domingo, 17 de novembro de 2024

Município de Cantanhede galardoado com prémio “BUPi RC 2024”

 
O Município de Cantanhede recebeu o prémio "BUPi RC 2024", na quinta-feira, 14 de novembro, no âmbito da celebração dos 10 anos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e da reflexão sobre o projeto BUPi (Balcão Único do Prédio).
Esta homenagem reconhece o empenho e a eficácia da equipa municipal de Cantanhede no cumprimento dos principais objetivos do projeto: o Ordenamento do Território, a Valorização de Recursos, a Identificação dos Proprietários e a Prevenção de Incêndios.
O “Encontro BUPi - Região de Coimbra”, que decorreu no auditório da Cerâmica Arganilense, em Arganil, teve como propósito promover uma análise abrangente sobre o projeto BUPi, explorando as suas dimensões de passado, presente e futuro. Reunindo um leque diversificado de intervenientes, o encontro visou fomentar uma visão holística e integrada sobre o impacto e o desenvolvimento do BUPi na região, refletindo sobre os seus desafios, conquistas e metas a longo prazo.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro do Urbanismo, Pedro Cardoso, congratulou-se pelo trabalho que está a ser desenvolvido “pela excelente equipa de técnicos habilitados do município que apoiam os cidadãos” e realçou “as vantagens do processo para os cidadãos, uma vez que os protege, permitindo-lhes garantir os seus direitos sobre os terrenos que lhes pertencem, tendo em conta que, ao contrário da ideia errada que por vezes passa, a inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para que os proprietários garantam a proteção do direito de propriedade”. Atualmente o BUPi de Cantanhede tem já georreferenciados cerca de 30% da totalidade das matrizes do Municipio, pretendendo chegar aos 50% no final de 2025.
O autarca aproveitou para lembrar a grande utilidade do BUPi para o Município e para as freguesias uma vez quesó é possível gerir bem o que se conhece bem”.
Este conhecimento dos limites e da titularidade das propriedades, ou seja, a base cadastral única e atualizada é fundamental para uma radiografia rigorosa que permite conhecer o território, no fundo uma ferramenta essencial para melhor poder planear, gerir e valorizar o território do concelho”, sublinhou.

O BUPi é uma plataforma que reúne informação sobre as propriedades e os seus proprietários, e onde estes podem, de forma gratuita, fazer a georreferenciação da sua propriedade e iniciar ou atualizar o registo dos seus terrenos. 
Através desta plataforma, os Municípios passam também a estar dotados de um sistema de informação cadastral capaz de os apoiar na forma como exercem as suas funções de gestão do território.
O BUPi é um exemplo de boas práticas e um processo centrado nos cidadãos e nas suas expectativas, que tem vindo a ganhar cada vez mais a confiança dos cidadãos”, concluiu Pedro Cardoso.
Para efetuar a respetiva georreferenciação/localização, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende realizar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, através de uma Ficheiro KML, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, aceder ao BUPi Online em www.bupi.gov.pt.
Já no caso de o proprietário não ter efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo, habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.
O BUPi Municipal de Cantanhede funciona no Pavilhão Os Marialvas, na Rua Luis de Camões, em Cantanhede e poderá contactar o balcão para agendamento prévio através dos seguintes contactos: 231012359, 964469179 ou ainda bupi@cm-cantanhede.pt .


Um blogger português na World Travel Market

 Olá Litoral,
Escrevo para partilhar uma pequena-grande conquista. A minha participação como orador na WTM - World Travel Market, a mais importante feira de turismo do planeta, foi um enorme sucesso. O feedback recebido foi incrível, pelo que valeu muito a pena ir até Londres partilhar a minha experiência como autor do Alma de Viajante. Obrigado pelo apoio!
A propósito de eventos, estarei em Aveiro nos próximos dias 29, 30 novembro e 1 de dezembro a participar no Exodus Aveiro Fest. É um evento a que nunca falho por adorar o espírito de partilha e humanidade que ali se vive. Quem puder aparecer não hesite, porque vale mesmo a pena.
(a organização criou um código de desconto para os leitores que ainda queiram comprar bilhetes para os dois dias; basta aceder a esta página e usar o cupão ALMADEVIAJANTE_EAF24)
De resto, a verdade é que não tenho destinos novos no blogue (o último foi a surpreendente cidade de Vitoria-Gasteiz, no País Basco). Mas voltarei ao contacto nos próximos dias para falar de uma cidade portuguesa que me está no coração. Prometo que vai valer a pena!
Dito isto, se me permite uma sugestão de destino para explorar, veja este artigo sobre o que fazer em Nápoles. É uma das cidades mais mal-amadas de Itália, mas confesso que adoro!
A terminar, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens - seja agora no Natal ou para as férias de 2025. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda e permite manter o blogue sem publicidade. Muito obrigado.

Reservar hotéis para as suas férias através deste link.
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros. Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
Alugar um carro na Discovercars (é o site que uso e recomendo).
Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes
P.S. Recebi dezenas e dezenas de sugestões de possíveis Mercados de Natal a visitar (não fazia ideia de que a temática era tão apreciada). Fica o meu agradecimento pelo carinho.

“Beautiful Men” conquista Prémio Cidade de Espinho no Festival CINANIMA


Já são conhecidos os vencedores da 48ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. A curta-metragem de animação “Beautiful Men”, do realizador belga Nicolas Keppens, foi a vencedora do Grande Prémio CINANIMA 2024 - Prémio Cidade de Espinho. Na competição Nacional, o Prémio António Gaio foi atribuído a “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. A gala de prémios que decorreu este sábado, no Centro Multimeios de Espinho, premiou ainda a longa-metragem “Memoir of a Snail”, do realizador australiano Adam Elliot.


O Grande Prémio CINANIMA 2024 – Curtas-Metragens | Prémio Cidade de Espinho foi atribuído a “Beautiful Men”, do realizador belga Nicolas Keppens, uma co-produção entre a Bélgica, França e os Países Baixos. O filme retrata a jornada de três irmãos carecas que viajam a Istambul em busca de um transplante capilar, explorando de forma humorística e sensível as inseguranças humanas. O júri destacou “a qualidade da animação, o ritmo dinâmico e a abordagem profundamente humana e divertida.”. Por sua vez, o Prémio Especial do Júri foi atribuído a “A Crab in the Pool”, dos realizadores canadienses Alexandra Myotte e Jean-Sébastien Hamel, uma obra que se evidenciou “pela sua originalidade e sensibilidade ao mostrar o complexo processo de luto”. A curta-metragem "Zarko, You Will Spoil the Child!", que homenageia as memórias familiares na Croácia dos anos 80, obteve uma distinção. 

Na competição Internacional de Longas-Metragens o vencedor foi o australiano Adam Elliot com o seu filme “Memoir of a Snail”. A história de vida de uma estranha que encontra a sua confiança e o seu lado positivo no meio da confusão da vida quotidiana levou o júri a relevar a sua “magnífica e complexa narrativa, com personagens interessantes e uma história comovente que nos fez rir e chorar”. “Flow”, de Gints Zilbalodis, não deixou o júri indiferente e levou uma Menção Honrosa “pela ousadia de realizar uma longa-metragem com linguagem não-verbal”. O filme aborda a história de um gato que procura refúgio, num barco, com outros animais, num mundo onde a raça humana parece ter desaparecido. 
Ainda na competição internacional, mas na categoria de estudantes, o prémio principal foi atribuído a "Unrecognized Character Detected", da chinesa Song Ye, uma obra que mistura ficção científica e filosofia. Para o júri, a obra diferenciou-se pelas “ideias novas e originais, que são apresentadas com uma leveza que não prejudica a sua profundidade. A abordagem lúdica do filme, porém cuidadosa na construção do mundo, imediatamente capturou a nossa atenção”. Já “Dragfox”, da britânica Lisa Ott, levou a Menção Honrosa. A obra que combina a animação com o género musical convenceu pela sua “abordagem ao tema da autodescoberta” de forma “calorosa e convidativa, utilizando a dança e a música para irradiar a alegria e a diversão”. 
Quanto à competição entre filmes portugueses, o Prémio António Gaio foi para “Percebes” das realizadoras Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. O filme, que também já tinha conquistado o Prémio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cinema de Animação de Annecy, tem o Algarve urbano como cenário, e segue o ciclo completo da vida de um molusco especial chamado Percebes. “O que nos chamou a atenção neste filme foi a sensibilidade com que foi contado. A história é narrada através dos olhos de quem é do Algarve e isso torna a mensagem mais única. Tudo isto está feito com uma técnica incrível com planos muito elaborados e dinâmicos e um estilo muito pessoal e envolvente”, emite o júri, em nota. A curta-metragem “Percebes” arrecadou ainda o Prémio do Público. 


A lista de vencedores do CINANIMA de 2024 inclui ainda duas outras distinções, todas para realizadores jovens. Esses prémios foram para: “Pelas Costuras” de Adriana Andrade, Luana Rodrigues e Daniela Tietzen, que ganharam o Prémio Jovem Cineasta Português (mais de 18 até 30 anos) e “Nunca Pares De Cantar”, da Associação de Ludotecas do Porto – Anilupa, EB de Fernão de Magalhães, que ganhou o Prémio Jovem Cineasta Português (até aos 18 anos). 


Para Henrique Neves, enquanto diretor do CINANIMA e presidente da Cooperativa Nascente, que desde 1976 promove assim aquele que é o festival de cinema mais antigo do país, em atividade, e o terceiro de animação com mais longevidade no mundo, fica demonstrado que o “CINANIMA se reafirmou como um evento incontornável no panorama da animação internacional e como um espaço privilegiado para a promoção do cinema de animação, da criatividade e da formação. Ao celebrar o seu 48º ano, o Festival destacou-se não só pela excelência das obras exibidas, mas também pela amplitude das suas atividades e iniciativas paralelas, que consolidam o seu papel como referência cultural e também educativa”. 


Entre os momentos mais marcantes, Henrique Neves sublinha o programa Cinanima nas Universidades, que este ano contou com a colaboração de 18 instituições do ensino superior, bem como o as 10 masterclasses orientadas por figuras de renome internacional. Estas atividades reforçam a missão do CINANIMA de aproximar os profissionais dos estudantes e do público da arte. Outro ponto alto foi a antestreia do filme "E Se Um Dia a Liberdade…", uma obra colaborativa que envolveu alunos e professores de cinco escolas dos concelhos de Espinho e Ovar, num processo criativo que se estendeu por 12 meses".   
A 48ª edição do CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que começou a 8 de novembro, teve um total 113 filmes em competição. Com a distinção do Grande Prémio CINANIMA 2024 - Prémio Cidade de Espinho a ser atribuída ao filme ‘Beautiful Men”, de Nicolas Keppens, que passa assim a integrar a corrida ao Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na categoria de melhor curta-metragem de animação.  

Competição Internacional Curtas-metragens 


Grande Prémio CINANIMA 2024 Prémio Cidade de Espinho 
Beautiful Men, de Nicolas Keppens (Bélgica, França, Países Baixos) 
Nota do júri: Pelo ritmo, qualidade da animação, humor e toque humano.  


- Prémio Especial do Júri 
A Crab in the Pool, de Alexandra Myotte e Jean-Sébastien Hamel (Canadá) 
Nota do júri: Pela sua originalidade e sensibilidade em mostrar o processo complexo do luto. 


- Distinção Curta-metragens 
Zarko, you will spoil the child!, de Veljko Popovic e Milivoj Popovic (Croácia) 
Nota do júri: Por todo o seu humor familiar, sensibilidade e ritmo. 

- Prémio Melhor Sonoplastia 
Entropic Memory, de Nicolas Brault (Canadá) 
Nota do júri: O som visceral imprime um significado totalmente novo para as imagens de decadência. 


- Prémio Melhor Filme Experimental 
See the Sun Rise in the Moon, de Charles Nogier (França) 
Nota do júri: Pelo seu visual original e pela utilização da luz para criar uma atmosfera assombrosa. 


- Prémio Melhor Documentário Animado 
I died in Irpin, de Anastasiia Falileieva (República Checa) 
Nota do júri: Pela representação da realidade complexa e multifacetada da guerra. 


- Prémio Melhor Argumento 
A Crab in the Pool, de Alexandra Myotte e Jean-Sébastien Hamel (Canadá) 
Nota do júri: Pela viagem através do labirinto de motivos, que nos leva a um final inesperadoe pungente.

 
- Prémio do Público 
Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves (Portugal) 


Competição Internacional Longas-metragens 


- Grande Prémio CINANIMA 2024 – Longas-metragens 
Memoir of a Snail, de Adam Elliot (Austrália) 
Nota do júri: Pela magnífica e complexa narrativa, com personagens interessantes e uma história comovente que nos fez rir e chorar. 


- Menção Honrosa Longas-metragens 
Flow, de Gints Zilbalodis (Letónia, Bélgica, França) 
Nota do júri: Pela ousadia de realizar uma longa-metragem com linguagem não-verbal, com uma riqueza em termos de som atmosférico e visuais, que reflete uma metáfora sobre as relações e a tolerância face a uma catástrofe iminente.  


Competição Internacional Obras de Estudante 


- Grande Prémio CINANIMA 2024 Obra de Estudantes – Prémio Gaston Roch 
Unrecognized Character Detected, de Song Ye (China) 
Nota do júri: O nível de habilidade e narrativa dos filmes de estudante deste ano foi muito alto. Muitos dos filmes selecionados podiam ter sido os vencedores. “Unrecognized Character Detected” foi o filme que nos uniu enquanto júri. É uma jornada surreal com elementos visuais incríveis. O filme de Song Ye é diferente da maioria dos filmes de estudantes, tanto no estilo como na narrativa. As ideias novas e originais são apresentadas com uma leveza que não prejudica a sua profundidade. A abordagem lúdica do filme, porém cuidadosa na construção do mundo, imediatamente capturou a nossa atenção.   


- Menção honrosa 
Dragfox, de Lisa Ott (Reino Unido) 
Nota do júri: Também queremos mencionar o “Dragfox”, uma doce procura de identidade que se tornou musical com uma mensagem poderosa. Lisa Ott explora habilmente as diferentes facetas da identidade sem ser didática. A forma híbrida do filme, combinando perfeitamente a animação com o gênero musical, parece fácil e cativante. A sua abordagem ao tema da autodescoberta é calorosa e convidativa, utilizando a dança e a música para irradiar a alegria e a diversão. 


Competição Nacional 


- Prémio António Gaio 
Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves 
Nota do Júri: O que nos chamou a atenção neste filme foi a sensibilidade com que foi contado. A história é narrada através dos olhos de quem é do Algarve e isso torna a mensagem mais única. Tudo isto está feito com uma técnica incrível com planos muito elaborados e dinâmicos e um estilo muito pessoal e envolvente. 


- Prémio Jovem Cineasta Português (Até aos 18 anos) 
Nunca Pares De Cantar, da Associação de Ludotecas do Porto – Anilupa, EB de Fernão de Magalhães 
Nota do júri: Este filme cativou-nos por ter a essência de uma criança presente em todas as partes do filme como a cor, as personagens e os traços. É uma história simples, mas com uma mensagem muito bonita e motivadora para as crianças.  


- Prémio Jovem Cineasta Português (Mais de 18 anos até 30 anos) 
Pelas Costuras, de Adriana Andrade, Luana Rodrigues e Daniela Tietzen 
Nota do júri: Uma lufada de ar fresco onde é contada uma história difícil através de um estilo muito próprio e único. O resultado é um filme muito bem executado e uma aparência visual muito original 


- Menção Honrosa 
Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira (Portugal, Alemanha) 
Nota do júri: Foi extremamente difícil escolher um vencedor e este filme cativou-nos muito. Decidimos, por isso, atribuir a menção honrosa pela forma como esta história foi contada. Através de uma narrativa emotiva, o filme conseguiu falar de um tema tão difícil.  Na nossa opinião uma das partes mais bonitas do filme foi a forma como conseguiram criar uma ligação entre o que a história diz e o que vemos no ecrã.