sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Portalegre | Santo António das Areias com 75 % de dadores do sexo feminino

 

A acolhedora localidade do concelho de Marvão, de onde se avista, lá bem alto, um dos castelos mais imponentes do Alentejo, recebeu nova colheita de sangue. Mais uma iniciativa abraçada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e pela Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.

A operação centrou-se no edifício da Casa do Povo de Santo António das Areias para onde se encaminharam 24 voluntários. As mulheres mostraram ser dadoras de peso, pois compareceram nada mais nada menos do que 18 (é verdade, 18!), ou seja 75 % dos presentes. Esta percentagem constitui, neste capítulo, um dos maiores marcos da história recente da ADBSP, sendo certo que, independentemente do sexo, o que importa mesmo é que haja gente a colaborar ativamente sempre que esteja programada uma brigada.

Três pessoas não puderam avançar para a cadeira dos dadores, pois o seu perfil de saúde não o permitia. Como tal, 21 foram as unidades de sangue total angariadas nesta oportunidade.

Estrearem-se como dadores três dos presentes, entre eles duas mulheres.

A Junta de Freguesia de Santo António das Areias apoiou o almoço convívio do final da jornada e que sentou à mesa dadores e demais comitiva que a tornou realidade.

14 dezembro em Monforte

Aos sábados, no período da manhã, são quando têm lugar as nossas colheitas. A 14 de dezembro podem-nos encontrar em Monforte, na sede dos bombeiros.

No inicio de 2025, logo a 04 de janeiro, vamos estar em Nisa, no espaço do centro de saúde.

Dê sangue e mantenha-se informado em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

*José Rui Marmelo Rabaça

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO CELEBRA 26 ANOS


O Município da Marinha Grande vai comemorar o 26.º aniversário do Museu do Vidro, com atividades para as famílias que decorrerão nos dias 13 e 14 de dezembro e cuja participação é gratuita.
O Museu do Vidro é o único museu em Portugal especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira, oferecendo uma programação cultural diversificada, constituindo um dos mais importantes centros de valorização cultural individual e coletiva na área do vidro.

Dispõe de dois espaços distintos de exposição, nos quais reúne coleções e saberes que testemunham a atividade vidreira portuguesa, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade:
Palácio Stephens e Núcleo de Arte Contemporânea (instalado no Edifício da Resinagem).
O programa comemorativo do aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

13 de dezembro . 18h00
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro (Edifício da Resinagem)
Visita orientada à exposição “Lições de Transparência: Técnicas de Vidro Contemporâneo”
Pela curadora Vânia Colaço
A curadora da exposição, a artista plástica Vânia Colaço, fará uma visita orientada a esta exposição, que reúne um total de 33 obras. A exposição apresenta trabalhos de alunos de 6 instituições académicas nacionais, assim como trabalhos de designers e artistas consagrados que regularmente se deslocam ao CENCAL na Marinha Grande.
É neste contexto de formação onde aprendem técnicas de vidro que se realizam obras como as selecionadas para a exposição. Será abordado o processo de seleção e das escolhas que levaram a esta mostra.
Duração : 1h00
Inscrição através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt

14 de dezembro . 15h00
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
“Pintar (n)o Museu” com Vânia Colaço
Oficina de Pintura colaborativa para famílias
Vamos pintar (n)o Museu!! Recorrendo a marcadores vamos pintar as paredes de vidro do NAC, criando um mural colaborativo onde misturamos elementos natalicios e da envolvente do Museu por ocasião do seu aniversário.
Duração : 1h00
Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 6 anos de idade
Número de Participantes: 10 crianças e respetivos acompanhantes
Inscrição através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Boas Festas também se faz a correr na São Silvestre Cidade de Aveiro; Espetáculo criado por idosos de lares de Aveiro; CPCJ Aveiro promove espetáculo infantil sobre os direitos das crianças

I – Boas Festas também se faz a correr na São Silvestre Cidade de Aveiro. Condicionamentos de trânsito ao final da tarde de sábado
Este sábado, dia 7 de dezembro, realiza-se mais uma edição da corrida São Silvestre Cidade de Aveiro, que integra uma caminhada de 5 km e uma corrida de 10 km, um evento que faz parte da programação do Boas Festas em Aveiro 2024/2025.
O evento, que é já uma marca desta época festiva, vai obrigar ao condicionamento o corte do trânsito em algumas das artérias principais da Cidade, entre as 16h30 e as 19h15.
No Cais da Fonte Nova onde será feita a partida e a chegada da prova, o corte do trânsito será por um período mais alargado,ou seja, das 07h00 até às 21h30. Neste mesmo local será feita a reserva de todos os lugares de estacionamento.
A Câmara Municipal de Aveiro ciente dos constrangimentos provocados, agradece a compreensão de todos e solicita aos cidadãos e visitantes que possam planear com antecedência as suas viagens de entrada e saída no Centro da Cidade.

Arruamentos cortados ao trânsito a partir das 16h30:
- Cais da Fonte Nova (início e términus);
- Av. Congressos da Oposição Democrática;
- Av. 5 de Outubro;
- Rua do Batalhão de Caçadores 10;
- Rua do Clube dos Galitos;
- Rua da Liberdade;
- Rua da Arrochela;
- Rua de José Rabumba;
- Rua de Belém do Pará;
- Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto;
- Rua do Prof. Barbosa de Magalhães;
- Rua do Capitão João de Souza Pizarro;
- Av. Santa Joana;
- Av. 25 de Abril;
- Rua de Bourges e inversão de marcha junto ao ilhéu triangular antes do Pingo Doce;
- Rua de Bourges;
- Av. ª Francisco Sá Carneiro;
- Passagem inferior da Linha de Caminho de Ferro até à rotunda do Cais da Fonte Nova.

Orientação da Orquestra Sem Fronteiras, de Martim Sousa Tavares
II – Espetáculo criado por idosos de lares de Aveiro celebra memória coletiva do Concelho 54 utentes e 10 funcionários de quatro instituições do Município sobem ao palco do Teatro Aveirense para um concerto baseado nas suas memórias. A entrada é gratuita.
Aveiro, 6 de dezembro de 2024 – Idosos de quatro lares de Aveiro cocriaram um espetáculo que cruza as suas lembranças individuais e a cultura local, sob a orientação artística da Orquestra Sem Fronteiras, para um projeto da Capital Portuguesa da Cultura. A apresentação deste concerto, protagonizado por utentes e funcionários destas instituições, terá lugar a 8 de dezembro, às 15h, no Teatro Aveirense. A entrada é gratuita.
A iniciativa Cantar o Lar teve como objetivo levar a música e a cocriação a quatro lares aveirenses – Centro Social Santa Joana Princesa; Centro Paroquial S. Bernardo; Florinhas do Vouga; e Fundação Casa do Pessoal Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro –, bem como promover o bem-estar físico e psicológico dos idosos destas instituições.

Depois de uma primeira apresentação em junho, o projeto regressa agora com um novo espetáculo, desenvolvido ao longo dos últimos seis meses por 82 utentes e 11 funcionários dos lares, em parceria com uma equipa da Orquestra Sem Fronteiras, organização cujo direção musical está a cargo de Martim Sousa Tavares.
Será um concerto cujas seis canções têm temáticas ligadas a Aveiro: desde o moliceiro, ao sal e aos paraquedistas de São Jacinto, passando pelas procissões e pelas rivalidades entre bairros. Um espetáculo baseado nas memórias e experiências de vida dos idosos e que reflete a identidade coletiva do Município.
No domingo, estarão em palco 54 utentes e 10 colaboradores, acompanhados por um pianista e um baterista e com imagens do Arquivo da Câmara de Aveiro em pano de fundo.
O projeto Cantar o Lar faz parte do Breaking Walls, um dos programas de participação da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, que pretende criar uma ponte entre instituições, comunidades e artistas, interligando o conhecimento, a força e a capacidade criativa de todos.

Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

III – CPCJ Aveiro promove espetáculo infantil sobre os direitos das crianças
No passado dia 3 de dezembro, no âmbito da celebração dos 35 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Aveiro em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro promoveu uma iniciativa especial que contou com a colaboração de diversas entidades parceiras, incluindo a Casa Vera Cruz, a Escola Profissional de Aveiro, o Canal Central e os Agrupamentos Escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O evento teve como destaque a apresentação do teatro "Beep Beep", realizado em duas sessões, uma na manhã e outra à tarde. A peça, que aborda de forma criativa e lúdica os direitos das crianças, proporcionou momentos de reflexão sobre a interculturalidade e diferenças e consequentemente na sensibilização ao público presente, especialmente às crianças e jovens das instituições envolvidas.
Este evento integrou o plano de ação da CPCJ e reflete o compromisso conjunto das entidades locais em promover e proteger os direitos das crianças, destacando a importância da educação, da arte e da cultura como ferramentas para construir uma sociedade mais inclusiva e consciente.
A celebração reforça a relevância contínua da Convenção dos Direitos das Crianças, um marco internacional que desde 1989 assegura que todas as crianças têm direito a viver, aprender e crescer em ambientes que respeitem a sua dignidade e potencial.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | 1400 ALUNOS CORRERAM NO CORTA-MATO ESCOLAR

 Cerca de 1400 alunos participaram no Corta-Mato Escolar concelhio, que se realizou esta sexta-feira, 6 de dezembro, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, cuja prova foi apadrinhada pelo atleta internacional Rui Silva. 
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pelos Agrupamentos de Escolas do concelho, com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.
O evento desportivo contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vice-presidente, Ana Alves; da presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; dos diretores dos Agrupamentos de Escolas; e de outros representantes de entidades locais.
O Parque da Cerca encheu-se de animação e colorido, naquela que foi uma festa do desporto, com a participação dos alunos que frequentam o 4.º ano do 1.º ciclo, os 2.º e 3. ciclos e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 8 e 21 anos, provenientes de escolas públicas e privadas do concelho. Para além da prova desportiva, houve lugar a animação com insufláveis.
 
Os resultados do Corta-Mato Escolar concelhio 2024 foram os seguintes:
Infantis A Masculinos  
1. GUSTAVO EVANGELISTA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
2. ROMEU SANTOS - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3. GUILHERME RIBEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE

Infantis A Femininos
1. LARA SERRANO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE
2. LETÍCIA CARVALHO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3. GABRIELLA CARDOSO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE

Infantis B Masculinos
1. VLADYSLAV KOT - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE
2. AFONSO CORREIA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3.  VICENTE ALFAIATE - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA

Infantis B Femininos
1. EMMA AVRAMESCU - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
2. MARIANA CARREIRA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3. ANA RODRIGUES - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE

Iniciados Masculinos
1. DUARTE SOUSA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA
2. JOÃO GRANJA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE
3. GABRIEL PEDROSA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA

Iniciados Femininos
1. JOANA CASEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA
2. MARTA FERREIRA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE
3. INÊS SILVA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE

Juvenis e Juniores Masculinos
1. MANUEL PITEIRA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
2. MATEUS VINAGRE - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3. TOMÁS ROCHA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA

Juvenis e Juniores Femininos
1. LUANA ALEXANDRE - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
2. IARA JESUS - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE
3. CAROLINA SOUSA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

O PAI NATAL ESTÁ A CAMINHO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES


É já amanhã, dia 7 de dezembro, pelas 15h00, que o Pai Natal chega ao Pavilhão da Escola E.B.2,3 João de Deus em São Bartolomeu de Messines, para uma tarde de verdadeira diversão e muito espirito natalício.
A iniciativa, promovida pelo Município de Silves é integrada no evento Silves Alegria do Natal, decorre durante os dias 7 e 8 de dezembro e promete um fim de semana recheado de surpresas. No dia 7,

além da chegada do Pai Natal, os mais novos vão poder assistir à peça de teatro “Um Conto de Natal” e no dia 8 de dezembro ao concerto de Natal protagonizado por João Violão, ambos pelas 17h00.

Também no local a animação vai estar garantida com insufláveis a partir das 15h00 e o tradicional mercadinho de Natal.

A entrada é livre. Reúna a família e venha viver a Alegria do Natal, em São Bartolomeu de Messines!

De 6 dezembro 2024 a 5 janeiro 2025 os melhores momentos estão no Silves Alegria do Natal . Consulte a informação em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3091/silves-alegria-do-natal-2024.aspx

Município de Alvaiázere distinguido com Menção Honrosa no Prémio Nacional de Educação 2024 – Categoria "Cultura e Património"


Município de Alvaiázere distinguido com Menção Honrosa no Prémio Nacional de Educação 2024 – Categoria "Cultura e Património"
​​​​​​​O Município de Alvaiázere foi reconhecido com Menção Honrosa na edição de 2024 do Prémio Nacional de Educação, na categoria "Cultura e Património". Este galardão distingue o projeto educativo "Oficina do Território", que se destacou pela abordagem inovadora na valorização e promoção do património local junto das gerações mais novas.
Integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), a "Oficina do Território" é uma iniciativa do Município de Alvaiázere em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. O projeto, implementado desde o ano letivo 2022-2023, promove a sensibilização e educação ambiental, histórica e cultural dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizando o território como recurso educativo, proporciona experiências únicas, como visitas ao Parque Botânico da Mata do Carrascal, ao Complexo Megalítico do Rego da Murta, ao Museu Municipal de Alvaiázere e outros marcos de relevância patrimonial, cultural e religiosa.

A metodologia do projeto assenta na cooperação ativa entre o Município, a comunidade educativa, associações locais, juntas de freguesia e empresas do concelho. Esta abordagem colaborativa não só enriquece a formação dos jovens como também reforça o sentimento de pertença e identidade territorial, contribuindo para a preservação e valorização do património cultural e natural de Alvaiázere.

O Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, sublinha que “este reconhecimento reforça a nossa visão de fazer de Alvaiázere um concelho cada vez mais atrativo, dinâmico e sustentável. Através de projetos como a ‘Oficina do Território’, apostamos não apenas na educação das nossas crianças, mas também na valorização do nosso património e na construção de uma comunidade mais coesa e consciente do seu papel na preservação do território.”

Este reconhecimento a nível nacional destaca o compromisso contínuo do Município de Alvaiázere em investir na educação como um dos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável. A criação da "Oficina do Território" reflete a visão estratégica de promover cidadãos informados e conscientes, fortalecendo um concelho atrativo, dinâmico e sustentável.

*Gabinete de Apoio à Presidência




Informação de Agenda: Conferência «Os fundos europeus não são invisíveis: Impacto no desenvolvimento da região Centro»

 A Comissão Diretiva do Programa Centro 2030 promove, no dia 9 de dezembro, pelas 10.00h, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, a Conferência «Os fundos europeus não são invisíveis: Impacto no desenvolvimento da região Centro».
Nesta conferência, que se insere no encerramento do Programa Centro 2020, serão apresentados os resultados e os impactos da aplicação dos fundos da união europeia na região Centro, nos últimos 10 anos, bem como os principais desafios do futuro da política de coesão.
Esta sessão conta com a participação do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.

*Cláudia Araújo
Chefe de Divisão
Divisão de Comunicação
T. +351 239863507

Exposição pedagógica atraiu comunidade escolar. Dia Mundial do Solo assinalado com mostra em Cantanhede

 
O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) comemorou o Dia Mundial do Solo 2024 através de uma mostra de ciência que teve lugar no UC-Biotech, em Cantanhede. A iniciativa contou com grande participação da comunidade escolar e com o envolvimento institucional da Universidade de Coimbra, Município de Cantanhede e de toda a comunidade do Biocant.
O Dia Mundial do Solo celebra-se todos os anos, a 5 de dezembro, como forma de alertar para a importância de um solo saudável e de defender uma gestão sustentável dos recursos do solo. Esta iniciativa insere-se nesse espírito, visando sensibilizar o público em geral e, os mais novos em particular, para as principais ameaças ao solo, para os vitais benefícios que ele nos fornece e para simbioses com os organismos que não vemos e com os outros que vemos, mas escapam à nossa atenção.
Presente na sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, destacou “o interesse científico, o alcance educativo e pedagógico desta mostra”, enfatizando “a importância dos solos para a sustentação da vida na Terra, da biodiversidade, constituindo a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar”.
Esta mostra foi dinamizada por diversos grupos da Universidade de Coimbra, nomeadamente o Environmental Ecology and Ecotoxicology Group, em parceria com outros grupos de investigação do CFE (Center for Functional Ecology) e do CNC.
Para além do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, a sessão também contou com a presença do administrador da associação Biocant, Carlos Fernandes, tendo ambos tido a oportunidade de testemunhar o entusiasmo das crianças, a dedicação dos profissionais e o caráter profundamente diferenciador e pedagógico desta ação.



Ciclo de Concertos de Natal promovido pelo Município de Silves leva Música e Magia às Freguesias do Concelho

 O Município de Silves volta a celebrar a época natalícia com mais uma edição do ciclo de Concertos de Natal, que decorrerá entre os dias 06 e 28 de dezembro, nas várias freguesias do concelho. Esta iniciativa reflete o compromisso da autarquia em descentralizar a oferta cultural, promovendo o acesso à música e à magia do Natal junto das comunidades locais.
Com uma programação variada, o ciclo de Concertos de Natal inclui um leque diversificado de artistas e géneros musicais, garantindo momentos únicos de partilha e celebração. Os espetáculos terão lugar em igrejas e capelas, criando um ambiente intimista e acolhedor, ideal para celebrar o espírito natalício.
Programa dos Concertos de Natal
 
» Hugo Alves Quarteto – Orquestra de Jazz do Algarve
Data: 6 de dezembro
Local: Igreja Matriz de Armação de Pêra
Hora: 21h00
 
»Magnólia
Data: 13 de dezembro
Local: Igreja Matriz de Alcantarilha
Hora: 21h00
 
Data: 14 de dezembro
Local: Capela de Tunes
Hora: 17h00
 
»Fernando Leal
Data: 15 de dezembro
Local: Igreja Matriz de Pêra
Hora: 17h00
 
»Eduardo Ramos
Data: 21 de dezembro
Local: Igreja Matriz de Algoz
Hora: 21h00
 
»Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense
Data: 22 de dezembro
Local: Igreja de São Marcos da Serra
Hora: 17h00
 
»Recante (Especial de Natal)
Data: 28 de dezembro
Local: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines
Hora: 16h00
 
Todos os concertos têm entrada livre, convidando o público a participar e a celebrar o Natal com momentos de cultura e música de qualidade.
Esta iniciativa reforça o papel do Município de Silves na promoção da cultura e valorização das tradições locais, ao mesmo tempo que proporciona um espaço de encontro e união entre as comunidades do concelho.
Para mais informações, contacte o Setor de cultura através do telefone 282 440 800  (chamada para a rede fixa nacional) | Ext. 2722 ou através do e-mail: cultura@cm-silves.pt.
Venha viver a magia do Natal nas freguesias de Silves e celebrar esta época especial ao som de música inesquecível!
 

 

Reguengos de Monsaraz celebra 20 anos da elevação a cidade com atuação da South River Jazz Band


O 20.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado no dia 8 de dezembro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Na cerimónia vai atuar a South River Jazz Band, uma banda formada em 2003 que interpreta temas tradicionais de Blues e de Dixieland, Jazz oriundo de Nova Orleans, composta por Luís Silva (trompete), Nuno Carreira (trombone), Fábio Vilhena (clarinete), Mário Parreira (saxofone e voz), Rui Gaspar (sousafone), Filipe Silva (banjo e voz) e Válter Passarinho (bateria).
Durante o espetáculo, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
A Medalha de Ouro vai ser atribuída a título póstumo ao maestro António Menino, que faleceu este ano. António Menino assumiu em 2011 a direção artística da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e, enquanto maestro, elevou a banda filarmónica a um nível de excelência, deixando um legado de dedicação, liderança e competência que marcou gerações de jovens músicos do concelho.
A autarquia vai agraciar com a Medalha de Mérito Cívico o médico de medicina geral e familiar Carlos Costa, que em 1985 ingressou no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e do qual foi diretor de 1996 a 2003. Atualmente já está aposentado, mas demonstrando a dedicação que teve durante toda a carreira ao Serviço Nacional de Saúde, continua a colaborar com a Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz, que chegou a coordenar, assim como com a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
Maurício Velez Rebocho, que desde 1989 se dedica ao teatro de marionetas e tem apresentado a sua arte em Portugal e no estrangeiro, vai receber a Medalha de Mérito Cultural. Maurício Rebocho é professor aposentado e foi um dos fundadores da Casa de Cultura de Corval e da Rádio Corval, estação radiofónica onde ainda realiza programas.
A Medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue a Matilde Margalha, que desde 2013 é atleta da Secção de Trampolins da Sociedade Artística Reguenguense, tendo alcançado medalhas em campeonatos nacionais de trampolins nos escalões jovens e sénior. A Sociedade União Perolivense vai receber esta medalha pela passagem do seu 75.º aniversário e a Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz pelos seus 25 anos de existência.

O empresário Nuno Cardoso vai ser agraciado com a Medalha de Mérito Empreendedor pelo seu desempenho profissional, tendo criado a empresa Metal, na área da serralharia civil, que é uma referência regional no seu setor de atividade. A autarquia vai entregar a Medalha de Mérito Social a Manuel António Galante, que desempenha há mais de três décadas o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade, dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata 18 funcionários com 25 anos de serviço efetivo e 23 trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro saúda acordo que permite concluir prédio na Avenida Dr. Lourenço Peixinho


Câmara de Aveiro saúda acordo que permite concluir prédio na Avenida Dr. Lourenço Peixinho Ação da CMA com revisão do PDM em 2019 foi um dos contributos importantes para a resolução do problema.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) saúda o acordo alcançado em Tribunal entre as partes, para a resolução do embargo do prédio localizado no gaveto do cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Eng. Oudinot, um problema com cerca de 15 anos.
Realçamos a perspetiva positiva e otimista que temos sobre o futuro próximo deste edifício, já que a empresa que fica definitivamente com a titularidade do imóvel é a mesma que tem em curso no Canal de São Roque, a operação de investimento “Foz de Prata”, o que significa que estamos a falar de uma empresa com capacidade de investimento, credível e fazedora.
A CMA, que tinha sido parte relevante na criação do problema de embargo da obra do prédio em causa no início do mandato de 2009 – 2013 (questão da alteração da definição da cércea de 5 ou 7 pisos), criou as condições de base para viabilizar uma solução para esta construção, com a elaboração e entrada em vigor em dezembro de 2019 da Revisão do PDM e do Estudo Urbanístico da Avenida Dr. Lourenço Peixinho (fixou a cércea em 6 pisos).
Além disso o Presidente da CMA Ribau Esteves acompanhou sempre este processo, fazendo diligências junto das duas partes, no sentido de concretizar um acordo que terminasse com a litigância judicial que se podia prolongar por muitos mais anos, o que se veio a concretizar no passado dia 21NOV24.
Como nota final e reiterando a satisfação pela resolução do conflito judicial, a CMA dá nota de que já começou a trabalhar com a empresa dona do imóvel – a AM48 - para que o projeto dê entrada nos Serviços Municipais, assegure a necessária aprovação, de modo a permitir o início da obra de reabilitação do edifício, o mais rapidamente possível.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Cantanhede | Ançã recebeu última ação do projeto cultural. Sessão com alunos encerra “Gente da Nossa Terra”, que homenageou António Taboeira

 
A programação do projeto cultural “Gente da Nossa Terra”, dedicado a António Taboeira, encerrou com uma sessão pedagógica, na última sexta-feira, dia 29 de novembro, no Centro Escolar de Ançã.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco desta figura icónica da cultura popular da região da Gândara, além de compreender os vários conteúdos tradicionais, dançar e até experimentar a tocar concertina.
No início deste ano letivo, o Município de Cantanhede lançou o desafio aos agrupamentos de escolas do concelho, bem como aos estabelecimentos de ensino privados, para acolherem sessões culturais pedagógicas sobre a música tradicional portuguesa, em particular da região gandaresa, onde António Taboeira foi protagonista.
De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, “a resposta da comunidade escolar foi naturalmente muito positiva, com a realização de várias sessões que cativaram alunos, professores e auxiliares de ação educativa”.
A programação do “Gente da Nossa Terra” encerrou depois de mais de duas dezenas de eventos dedicados a homenagear António Taboeira, explorando de forma abrangente várias facetas desta figura, ao nível das expressões artísticas e do percurso de vida, nomeadamente na música, etnografia, migrações, ofícios e cultura em geral.
As iniciativas tiveram uma forte adesão de vários públicos em ações muito distintas, em vários horários e diversos dias de semana que não somente os fins de semana, em múltiplos pontos do concelho de Cantanhede e mesmo fora deste, contando com a colaboração de diversas entidades (juntas de freguesia e associações), facto que nos deixa muito satisfeitos”, sublinhou Pedro Cardoso.
Entre 11 de outubro e 30 de novembro foram realizados encontros, concertos, projeção de filmes e documentários, conferências, ensaios abertos, conversas, workshop teórico-práticos, performances musicais, declamações de poesia, tertúlias, caminhadas sobre biodiversidade, leituras encenadas, visitas de estudo a museus, viagens a locais simbólicos, apresentações de livros, interpretações artísticas, bailes, para além das referidas sessões pedagógicas com a comunidade escolar.
Recorde-se que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver um trabalho parcimonioso de recolha, valorização e promoção do património cultural material e imaterial da região.
O projeto “Gente da Nossa Terra” tem como propósito promover o reconhecimento local, regional, nacional e internacional, na vertente histórica e/ou artística, de personalidades marcantes, sublinhando os seus percursos, carreiras e influências. Após as edições dedicadas a Carlos Garcia e Jaime Zuzarte Cortesão, desta vez “Ti António Taboeira” foi a figura em destaque. 


Biografia de António Taboeira

Nascido a 8 de janeiro de 1918, na Sanguinheira, cresceu numa família humilde e desde cedo revelou um talento natural para a música. Autodidata, aprendeu a tocar diversos instrumentos, como o harmónio, concertina e acordeão, sem nunca ter recebido qualquer formação formal. Herdou a paixão pela música de seu pai e começou a tocar desde criança.
Embora não lhe garantisse sustento, a música desempenhou um papel central na vida cultural local. Trabalhou como agricultor e moleiro, mantendo-se fiel à música. O "Ti António Taboeira" animava os bailaricos e desgarradas na região, tornando-se um exímio tocador e mestre cantador.
Sem saber ler uma pauta, guardava melodias complexas, tanto do folclore gandarês quanto de músicas de salão, transmitindo esse património oral à sua comunidade. Participou em vários grupos folclóricos e foi uma referência para artistas e etnógrafos. O CD "Memórias de António Taboeira", com 25 peças tradicionais, preserva parte do seu legado. Faleceu a 4 de dezembro de 2010, com 92 anos, sendo lembrado como um guardião da cultura musical da Gândara.