terça-feira, 15 de outubro de 2024

Manteigas | IMAGINATURE CELEBRA 10.º ANIVERSÁRIO COM NOVA IDENTIDADE VISUAL E TEMA “AS ESTAÇÕES DA PAISAGEM”


Manteigas, 15 de outubro de 2024. O IMAGINATURE - Festival de Fotografia de Paisagem celebra este ano o seu 10.º aniversário com uma nova identidade visual. A edição de 2024, que vai ter lugar nos dias 16 e 17 de novembro, em Manteigas, no coração da Serra da Estrela, promete duas jornadas dedicadas à arte da fotografia de paisagem, inspirada na ligação profunda entre a natureza e a imaginação.
“O Município de Manteigas orgulha-se de ter promovido, ao longo de uma década, um festival que se afirma como um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da natureza, tanto a nível nacional como internacional”, afirma Flávio Massano, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas. “O IMAGINATURE não só divulga a riqueza natural da Serra da Estrela como também posiciona Manteigas como um destino de excelência para a fotografia e o turismo sustentável. Este 10.º aniversário é um momento marcante para nós e para todos os que têm contribuído para o sucesso contínuo do festival.”
Para assinalar esta importante data, o festival estreia uma nova imagem, desenhada pelo Sandra Pinho Creative Studio em parceria com a Ana Melo Design & Strategy. O novo logotipo e grafismo vêm reforçar os conceitos que definem o IMAGINATURE: natureza, fotografia e imaginação. A imagem é uma afirmação dos valores centrais do festival - profissionalismo, carácter, criatividade e singularidade -, refletindo a maturidade e prestígio alcançados ao longo da última década.
“O IMAGINATURE sempre se destacou por proporcionar um espaço de encontro e partilha entre fotógrafos, entusiastas e profissionais do setor. Este décimo aniversário simboliza a nossa evolução e afirmação como um festival de referência, tanto para Portugal como para o estrangeiro”, sublinha o fotógrafo Miguel Serra, diretor do festival. “A nova identidade visual, que apresentamos este ano, celebra a nossa trajetória e reforça a nossa missão de valorizar e promover a fotografia de paisagem.”
A edição deste ano terá como fio condutor o tema “As Estações da Paisagem”, explorando a forma como as estações do ano influenciam e transformam a paisagem natural. Tal como nos anos anteriores, o programa inclui demonstrações de equipamento fotográfico, passeios fotográficos, ciclos de apresentações, jantar convívio e ainda o prestigiado Concurso de Fotografia de Manteigas - IMAGINATURE, Fotógrafo de Paisagem do Ano, que já vai na sua XXXVIII edição, sendo o mais antigo concurso de fotografia de paisagem e natureza em Portugal. Ainda nesta edição estará patente a exposição de fotografia da autoria de Miguel Serra, “Covão da Ametade: As Quatro Estações”, que ficará patente na Sala de Exposições de Manteigas até 30 de novembro.
O evento contará com a presença de oradores de renome no mundo da fotografia de natureza, incluindo os fotógrafos portugueses António Sá, Luís Quinta, Mário Cunha, Miguel Serra, Nuno Cabrita e Tânia Araújo, para além de nomes do Reino Unido como Lizzie Shepherd e Matt Oliver, que irão partilhar as suas experiências e projetos, proporcionando momentos de inspiração e aprendizagem aos participantes.

Luís Afonso, programador do festival, destaca: “A escolha do tema ‘As Estações da Paisagem’ foi pensada para evidenciar a beleza e a complexidade das mudanças sazonais, que oferecem uma paleta infinita de cores e formas a quem se dedica à arte da fotografia de paisagem. Pretendemos desafiar os fotógrafos a captarem essas transições únicas e a refletirem sobre a sua influência no ambiente natural.”

Para mais informações sobre o festival e detalhes sobre o programa, visite https://imaginature.cm-manteigas.pt

 *Câmara Municipal de Manteigas

Para assistir online a 17 de outubro, às 17h00, Hospitais Verdes: Inovações Sustentáveis e Economia Circular na Gestão Hospitalar


Montse Vigueras, especialista internacional na implementação de projetos de sustentabilidade e economia circular, é a próxima oradora da Católica Nursing Talk sobre “Evidências na Prestação de Cuidados a Pessoas com Diabetes e Afeções dos Pés”. Um dos temas a abordar será, por exemplo, a implementação de práticas como a utilização de têxteis reutilizáveis. Organizada pela Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Daylife, este evento online realiza-se a 17 de outubro, às 17 hora
Montse Vigueras partilhará a sua vasta experiência, adquirida ao longo de vários projetos realizados em diversos países, sobre como as práticas sustentáveis que podem ser aplicadas ao setor hospitalar, ajudando a promover a eficiência e a responsabilidade ambiental. O foco da sessão será a implementação de práticas como a utilização de têxteis reutilizáveis, que não só reduzem significativamente a produção de resíduos hospitalares, mas também melhoram a segurança em ambientes críticos e otimizam os recursos disponíveis. Esta abordagem é uma componente vital para hospitais que procuram adotar práticas mais responsáveis, económicas e amigas do ambiente.

A Católica Nursing Talk sobre “Hospitais Verdes: Inovações Sustentáveis e Economia Circular na Gestão Hospitalar”, realiza-se em formato online. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.


*Fernanda Teixeira

 

Bilhete Postal - "OS PORTUGUESES CONFIAM NA IMPRENSA"

 

Independentemente de opções partidárias e em respeito pelo espírito de jornalista de análise de factos, será de comum interpretação que foram finalmente assumidas as há muito adiadas (e boas) intenções de olhar para a crise e a realidade da comunicação social.

O ministro da tutela Pedro Duarte disse no início deste mês de outubro num encontro com uma centena de jornais em Oliveira de Azeméis, promovido pela ANIR, associação do setor, que o estado tem que investir na comunicação social como garante da democracia. Sem interferir nos conteúdos que são publicados.

No plano há dias apresentado estão contemplados jornalistas e empresas. Desde as 400 mil assinaturas digitais comparticipadas, à duplicação da contribuição no custo de expedição dos jornais impressos regionais. Permitindo, desta forma, melhores preços de assinatura. Assim, mais cidadãos podem ter acesso à informação local.

Nas redes sociais há muita (des)informação de borla. Pagar para quê, então? O aumento da credibilidade na informação tradicional tem que fazer a diferença para quem quer ler uma informação séria e confiável.

No estudo da Reuters deste ano, Portugal ocupa no mundo um honroso sexto lugar na confiança dos cidadãos na imprensa. Encontrando-se à frente de países como Alemanha, Brasil, Japão, Espanha e França. 

Mais um motivo para o país investir na imprensa séria. Mantendo e aumentando esta confiança. O que também representa uma responsabilidade acrescida para jornalistas e editores. Sem jornais respeitados fica diminuída a confiança na democracia. Uma e outra andam a par.

*Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional.

Destaque
O estado tem que investir na comunicação social como garante da democracia”

Universidade de Coimbra organiza fórum em Abu Dhabi sobre o papel da robótica no futuro da qualidade de vida das pessoas

 
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra integra a organização do fórum “Robots for a Better Tomorrow: Wellbeing Through Advanced Technology”, inserido na “International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS 2024)”, a decorrer em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, até sexta-feira, dia 18 de outubro.
Paulo Menezes, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e investigador no ISR, além de membro da organização, vai também moderar este fórum sobre o papel da robótica na qualidade de vida.
A IROS é uma das maiores e mais importantes conferências de investigação em robótica do mundo, atraindo investigadores, académicos e profissionais da indústria de todo o mundo. Fundada em 1988, a IROS fornece uma plataforma para a comunidade internacional de robótica trocar conhecimentos e ideias sobre os últimos avanços nesta área.
Robótica para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema da edição deste ano, que se foca em destacar o papel da robótica na consecução de metas de sustentabilidade. A IROS 2024 conta com mais de 4 mil inscritos e um conjunto distinto de oradores em áreas que vão desde a robótica humanoide, à ética, passando pela utilização da robótica na medicina.
Esta conferência tem como objetivo destacar investigadores emergentes e profissionais, que apresentam as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável através de palestras plenárias, workshops, sessões técnicas, competições e fóruns interativos.

Para mais informações consultar o site da IROS 2024.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Município de Alvaiázere Lança Bootcamp de Aceleração para Projetos de Turismo e Produtos Endógenos


O Município de Alvaiázere irá promover, nos dias 20 e 21 de novembro, um Bootcamp de Aceleração, destinado a apoiar o desenvolvimento de projetos e ideias nos setores do Turismo e Produtos Endógenos.

Esta iniciativa, que será realizada na Plataforma Empresarial Alvaiázere+, visa capacitar empreendedores locais com formação intensiva, mentoria e oportunidades de networking, com o objetivo de transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis e competitivos.
O Bootcamp surge como parte da estratégia da autarquia para impulsionar o empreendedorismo e valorizar os recursos endógenos da região, promovendo o turismo sustentável e reforçando a identidade regional. Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a um programa intensivo com base na metodologia “StartUp Academy Plan”, que inclui sessões de formação e workshops práticos. Cada projeto será acompanhado por mentores especializados, que fornecerão apoio personalizado aos empreendedores, orientando-os no desenvolvimento dos seus negócios e ajudando-os a enfrentar os desafios do mercado.

Esta iniciativa é aberta a empreendedores com projetos em diversas áreas do turismo, incluindo Turismo Rural, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo Gastronómico, Enoturismo, Turismo de Saúde e Produtos Endógenos. O Bootcamp proporcionará ainda um ambiente propício ao networking, permitindo aos participantes estabelecer contactos com outros empreendedores, especialistas do setor e potenciais investidores, criando oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas.

No dia 5 de dezembro, os participantes terão a oportunidade de apresentar publicamente os seus projetos numa sessão de pitch, que contará com a presença de empresas, investidores e a comunidade local. Este evento será uma oportunidade valiosa para os empreendedores exporem as suas ideias e angariarem potenciais apoios financeiros, enquanto interagem com a comunidade local.

As inscrições para o Bootcamp de Aceleração estão abertas até ao dia 11 de novembro. A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas disponíveis. Os interessados poderão inscrever-se através do formulário disponível no site e redes sociais do Município de Alvaiázere.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, “Este Bootcamp representa um marco importante na nossa estratégia de desenvolvimento local. Queremos capacitar os nossos empreendedores, oferecendo-lhes as ferramentas e o apoio necessário para que possam transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e de sucesso, promovendo o que de melhor a nossa região tem para oferecer.”

O Município de Alvaiázere tem vindo a adotar uma visão estratégica de desenvolvimento sustentável, investindo na valorização dos seus recursos endógenos e no incentivo ao empreendedorismo local. O Município tem como missão fomentar a inovação e o crescimento económico, criando oportunidades para os munícipes e promovendo o desenvolvimento económico da região.

Para informações adicionais consultar

Celebração destaca 20 anos de aprendizagem. Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede inicia ano letivo e celebra 20.º aniversário

 
A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC) iniciou ontem, 14 de outubro, o arranque letivo 2024/2025 e comemorou o seu 20.º aniversário com um almoço de convívio e com uma exposição que mostra duas décadas de conhecimento e aprendizagem.
A receção aos alunos contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente, Pedro Cardoso, que tem o pelouro da Educação.
A autarca manifestou satisfação com este projeto, em vigor desde 2005, que tem alcançado grande sucesso, evidenciado pelo aumento significativo do número de inscritos.
A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede não se cinge apenas à transmissão de conhecimento. Este projeto cria um espaço de partilha de experiências e convívio entre os participantes, permitindo-lhes aprender em áreas que, ao longo da vida, não tiveram a oportunidade de se dedicar”, afirmou Helena Teodósio.
A presidente aproveitou a ocasião para apelar aos participantes que sugerissem áreas a serem exploradas na Universidade, a fim de garantir que o projeto vá ao encontro das necessidades e interesses.
Orientado por uma equipa da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede, este projeto dirige-se a quem deseja adquirir novas competências em várias áreas do saber, onde não há avaliação, mas apenas enriquecimento pessoal.
A aprendizagem é um processo inacabado, e que deve acontecer ao longo de toda a vida. Por isso foram 20 anos a ir ao encontro das expectativas e interesses de tanta gente que encontra aqui uma oportunidade de actividade intelectual, física e social, onde o acesso ao saber e a cultura, se conjuga também com a partilha de saberes e conhecimentos adquiridos por vivências pessoais, convívio e o lazer”, sublinhou o vice-presidente.
A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede tem como objetivo contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do público-alvo (população sénior e adultos em geral), proporcionando-lhes a oportunidade de tirar partido da sua disponibilidade para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, físicas e artísticas.
A edição deste ano da UTLCC disponibilizará aos alunos um conjunto de disciplinas – Inglês 1 (iniciação), Inglês 2 (continuação), Inglês 2 (intermédio), História e Arqueologia, Tagarelices, Segurança Alimentar, Coro, Natação, Saúde à Mesa, Literatura Portuguesa, Arte com Vida, Mindfulness e Gestão Emocional e Clube de Ambiente, Ecologia e Sustentabilidades (CAES).




Programa Regional do Centro: 11 milhões de euros de fundos europeus para apoiar produtos turísticos


O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu um concurso, com uma dotação de 11 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar produtos turísticos de base intermunicipal. Neste concurso, dirigido às Comunidades Intermunicipais, serão apoiados projetos de investimento para a criação ou consolidação de produtos turísticos integrados, diferenciadores e com qualidade que garantam um contributo efetivo para afirmar a Região Centro como destino turístico de excelência.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão Diretiva do Centro 2030, explica que «estes apoios inserem-se na estratégia global de apoio ao setor do turismo na região Centro, através do Centro 2030, que contempla ainda os apoios à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e os apoios aos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). Procuram contribuir também para consolidar as recentes competências das Comunidades Intermunicipais na área do turismo, bem como ajudar a organizar e dar coerência às dinâmicas municipais, numa região tão vasta e com tantos ativos valiosos como é a Região Centro».

São financiadas ações de envolvimento dos agentes do território, nomeadamente empresas, na construção dos produtos turísticos e de ofertas turísticas devidamente organizadas e integradas, bem como ações de promoção e comunicação dos produtos e recursos turísticos selecionados em cada Comunidade Intermunicipal.

Os projetos devem estar alinhados com os pilares estratégicos que organizam os recursos/ produtos na região (Cultura, História, Património e Gastronomia e Vinhos; Natureza, Wellness, Turismo Ativo e Desportivo e Mar; Turismo Espiritual e Religioso; Turismo Corporate e Empresarial; e Lifestyle, Inspirational e novas tendências).

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação

Proença-a-Nova | Equipa do Radar Social está no terreno para combate ao isolamento da população

 
Combate ao isolamento geográfico, a sinalização de situações de vulnerabilidades sociais, promoção e georreferenciação de recursos, são os principais temas do plano de ação da equipa do Radar Social que já iniciou o trabalho no terreno.
Nos últimos meses, os dois técnicos têm percorrido as aldeias do concelho para contactar de perto com a população no sentido de perceber as várias aptidões e competências que cada pessoa pode promover no desenvolvimento de atividades, quer tecnológicas, manuais e artísticas, ou seja, “desenvolver temas e experiências não para as pessoas, mas com as pessoas”, explicam os técnicos do Radar Social. “Queremos desenvolver atividades que deem prazer e que façam as pessoas se sentirem bem com elas próprias, no sentido de: - “ainda posso fazer isso…”, “O que podemos fazer?...” e “Como vamos fazer isso?” Cada pessoa é constantemente chamada a reagir, a responder e a sentir”, acrescentam.
A primeira iniciativa pública foi a I Caminhada pela Saúde Mental em parceria com o Núcleo de Juventude e com o grupo de desporto do município, que juntou 61 participantes dos 6 aos 81 anos, e assinalou de forma simbólica o dia da saúde Mental com uma caminhada, no dia 10 de outubro. A caminhada teve como objetivo promover a importância da saúde mental na vida das pessoas no dia a dia, combater o estigma e promover o conhecimento e a valorização da saúde mental. O evento teve o apoio da Clínica Santa Margarida, farmácia Roda de Proença-a-Nova e farmácia Daniel de Matos, de Sobreira Formosa.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos
 


Câmara de Águeda apoia estudantes universitários com bolsas de estudo e pagamento de propinas


Medida apoia estudantes em situação de fragilidade económica e as candidaturas decorrem até dia 25 de outubro

A Câmara Municipal de Águeda apoia 40 jovens do concelho com Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para o presente ano letivo (2024/2025), assim como dez alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda com pagamento de propinas. O prazo de candidaturas está a decorrer até dia 25 de outubro.
Este apoio, que traduz uma aposta municipal na Educação e na qualificação superior, destina-se aos estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do território nacional.

No que se refere às bolsas de estudo, os candidatos selecionados vão beneficiar de um apoio anual de 1.500 euros, repartidos em 10 mensalidades de 150 euros, ao longo do número dos anos letivos do curso em que o aluno está matriculado. Ao iniciar cada ano, o candidato selecionado e já beneficiário da bolsa deve proceder ao pedido de renovação do apoio.

A par do Programa de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, a Câmara Municipal de Águeda proporciona também o Programa para Pagamento de Propinas, que se destina a alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, naturais e/ou residentes no concelho.

A atribuição deste apoio é um investimento do Município que visa contribuir para o combate das desigualdades sociais que impedem o acesso à formação de nível superior e, por outro lado, procura promover o desenvolvimento social, económico e cultural do território.

A este investimento somam-se outros que o Município assume na área da Educação, nomeadamente a formação em competências emocionais, a terapia da fala, o apoio psicológico, o desporto escolar, as viagens de estudo, a astronomia nas Escolas, o Águeda Living Lab, entre outros.

As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário, disponível na página do Município, em www.cm-agueda.pt/pages/119 e no GAM – Gabinete de Atendimento do Munícipe, que poderá ser entregue no GAM ou enviado para o e-mail geral@cm-agueda.pt, acompanhado da documentação necessária.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 


Universidade de Coimbra | Cientistas recorrem a machine learning para detetar precocemente eventos trombóticos

Uma equipa de cientistas do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DF/FCTUC) desenvolveu simulações computacionais avançadas para modelar a forma e deformação dos glóbulos vermelhos em diferentes condições de escoamento e adesão. Estes estudos podem contribuir para a deteção precoce de eventos trombóticos.

Nesta investigação, liderada pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM), os especialistas estão a estudar o aumento da viscosidade sanguínea, frequentemente associado a níveis elevados da proteína fibrinogénio. Esta proteína tem um papel crucial na ligação entre os glóbulos vermelhos, aumentando a sua adesão, o que pode agravar diversas condições clínicas.
«A equipa está a analisar a concentração de fibrinogénio em pacientes com diferentes níveis da patologia e a relacionar esses níveis com a adesão dos glóbulos vermelhos, utilizando um conjunto avançado de técnicas experimentais. O nosso objetivo é criar um modelo computacional que simule diferentes interações entre os glóbulos vermelhos, permitindo uma comparação rigorosa com os resultados experimentais obtidos pela iMM», elucida Rui Travasso, professor do DF e investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC).
«Os testes realizados até ao momento indicam que, em presença de maiores concentrações de fibrinogénio, os glóbulos vermelhos apresentam maior adesão. Com o apoio de técnicas de machine learning e processamento de imagem, conseguimos identificar automaticamente as alterações na forma dos glóbulos vermelhos antes e após a colisão entre eles, estabelecendo correlações entre as simulações e os dados experimentais», revela o físico.
O próximo passo, de acordo com o responsável do projeto na UC, é a criação de uma vasta base de dados que integre tanto as simulações computacionais como as experiências laboratoriais. «
Esta base de dados permitirá uma análise quantitativa mais robusta e a classificação das alterações nos glóbulos vermelhos de forma automatizada. Além disso, está a ser desenvolvida uma ferramenta baseada em machine learning para identificar os choques mais representativos das alterações observadas experimentalmente», conclui.
Os resultados preliminares são promissores, mostrando que a abordagem funciona. O objetivo a longo prazo é obter uma compreensão mais profunda dos processos de adesão e deformação dos glóbulos vermelhos em diversas patologias, contribuindo assim para o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de potenciais intervenções terapêuticas.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

No passado sábado, 12 de outubro de 2024. “Todos são capazes”, de Joana Sobral, teve apresentação editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 

Todos são capazes”, de Joana Sobral, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 12 de outubro, numa sessão que contou com a presença de mais de 80 participantes.
Integraram a mesa de honra, além da autora, a psicóloga Vera Carnapete e Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal.

No decurso da sessão, o edil felicitou a autora pela recente publicação, salientando “a evidente qualidade literária e a interessante abordagem feita a um tema tão importante e atual como a promoção do direito a igual dignidade e iguais oportunidades entre homens e mulheres, o que faz desta obra uma boa ferramenta de leitura para pais e educadores”. Na sua intervenção, Pedro Cardoso incentivou Joana Sobral a, no futuro, “empreender novos desafios e a escrita de outros livros com temas igualmente pertinentes e interessantes.”
Todos são capazes” teve apresentação da psicóloga Vera Carnapete, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia Comunitária e em Sexologia que, de forma simples e cativante, explicou alguma da mensagem do livro.
Joana Sobral manifestou-se satisfeita com esta primeira experiência literária e reconhecida pelo apoio proporcionado pelo Município de Cantanhede.

Sobre Joana Sobral

Joana Sobral nasceu em Coimbra, em 1981, mas foi em Cantanhede que cresceu e viveu até à idade adulta. Depois de alguns anos a residir fora, fixou a residência em Cantanhede. Licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra, concluiu o Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Todos são capazes”, o seu primeiro livro, é um convite à reflexão sobre a forma como discriminamos meninos e meninas, influenciando comportamentos desde a infância.

Cantanhede | DOCUMENTÁRIO SOBRE MIGRAÇÕES EM CICLO DEDICADO A ANTÓNIO TABOEIRA

 
A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 16 de outubro, pelas 19 horas, no Pátio do recém-inaugurado Museu de Arte e do Colecionismo, em mais uma sessão ao ar livre. Com organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede, desta vez esta iniciativa está integrada na vasta programação do projeto cultural “Gente da Nossa Terra” dedicada a “Ti António Taboeira” durante os meses de outubro e novembro, em que são abordadas e exploradas várias facetas desta figura artística de referência, entre as quais a de artista, músico, moleiro, agricultor e também migrante.
Assim, nesta sessão, serão apresentados excertos da série documental “Portugal, um Retrato Social” (2007) de autoria de António Barreto e realização Joana Pontes em são abordadas as dificuldades económicas, socias e culturais sentidas por uma grande parte da população nos anos 40, 50, 60 e que marcaram a vida de muitas gerações, que tiveram que deixar as suas famílias e comunidades a fim de partir, por largos períodos, para outros pontos de Portugal ou do estrangeiro, em busca de um “ganha pão” que garantisse uma vida melhor.
Foi também esse o caso de António Costa, conhecido como "Ti António Taboeira" e "Ti Antoino Moleiro", que ao longo da sua vida foi um dos muitos habitantes da Beiral Litoral, nomeadamente da região da Gândara, que migraram sazonalmente para as regiões do Ribatejo e Vale do Tejo. Recorde-se também que este se destacou como músico, preservando e partilhando o património cultural da sua terra.
Uma figura icónica da cultura popular da região gandaresa, de origem humilde e autodidata, que se revelou um exímio tocador de concertina e sanfona, e mestre de desgarradas que Taboeira, sendo recordado como um dos maiores representantes da música tradicional do concelho de Cantanhede. A sua arte, transmitida de geração em geração, continua a ser uma referência na preservação das tradições musicais da Gândara.
Esta sessão especial das “IV Clássicas” terá como habitualmente Vasco Espinhal Otero no papel de anfitrião, cabendo a Arnaldo Carvalho a apresentação e contextualização da obra e conteúdos, bem como da equipa do Gabinete de Apoio ao Migrante do Município de Cantanhede.
Recorde-se ainda que nesta terceira edição do projeto cultural “Gente da Nossa Terra” serão realizados, em vários pontos do concelho de Cantanhede e fora deste, encontros, concertos, projeção de filmes e documentários, conferências, ensaios abertos, conversas, workshop teórico-práticos, performances musicais, declamações de poesia, foto-concertos, tertúlias, caminhadas sobre biodiversidade, leituras encenadas, visitas de estudo a museus, viagens a locais simbólicos, apresentações de livros, interpretações artísticas, bailes e bailos, sessões com a comunidade escolar, entre outros para que o público de diversas gerações e contextos possa apreciar os saberes e diferentes perspetivas, reforçando a sua atualidade.
Para o efeito, o Município de Cantanhede terá como parceiros diversas entidades e agentes culturais da região, para além das juntas de freguesia, serviços do município e outras autarquias, com abordagens nas áreas de cultura, património, educação, turismo, etnografia, associativismo, ação social, recursos naturais, desporto, entre outras.

*Vasco Otero
IV Clássicas
Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural

Dia 24 de Outubro entre as 9 e as 13 horas Sessão para a Dádiva de Sangue na Altice Labs - Aveiro

Local: Rua Engenheiro José Pinto Basto, Auditório. O evento é aberto aos dadores do exterior.

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE! CAMPANHA DE OUTONO 2024
Deixe-se levar pelo coração.

O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…

É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se de se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO
O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Boletim edição nº. 50 de Outubro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1898 na versão online em PDF
Tm: 964 470 432