quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Évora | CROMELEQUE DOS ALMENDRES REABERTO AO PÚBLICO


Identificado novo menir que eleva para 95 o número total deste monumento megalítico
Um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica volta a estar aberto ao público. Agora, após a conclusão da intervenção de conservação desenvolvida, ao longo do último ano, pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora, com novas regras de visitação que visam reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque.
Com o objetivo de melhorar a experiência de fruição do espaço no interior do recinto megalítico e de minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes, foi criado um circuito de visitação na sua envolvente direta. Para o final deste ano está já programada uma intervenção para reabilitação do trajeto de acesso.
NOVO MENIR IDENTIFICADO PELOS ARQUEÓLOGOS MUNICIPAIS
No decurso dos trabalhos de conservação do Cromeleque dos Almendres, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir, elevando assim para 95 o número de monólitos conhecidos no maior recinto megalítico da Península Ibérica. Este encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta. Trata-se de um monólito granítico, de pequenas dimensões, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento.
O investimento do município no estudo e conservação deste monumento nacional, remonta à sua descoberta, há 60 anos (1964), por Henrique Leonor Pina, e continuará, certamente, por muitos mais.

EQUINÓCIO MEGALÍTICO PROMOVE CROMELEQUE E ANTA DO ZAMBUJEIRO EM VALVERDE
Recorde-se que a Câmara Municipal tem patente, no Palácio de D. Manuel, até 28 de outubro, a exposição temporária “Do Cabeço da Anta ao Alto das Pedras Talhas”, com o objetivo de dar a conhecer o processo de descoberta e investigação de dois dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa: o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.
Com o propósito de levar esta mostra à envolvente rural, principalmente junto das comunidades que, historicamente, estiveram mais envolvidas no estudo destes monumentos, a autarquia promove no próximo fim de semana, na aldeia de Valverde, a iniciativa Equinócio Megalítico que inclui no sábado, 21 de setembro, uma visita orientada à Anta Grande do Zambujeiro, às 10h00, e a projeção de um documentário, produzido pelo município, na Casa do Povo de Valverde, às 11h30. No domingo, dia 22, será celebrado o nascer do sol pelo grupo “Cavalo de Vento”. Refira-se que nesta aldeia ainda residem muitos dos participantes (e seus descendentes) nas intervenções de Henrique Leonor Pina (1964-1969).

𝗩𝗡𝗕𝗠 | 𝗦𝗘𝗥𝗩𝗜𝗖̧𝗢 𝗗𝗘 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗘 𝗗𝗘 𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗚𝗥𝗔𝗧𝗨𝗜𝗧𝗢 | 𝗜𝗡𝗦𝗖𝗥𝗜𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗔𝗕𝗘𝗥𝗧𝗔𝗦 𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗥 𝗗𝗘 𝗔𝗚𝗢𝗥𝗔

 O vosso novo ciclo inicia-se e com ele apresentamos as nossas novidades.
VNBM – arte contemporânea tem um novo programa de mediação e formação associado ao seu programa anual, e gostaria de convidar os educadores e alunos das escolas do distrito de Viseu para se inscreverem nas atividades que disponibilizamos, gratuitamente, a todos os alunos de todos os níveis de escolaridade da região.

Entendemos o contacto direto com a história, os processos e técnicas da arte contemporânea estimulam o pensamento crítico e abstrato, ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano, em todas as idades.
É um foco da VNBM apoiar as estruturas de ensino e sociais formais e não formais com as atividades que propomos para a prossecução da nossa missão, inscrita também na vossa.
A nossa atividade é criada por artistas nacionais, com carreiras internacionais consolidadas, sendo monitorizada e validada a qualidade do serviço de mediação pelo Plano Nacional das Artes e APECV – Associação nacional de professores de Artes Visuais
Apelamos a que os educadores nos contactem diretamente para a marcação das atividades, quer presencialmente, como por telefone, ou por email.
Disponibilizamos o primeiro momento do serviço de mediação a
partir do dia 23 de set. até ao dia 04 de out. os nossos contactos
para marcações de visitas de grupo (das 10h30>19h30).
Contem connosco que nós contamos convosco (VER DOCUMENTO ANEXO)
Momento I | Atividade
INTRODUÇÃO À ARTE CONTEMPORÂNEA CRIADA A PARTIR DO TERRITÓRIO | VISEU
e
VISITA GUIADA É EXPOSIÇÃO COLETIVA ÉTER
André Cepeda
Dayana Lucas
João Queiroz
Gabriela Albergaria
Odete
Diogo Pimentão
Pedro Tudela
Marisa Benjamim
Objetivos
- dar a conhecer o percurso de cada artista, o seu corpo de trabalho e as técnicas utilizadas na criação das suas peças e obra;
- Relacionar as obras criadas por cada artista com a região onde os alunos se inserem para que através da arte a conheçam e se relacionem com ela de várias formas e perspetivas;
- Conhecer espaços de criação contemporânea portuguesa do território onde se inserem;
- Promover o questionamento e reflexão sobre o território a partir da arte contemporânea.
Duração - 40 a 50’
Públicos-Alvo - A Equipa VNBM preparou todas estas atividades para todos os níveis de escolaridade, idade e capacidade pelo que estão todos convidados a inscreverem o vosso grupo.

𝘝𝘕𝘉𝘔’24 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢 𝘢 𝘙𝘦𝘥𝘦 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘶𝘦𝘴𝘢 𝘥𝘦 𝘢𝘳𝘵𝘦 𝘊𝘰𝘯𝘵𝘦𝘮𝘱𝘰𝘳𝘢̂𝘯𝘦𝘢 (𝘙𝘗𝘈𝘊).
𝘊𝘰𝘧𝘪𝘯𝘢𝘯𝘤𝘪𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 | Direção-Geral das Artes 𝘦 Município de Viseu 𝘢𝘵𝘳𝘢𝘷𝘦́𝘴 𝘥𝘰 𝘌𝘪𝘹𝘰 𝘊𝘶𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢. 𝘖𝘶𝘵𝘳𝘰𝘴 𝘢𝘱𝘰𝘪𝘰𝘴 |


GDC DE CASTELO DE PAIVA TRIUNFOU COLECTIVAMENTE TIAGO PEREIRA E ANA PEREIRA FORAM VENCEDORES DA XVI EDIÇÃO DA CORRIDA DAS VINDIMAS

José Vieira e Ana Pereira garantiram título distrital

O bom tempo que se fez sentir na região, animou a jornada desportiva, e a XVI edição da Corrida das Vindimas, acabou por ser um sucesso, reunindo em Castelo de Paiva, cerca de 200 atletas, com Tiago Pereira, do Futebol Clube de Penafiel, e Ana Pereira, da ADC CJ Clark, a serem os grandes vencedores da prova, conquistando o mais alto lugar do pódio nesta Corrida em Montanha, que teve em território paivense, a jornada derradeira para o Campeonato Distrital desta especialidade do atletismo.
A organização da prova esteve a cargo do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e da Ad CJ Clark, com o apoio da Câmara Municipal, mantendo um bom nível competitivo, sendo possível promover uma boa jornada desportiva, que cativou os participantes e voltou a merecer rasgados elogios dos atletas que marcaram presença e enfrentaram o percurso entre vinhedos e montanha.
Tiago Pereira, do Futebol Clube de Penafiel, conquistou uma brilhante vitória nesta mítica prova local, com o registo de 1:00:53, batendo na corrida o paivense José Vieira, ao serviço da ACR Vale de Cambra, com a marca de 1:01:34, realizando assim, uma excelente prestação em Castelo de Paiva, e a garantir assim, um título que lhe faltava no seu curriculum, o de Campeão Distrital de Aveiro de Corrida em Montanha de Aveiro, com Vitor Barbosa, do GDC de Castelo de Paiva ( 1:05:09) e Ricardo Moreira, da AD Marco 09, ( 1:06:01 ) e Bruno Pinheiro, da ADC CJ Clark, com o tempo de 1:06:30, a segurar os lugares imediatos.

O jovem atleta paivense é uma promessa no atletismo, evidenciando a sua polivalência em pista, no corta-mato, estrada, e também na montanha, daí ser bastante aplaudido na chegada à meta, instalada no Largo do Conde, onde chegou à frente do seu tio, Vitor Barbosa, do GDC Castelo de Paiva, e do marcoense Ricardo Moreira.
Na corrida sénior feminina, Ana Pereira, da AD CJ Clark esteve em evidência, foi a 20ª da geral, com a marca de 1:18:40, e alcançou um excelente triunfo, seguida de Amélia Vieira, do GDC de Castelo de Paiva com o registo de 1:30:47, e Élia Rodrigues, da Jobra, a encerrar o pódio.
Na Mini Corrida das Vindimas, o grande vencedor foi o guatemalteco Edgar Ortiz, ao serviço do GDC de Castelo de Paiva, com o registo de 33.35 para os 7 km da prova, seguido de Simão Mendes, da mesma equipa, e Paulo Jesus, do Dragon Club, enquanto Lara Sousa, da ADCCJ Clark, no 10º lugar, venceu o escalão feminino, com Ana Sousa e Maria Cunha, ambas da ADCCJ Clark a completar o pódio.
A nível distrital, Ana Pereira da ADCCJ Clark e José Vieira do GDC de Castelo de Paiva foram os campeões das vertentes principais da corrida do 20º Campeonato de Corrida em Montanha, e colectivamente sagraram-se vencedores o GDC Castelo de Paiva em masculinos e ADCCJ Clark em femininos.
Em termos colectivos, o “ esquadrão amarelo “ de Castelo de Paiva venceu esta 16ª edição da Corrida das Vindimas, assim como o 20º Campeonato Distrital de Corrida em Montanha, e face à diferença significativa do colectivo do equipa paivense em relação ao segundo classificado, que foi o ADCJ Clark, com mais de 12 minutos a separá-los, e a surpresa surgiu da equipa Tuga Mobile ADAP Trail a fechar o pódio, com o registo de 3:54:37.
No que concerne ao Campeonato Distrital de Aveiro, só três formações fecharam colectivamente, tendo o GDC de Castelo de Paiva somado o 19º título de Aveiro em 20 possíveis, com a ADCCJ Clark em 2º lugar com 19 pontos.




A Vereadora do Pelouro do Desporto, Liliana Vieira, que acompanhou de perto esta jornada desportiva, ao lado do edil paivense José Rocha, que foi complementada com uma prova dedicada a caminheiros, com um trajecto de cerca 7 quilómetros, por entre paisagens emblemáticas de floresta e vinhedos, regozijou-se com o êxito desportivo, evidenciando a importância da corrida, que voltou a trazer a festa do atletismo a Castelo de Paiva, numa jornada desportiva de grande interesse, que continua a merecer o reconhecimento público e deixou a garantia de continuar apoiar esta bonita iniciativa, realçando ainda, a satisfação de ver uma excelente organização, com o destaque para a jornada do Campeonato Distrital de Aveiro, enaltecendo o trabalho e o contributo de todos os parceiros para o grande sucesso deste evento que continua a prestigiar o concelho e as entidades promotoras.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Cantanhede | Nove associações do concelho contempladas. Mérito desportivo vale apoio financeiro de 50 mil euros

 
O Executivo Municipal aprovou esta quarta-feira, 18 de setembro, a atribuição de subsídios que premeiam os resultados desportivos obtidos por atletas e equipas federadas em provas oficiais. O montante global é de 50 mil euros – mais 10 mil euros em comparação com o ano anterior -, a dividir por nove associações desportivas do concelho.
Este apoio, referente à época desportiva de 2023-2024, consta do subprograma 4 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, e será entregue à União Recreativa de Cadima, Academia CantanhedeGym – Associação, Associação Desportiva Cantanhede Cycling, Clube de Futebol “Os Marialvas”, Ançã Futebol Clube, Gira Sol Associação de Desenvolvimento de Febres, Associação Voleibol Gândara Mar, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e Grupo de Pescadores de Sepins.
Para o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Machado, “as performances individuais e coletivas dos atletas em representação das associações desportivas do concelho não apenas refletem o bom trabalho desenvolvido, mas também promovem Cantanhede de uma forma positiva”.
A época desportiva pautou-se como uma das melhores de sempre na quantidade e qualidades dos resultados desportivos alcançados, dando continuidade à evolução das épocas anteriores”, regozijou-se o autarca.
Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição dos subsídios estão a participação em provas europeias, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.

Marinha Grande | FOZ DO RIO LIS RECEBE ESPETÁCULO “PLAYGROUND”

 O Município da Marinha Grande vai apresentar o espetáculo “Playground”, pela companhia Leirena Teatro, no dia 28 de setembro (sábado), pelas 16h00, na foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, cuja entrada é livre.
Trata-se de uma iniciativa integrada na programação do Teatro Stephens co-financiada pela Direção-Geral das Artes, que visa descentralizar os atos culturais por outros espaços públicos, diversificando a oferta artística.

“Playground" é um espetáculo que procura unir teatro físico, circo contemporâneo e música ao vivo, para criar uma experiência envolvente e inusitada. O cenário central do espetáculo é um "Water Blob”, um insuflável de 12 metros de comprimento, estrategicamente posicionado na Foz do Rio Liz. 

O "Water Blob" serve como um playground físico, onde as personagens se envolvem em acrobacias, saltos, desequilíbrios, interações e outros diálogos físicos. Os jogos coreográficos, relacionados com os objetivos das personagens na disputa pela “terra”, procuram captar a atenção e a cumplicidade do público e, unindo quedas inesperadas e momentos de instabilidade, o cómico fará parte da ação.

M/6 anos
Preço: entrada livre.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Barcelos | Manuel Heitor apresenta livro no IPCA

 Manuel Heitor, anterior Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai estar no IPCA para apresentar o seu mais recente livro: “Que Pirâmide Humana? O Conhecimento e as opções de Política Pública em Portugal: 2000-2030”.

O evento contará com a presença do autor, bem como de convidados, que participarão na discussão dos temas apresentados, como Manuel Carvalho da Silva, Investigador do Colabor, Mariana Carvalho, Vereadora da Educação do Município de Barcelos, Pedro Fraga, Presidente do Conselho Geral do IPCA, José Teixeira, Presidente do Grupo DST e membros da Comunidade IPCA. A abertura estará a cargo da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.
A obra surge na continuidade do “Manifesto para a Ciência”, que José Mariano Gago escreveu em 1990. Nas palavras do autor, numa entrevista publicada pela Imprensa Nacional, esse manifesto “foi um diagnóstico absolutamente essencial sobre Portugal naquela época e este livro resulta claramente do privilégio que tive em discutir e trabalhar estes temas durante muitos anos com o próprio José Mariano Gago. Já a obra agora escrita por Manuel Heitor é, segundo o próprio, um apelo à “necessidade de perceber, estimular e garantir a transformação contínua e sistemática da «pirâmide humana». E isso é, de certa forma, um manifesto. Ou seja, proponho que se assuma o livro como um novo manifesto sobre o conhecimento em Portugal”.
O livro será, assim, apresentado no próximo dia 4 de outubro, pelas 17 horas, no Auditório Dr. António Martins, na Escola Superior de Gestão, no Campus do IPCA, em Barcelos. A entrada é livre.
 
Sobre a obra
Com desenhos de Graça Morais, este livro aborda a forma como o pensamento sobre o conhecimento em Portugal foi sendo apropriado social e politicamente, traduzindo a interpretação pessoal do percurso de Portugal desde a integração na Europa, com enfâse no período 2000-2021 e perspetivando uma evolução possível para 2030.
 A “Pirâmide Humana” é um filme do realizador francês Jean Rouch, produzido em Abidjan em 1959, um ano antes da independência da Costa do Marfim, no qual estudantes do ensino médio franceses, brancos e de origem colonial, e os seus colegas negros africanos (todos não atores) concordam em improvisar um drama sobre a integração de jovens europeus e africanos, abordando questões de identidade étnica e lealdade política, juntamente com os eternos dramas associados à diversidade da identidade cultural, incluindo a autodefinição adolescente e a rivalidade romântica. O título do filme foi inspirado num poema do autor surrealista Paul Eluard, tendo por base uma reflexão sobre as tensões associadas a processos de participação social entre jovens de contextos muito diversificados.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

1500 cães e gatos competem em Aveiro; Exposição Taças Tesouro; Câmara promove mesa redonda sobre projetos de participação cultural

 Feira Canina e Felina
 I– 1500 cães e gatos competem em Aveiro
Cerca de 1.500 animais, entre cães e gatos de várias raças, vão participar na Exposição Canina e Felina Internacional de Aveiro 2024, que terá lugar nos dias 21 e 22 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro. O evento, um dos mais importantes e prestigiados do setor em Portugal, é coorganizado pela Câmara Municipal de Aveiro, pela Aveiro Expo, E.M., pelo Clube Português de Canicultura e pelo Clube Português de Felinicultura.
A par do concurso internacional, realizam-se provas e haverá exposições especializadas e/ou monográficas das raças portuguesas e das raças Retrievers, Cão de Gado Transmontano e Terriers de Portugal (exceto Bull Terriers).
As principais demonstrações caninas – que irão ocorrer nas tardes de sábado e de domingo – vão ser transmitidas através do canal no Youtube da revista Dog PT Magazine (https://www.youtube.com/@dogsptmagazine). Entre elas o Concurso Melhor Cão Doméstico, com a eleição do “Cão Mais Habilidoso”, do “Olhar Mais Meigo” e da “Melhor Dupla”, que é um dos momentos mais aguardados do evento. A atividade vai decorrer no sábado, da parte da tarde, na zona exterior do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Destaque ainda para a exposição felina, que estará em permanência no evento, e que contará com cerca de duas centenas raças de gatos. Persas, Exóticos, Bosques da Noruega, Sagrados da Birmânia, Europeus, Abissínios, Brithish, Chartreux, Azul Russo, Somali e Orientais são alguns exemplos.

Evento com espaço infantil e zonas comercial e de restauração

A pensar num fim-de-semana de muita diversão, os visitantes dispõem de uma zona comercial e de uma zona de restauração. Para os mais pequenos, um espaço infantil com dois insufláveis, modelagem de balões e pinturas faciais foi também preparado.

O bilhete de entrada no recinto custa €2,50 por pessoa e é válido para uma entrada. A entrada é gratuita para as crianças até aos 11 anos de idade (inclusive).

O evento é patrocinado pela Future Dogs e tem o apoio do Glicínias Plaza Shopping Center, da Onevet Clínica Veterinária de Aveiro, do Diário de Aveiro, da Rádio Terra Nova e das revistas Dogs PT Magazine e Cats PT Magazine.

PROGRAMA

Sábado - 21 de setembro
23.ª Exposição Canina Nacional de Aveiro (pavilhão B e exterior)
10:00 horas - Início dos julgamentos
13:30 horas – Monográfica Cão de Gado Transmontano
14:00 horas – Especializada Terrier de Portugal (exceto Bull Terriers)
15:30 horas - Especializada Retriever
15:30 horas – Concurso Melhor Cão Doméstico (exterior)
15ª Exposição Felina Internacional de Aveiro (pavilhão A)
10:30 horas - Início dos julgamentos (Show 310ª E.I.G e Show 311ª E.I.G)
16:30 horas – Best in Show (Show 310ª E.I.G)
17:30 horas – Best in Show (Show 311ª E.I.G)

Domingo - 22 de setembro
16.ª Exposição Canina Internacional de Aveiro (pavilhão B e exterior)
10:00 horas – Início dos julgamentos
14:00 horas – Mostra Boxer
15:00 horas – Exposição Especializada Raças Portuguesas
17:30 horas – Best in Show
15ª Exposição Felina Internacional de Aveiro (pavilhão A)
10:30 horas - Início dos julgamentos
17:00 horas – Best in Show

Horário de abertura ao público: 10h00 às 18h00
Horário das bilheteiras: 10h00 às 17h00
Preço do bilhete: €2,50 (inclui IVA à taxa legal em vigor)
O bilhete é válido para uma entrada; as crianças até aos 11 anos, inclusive, entram gratuitamente.
II – Exposição Taças Tesouro da Academia Internacional de Cerâmica inaugura este sábado
Patente até 31 de dezembro de 2024
A Academia Internacional Cerâmica (AIC) inaugura este sábado, dia 21 de setembro, na ESTAÇÃO (o antigo edifício da estação de comboios da CP), a exposição Taças de Tesouro, uma exibição dedicada à tigela, um objeto icónico, simbólico e voz de muitas culturas, o que atesta o seu grande valor artístico.
A Coleção AIC Taças Tesouro presta homenagem às ricas possibilidades de função e arte, pois serve para unir poesia e práxis numa celebração do vínculo partilhado pela humanidade através das fronteiras culturais e geográficas.
Aveiro integra a Academia Internacional de Cerâmica, como parceiro institucional e, no âmbito do seu congresso internacional – que se realiza pela primeira vez em Portugal –, o Município é palco da exposição Taças do Tesouro, que integra duas coleções, Argila Nativa e Apropriação, criadas por 2 curadores de referência internacional e com obras de 20 artistas de renome.

#1 Argila Nativa | Curador Misun Rheem
Wayne Higby
Philippe Barde
Wen Yeh
Kyung Jo Roe
Toshio Ohi Chozaemon XI
Gustavo Pérez
Abbas Akbari
Janet DeBoos
Fiona Lai Ching Wong
Ann Van Hoey

#2 Apropriação | Curador Ludovic Recchia
Yo Akiyama
Andile Dyalvane
Ken Eastman
Wayne Fischer
Steven Heinemann
Guillermo Jorge Mañé
Nathalie Lautenbacher
Bai Ming
Monika Patuszynska
Jo Wonjae

Morada: Largo da Estação do Caminho-de-ferro, 3800-179 Aveiro
Telefone: +351 960 441 927
Horário:
10h00 - 12h30 | 13h30 - 18h00
A ESTAÇÃO funciona todos os dias, com exceção dos dias 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.

III – PR em anexo
Programa de Participação Clubes de Cultura
III – Câmara promove mesa redonda sobre projetos de participação cultural
No âmbito da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro promove O Lado de Lá, uma mesa redonda que pretende dar a conhecer processos e projetos de participação cultural e artística de diversas entidades – grupos informais, associações culturais, artistas, estruturas culturais, entre outros –, que se dedicam à capacitação de comunidades, indivíduos, criadores e artistas, para gerar experiências culturais e soluções coletivas.
A iniciativa, que terá lugar no dia 21 de setembro, pelas 15h00, no ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal, está integrada no Clubes de Cultura, um dos programas de participação da Capital Portuguesa da Cultura, que tem como objetivo destacar a importância dos grupos formais e informais na construção do sentido de pertença a uma comunidade.
Este momento de partilha e reflexão contará com a participação de:

•Lisete Cipriano, pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, que irá abordar o trabalho desenvolvido com grupos informais no Clube de Leitura da biblioteca;

•Paulo Matias, pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, que irá falar sobre o trabalho que desenvolve com grupos informais, de que é exemplo o Coro de Adultos;

•Alexandre Osório, pela Universidade Sénior da Curia, que dará voz aos grupos informais que se constituíram no seio da sua atividade, de que são exemplo o Grupo de Teatro e a Tuna;

•Bruno Estima, músico, performer, professor, formador, produtor, fundador e diretor da WeTumTum Associação Cultural, que irá focar-se no trabalho de comunidade que desenvolve com grupos informais.

A Mesa Redonda será seguida da apresentação da plataforma CANAL Cultura Aveiro - Plataforma de Participação Cultural de Aveiro.

Sobre CANAL Cultura Aveiro:
Numa Cidade interligada por canais, um novo CANAL ganha vida e dá rosto ao tecido cultural do Município de Aveiro, através de uma plataforma aberta, participativa e inclusiva, onde agentes culturais que integram a dinâmica cultural da Região de Aveiro se apresentam, comunicam, cruzam e relacionam em networking.
Um espaço online de encontro, partilha e colaboração para o Setor Cultural e Criativo atuante em Aveiro.
O Setor Cultural e Criativo atuante em Aveiro é, desde este momento, convidado a aderir à plataforma e a participar no CANAL Cultura Aveiro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Dia 24 de setembro | Aula Aberta na CPBS sobre" Qual o papel das cadeias de abastecimento na economia global?"

  António Ramalho, antigo gestor de organizações públicas e privadas e Industry Fellow na Católica Porto Business School, é o orador convidado da aula aberta sobre "O papel das cadeias de abastecimento da economia global: uma reflexão sobre riscos e tendências atuais". Num contexto atual de forte ameaça à globalização, como por exemplo a aplicação de tarifas na importação de veículos elétricos, torna-se relevante identificar como as cadeias de abastecimento vão reagir. Um dos cenários mais explorados é o da reindustralização dos EUA e da Europa, mas existem outros que criam oportunidades de negócio. A sessão realiza-se a 24 de setembro, às 18h30, na Católica Porto Business School.
Sendo a cadeia de abastecimento um sistema interligado de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na movimentação de um produto ou serviço do fornecedor ao cliente englobando todos os processos e fluxos necessários para produzir e entregar um produto final, a sua influência na economia global é natural”, salienta Luís Marques, codiretor da Pós-Graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento da Católica Porto Business School.
 
Esta diversidade setorial permite enriquecer a experiência com diferentes processos e desafios, e a perspetiva global dá a possibilidade de compreender a complexidade existente nas cadeias globais,” complementa Raul Magalhães, codiretor da pós-graduação. Pretende-se que através de uma visão 360º de três cadeias de valor, enquanto exercício replicável noutras áreas, o participante possa identificar a intervenção e o papel da Logística e Supply Chain no sucesso das empresas.
 
A aula aberta sobre "O papel das cadeias de abastecimento da economia global: uma reflexão sobre riscos e tendências atuais” será liderada por António Ramalho, Industry Fellow da Católica Porto Business School, com funções de coordenação da área de Banca e Financiamento Empresarial. Formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi administrador dos Bancos do Grupo Champalimaud, posteriormente administrador do Grupo Santander em Portugal e vice-presidente do Millenniun BCP. De 2016 a 2022, foi CEO do NovoBanco.
 
Um evento gratuito, mas sujeito a inscrição, que se realiza no dia 24 de setembro, pelas 18h30, na Católica Porto Business School.
 
Mais informação disponível:

*Fernanda Teixeira

Figueiró dos Vinhos | Aprovado financiamento do PRR para reforço do Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo

 O Município de Figueiró dos Vinhos apresentou, recentemente, uma candidatura ao PRR- Plano de Recuperação e Resiliência (https://recuperarportugal.gov.pt/) para reforço da capacitação da autarquia na ótica do conhecimento e da gestão do território, visando criar condições para o reforço do Cadastro da Propriedade Rústica.
A candidatura foi aprovada pelo PRR, no âmbito do Aviso N.º 01/C08-i02.05/2023 “Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo: Sistema Nacional de Cadastro Predial – Dimensão Local Região Centro”, e prevê um montante de investimento, comparticipado a 100%, de 35.000 € em equipamento informático, afetação de recursos humanos e aquisição de serviços, essenciais ao reforço da capacidade de cadastro e registo de prédios rústicos, aumentando a proximidade à população e promovendo uma melhor acessibilidade dos munícipes.
O Cadastro da Propriedade Rústica e a implementação de mecanismos de monitorização da ocupação do solo, projeto complementar a intervenções de gestão florestal, revisão de planos e instrumentos estratégicos e outros, num quadro global de planeamento e gestão, são fundamentais para uma gestão do território que privilegia o ordenamento e a sustentabilidade.
 
*Gabinete de Imprensa
Município de Figueiró dos Vinhos

1ª visita e reuniões técnicas dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses e aspirantes, dias 13 e 14 de setembro, no território do Geoparque Algarvensis


A Associação Geoparque Algarvensis (aUGGp Algarvensis) organizou nos dias 13 e 14 de setembro, a 1ª visita e reuniões técnicas dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, incluindo aspirantes a esta designação. Esta iniciativa enquadrou-se no processo de candidatura do território Geoparque Algarvensis à designação de Geoparque Mundial da UNESCO, a entregar junto da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), em novembro de 2024.
Foram celebrados no primeiro dia, Protocolos de Cooperação com várias entidades regionais, nomeadamente: a Administração da Região Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente
(ARH/APA), a Associação de Municípios do Algarve - Comunidade Intermunicipal (AMAL), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF – Algarve), a Região de Turismo do Algarve (RTA). Foram, também, celebrados protocolos com os quatro Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses (Arouca, Estrela, Naturtejo e Terras de Cavaleiros). A este propósito, refira-se que o Oeste Geoparque Mundial da UNESCO já havia assinado, no passado mês de abril, o Protocolo de Cooperação com o Geoparque Algarvensis.
O Açores Geoparque Mundial da UNESCO, irá formalmente assinar a parceria com o Geoparque Algarvensis, durante a realização da 17ª Conferência Europeia de Geoparques, nos dias 1 e 5 de outubro, na Islândia.
Quanto ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), também esteve presente, estando prevista a assinatura do Protocolo, nos próximos dias.
Foi possível, igualmente, obter o apoio de diversos parceiros, como a Associação IN-LOCO, a Associação de Pescadores de Armação de Pêra, a Associação Recreativa “Unidos da Penina”, o projeto Loulé Criativo, e as suas seis oficinas – Caldeireiro, Casa da Empreita, Olaria, Relojoeiro, Têxteis, Casa do Esparto e Luthier - o Centro Recreativo Cerro do Ouro – Albufeira, a Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios de Baixa Densidade - Algarve (QRER), o Museu Municipal de Loulé e os vários polos museológicos distribuídos pelo território, o Restaurante “Flor da Praça” (Loulé), o Restaurante “Veneza” (Paderne), e de diversos artesãos, artistas, costureiras e pescadores, entre outras comunidades locais. Em todo este processo de candidatura, refira-se o apoio intrínseco dos três municípios que integram o território do Geoparque Algarvensis: Loulé, Silves e Albufeira e, respetivas Juntas de Freguesia, existentes neste território.
O Geoparque Algarvensis recebeu assim ao longo de dois dias, o apoio de 32 individualidades. Estes apoios e parcerias estabelecidas visam contribuir para o reforço do dossier de candidatura, na expetativa do Algarvensis Geoparque poder vir a ser o sétimo Geoparque Mundial da UNESCO, existente em Portugal.

Para além das reuniões técnicas muito positivas e profícuas, os participantes tiveram oportunidade de participar na Festa das Tradições, em S. Bartolomeu de Messines, conhecer artesãos locais, incluindo a artesã que produziu as peças de ofertas aos visitantes (Lilia Lopes), as infraestruturas da Associação Algarvensis (sede), assim como o emblemático Info Center – Loulé do Geoparque Algarvensis, localizado no Mercado Municipal de Loulé, muito apreciado pelos convidados. Este spot Informativo do Geoparque, foi entendido pelos convidados como um verdadeiro exemplo a seguir, na Rede Mundial de Geoparques. Este foi um momento especial da visita, dado o conteúdo do mesmo e a participação emotiva de habitantes locais que tiveram oportunidade de conversar com os representantes dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses. Foi assim possível, dar a conhecer em detalhe os fatos das Marchas Populares da Aldeia da Penina, que demonstram um claro sentido de pertença por parte da comunidade local e na apropriação da Jazida do Metoposauros, existente na Rocha da Pena (Loulé).
Esta visita e reuniões técnicas por parte dos representantes dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, foram considerados pelos mesmos como “uma verdadeira partilha e troca de conhecimentos, princípios básicos de um verdadeiro trabalho em rede”, expressando unanimemente a repetição desta iniciativa, em 2025.
*****
O Geoparque Algarvensis tem uma área territorial com limites bem definidos coincidentes com os limites administrativos dos Conselhos de Loulé, Silves e Albufeira, possuindo um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, aliada a uma estratégia de geoconservação e, integrando um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental. Visa, deste modo, a promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais e contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Oficializado em 2019, como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO junto da CNU e, com assento, enquanto membro observador, na Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO Portuguesa, iniciou, de imediato, um trabalho de sensibilização junto das populações locais sobre o conceito de Geoparque em todo o seu território, fazendo jus ao slogan “um geoparque antes de o ser, já deve trabalhar como tal”. A Associação Geoparque Algarvensis, foi criada formalmente, enquanto uma Associação Privada sem fins lucrativos, em dezembro de 2023.
Mais informação disponível em: https://geoparquealgarvensis.pt/ 

*Elizabeth Silva
Coordenadora Executiva - Geoparque Algarvensis