domingo, 24 de abril de 2016

CONSTÂNCIO RECUSA (EM BOM INGLÊS) PRESTAR CONTAS NO CASO BANIF


 
Chatham House / Wikimedia
O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio
Foi em inglês que o ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, garantiu que não lhe solicitaram esclarecimentos no âmbito da Comissão de Inquérito Parlamentar ao Banif, e que mesmo que o façam não vai responder, porque só presta contas ao Parlamento Europeu.
O actual vice-governador do Banco Central Europeu (BCE) falou com os jornalistas em inglês, na conferência da imprensa, no final da reunião do Ecofin, em Amesterdão, para sublinhar que as suas funções determinam que “não responde perante os parlamentos nacionais”, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.
Começando por notar que não recebeu “qualquer pedido de esclarecimento” da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a resolução do Banif, Constância salientou depois que “o BCE não responde perante os parlamentos nacionais, porque apenas devemos prestar contas ao Parlamento Europeu”.
O vice-governador foi ainda confrontando com a versão da presidente do conselho de supervisão do BCE, Danièle Nouy, que argumenta que em Dezembro, Vítor Constâncio e Mário Centeno, o ministro das Finanças, a abordaram para que o organismo desbloqueasse a oferta do Banco Santander para a compra do Banif junto da Comissão Europeia.
“Não vou comentar essa questão, que está completamente fora [do âmbito] desta conferência de imprensa, e nem sequer sei ao que se está a referir. Porque, como se sabe, não acompanho tudo o que se passa em Portugal”, afirmou Constâncio, citado pelo DN.
ZAP
Comentário: pessoa séria, acima de qualquer suspeita, com qualidades em extinção: só responde ao parlamento europeu, pelo que fez em Portugal népia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário