipal está a prever que no primeiro trimestre do próximo ano já seja possível produzir estilha para utilização em jardins e atividades agrícolas de pequena dimensão, quer sejam municipais ou particulares, podendo os munícipes efetuar o levantamento da estilha que for produzida pela autarquia.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Galeria Municipal recebe sessão de apresentação de João Gama

 
O artista João Gama irá coordenar uma Sessão de Apresentação relativa ao trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses. O evento decorre na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, já na próxima sexta-feira, 8 de novembro, pelas 18h00.
Nesta sessão de apresentação, o artista irá falar sobre o processo criativo que originou a exposição “Habitar o Interior”, patente na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, nos meses de setembro, outubro e início de novembro, bem como da elaboração do projeto de doutoramento "Habitar o Natural", onde é essencialmente explorada a relação entre a arte e a natureza. João Gama, que também realizou uma residência artística no concelho, de 23 a 28 de setembro, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, explica a importância desta semana para o seu processo criativo: “a residência na Aldeia Ruiva surgiu na sequência da exposição ‘Habitar o Interior’, seguindo a linha temática que o título sugere - de uma arte que parte da vivência da paisagem do interior. Durante a semana de residência, fiz algumas caminhadas pelas redondezas. Nesses percursos recolhi diferentes qualidades de xistos que transformei em pigmentos de pintura, com os quais pintei algumas telas e pedras”. Segundo o autor, os trabalhos desenvolvidos em Proença-a-Nova serão integrados na sua tese de doutoramento.
Neste projeto teórico-prático que o autor apresenta, é explorada uma relação onde a arte habita a natureza e a natureza habita a arte - numa ligação de escuta mútua que se reflete na pintura e no uso de matérias naturais locais, como rochas ou argilas. Para a sua apresentação, João Gama promete “um diálogo aberto”, com todos aqueles que queiram partilhar as suas questões, “porque fazer arte implica todo um processo que muitas vezes passa despercebido a quem apenas vê a obra final”, aponta o autor, realçando a importância da articulação entre artistas e populações locais no desenvolvimento cultural da região.
A exposição “Habitar o Interior”, patente na Galeria Municipal, contém alguns dos trabalhos apresentados na sua tese de doutoramento, pretendendo mostrar a versatilidade do autor, trabalhando uma larga diversidade de técnicas e formas de expressão artística.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos