sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Coimbra | 17 de outubro | 10h às 17h | ESAC – Campo piloto do projeto AgriFlex. Robótica em produção hortícola na ESAC


No âmbito dos projetos Farm4Future e AgriFlex, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 17 de outubro, das 10h às 17h, um dia aberto para a realização de uma ação de formação e demonstração de robotização na produção hortícola.

O programa contempla a demonstração de robots da Naïo Technologies, bem como a apresentação dos resultados preliminares da produção agrícola agrivoltaica realizada no contexto do projeto AgriFlex.

A inscrição neste dia aberto é gratuita, mas obrigatória, em https://bit.ly/RoboticaemProducaoHorticola_ESAC. A participação está limitada a um máximo de 20 pessoas. Realizar-se-ão futuras sessões de demonstração em função do número de inscrições.

*Isabel Silva

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE HOJE REUNIÃO ORDINÁRIA


Realiza-se hoje à tarde, 11 de Outubro, a partir das 15 horas, no edifício dos Paços do Concelho, a reunião ordinária da Câmara Municipal, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

AGENDA – REUNIÃO ORDINÁRIA DE 11 DE OUTUBRO DE 2024
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da Reunião Ordinária de 27 de Setembro de 2024.
3. Obras Municipais.
3.1 Arranjo Urbanístico da Rua Strecht Vasconcelos, Rua Dr. João Salema e Arruamentos envolventes – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
3.2 Pavimentação de Arruamentos no Concelho de Castelo de Paiva - Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
3.3 Proc. 96/2024 – Obras de ligação dos sistemas de águas residuais de S. Gens e estação elevatória – Santa Maria de Sardoura - Erros e omissões do projeto – Ratificação de despacho.
4. Subsídios e apoios a diversas entidades.
4.1 Proposta de atribuição de subsídio à ADEP – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva - XXV Edição da Feira do Século XIX– Apreciação e deliberação.
4.2 Proposta de atribuição de subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva – Apreciação e deliberação.
4.3 Proposta de atribuição de subsídios anuais às Associações desportivas, culturais e recreativas do concelho – 2024 – Apreciação e deliberação.
5. Mapa dos turnos das Farmácias do concelho de Castelo de Paiva para o ano de 2025 – Emissão de parecer – Apreciação e deliberação.
6. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Cantanhede | Assembleia da República recomenda reabertura de urgência básica no Hospital Arcebispo João Crisóstomo

 
O Diário da República publicou em 7 de setembro uma resolução da Assembleia da República a recomendar ao Governo “a reabertura do serviço de urgência básica no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, com funcionamento diário e horário alargado, das 08:00 às 00:00”.
O texto da resolução recomenda ainda que o Ministério da Saúde “atualize a página eletrónica na Internet do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, incluindo na mesma informação detalhada sobre os serviços prestados, tempos de espera, exames disponíveis, horários de visita e atendimento, bem como a nova informação relativa ao serviço de urgência básica a ser implementado”.

A reabertura da urgência básica nesta unidade hospitalar tem sido uma antiga reivindicação da líder do executivo camarário cantanhedense, Helena Teodósio, desde que tomou posse, em 2017, e mais insistentemente a partir de 25 de março de 2020, aquando do encerramento da Consulta Aberta que funcionava no Hospital do Arcebispo João Crisóstomo com os profissionais do Centro de Saúde de Cantanhede, o que deixou os doentes com episódios agudos sem assistência médica atempada.
Nessa altura, gerou-se um movimento que mobilizou todas as forças políticas a nível local e várias entidades a reclamar a criação de um serviço capacitado para dar resposta a essas situações, o que na perspetiva da presidente da Câmara Municipal deveria passar pela criação de uma urgência básica. A resolução agora aprovada pela Assembleia da República é na prática a síntese de duas outras apresentadas em junho deste ano, uma pelo Chega, outra pelo Livre, ambas aprovadas sem votos contra.
Helena Teodósio enviou entretanto à Ministra da Saúde uma carta em que reitera nunca ter considerado a Consulta Aberta como a solução adequada para as situações que requerem cuidados urgentes e emergentes, mas admitia que os Centros de Atendimento Clínico que o atual Governo preconiza para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica como “um grande avanço no sentido daquilo que a Câmara Municipal de Cantanhede tem reivindicado reiteradamente para o Hospital Arcebispo João Crisóstomo”.



Portalegre | 33 dão sangue em Arronches

 A primeira colheita outonal 2024, levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), concretizou-se na raiana vila circundada pelo rio Caia. A sede do Rancho Folclórico de Arronches, sita nos amplos celeiros, viu-se alegremente invadida por 33 voluntários, dos quais 13 do sexo feminino. No local marcou presença a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE, responsável pela parte técnica.

Uma brigada bastante rentável, já que foram 33 as unidades de sangue total emergidas de Arronches e tendo como destinatários indivíduos delas necessitadas por razões de saúde.

Entre os dadores, diga-se que dois homens e uma mulher o fizeram pela primeira vez na vida. Por sua vez o Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais uma inscrição.

O almoço convívio, servido no final aos participantes, contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches.


Vale de Cavalos a 12 de outubro

As colheitas da ADBSP acontecem aos sábados de manhã. A 12 de outubro temos mais uma brigada prevista, desta feita na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, Alegrete.

19 de outubro ADBSP com Assembleia Geral

Fica a informação de que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre vai proximamente eleger os seus órgãos sociais para o triénio 2025 / 2027. A Assembleia Geral decorre pelas 17:00 horas do sábado 19 de outubro, na sala de conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, Portalegre.

Consulte: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

*José Rui Marmelo Rabaça

Universidade de Coimbra | Estudo da Science revela crise preocupante de dispersão de sementes na Europa

 
Um estudo, liderado por investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e publicado hoje na prestigiada revista Science, revela que a Europa está a atravessar uma preocupante crise de dispersão de sementes.
Os resultados desta investigação mostram que um terço das 398 espécies de animais que dispersam sementes ou está já ameaçado de extinção ou as suas populações estão em declínio e poderão vir a enfrentar risco de extinção num futuro próximo. Por outro lado, pelo menos 190 espécies de plantas selvagens na Europa têm a maioria dos seus dispersores conhecidos ameaçados ou em declínio.
«Este estudo demonstra claramente que existe uma crise de dispersão de sementes em todos os biomas europeus. Por outro lado, evidencia ainda que apenas conhecemos os dispersores de 26% das espécies de plantas que produzem frutos carnudos da Europa, pelo que é urgente conhecer melhor quais os animais que podem ajudar as plantas selvagens a escapar das rápidas alterações climáticas e da desertificação, principalmente no Sul da Europa», alerta Sara Mendes, investigadora do CFE e primeira autora do estudo.
Por sua vez, Rúben Heleno, professor do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC e coautor deste estudo, considera que «é necessário investira mais na investigação e na conservação do serviço de dispersão de sementes na Europa e no mundo, já que este serviço é fundamental para garantir um funcionamento sustentável e a resiliência das florestas.
As plantas não se movem e por isso dependem dos serviços dos animais que se alimentam dos seus frutos para levar as suas sementes para novos locais onde possam crescer. Proteger os animais selvagens que prestam este serviço, beneficiará não só os próprios animais, como também as plantas e todo o ecossistema, do qual depende em última análise a economia e a nossa própria qualidade de vida
», nota o também investigador do CFE.

«Este serviço é essencial para recuperar áreas perturbadas, por exemplo por incêndios florestais, cheias ou atividades humanas, especialmente em paisagens muito fragmentadas por vias de comunicação, cidades e vilas, como as que dominam a Europa. Além disso, no atual cenário de alterações climáticas, os animais que se alimentam de frutos são essenciais para ajudar as plantas a acompanhar as alterações do clima, mudando-se para locais com condições mais favoráveis», concluem os especialistas.

A investigação reuniu informação de cerca de dois mil artigos, publicados entre 1660 e 2023, em 27 línguas e de 38 países, para identificar quais os animais que prestam este serviço de dispersão de sementes na Europa e qual o seu estado de conservação. A compilação desta informação demorou mais de três anos e resultou na maior rede de dispersão de sementes do mundo, e a primeira a reunir informação de um continente inteiro.

O artigo científico “Evidence of a European seed dispersal crisis” está disponível aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia