domingo, 13 de outubro de 2024

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROPORCIONA O ENSINO E PRÁTICA DO JUDO


Após a realização recentemente de uma reunião de trabalho na qual participaram para além de Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, os técnicos Paulo Pinto, Alexandre Vieira e José Pinto, estando igualmente presente o Professor Álvaro Costa, antigo praticante da modalidade, nos próximos dias terão lugar as primeiras aulas de judo, que vão ocorrer na sala de actividades gímnicas do Pavilhão Marialvas.
Esta reunião teve como principal objectivo, preparar as primeiras bases para o desenvolvimento do judo no concelho de Cantanhede e planificar o que vai ser colocado em prática nesta época desportiva 2024/2025.
Tendo em conta que o treino regular de Judo proporciona aos seus praticantes vários benefícios, tanto ao nível da condição física como na dotação de valores morais para a vida, nomeadamente o respeito mútuo, confiança, adaptação, cooperação, cedência, humildade, responsabilidade, conhecimento do seu próprio corpo e aumento das capacidades físicas, redução da ansiedade, aumento da concentração, estimulação da criatividade, cumprimento de regras, reconhecimento do esforço como um valor, desenvolvimento do auto-controlo e da autoconfiança, entre outros valores, perspetiva-se um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade, tudo se conjugando para que no arranque dos trabalhos, para além dos “primeiros passos”, venha a concretizar-se a realização de um trabalho mais específico e de grande exigência na área do treino de competição.
As aulas que numa primeira fase serão orientadas pelo técnico Paulo Pinto, treinador de grau 1, irão decorrer às terças e quintas-feiras, entre as 19h30 e as 20h30, no Pavilhão Marialvas, na cidade de Cantanhede.
As inscrições para a prática do judo, já se encontram a decorrer e são destinadas a ambos os sexos a partir dos 5 anos de idade, contemplando igualmente os escalões etários mais velhos, podendo todos os interessados obter qualquer informação, nos serviços administrativos, na sede social, da Sociedade Columbófila ou através dos telefones 231423186 e 963784373.

CACIA 10 de Novembro: JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE! CAMPANHA DE OUTONO 2024

Deixe-se levar pelo coração.
O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se de se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO
O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Boletim edição nº. 50 de Outubro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1898 na versão online em PDF

Local onde vai decorrer a dádiva de sangue:
Salão da Junta, Av. Fernando Augusto de Oliveira, 6-A, relativamente perto do apeadeiro da CP, com o Banco Montepio.



Dia Bandeiras Verdes Eco-escolas 2024 assinalado em Torres Novas. 17 estabelecimentos de ensino de Cantanhede receberam a Bandeira Verde

 

O Município de Cantanhede esteve representado pelo vice-presidente Pedro Cardoso na cerimónia de entrega dos Galardões às Eco-Escolas, que no ano letivo 23/24 participaram no Programa Eco-Escolas.
No que respeita a Cantanhede foram distinguidos com a Bandeira Verde 17 estabelecimentos de ensino: a EB Cantanhede-Sul, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, a PROVIDA- Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha e a PRODECO – Progresso e Desenvolvimento dos Covões.

Foram ainda galardoadas a EB/JI da Tocha, a EB da Gesteira, a EB da Sanguinheira, o Jardim de Infância da Sanguinheira e a EB 2,3 João Garcia Bacelar, a EB/JI de Febres, a EB de Covões, a EB/JI de São Caetano, a EB/JI de Vilamar e o Jardim de Infância do Corticeiro de Cima.
Os Agrupamentos de Escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar também foram reconhecidos com o galardão de Eco-Agrupamentos.A cerimónia, realizada na quinta-feira, 10 de outubro, em Torres Novas, contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, além de diversos representantes locais, como o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares, o diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, João Gomes, a diretora técnica da Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões, Guida Jerónimo, e de alguns docentes-coordenadores e alunos.

Pedro Cardoso, vice-presidente com o pelouro da Educação, sublinhou a relevância do modelo de cooperação com as autarquias em que assenta este programa, e "congratula-se com o trabalho notável que as instituições educativas desenvolveram em termos de educação ambiental, uma dimensão importante da educação para a cidadania e formação das novas gerações”.
Esta distinção feita às Eco-Escolas do concelho e aos Eco-agrupamentos é ainda mais relevante quando falamos do maior programa de educação ambiental do mundo, e o reconhecimento do empenho na sustentabilidade ambiental", destacou.
As Eco-Escolas do concelho de Cantanhede seguem uma metodologia de sete passos, começando pela criação do conselho Eco-Escolas e a realização de uma auditoria ambiental, que define o plano de ação. Este plano foca-se nos temas base como água, energia e resíduos, além de incluir ações sobre Espaços Exteriores e Geodiversidade, temas centrais deste ano letivo. Os temas complementares abordados incluem Floresta, Biodiversidade, Agricultura Biológica, Ruído, Mar, Alterações Climáticas e Alimentação Saudável e Sustentável.

V Conferência SEM IR: Sustentabilidade - O Futuro Depende de Nós


Com o crescente impacto das alterações climáticas e a urgência de transitar para soluções energéticas mais sustentáveis, é fundamental promover espaços de debate e partilha de conhecimento. A SEM IR, enquanto empresa de referência no setor das energias renováveis e climatização, vai realizar a sua 5ª Conferência no dia 24 de Outubro, sob o tema “Sustentabilidade – O Futuro Depende de Nós”.
Este evento contará com especialistas do setor e será uma plataforma importante para discutir as soluções mais recentes em eficiência energética e sustentabilidade. As inscrições podem ser realizadas no nosso site, onde estão também disponíveis mais informações detalhadas sobre a agenda e os oradores. Gostaríamos de solicitar o vosso apoio na divulgação desta conferência, uma vez que acreditamos que eventos desta natureza são cruciais para fomentar a transição energética em Portugal, trazendo impacto não só para o setor empresarial, mas também para a sociedade em geral.
Sobre a Conferência.
A SEM IR é uma empresa de referência no setor das energias renováveis e climatização, dedicada a oferecer soluções sustentáveis para reduzir a pegada ecológica e promover a eficiência energética. Com uma vasta experiência no mercado, a SEM IR tem implementado projetos inovadores tanto a nível residencial como industrial, sempre com foco na sustentabilidade e na transição energética.

A V Conferência SEM IR, com o tema “Sustentabilidade – O Futuro Depende de Nós”, realiza-se no dia 24 de Outubro, na Quinta de Vale dos Mouros, em Aveiras. Este evento é uma importante plataforma de debate e partilha de conhecimento no setor das energias renováveis em Portugal. Esta edição contará com três painéis de discussão dedicados à transição energética, à inovação tecnológica e às oportunidades de financiamento e apoios para projetos sustentáveis.

São onze oradores de renome, entre especialistas e empresas de destaque, a conferência tem como objetivo explorar as soluções mais recentes e discutir os desafios e oportunidades no caminho para a autonomia energética. O evento reunirá os principais intervenientes do setor, proporcionando um espaço único de networking e reforço de parcerias, focado na promoção de um futuro mais sustentável e eficiente para empresas e indivíduos.

Departamento de comunicação da SEM IR.

MARINHA GRANDE PRESTA HOMENAGEM AO PINHAL DO REI

 O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, preside à cerimónia de Homenagem ao Pinhal do Rei, que se realiza no próximo dia 15 de outubro, a partir das 09h30, no Teatro Stephens e no Museu do Vidro, na Marinha Grande.
O evento, que contará, também, com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é promovido pelo Município da Marinha Grande e conta com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Volvidos sete anos do grande incêndio que devastou 86% da Mata Nacional de Leiria (Pinhal do Rei), vão decorrer várias iniciativas, entre as quais a inauguração da exposição alusiva aos 200 anos da criação da Administração Geral das Matas do Reino; a apresentação dos selos emitidos pelos CTT sobre o Pinhal do Rei; a mostra filatélica da Fundação Portuguesa das Comunicações; e uma ação de plantação que terá a participação de jovens do concelho.
O programa é o seguinte:
9H30m | Receção dos convidados no Museu do Vidro

9H45m | Inauguração da exposição comemorativa dos 200 anos da Administração Geral das Matas do Reino | Pinhal do Rei - Patrimónios da Floresta Nacional
Sinopse: 
Considerada a Mata mais antiga e emblemática do país, o “Pinhal do Rei” está profundamente ligado à história de Portugal, uma vez que foi na Marinha Grande que se instalou a 1.ª Administração Geral das Matas do Reino (AGMR), em 1824. Integrada, na época, no Ministério da Marinha e Ultramar, a AGMR foi o primeiro organismo vocacionado para a gestão e conservação de áreas florestais, em Portugal. 
Nesta exposição podem observar-se fotografias, documentos e equipamentos, muitos deles nunca apresentados publicamente, que retratam a história e atividade desta instituição.

10H30m | Cerimónia de Homenagem, com intervenções Institucionais, no Teatro Stephens

11H30m | Assinatura e obliteração da emissão de selos comemorativos do Pinhal do Rei

11H45m | Visita à exposição da Fundação Portuguesa das Comunicações

12H00m | Deslocação ao Pinhal do Rei, para ação de plantação de pinheiros.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | SÁBADO, 12 DE OUTUBRO: Casa Cheia no Acolhimento aos Estudantes de Mestrado do IPCA

 A “Felicidade e o Sucesso no Trabalho” foi o tema de uma manhã inspiradora para receber os cerca de 650 estudantes que estão a iniciar um curso de mestrado ou de mestrado profissional no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
A Sessão de Abertura dos Mestrados decorreu esta manhã, no Campus do IPCA, em Barcelos, com auditórios repletos, numa sessão que foi também transmitida online.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, recebeu os novos estudantes com palavras de incentivo e de “reconhecimento pelo enorme esforço pessoal e profissional que, naturalmente, vão despender ao longo do curso”, lembrando que nunca estarão sozinhos e que toda a Comunidade Académica estará disponível para os apoiar.
Marta Leite Castro, cara bem conhecida da televisão como apresentadora de programas de entretenimento e, desde há alguns anos, relacionados com sucessos empresariais, como “Network Negócios”, “Pitch” e “Marcas com História”, apresentou o tema “Inovação Pessoal, o caminho para a transformação”. A partir do seu próprio exemplo e de como as suas escolhas académicas, pessoais e empresariais foram moldando o caminho para atingir os resultados a que se propôs, Marta Leite Castro inspirou os presentes a tomarem decisões conscientes para atingirem os seus objetivos.
A sessão continuou com a intervenção da Vereadora da Educação e da Juventude do Município de Barcelos, Mariana Carvalho, que, sendo também professora do IPCA lembrou a plateia de que esta é uma instituição com uma identidade muito própria, muito focada nos estudantes e no seu bem-estar, localizada numa cidade, Barcelos, “que muito se orgulha dos milhares de estudantes e diplomados que recebe”.
A fechar, Ricardo Costa, Chairman do Grupo Bernardes da Costa, e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa” revelou as dificuldades por que passou quando, em 2017, criou o Departamento da Felicidade na sua empresa, o primeiro de que há registo no país. Fê-lo não por uma questão de moda ou de status, mas sim porque objetivamente traz resultados a nível de gestão financeira das empresas. Trabalhadores felizes são mais produtivos e isso traduz-se em ganhos substanciais para as empresas.
São 650 os novos estudantes de mestrado que o IPCA recebe este ano, em cursos a funcionar em regimes diurno, pós-laboral e b-learning, adaptados às necessidades dos mestrandos e das empresas, nas áreas da gestão, tecnologia, design, marketing e turismo.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REGRESSA ÀS COMPETIÇÕES REGIONAIS


De acordo com o plano de acção que os responsáveis pela Secção de Basquetebol implementaram, para desenvolver na presente época desportiva, em colaboração com a Direcção Geral, nos próximos dias 12 e 13 de outubro, regressam as competições regionais ao seio da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

A equipa de Sub 14, irá competir, na Fase regular, do Campeonato Distrital Sub – 14 masculino, defrontando as suas congéneres do Ginásio Clube Figueirense, Sampaense Basket, Olivais Futebol Clube e as equipas A e B da Associação Académica de Coimbra.
Embora a esmagadora maioria dos atletas que vão integrar a equipa de Sub 14, sejam oriundos da equipa de Minibasquete Sub 12 e por isso atletas de 1º ano neste escalão, tem trabalho regularmente e com qualidade, que certamente muito ajudará o seu desempenho final.
Acompanham esta equipa na qualidade de treinador principal o Professor João Costa, coordenador técnico da Secção, tendo como adjunto o estagiário Ivo Meneses, contando ainda com a colaboração da Team Manager Ana Rodrigues.
Regressando a competição, a equipa Sub 14 feminina, irá disputar nesta época desportiva, a Fase Regular do Campeonato Distrital, com as equipas do Sporting Figueirense, Lousanense, Olivais Futebol Clube e Associação Académica de Coimbra, que será orientada pelo treinador Professor João Costa, tendo como adjunta Sofia Conceição, contando também com a colaboração da Team Manager Ana Rodrigues.
A equipa de Sub 16, irá competir igualmente, na Fase Regular, do Campeonato Distrital Sub – 16 masculino, defrontando as equipas da Associação Académica de Coimbra, do Sampaense Basket, Olivais Futebol Clube e as equipas A e B do Ginásio Clube Figueirense, sendo orientados pelo treinador Professor Jacinto Silva, que conta com o apoio do seu adjunto Professor Bernardo Carvalheiro e do Team Manager Luis Ribeiro.
As equipas de Bâmbis e Minis serão acompanhadas e treinadas por Sofia Conceição, que se ocupará da equipa de MINIS 8, ficando a equipa de MINIS 10 a cargo da Professora Rita Mendes, e a equipa de MINIS 12 será orientada pelo Professor João Costa que contará com o apoio do seu adjunto Miguel Gomes.
Os treinos das diversas equipas, ocorrem semanalmente no Pavilhão Marialvas e na Escola Secundária de Cantanhede, podendo todos os interessados obter informações complementares nos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, ou pelos telefones 231 423186 e 963784373.