Considerando a fase de execução de algumas obras e as oportunidades de financiamento garantidas, “não há nada aqui que pudéssemos deixar de fora”, pelo que a dotação orçamental, de 113 milhões de euros, a maior de sempre da Câmara de Águeda, é resultado do “ritmo elevado a que o Município está a evoluir”.
Jorge Almeida frisa que 2025, no seguimento de todas os procedimentos feitos e do trabalho realizado ao longo do mandato, “será um ano de arranque e desenvolvimento de muitas obras planeadas”, antevendo um nível de execução sem precedentes. “Exige muito de nós, estamos muito focados e iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos bem-sucedidos”, declarou o Edil, prevendo que, no final do próximo ano, o relatório de contas e execução irá demonstrar “um nível recorde”.
Este é um orçamento “progressista”, que “dá prioridade a todas as obras com financiamento garantido a 100% [de fundos europeus] e que nos permite ter as contas equilibradas”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda com o pelouro da gestão económica e financeira.
“O orçamento aumenta consideravelmente [face a 2024] devido ao plano de investimentos, que contempla obras desde a ligação Águeda-Aveiro, a ligação do PEC ao IC2, os apoios às nossas instituições (desportivas, IPSS, culturais, bombeiros, Juntas de Freguesia), bem como os alcatroamentos e muitas outras intervenções necessárias”, apontou Edson Santos, realçando ainda o Plano Estratégico para a Habitação, “com um valor muito mais real”.
Sobre esta matéria salienta o facto de haver já obras em curso, nomeadamente em Vale Domingos, que evidenciam que Águeda está a cumprir os prazos contratualizados pelo IHRU, que permitirão ao Município ser ressarcido do investimento total da obra.
Maior orçamento de sempre
2025 será o ano de consolidação e execução de vários projetos estratégicos, muitos dos quais foram iniciados em anos anteriores e que estarão concluídos ou em fase de conclusão.
O Orçamento para 2025 apresenta o valor total de 113 milhões de euros (113.016.002,33 euros), sendo que cerca de 94 milhões de euros (94.911.780,09 euros) corresponde aos investimentos diretos inscritos nas Grandes Opções do Plano (GOP), onde o município define as grandes prioridades estratégicas para o próximo ano, em áreas estratégicas, como a educação, saúde, habitação, infraestruturas, ambiente e desenvolvimento económico.
Entre as principais áreas de intervenção para 2025, destaca-se a educação, com um investimento total de cerca de 6,8 milhões de euros, salientando a aposta na requalificação das escolas.
A Reabilitação Urbana e a Estratégia local de habitação, com uma dotação de cerca de 5,3 milhões de euros; a saúde, com cerca de um milhão de euros; e a segurança e ação social, com um investimento conjunto de mais de 3 milhões de euros, são investimentos em destaque.
O desenvolvimento económico, a indústria e energia são áreas com um forte impulso em 2025, com um orçamento de 27,9 milhões de euros, com destaque para as intervenções no Parque Empresarial do Casarão, relacionadas com a mobilidade sustentável, eficiência energética, bem como as infraestruturas rodoviárias e a mobilidade urbana, que recebem uma parte significativa dessa verba, com um total de cerca de 26,6 milhões de euros para projetos estruturantes como o Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda e as obras de pavimentação nas freguesias.
A área ambiental continua a ser uma das mais relevantes na estratégia do município, com uma alocação de mais de 2 milhões de euros para a proteção do meio ambiente, a conservação da natureza, e a mobilidade sustentável.
A cultura e o desporto continuam a ser pilares, com uma previsão de 5,3 milhões de euros (5.320.286,32 euros) para áreas como o apoio às associações culturais e desportivas, e realce para a ampliação do Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e para a elaboração do projeto das novas Piscinas Municipais.
Destacar ainda a área do Turismo e Comércio, com uma dotação para investimento de mais de 7 milhões de euros, com especial destaque para a requalificação do Mercado Municipal, para as medidas de incentivo ao comércio tradicional e para a promoção de eventos de relevância local, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal.
*Gabinete de Comunicação e Imagem