sábado, 23 de novembro de 2024

Marinha Grande | NOVO LIVRO DE DEOLINDA BONITA APRESENTADO A 30 DE NOVEMBRO

 No dia 30 de novembro, pelas 16h00, no Auditório da Resinagem, é apresentado o livro “Raízes: Do antigo lugar do Cazal dos Mattos da Marinha Grande”, da autoria de Deolinda Bonita, pertencente à Coleção Tradição e Memória, com o apoio do Município.
Deolinda Sousa Matos Gaspar Bonita, nasceu em 27/05/1947. Foi funcionária da antiga Caixa Vidreira, posteriormente integrada no Centro Regional de Segurança Social de Leiria, de onde se aposentou em 2002. 

Foi autarca durante quase duas décadas na Junta de Freguesia da Marinha Grande e tem-se interessado particularmente por temas relacionados com a cultura marinhense e suas tradições, já tendo um vasto conjunto de obras e trabalhos publicados, como resultado do seu constante trabalho de pesquisa documental e recolha de testemunhos orais, dando um contributo valioso para a preservação da tradição e memória locais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda entra no circuito nacional de ralis

 Prova, marcada para os dias 7 e 8 de dezembro em três etapas, alia a vertente desportiva à promoção do território
 
“O que há de mais gigante aqui em Águeda é a alma deste povo, que por natureza gosta de desafios e tem uma capacidade empreendedora que fala por nós”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na apresentação, ontem, do Águeda Rali Travocar. A competição está marcada para 7 e 8 de dezembro, com três etapas definidas.
O Edil agradeceu o muito público presente nesta sessão, no Centro de Artes de Águeda, que considera demonstrativo do entusiasmo por Águeda voltar a receber uma prova de rali. “Este entusiasmo é uma das razões para estarmos cá”, declarou, sublinhando que Águeda tem “muitos aficionados desta modalidade”.
O Águeda Rali Travocar, que está a pouco mais de duas semanas de distância, tem as inscrições abertas até à próxima quarta-feira e o número de equipas inscritas já vai em meia centena. A prova terá o centro operacional do Rali nas instalações da Travocar (Barrosinhas, Águeda) e a partida está marcada para dia 7 de dezembro, sábado, ao princípio da noite com a dupla passagem na Super-Especial que se disputará nas ruas da zona alta da cidade de Águeda, num percurso de 2,49 quilómetros.
No dia seguinte, 8 de dezembro, domingo, a prova terá uma passagem tripla pelos troços de “Préstimo” (16,61 quilómetros) e “Água Serrana” (8,22 quilómetros). A entrega de prémios, que marcará o final do rali, será junto ao Maior Pai Natal do Mundo.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do Desporto e Turismo, destacou a importância para o concelho de receber esta prova. “Continuamos a investir no Desporto como uma aposta estratégica para a promoção do nosso território”, declarou, acrescentando que “quando a imagem de Águeda aparece traz confiança”.
O momento de apresentação oficial, no Centro das Artes de Águeda, contou com alguns apontamentos que evidenciaram as duas apostas: desportiva e de promoção do território, com a presença de algumas viaturas, mostrando à cidade a primeira ação visível da competição que marcará o regresso das provas de estrada a Águeda.
Carlos Guimarães, Presidente do CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso, organizador da prova, salientou que a segurança é um fator primordial nesta competição. “Além do sistema de monitorização da prova com a presença dos responsáveis das forças de segurança e emergência em permanência, teremos em cada prova especial de classificação um carro de emergência médica, além de duas ambulâncias, um carro de combate a fogo e um carro de desencarceramento. No troço grande, haverá uma duplicação de alguns destes meios posicionados a meio do percurso”, apontou.
José Correia, da Promolafões, promotor da competição, não hesita em revelar a ambição de “trabalhar para esta prova no futuro subir ao Campeonato de Portugal de Ralis, o principal campeonato em Portugal. Penso que temos todos os ingredientes para que no futuro Águeda tenha uma prova candidata ao CPR”.
O Águeda Rali Travocar pontua para os campeonatos Promo de Ralis, Start Norte, Start Norte 2RM, GT de Ralis, Clássicos de Ralis, Clássicos de Ralis 2RM, FPAK Junior Team de Ralis e KIA Rally Cup.
As novidades da prova podem ser acompanhadas em https://www.facebook.com/agueda.rali.travocar ou https://www.facebook.com/158679407516388 ou então no site do Clube Automóvel de Santo Tirso em https://cast.online.pt/

*Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Câmara de Águeda mantém impostos mínimos para apoiar famílias

 Município aplica a taxa mínima de IMI e devolve aos contribuintes o benefício municipal que receberia na liquidação do IRS, medidas que apoiam diretamente as famílias do concelho
 
Em 2025, os contribuintes e famílias residentes em Águeda vão continuar a pagar menos impostos do que em outros municípios do país. O pacote fiscal para 2025 foi aprovado quinta-feira, em reunião de Câmara.
“A política fiscal que aplicamos desde 2017 concretiza reduções específicas e benefícios para as famílias do concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que este apoio pode ser constatado, entre outras medidas, na aplicação da taxa mínima de IMI permitida por lei e na devolução por inteiro aos contribuintes do montante da participação variável de 5% do IRS a que o Município teria direito.
“Continuamos a ser um dos poucos Municípios do país e o único em toda a nossa região que aplica os mais baixos impostos, com um impacto direto nas famílias e no bolso dos contribuintes”, declarou o Edil, frisando que esta política fiscal, “para além de ter em conta os encargos que os munícipes têm, demonstra o compromisso em criar um ambiente propício ao desenvolvimento social e económico”.
Jorge Almeida defende que são medidas pró-cidadão, que pensam nas famílias, que combina “a eficiência e rigor na gestão dos recursos” com políticas “que promovem o bem-estar das famílias residentes no concelho” e que têm efeitos na “atratividade de Águeda como um concelho para viver, trabalhar e criar família, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a fixação de pessoas e a captação de investimento”.
Através de uma gestão equilibrada dos impostos municipais e na aplicação de benefícios direcionados, a Autarquia “estimula a economia local, apoia as famílias e melhora a qualidade de vida da população”.
 
Taxa mínima de IMI
Os cidadãos com habitação própria no concelho pagam menos IMI (Imposto Municipal sobre os Imóveis) do que na maioria dos municípios da região Centro, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e até em termos nacionais.
O Município de Águeda vai manter este imposto, que incide sobre os prédios urbanos e rústicos, no mínimo legal, ou seja 0,3%, o que corresponde a uma poupança de 50% para os contribuintes relativamente a muitos concelhos da região, que cobram a taxa máxima de IMI (0,45%).
 
Abdicação da taxa variável de IRS
Quanto ao IRS, a Câmara Municipal abdica totalmente do montante a que teria direito na comparticipação dos seus contribuintes, ou seja 5%.
Deste modo, um contribuinte com residência fiscal no concelho de Águeda, com um coleta líquida (valor que é devido ao Estado pelos rendimentos obtidos) de, por exemplo, 10 000 euros, quando liquidar o seu IRS, receberá 5% desse valor, ou seja 500 euros.
O concelho de Águeda destaca-se, assim, em toda a região litoral do país e coloca-se entre os 36 municípios do território nacional que opta, por iniciativa própria, por adotar esta medida que beneficia diretamente os contribuintes e as famílias.
 
Derrama
No que respeita à Derrama, um imposto que incide sobre o lucro das empresas e apenas às empresas que apresentem lucro, à semelhança do que tem sido a sua política fiscal nos últimos anos, a Câmara de Águeda decidiu pela aplicação da taxa de 1,5% para as empresas que apresentem um volume de negócios superior a 150 mil euros. As empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros estarão isentas.
 
Outras taxas
A Câmara de Águeda decidiu ainda pela não aplicação da Taxa Municipal de Turismo, bem como da Taxa Municipal de Direitos de Passagem e Ocupação do subsolo (gás natural), impostos que seriam cobrados aos cidadãos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Município de Silves concluiu a pavimentação de caminhos nos Campilhos


O Município de Silves concluiu recentemente a pavimentação de caminhos nos Campilhos, de ligação ao IC1 e a aglomerado urbano, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A pavimentação dos caminhos contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 87 mil euros.
Este novo investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.

Aveiro | UA e Fábrica celebram Dia da Cultura Científica com programa dedicado à Saúde

 A Universidade de Aveiro (UA), através da Fábrica Centro Ciência Viva, celebra o Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de novembro, com um programa para todas as idades dedicado ao tema da Saúde. Workshops, uma mesa redonda e um espetáculo de Arte & Ciência, vão assinalar esta data que presta homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho.
Uma mesa redonda, entre as 15h00 e as 16h30, na Fábrica, vai debater o tema “Medicina ou doença” e abordar o contributo das áreas de saúde regionais e da Universidade de Aveiro (UA), através do curso de Medicina e do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA), enquanto consórcio entre a UA e quatro Unidades Locais de Saúde (ULS).

Nesta mesa-redonda participarão: Artur Silva, presidente do EMHA e Vice-reitor da UA; Alcino Santos, diretor clínico (área dos cuidados de saúde primários) na ULS da Região de Aveiro; Teresa Vaio, diretora clínica (área dos cuidados de saúde hospitalares) na ULS da Região de Aveiro; Paulo Diz, vogal executivo proposto pelos municípios na ULS Entre Douro e Vouga e ainda um representante da Câmara Municipal de Aveiro (a confirmar). A moderação caberá a Francisco Amado, diretor do Departamento de Ciências Médicas da UA.
A mesa-redonda tem entrada livre.
Para o período seguinte, entre as 17h00 e as 18h00, está agendado o talk show “Stem Cells Rock”, sob o universo fascinante das células estaminais. Trata-se de um espetáculo com entrevistas, debates, humor e muita música. Ou seja, uma experiência educativa altamente inspiradora de ciência e entretenimento.

O Talk Show "Stem Cells Rock" resulta de um projeto apoiado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC) e pela Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC), fruto da colaboração entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), a Casa da Música e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Participam: Ricardo Neves, como cientista e músico, Marta Condesso, no texto e narração, e Paulo Neto, Rodrigo Neves e João Pratas, na música.

Os interessados em participar no talk show devem inscrever-se através do endereço da Fábrica Centro Ciência Viva: fabrica.cienciaviva@ua.pt.

O programa prevê ainda outras atividades com lotação esgotada, nomeadamente: Workshop Dóing - "Práticas saudáveis em animação Stop Motion", o Laboratório - "Faz a tua pasta de dentes" e a “A Cozinha é um Laboratório - Gomas saudáveis".

Mais informações sobre este programa no sítio da Fábrica Centro Ciência Viva na Internet: www.ua.pt/fabrica/dia-da-cultura-cientifica.

*Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053 (chamada para a rede fixa nacional)

Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS "ILUMINAR FUTUROS"

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, convida as famílias a assistir ao concerto para bebés “Iluminar Futuros”, no dia 21 de dezembro, pelas 16h00.
Tantos bebééééééés a cantar. Parecem pirilampos. Pirilampos gigantes que carregaram no Pinhal das Artes os seus corpos de Luz, e agora abrem alamedas de luar por onde passam. 

Voam em roda e em linha, gatinham em quadrado e todas as outras formas, mas iluminam mais quando cantam livremente por entre bebés, almofadas, babetes e chupetas. Já foram um coro infantil, quando os Concertos para Bebés ainda não tinham 25 anos de idade. Agora alguns já são mães e pais, mas continuam Pirilampos que bailam livremente rumo ao escuro.
Ficha Artística
Alberto Roque – Direção musical e saxofone barítono;
José Lopes – Saxofone alto, soprano e cavaquinho;
Pedro Santos – Acordeão;
Isabel Catarino – Voz;
Inesa Markava – Voz e movimento;
Paulo Lameiro – Voz e Direção artística;
Coro Schola no Coração – Voz (solistas convidados).

Preços
Bilhete 7,50€ - pack bebé + 1 acompanhante
Bilhete 5,00€ - bilhete de acompanhante extra
Pack bebé 0-18 meses + 1 acompanhante - selecionar Lugares 7,9 e 11 das filas A a J.
Máximo 30 bebés
Pack bebé 19-36 meses + 1 acompanhante - selecionar Lugares 1,3 e 5 das filas A a J.
Máximo 30 bebés
Bilhete de acompanhante extra - selecionar os restantes lugares assinalados a 5€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bilheteira online em https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/146681-concerto_para_bebes_iluminar_futuros-t_stephens_museu_vidro/

*Gabinete de Comunicação e Imagem