sexta-feira, 8 de novembro de 2024

“Sabores da Raia”: gastronomia da fronteira junta regiões Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão


Até 9 de dezembro, restaurantes das três regiões convidam os visitantes a provar menus elaborados com receitas antigas dos territórios da raia.
As regiões Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e a espanhola Castela e Leão têm um grande potencial de promoção conjunta e, segundo os seus dirigentes, devem ser promovidas como um único destino em vários assuntos. Esta foi uma das conclusões a tirar da apresentação da iniciativa "Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira", que juntou responsáveis das três regiões em Miranda do Douro, na fronteira com Castela e Leão.
A partir desta semana e até 9 de dezembro, 40 restaurantes selecionados das regiões Centro e Norte de Portugal (nos distritos da Guarda e de Bragança) e das províncias espanholas de Salamanca e Zamora, convidam os visitantes a provar menus elaborados com receitas antigas dos territórios da fronteira, acompanhados de vinhos de diferentes denominações de origem dos respetivos territórios: Arribes, Douro, Beira Interior e Trás-os-Montes.
Entre os restaurantes fronteiriços portugueses participantes estão os de Figueira de Castelo Rodrigo, Escalhão, Almeida e Vilar Formoso, habituados a receber diariamente turistas espanhóis que atravessam a fronteira para degustar as suas receitas.
Este ano, a organização desta iniciativa foi coordenada pela Junta de Castela e Leão, sendo que no próximo ano será da responsabilidade do Porto e Norte de Portugal e em 2026 do Centro de Portugal.

Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da Turismo Centro de Portugal, considerou, durante a apresentação, que "as parcerias transfronteiriças são essenciais no desenvolvimento do turismo no Centro de Portugal, uma região rica em património natural, cultural, histórico e gastronómico".

“A realização das Jornadas Gastronómicas da Raia nesta altura do ano é de grande importância para atrair visitantes através de atividades culturais e gastronómicas, uma vez que permite posicionar estas regiões como um destino de excelência no turismo de experiências. Desta forma, promovemos um desenvolvimento sustentável do turismo na fronteira”, destacou Sílvia Ribau.

O diretor-geral de Turismo de Castela e Leão, também presente em Miranda do Douro, explicou que “a singularidade” é cada vez mais procurada pelos turistas e, neste caso, “a gastronomia da raia” é muito peculiar. “Os vinhos do Douro, a ternera de Aliste, um bom bacalhau...” fazem deste território um lugar único para experiências turísticas gastronómicas, afirmou Ángel González, acrescentando que Portugal tem uma região vinícola como o Douro Vinhateiro, considerada Património da Humanidade, enquanto em Castela e Leão as nove rotas do vinho da Ribera del Duero atraíram mais de 600.000 turistas no último ano. “Este território fronteiriço tem a particularidade de incluir três regiões, dois países e um rio, formando um único destino”, sublinhou Ángel González.

O diretor de Turismo de Castela e Leão destacou ainda a relevância da bacia do Douro hispano-lusa, onde se encontra a maior concentração de gravuras rupestres ao ar livre do mundo, tanto no vale de Siega Verde (Salamanca) como na zona portuguesa do Côa, do outro lado da fronteira, ambas reconhecidas como Património Mundial pela UNESCO. “A singularidade do património de Siega Verde – com cerca de 450 gravuras paleolíticas em rochas – torna-o num recurso primordial que vamos valorizar turisticamente”, adiantou Ángel González, mencionando que este enclave fronteiriço de Salamanca receberá um investimento de 3,7 milhões de euros. O local será musealizado, adaptado às mudanças climáticas e contará com um centro inovador de experiências turísticas em Siega Verde, com intervenções previstas até 2026.

Mais informações em https://tinyurl.com/mtrjf8ch

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação




 

Águeda celebra a magia do Natal com muita luz e animação

 O Maior Pai Natal do Mundo e o menor, as iluminações e a animação de rua fazem de Águeda um palco mágico com atividades entre 16 de novembro e 12 de janeiro

Águeda já está pronta para celebrar um dos períodos mais mágicos do ano. “O Águeda é Natal”, que transforma Águeda num verdadeiro conto de Natal, está pronto para receber os milhares de visitantes de todo o mundo, num evento que vai decorrer ao longo de 57 dias (de 16 de novembro a 12 de janeiro). As preparações estão espalhadas pela cidade, as ruas já exibem as suas decorações e as luzes de Natal vão ser acendidas no próximo sábado, dia 16 de novembro, numa cerimónia simbólica, às 18 horas, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
“A criatividade e a capacidade de surpreender não têm limites em Águeda, com as decorações, as muitas atrações e a programação que atraem milhares de pessoas de todo o mundo, que vêm até nós para ver as ruas mais bonitas do mundo e as iluminações que transmitem a magia dos dias felizes”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos e acolhedores guarda-chuvas são algumas das atrações do “Águeda é Natal” que promete iluminar de alegria e encanto a cidade até dia 12 de janeiro de 2025.
“Águeda já se posicionou no Inverno como um roteiro turístico obrigatório também nesta altura do ano, atraindo visitantes de várias latitudes, nacionais e internacionais”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, com o pelouro da cultura e turismo, que salientou ainda que este evento é uma “aposta estratégica do Município que, simultaneamente, promove o nosso território e dinamiza toda a cidade”.
O evento mais mágico do ano inicia no próximo sábado, dia 16 de novembro, às 16h30, com uma Parada de Natal, a que se seguirá o simbólico e sempre tão aguardado momento do acender das luzes, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
Este que já se tornou um dos ícones e atração do Natal em Águeda continuará a exibir a sua grandeza, conferida pelo Guiness Book of Records, com os cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s. A par deste, Águeda volta a apresentar, no Posto de Turismo (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas), a nano estrutura do artista Willard Wigan que criou um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio.

Boneco de neve gigante
Todos os anos, a decoração das ruas da cidade são diferentes e surpreendem a cada passo que se dá. Este ano, uma das grandes novidades é uma instalação em forma de boneco de neve gigante na alta da cidade, junto à Escola Secundária Marques de Castilho, com o tamanho do Pai Natal e que, “certamente, irá trazer mais visitantes a Águeda e a esta zona em particular”, continuou Edson Santos, salientando que esta aposta demonstra “um centro urbano amplo e dinâmico”.
“Com este evento promovemos o comércio, a restauração e hotelaria, assim como a circulação de visitantes e a dinamização de toda a cidade como zonas de fruição urbana”, frisou o Vice-Presidente da Câmara.
O Município continua a apostar no Mercadinho de Natal (com espaços para o artesanato) e diversos equipamentos de diversão infantil, que irão ter uma nova distribuição que permitirá uma melhor fruição do espaço pelos mais novos. Haverá ainda, como habitual, uma área de alimentação.

Programação cultural e apoio ao comércio
Durante todo o período do evento está previsto um vasto programa cultural e atividades para todos os gostos e públicos, nos equipamentos municipais (como a BMMA - Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o CAA - Centro de Artes de Águeda e a Incubadora Cultural de Águeda – InCA) e nas várias artérias da cidade, nomeadamente na Praça 1.º de Maio, no Parque de Alta Vila e ruas da cidade.
O salão de chá do Parque Municipal de Alta Vila vai exibir, entre 1 de dezembro e até 12 de janeiro, uma exposição de presépios, que poderá ser visitada às sextas-feiras (das 18 às 21 horas) e aos sábados e domingos (das 10 às 20 horas).
A programação envolve a parceria com vários grupos e coletividades do concelho, proporcionando atividades musicais (espetáculos e concertos intimistas), teatrais e outros espetáculos performativos (entre os quais circenses), workshops e oficinas (nomeadamente para confeção de doces tradicionais desta época natalícia) e ainda histórias contadas.
Destaque para as Jornadas Internacionais de Turismo, agendadas para os dias 21 e 22 de novembro, no CAA, que este ano terá como tema “Turismo: tudo sobre criar memórias” e que abordará diversas vertentes ligadas ao setor.
De entre a programação preparada destaque ainda para a atividade circense, com dois espetáculos de Rui Paixão, que traz o seu “Furo Lento”, nos dias 22 e 23 de novembro (antigo Instituto da Vinha e do Vinho, sempre às 18h30), assim como três espetáculos integrados no CIRCUSFEST e que irão decorrer no Centro de Artes de Águeda: “Desnuda” (13 de dezembro, às 21h30); “Rojo Estandár” (14 de dezembro, às 11 horas) e “Suspensión” (14 de dezembro, às 21h30).
A programação de Natal terminará, no dia 12 de janeiro, com uma uma corrida e caminhada de “Reis”, a partir das 9 horas, com partida do antigo IVV e que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marca e Corrida de Águeda.
De referir ainda que o Comboio Histórico do Vouga voltará a exibir toda a sua beleza e características únicas, numa autêntica viagem no tempo, percorrendo a única linha de via estreita em funcionamento no nosso país. Ao todo, estão previstas 7 viagens (já a iniciar a 16 de novembro) que incluem um programa de animação, uma mostra de produtos regionais e uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.
Toda a programação pode ser consultada em www.cm-agueda.pt/pages/1614.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “LIÇÕES DE TRANSPARÊNCIA” LEVA TRABALHOS DE 31 ARTISTAS AO NAC

 O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Lições de Transparência: Técnicas de Vidro Contemporâneo”, no dia 14 d novembro, pelas 17h00.

O Município da Marinha Grande, pretendendo contribuir para o estímulo e desenvolvimento do Vidro Contemporâneo, de modo a honrar a tradição vidreira desta cidade, convidou o CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, a coorganizar uma exposição coletiva de trabalhos desenvolvidos, em contexto de formação nas suas instalações da Marinha Grande.
Com curadoria de Vânia Colaço, esta exposição visa apresentar artistas e designers tanto consagrados quanto emergentes, cujo percurso académico e profissional tem passado pela Marinha Grande, na redescoberta do vidro como um material vivo.

A mostra apresenta obras de vidro contemporâneo da autoria de 31 artistas: Afonso Tordo, Ana Sanches, António Palmeira, Beatriz Cunha, Beatriz Moura, Catarina Bach, Daniel Castro Lobo, Daniel Sousa, Daniela Pinheiro, Elis Cravinho, Helena Freitas, Helena Valsecchi , Jeremy Pajeanc, Joana Silva, João Sotero, João Xará, Laura Oliveira, Liliana Araújo, Luís Oliveira, Magali  Marinho, Mário Lopes, Mayra Deberg, Norberto Jorge, Olga Mendes, Patricia Oliveira, Rute Rosas, Rute Saraiva, Samuel Reis, Thomaz Bondioli, Vítor Agostinho e Wilson Esperança.

A exposição fica patente até 31 de janeiro de 2025, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves inicia Ciclo de Jazz nas Adegas na Quinta João Clara ao Som de Latin Jazz e Smooth Jazz

 A primeira sessão do Jazz nas Adegas 2024-2025 está marcada para os dias 22 e 23 de novembro na Quinta João Clara, em Alcantarilha, e trará dois grandes espetáculos. No dia 22, às 21h00, o público poderá desfrutar da atuação de Luís Miguel Domingos Quarteto, e no dia 23, também às 21h00, será a vez do Hugo Alves Quartet, ambos associados à Orquestra de Jazz do Algarve (OJA).
O concerto de Luís Miguel Domingos Quarteto, oferece uma viagem musical cativante pelo universo do Latin Jazz, misturando os ritmos da bossa nova e outras influências latinas. O saxofonista Luís Domingos Miguel, acompanhado por músicos talentosos – Izaque Santos no contrabaixo, Rui Freitas na bateria e Vítor Guerreiro na guitarra –, promete momentos de improvisação e intensidade rítmica, transportando o público para as atmosferas vibrantes do Brasil e Caribe.
Já o Hugo Alves Quartet, sob a liderança do trompetista Hugo Alves, Diretor Artístico e Musical da OJA, apresenta um repertório de Smooth Jazz. Este concerto conta com interpretações de clássicos como SummertimeCantaloupe Island e Cold Duck Time, entre outros temas que marcaram a história do jazz. Acompanhado por Diogo Russo no piano, Izaque Santos no contrabaixo e Maximiliano Llanos na bateria, o quarteto promete uma noite de jazz sofisticado e intimista.
Os bilhetes, disponíveis a 20 euros, incluem o concerto, provas de vinhos do anfitrião, degustação de tapas de produtos locais, um voucher de visita ao Castelo e ao Museu Municipal de Arqueologia de Silves, e a oferta de uma garrafa de vinho. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma BOL e em diversos pontos de venda, como FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy.
Organizado pelo Município de Silves, o Jazz nas Adegas conta com a colaboração dos Produtores de Vinhos de Silves, o Agrupamento de Escolas Silves Sul e a Associação Barmen Algarve.
Descubra o charme dos Vinhos de Silves numa celebração de música, tradição e sabores inesquecíveis!
 
Este será o programa das restantes sessões da 8ª Edição do Jazz nas Adegas:
 
06.dez.24 21h00 | 07.dez.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Francês
Formação Artística: Funkynoise
 
10.jan.25 21h00 | 11.jan.25 17h00
Anfitrião: Quinta da Malaca
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
24.jan.25 21h00 | 25.jan.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Inês Pinto Machado Trio
 
21.fev.25 21h00 | 22.fev.25 21h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Rouge Manouche
 
07.mar.25 21h00 | 08.mar.25 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: Maximiliano Llanos Combo
 
21.mar.25 21h00 | 22.mar.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
04.abr.25 21h00 | 05.abr.25 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Pandeiro in Jazz
 
11.abr.25 21h00 | 12.abr.25 21h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Trio Trio com Nuno Carpinteiro
 
09.mai.25 21h00 | 10.mai.25 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: Swingtête & Paula Padilla
 
24.mai.25 17h00
Anfitrião: Quinta dos Sentidos
Formação Artística: Hollywood Trio
 
31.mai.25 17h00
Anfitrião: Castelo de Silves
Formação Artística: IO
 

 

Presidente da Câmara de Aveiro participou na Berlin Conference


O Presidente da Camara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, participou na vigésima edição da Berlin Conference, na capital alemã, um fórum de reflexão sobre o papel da cultura na Europa, realizado nos dias 7 e 8 de novembro. Tratou-se de um encontro histórico onde se debateu a necessidade de definir uma visão coletiva de futuro, ouvindo a experiência individual de decisores políticos e agentes artísticos de toda a Europa.

O encontro contou com intervenções de personalidades como José Manuel Durão Barroso (antigo Presidente da Comissão Europeia), Mariya Gabriel (antiga Comissaria Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude) e Hans-Gert Pöttering (antigo Presidente do Parlamento Europeu), entre muitos outros oradores, tendo diferentes painéis e tópicos de discussão, com o objetivo de traduzir ideias em políticas e compromissos específicos.
José Ribau Esteves, que esteve acompanhado pelo seu Assessor Cultural e Diretor do Teatro Aveirense José Pina, fez parte do painel "From Analysis to Action", que envolveu diversos decisores europeus, nomeadamente Presidentes de Câmara, com o objetivo de definir medidas, criar sinergias e encontrar oportunidades para estabelecer uma agenda conjunta.
Para Ribau Esteves, "arte e a cultura têm sido um laboratório essencial da sabedoria Europeia, pelo que é importante manter vivo o espírito progressista e humanista que nos tem guiado ao longo dos séculos, sabendo equilibrar experimentação, ousadia, abertura e ponderação".

O Presidente da CM Aveiro realçou "a importância de se aprofundar o trabalho da criação e promoção cultural na Europa, envolvendo os Cidadãos e assentando essa construção de Cultura numa relação íntima com a Identidade, a Democracia, a Sustentabilidade e a Tecnologia, como Aveiro tem feito na sua programação de Capital Portuguesa da Cultura 2024. O momento da Europa e do Mundo precisa ainda mais dessa soma mobilizadora”, concluiu.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | INVESTIMENTO SUPERIOR A 315 MIL EUROS EM PARQUE DE ESTACIONAMENTO NA ZONA INDUSTRIAL

 O Município da Marinha Grande está a executar o parque de estacionamento no terreno contíguo ao Centro Empresarial na Zona Industrial de Casal da Lebre, através de um investimento superior a 315.000 euros.
A área de intervenção tem cerca de 7.905m2 e serve, a norte, como estacionamento informal de veículos ligeiros e, a sul, como zona de passagem e de lazer dos utentes dos serviços localizados na proximidade.

A intervenção, em curso, foi adjudicada por 315.500€, acrescidos de IVA, e contempla a criação de um parque estacionamento (com lugares reservados a veículos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e a veículos eléctricos) e respetivos acessos viários e pedonais, acessíveis a todos os utilizadores, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O projeto define arranjos exteriores adequados ao local a requalificar, tornando a área de intervenção ordenada e funcional, acessível, segura, confortável e enquadrada, paisagisticamente, na sua envolvente; instalação de mobiliário urbano, que incentive a utilização do espaço pelos visitantes; e instalação de sinalização e de equipamentos de segurança.

Estão ainda a ser executadas a rede de drenagem pluvial e a rede de iluminação pública através da execução de infraestruturas subterrâneas com colunas de iluminação pública e armaduras, com adoção de medidas de eficiência energética.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE DISTINGUIDO POR BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DO DESPORTO

 O Município da Marinha Grande foi distinguido pelas boas práticas da Bandeira da Ética, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, numa cerimónia realizada no dia 6 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

A Câmara Municipal da Marinha Grande recebeu uma Menção Honrosa, entregue por José Lima, coordenador do Plano Nacional da Ética no Desporto, pela adoção de políticas públicas que promovem os valores éticos por via da prática desportiva.

A Bandeira da Ética é uma certificação de reconhecimento para clubes, escolas, municípios e outras organizações que promovem a ética e os valores no desporto. Anualmente, mais de 700 candidaturas são submetidas, das quais cerca de 400 recebem certificações.

As candidaturas vencedoras passaram por uma avaliação rigorosa realizada por um júri, que as premiou de acordo com os seguintes objetos de certificação: iniciativas, projetos, departamentos e entidades; e de acordo com os grupos: clubes e associações desportivas, municípios, escolas e outras entidades.

Na cerimónia, o Judo Clube da Marinha Grande foi também agraciado com a Bandeira de Prata, por ter conseguindo obter duas certificações consecutivas.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Palestra "Aromatic Compounds of Fresh Fruits and Olive Oil: Chromatography Applications" | ESAC | 14 novembro 2024, 14h00


14 de novembro | 14h00 às 16h00 | Sala C2.04. Compostos aromáticos de frutos frescos e azeite em foco na ESAC

"Aromatic Compounds of Fresh Fruits and Olive Oil: Chromatography Applications" é o tema da palestra “Erasmus Talks” a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, das 14h00 às 16h00, na sala C2.04.

A palestra é proferida pela professora Mehmet Ali Gündoğdu da Universidade de Canakkale Onsekiz Mart (Turquia), que se encontra em mobilidade Erasmus na ESAC e realiza-se no contexto da unidade curricular de Análise de Alimentos do Curso Técnico Superior Profissional de Controlo e Qualidade na Indústria Agroalimentar.

O acesso é livre.

*Isabel Silva

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE HOJE REUNIÃO ORDINÁRIA


Realiza-se hoje à tarde, 8 de Novembro, a partir das 15 horas, no edifício dos Paços do Concelho, a reunião ordinária da Câmara Municipal, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
AGENDA – REUNIÃO ORDINÁRIA DE 8 DE NOVEMBRO DE 2024
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Actas.
2.1 Acta da reunião ordinária de 11 de outubro de 2024.
2.2 Acta da reunião ordinária de 25 de outubro de 2024.
3. Proposta para a atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior – Ano Lectivo 2023/2024 – Apreciação e deliberação.
4. Proposta - Decreto-Lei n.º 57/2019, de 30 de abril - Transferência de competências dos municípios para os órgãos das freguesias ao abrigo do n.º 2 do artigo 38.º da Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto – Ano de 2025 – Apreciação e deliberação.
5. Minuta de Protocolo de Cooperação entre o Município de Castelo de Paiva e a URBE - Consultores Associados, Lda. – Programa Pessoas 2030, Aviso n.º PESSOAS-2024-21, da tipologia de operação 4034 – Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) - Apreciação e deliberação.
6. Reorganização das actividades do Plano de Ação do CLDS5G – Apreciação e deliberação.
7. 14.º Passeio Todo o Terreno TT – JRC Power – Emissão de parecer para a utilização de vias municipais – Apreciação e Deliberação.
8. Despachos proferidos em uso de competência delegada.

III
Intervenção do Público

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
Município de Castelo de Paiva

Entre 13 e 15 de novembro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media explora a interseção entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência

Especialistas internacionais como Brandon LaBelle (artista, escritor e teórico), Anna Dumitriu (artista premiada e pioneira na bioarte) e Ernst Karel (designer de som e investigador) vão estar em Portugal para participar na 2ª Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media sobre “New Sentient and Spectrums”, dedicada às intersecções entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência. Um evento organizado pelo CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes que se realiza entre 13 e 15 de novembro de 2024, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Com o tema central “New Sentient and Spectrums”, a conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media convida os participantes de todas as áreas a explorar a forma como as novas expressões artísticas impactam a nossa identidade coletiva e desafiam perceções estabelecidas. O conceito de “novo senciente” serve como fio condutor das “discussões”, oferecendo uma perspetiva inovadora sobre a consciência e a essência das práticas artísticas no contexto dos novos media, ampliando os limites da nossa perceção questionando os papéis da tecnologia na era pós-digital e pós-internet.

“A Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media representa uma oportunidade única para explorar as fronteiras da arte e da tecnologia, proporcionando um espaço de reflexão onde artistas e investigadores poderão questionar e ‘redefinir o nosso’ entendimento da consciência na era digital. Este evento promove a troca de ideias inovadoras, e inspira novas formas de expressão artística que têm o poder de transformar a nossa perceção e interação com o mundo”, indica Daniel Ribas, diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).

Durante três dias, investigadores, artistas, profissionais e estudantes terão a oportunidade de se reunir num espaço de diálogo e partilha de conhecimento. O evento representa um ponto de encontro único entre disciplinas e linguagens, onde é incentivada a troca de ideias inovadoras e o estímulo a novas formas de expressão artística.

Entre os oradores e artistas convidados destacam-se: Brandon LaBelle (Berlim): Artista, escritor e teórico cujo trabalho aborda temas como agência, comunidade e cultura pirata. Fundador da Errant Bodies Press, LaBelle é reconhecido por projectos como The Listening Biennial e livros como Acoustic Justice (2021), Sonic Agency (2018) e Acoustic Territories (2010, 2019); Anna Dumitriu (Reino Unido), Artista premiada e pioneira na bioarte e nas intersecções entre arte, biologia e tecnologia. O seu trabalho, presente em colecções como ZKM e Science Museum London, explora temas como doenças infecciosas e biologia sintética; e Ernst Karel (EUA), artista sonoro e designer de som em cinema, Karel é conhecido pelas suas instalações de som electroacústico e colaborações em projectos audiovisuais, apresentados em eventos como a Bienal de Whitney e o Sonic Acts. Actualmente, é afiliado do Center for Ethnographic Media Arts da University of Southern California.

A 2ª Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media sobre “New Sentient and Spectrums”, dedicada às intersecções entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência, é organizada pelo CITAR e realiza-se entre os dias 13 e 15 de novembro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.


*Fernanda Teixeira


Tindersticks apresentam o novo álbum em Aveiro

 Tindersticks apresentam o novo álbum em Aveiro
Data: 10 de novembro (domingo)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

Os Tindersticks atuam este domingo, 10 de novembro, às 21h30, no Teatro Aveirense. O concerto, integrado na programação Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, promete envolver o público com temas do novo álbum, Soft Tissue, e alguns dos clássicos mais marcantes da carreira dos britânicos.
A banda, em atividade há mais de 30 anos, é conhecida pela sua originalidade, tendo no seu repertório músicas que evocam a grande literatura, com melodias complexas e orquestrações melancólicas.
A sua sonoridade aproxima-se subtilmente do romantismo sombrio de Leonard Cohen, Ian Curtis, Scott Walker ou da pop obscura de Lee Hazlewood, tornando-os uma referência única.
Soft Tissue conta com a colaboração especial de Sidonie, filha de Stuart Staples, o vocalista da banda. A artista não só criou as peças em feltro para a capa do álbum, como também produziu as cerâmicas e as paisagens visuais para o videoclipe da música New World.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Trapos com História traz manhã de contos e histórias infantis à Biblioteca Municipal de Aveiro

 Trapos com História traz manhã de contos e histórias infantis à Biblioteca Municipal de Aveiro

Data: 9 de novembro de 2024 (sábado)
Hora: 11h00
Local: Biblioteca Municipal de Aveiro

No próximo sábado, 9 de novembro, às 11h00, a Biblioteca Municipal de Aveiro recebe Trapos com História, uma sessão de contos e histórias, onde uma boneca de trapos coloridos convida os mais novos a sentarem-se no seu vestido e a ouvirem as suas histórias. A entrada é livre.
Integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, esta atividade oferece uma experiência única, em que cada pedaço do vestido traz uma história escondida. Uma iniciativa para crianças a partir dos 3 anos – e onde os pais também estão convidados a participar.
Trapos com História está inserida no programa de participação Aveiro em Família, uma estratégia de serviço educativo da Capital Portuguesa da Cultura, destinada a todas as faixas etárias, e que tem como objetivo envolver as diversas gerações na fruição cultural e garantir a formação de públicos.
Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:https://aveiro2024.pt/pt/programa/

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Cantanhede | No dia 06 de novembro, quarta-feira. Joana Sobral apresentou o seu livro “Todos são capazes” em Febres

 
A autora do livro “Todos são capazes”, Joana Sobral, realizou duas sessões de leitura na biblioteca escolar da Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, em Febres, no dia 06 de novembro, quarta-feira.
A atividade contou com a participação de 36 alunos do 5º ano, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a obra e de dialogar com a autora.
A apresentação oficial do livro ocorreu no dia 12 de outubro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Durante as sessões, os alunos puderam questionar Joana Sobral sobre os conteúdos do livro e sobre diversos aspetos da sua trajetória como escritora, enriquecendo o encontro com as suas curiosidades e reflexões.
“Todos são capazes” é o primeiro livro de Joana Sobral e convida a refletir sobre a educação e como esta, por vezes, influencia os comportamentos de meninos e meninas desde a infância.
Joana Sobral nasceu em 1981, em Cantanhede, onde reside. É licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e possui o mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.





Marinha Grande | MUNICÍPIO INVESTE CERCA DE MEIO MILHÃO DE EUROS NO SANEAMENTO DAS TRUTAS

 O Município da Marinha Grande está a executar a fase 4 da rede de saneamento doméstico, no lugar das Trutas, no próximo mês de julho. A execução das empreitadas representa um investimento de cerca de meio milhão de euros.
A rede de saneamento doméstico das Trutas - Fase 4 foi adjudicada por 462.581,31€, acrescidos de IVA, e visa prolongar a infraestrutura de drenagem de águas residuais, estando projetada para vir a servir um total de 1611 habitantes. 
São contemplados os seguintes locais: 
Rua Pinheiro Grande; 
Bairro Novo das Trutas; 
Rua do Pedrógão Grande; 
Travessa do Pedrógão Grande; 
Rua Douro Litoral; Rua 43; 
Rua dos Oleiros; 
Rua Álvaro Cunhal; 
Rua 42; 
Rua de Porto Mós; 
Rua do Olho Ferrado; 
Travessa do Olho Ferrado; 
Rua 52; 
Rua do Pinhal às Trutas; 
Rua de Ansião; 
Rua da Marma - Instrumento Vidreiro.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO ACOLHE O ENCONTRO DE GRUPOS DE TEATRO SÉNIOR


De 14 a 17 de novembro, o Teatro Mascarenhas Gregório acolhe o Encontro de Grupos de Teatro Sénior. A iniciativa de entrada livre, é dinamizada pelo Município de Silves através dos vários Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho.
A atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.

Venha conhecer os nossos atores, a entrada é livre!

Conheça a programação:

» 14 de novembro | 21h00
Peça de teatro “Na cozinha da Vida Airada”, pelo grupo de São Marcos da Serra;
» 15 de novembro | 21h00
Peça de teatro “O Elixir da Juventude”, pelo grupo de Silves;
» 16 de novembro | 21h00
Peça de teatro “A Rua de Cima e a Rua de Baixo”, pelo grupo de Armação de Pêra;
»17 de novembro | 21h00
Peça de Teatro “O Baile da Pinha” pelo grupo de Tunes;
Apresentação do filme “Abril Sempre”, pelo grupo de Pêra.

O telefone 282 440 815 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico polos.educacao@cm-silves.pt são os contactos do setor de educação da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

 

 

Dias 12 e 13 de novembro | RUMO 2024 - Mostra de empregabilidade da Universidade Católica aproxima estudantes e empresas

Mostra de empregabilidade da Universidade Católica aproxima estudantes e empresas

Mais de 65 entidades nacionais e internacionais e duas sessões temáticas com especialistas em áreas emergentes e relevantes, como Inteligência Artificial e Sustentabilidade. Estes são os principais destaques do RUMO 2024, o evento anual de empregabilidade da Universidade Católica Portuguesa no Porto que se realiza sem interrupções – mesmo durante a pandemia, em formato online – e que completa agora 23 anos de uma jornada contínua de criação de oportunidades e de ligação entre finalistas e o mercado de trabalho. Este ano o evento realiza-se entre 12 e 13 de novembro na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Para a Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, “este encontro anual reforça o compromisso da Universidade Católica com a empregabilidade dos seus estudantes, proporcionando-lhes uma preparação prática e uma rede de contactos importante para a sua integração profissional. Este ano, com a participação de especialistas e empresas de destaque, o RUMO 2024 promete abrir portas e expandir horizontes para o futuro profissional dos nossos alunos.”

Entre sessões temáticas e conversas em stand, os alunos e alumni da universidade vão poder explorar diferentes oportunidades de carreira nas áreas da Gestão, Economia, Biotecnologia, Artes, Direito, Educação, Psicologia e Enfermagem. A edição de 2024 conta com 65 empresas, que estarão presentes em stands no campus da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Empresas de sectores diversos irão interagir diretamente com os estudantes, partilhando perspetivas sobre as suas necessidades e explorando possíveis colaborações e oportunidades de carreira. Entre as entidades participantes encontram-se nomes relevantes de diferentes áreas de atuação, enriquecendo a experiência de networking e permitindo aos estudantes uma visão ampla e atual do mercado de trabalho.

A estrutura do evento também apresenta evoluções face aos anos anteriores, com um número recorde de entidades e o foco em temas de grande atualidade, como a IA e a sustentabilidade. Esta atualização reflete a capacidade do RUMO de se adaptar às novas dinâmicas e necessidades do mercado, assegurando que os estudantes têm acesso a conhecimentos e experiências alinhados com as tendências e exigências atuais.

As entidades que vão marcar presença em stand são: Adecco Recursos Humanos; Banco de Portugal; Banco L.J. Carregosa; BNP Paribas; BPI; Caixa Geral de Depósitos; Central Lobão - Ferramentas Eléctricas S.A.; CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors; CMPH - Domus Social - Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, EM; COFCO International; Colep Consumer Products; Colquímica Adhesives; Continental Mabor; Corticeira Amorim; Cotesi; Crowe Portugal; Danone; Deloitte; EF Education First; Engel & Volkers; Exército Português; EY; Ferreira de Sá; FinTrU; Força Aérea; FORVIA; Forvis Mazars; Freudenberg Chemical Specialities; Grupo Eurofirms / Claire Joster; Grupo Salvador Caetano; Hitachi Solutions Portugal; Hôma; Hotel Infante Sagres; i-charging, mobilidade elétrica, S.A.; Infineon Technologies; Inova+ - Innovation Services, S.A; Instituto Diplomático - Ministério dos Negócios Estrangeiros; InterContinental Porto; Job Impulse; KPMG; KW SOMOS; Lactogal; LEROY MERLIN PORTUGAL; LGG Advisors; Living Tours; Lusíadas Saúde; NORS; ONIVERSE; Parfois; PwC; Rangel Logistics Solutions; Ryan Portugal; SBM Offshore; Schneider Electric Portugal; Sika Portugal; Skill&Reach; Sodexo; Sonae MC; Sonae Sierra; SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais; Teach For Portugal; Trans Italia; Valor T (Santa Casa da Misericórdia Lisboa); Voltalia Portugal, S.A.; Wall Street English.

Este ano o RUMO 2024 realiza-se entre 12 e 13 de novembro e é aberto a toda a comunidade. De referir que no dia 19 de novembro realiza-se o RUMO Especial Advocacia, um evento vocacionado para estudantes e antigos alunos de Direito.

Para mais informações e participação na sessão consultar:

*Fernanda Teixeira