*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Na Igreja de S. Pedro do Paraíso em Castelo de Paiva. Iberian Ensemble – Percursos Sonoros pelo Interior do Património
Debate sobre o futuro do enoturismo no Centro de Portugal enche Centro de Congressos de Aveiro
Espetáculo com os atores brasileiros Miguel Falabella e Marisa Orth chega a Aveiro
Católica Porto Business School organiza Open Day Internacional para estudantes de todo o mundo
Marinha Grande | TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É PILAR DE DESENVOLVIMENTO
Para assistir online dia 21 de novembro, pelas 17h00. A importância da investigação na vida académica e na prática profissional da Enfermagem
CARTAS PELO FUTURO. Oficina de escrita para a COP 29 – Lisboa
Trabalhos incluem a substituição de equipamentos. INOVA-EM promove obras de beneficiação na Central da Fervença
MARINHA GRANDE DEBATEU DESAFIOS DO HIDROGÉNIO
Portátil, o espetáculo de comédia de improvisação do Porta dos Fundos, regressa a Portugal, desta vez com a atriz sensação do coletivo, Luciana Paes
Proença-a-Nova | Fábio Bernardino e Rui Lemos marcam presença no Mercado dos Sabores de Natal
Laboratório Móvel das Ciências inicia itinerância para inspirar as gerações do futuro em Viseu Dão Lafões
Primeiro ensaio de cozedura de Porcelana com Hidrogénio em Portugal é realizado no CTCV
Universidade de Coimbra | Desenvolvido sistema de lubrificação inovador e sustentável que melhora resistência ao desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas
Um grupo de
investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um sistema de lubrificação inovador
e sustentável que melhora consideravelmente a resistência ao
desgaste e à corrosão em aplicações mecânicas.
Assim, continua o líder do projeto, «ao integrar revestimentos de carbono tipo diamante dopados com gadolínio (Gd-DLC) com líquidos iónicos, além de melhorar em quase 50% a performance desses componentes, abordamos as preocupações ambientais associadas a aditivos lubrificantes convencionais, como dialquilditiofosfatos de zinco (ZnDTPs)».
«Os
lubrificantes tradicionais dependem de aditivos que podem ter
impactos ambientais negativos devido aos altos níveis de fósforo,
enxofre e zinco»,
esclarece o investigador, frisando que «o
objetivo era desenvolver uma alternativa mais sustentável que não
comprometesse o desempenho».
A investigação
envolveu o desenvolvimento de revestimentos de DLC com concentrações
variadas de gadolínio para melhorar as suas propriedades de
resistência ao desgaste. Quando combinados com líquidos iónicos
específicos, os revestimentos de Gd-DLC não só reduziram o
desgaste, como também forneceram excelente proteção contra
corrosão, mesmo na presença de líquidos iónicos contendo
brometos, que geralmente corroem superfícies de aço.
De acordo com o
Fábio Ferreira, as técnicas de análise de superfície revelaram
que a presença de gadolínio facilita a adsorção de iões de
fosfato dos líquidos iónicos na superfície do DLC, resultando na
formação de tribofilmes ricos em fósforo que aumentaram a
resistência ao desgaste.
«Estas
descobertas apresentam uma alternativa viável aos aditivos
lubrificantes prejudiciais ao meio ambiente e abrem caminho para mais
avanços em tecnologias de lubrificação sustentáveis»,
considera o investigador, concluindo que «a
investigação desenvolvida tem implicações significativas para
várias indústrias que procuram melhorar o desempenho mecânico
enquanto reduzem o impacto ambiental».
*Sara
Machado
Assessora
de Imprensa
Universidade
de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia