segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Marinha Grande | INCENTIVOS FINANCEIROS PERMITEM DESENVOLVER EMPRESAS DA REGIÃO

 O Programa Centro2030 pretende reforçar a competitividade da economia e valorizar o capital humano, disponibilizando medidas de financiamento para as empresas da região. Esta é uma das conclusões da sessão de esclarecimento sobre as candidaturas a apoios às empresas da Região de Leiria, realizada na passada quinta-feira, 28 de novembro, no Auditório do Centro Empresarial da Marinha Grande.
A iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e pelo Município da Marinha Grande contou com a presença e intervenções do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do representante da comissão diretiva da autoridade de gestão do Programa, Jorge Brandão; do 1.º secretário da CIMRL, Paulo Santos; da secretária técnica do Programa Operacional da CCDR-C, Neusa Magalhães; e da responsável pelas candidaturas na CIMRL, Carla Catarino.
O Sistema de Incentivos de Base Territorial é uma oportunidade real para as empresas expandirem as suas operações, inovarem e contribuírem para o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas.

Permite às empresas: investirem na transição digital; apostarem em inovação tecnológica; melhorarem a sustentabilidade e eficiência energética; e reforçarem a competitividade no mercado global.

Pode consultar mais informações em https://centro2030.pt/avisos/ 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Águeda distinguida com Bandeira Verde ECOXXI com mais alta pontuação de sempre

 Galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, também reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Município
 
Águeda é um dos Municípios mais sustentáveis do país, com um índice de 89,4%, estando em 3.º lugar nacional. Os resultados da Bandeira Verde ECOXXI foram divulgados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que distingue Águeda no top 3 dos municípios de todo o país com melhores práticas de sustentabilidade.
“Águeda tem vindo a evoluir de forma permanente, sempre em lugares de topo deste índice, e este resultado é a prova dessa evolução e das boas práticas de sustentabilidade que implementamos no nosso território”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Analisados os vários indicadores, numa avaliação feita por um conjunto vasto de organismos independentes (mais de 25 instituições), Águeda consegue o valor mais alto de sempre no neste índice, liderando os municípios do distrito de Aveiro, com Estarreja e Albergaria-a-Velha nos lugares seguintes e com pontuações também acima dos 80%.
O Município foi reconhecido pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e de 75 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Águeda consegue a pontuação mais elevada do país nos indicadores de “Mobilidade sustentável”, “Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)” e “Certificação de sistemas de gestão”.
De referir que a ABAAE, que promove este galardão desde 2005, atribuiu este ano 61 Bandeiras Verdes Eco XXI e os municípios que acompanham Águeda com o melhor desempenho no top 3 nacional são Pombal e Oeiras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

15 JOVENS CADETES C ESTREIAM-SE NA COMPETIÇÕES DE CADETES DA ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA


15 atletas do escalão de Cadetes C da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estrearam-se em competição na presente época desportiva.
A prova em causa foi a 1ª jornada do1º Mergulho, prova essa que contou com a presença de cerca de 150 nadadores em representação de 9 clubes.

A competição foi organizada pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Município da Lousã.

Do lado da coletividade de Cantanhede 15 jovens do escalão C de cadetes competiram demonstrando uma boa evolução face as cerca de 8 semanas de treino que efetuaram desde o início da época.


ASSSCC REGRESSA AO CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLUBES


Após alguns anos de ausência a equipa feminina da Seção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense voltou a participar nos Campeonatos Nacionais de Clubes.
No seguimento de várias participações e 3 subidas de escalão consecutivas a ASSCC viria a fazer a despedida destas competições de Clubes na 1ª divisão onde chegou em 2014.

Cerca de 10 anos depois, e por decisão dos dirigentes em só assumir a pretensão de regressar quando estivesse garantida a continuidade nos anos seguintes dessa participação, a ASSSCC decidiu assim apostar no regresso na presente época.

O acesso aos Nacionais de Clubes foi garantido há cerca de um mês atrás na Fase de Qualificação que teve como palco Santarém.

Desta vez e já na Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes da 3ª divisão, Marisa Nobre, Beatriz Portulez, Maria Fernandes, Laura Monteiro, Filipa Loisas, Leonor Silva e Eva Almeida foram as 7 atletas que defenderam as cores da SCC na competição que decorreu no dia 29 de dezembro em Santo António dos Cavaleiros.

Neste regresso através do 3º escalão nacional as atletas da SCC que apesar de jovens e maioritariamente do escalão de juvenil estiveram em grande plano, tendo conquistado a permanência na 3ª divisão pelo 12º lugar coletivo conquistado numa competição que contou com a participação de 32 clubes.

Assim a ASSSCC garantiu desde já a presença direta na próxima época, onde já com uma equipa mais experiente pretende assumir uma classificação que lhe permita uma aproximação aos lugares de acesso a 2ª divisão.

SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM DEZEMBRO

 
Deixe-se levar pelo coração.
O Sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. Certamente que todos sabemos disso. Então o que fazer? O Sangue corre nas suas veias. Nas minhas também, só que, como já recebi transfusão quando fui operado ao coração, passei para o estatuto de ex-dador o que me impede de continuar a fazer a minha dádiva. Fico triste. Contudo, são as regras que passaram a existir depois de 1980, além do mais a idade já não permite…
É saudável? Dê Sangue! Ninguém faz a sua doação sem ser avaliado por um médico, a que chamamos triagem clínica. Ajude os outros… parece estranho. Não fique indiferente.

Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Todos dependemos cada vez mais uns dos outros, não estou a fazer chantagem emocional. Determinada pessoa dizia-se junto da nossa exposição: “Nunca procurei saber se reunia condições para doar sangue. Quando necessitei de fazer um transplante foram-se administradas sei lá quantas unidades de sangue e plasma…”. O reconhecimento público aos dadores devia ser mais abrangente. Os bons exemplos que se praticam nesta área em alguns países, cá não se aplicam, evita-se falar neles. Sabemos porquê.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro ligando para 964 470 432.

RESERVAS EM BAIXO
O IPST informa que “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”.

Boletim edição nº. 51 de Novembro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1909 na versão online em PDF

Católica Porto Business School é uma das melhores Escolas de Negócios da Europa, segundo o Financial Times - sob embargo até às 00:01 de 2ª feira, dia 2 de dezembro


A Católica Porto Business School é uma das seis faculdades Portuguesas incluídas no ranking das 100 melhores Escolas de Negócios da Europa, segundo o Financial Times European Business School Rankings – 2024. Esta integração soma-se à tripla acreditação internacional da EQUIS, AMBA e AACSB, reforçando o posicionamento de excelência ao nível do ensino, da investigação e do impacto na sociedade da Católica Porto Business School.
“A integração da Católica Porto Business School neste ranking tão prestigiado é o reconhecimento de todo o trabalho que temos vindo a fazer no reforço da oferta formativa e nos cursos executivos internacionais, mas também na qualidade das parcerias que nos permitem alavancar a excelência da nossa Faculdade,” refere João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando “temos também feito uma grande aposta na atração de talento e na interligação entre o ensino, a investigação e a inovação.” De realçar, a classificação de alguns dos principais parceiros internacionais da Católica Porto Business School, nomeadamente no âmbito dos Mestrados (Double Degrees), do MBA Executivo e dos Programas de Formação Executiva, como a ESADE (Espanha); a Neoma e a Kedge (França); a WU - Vienna University of Economics and Business (Aústria); a Luiss (Itália); a Aston e Lancaster (Reino Unido).

Paulo Alves, vice-dean para a área da Qualidade e das Acredtações da Católica Porto Business School, salienta “alguns dos factores que contribuiram para estarmos neste ranking foram a elevada progressão salarial dos nossos graduados – por exemplo, os alunos que completaram o mestrado em gestão registaram um aumento salarial de 86% nos anos seguintes à conclusão-, mas também o equílbrio de género do nosso corpo docente.”

O Financial Times European Business School Ranking é uma iniciativa do Financial Times (FT), grupo editorial britânico de renome, que anualmente destaca as melhores escolas de negócios da Europa. Este ranking resulta de uma avaliação combinada de vários fatores, nomeadamente relacionados com a qualidade dos programas, a progressão salarial e de carreira dos graduados, a diversidade de género do corpo docente, a investigação e impacto da mesma, entre outros. Este ranking anual é altamente reconhecido, destacando as 100 melhores escolas de negócios da Europa entre milhares de escolas existentes, e servindo, por isso, como um guia de referência relevante para estudantes e profissionais que procuram programas na área da gestão de elevada qualidade.

A Católica Porto Business School, além de integrar o Top100 do Financial Times European Business School Rankings – 2024, faz parte de um restrito grupo de cerca de 1% de escolas de negócios em todo o mundo com a tripla acreditação internacional EQUIS, AMBA e AACSB. Este estatuto “Triple Crown” coloca a Católica Porto Business School num patamar de excelência, sendo a única escola a deter este título a Norte do país e uma das apenas quatro em Portugal.

Conheça o ranking completo aqui (link para site FT)

*Fernanda Teixeira

 

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA CELEBRA 27.º ANIVERSÁRIO

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, assinala o seu 27.º aniversário com a realização de uma visita orientada, no dia 5 de dezembro, pelas 16h00, e a inauguração da  exposição “Miragens”, de Maria de Fátima M. Silva, no dia 7 de dezembro, pelas 15h00.
O Museu consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor.

É constituído por obras realizadas e doadas pelo autor e família à Câmara Municipal da Marinha Grande, para fruição e enriquecimento do património cultural.

Para celebrar os 27 anos do Museu Joaquim Correia, convida-se a comunidade a participar das atividades.

O programa é o seguinte:

5 de dezembro . 16h00
Visita orientada ao Museu Joaquim Correia
Inscrições gratuitas para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

7 de dezembro . 15h0
Inauguração da exposição “Miragens”, de Maria de Fátima M. Silva
Tudo o que vão ver são miragens, no sentido de ilusões, interpretações. Esta é a autora e a sua maneira de ver e sentir o que a rodeia.
Desde 1996 que procura sempre mais e mais experiências. Desde essa data, fez diversas exposições, coletivas e individuais.
Camada a camada, o seu trabalho vai surgindo, desconstruindo, colando, lixando, voltando a pintar. Mas o que a anima a continuar é a constante procura do ato de inventar, desconstruir e pintar, dando largas à criatividade.
Exposição patente no Museu Joaquim Correia, de 7 de dezembro de 2024 a 22 de fevereiro de 2025.
Horário: 
De quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Últimas entradas às 12h30 e 17h30. Últimas entradas para grupos 11h30 e 16h30.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Centenas de pessoas assistiram à inauguração das iluminações natalícias. Atmosfera característica do Natal regressou a Cantanhede

 
Centenas de pessoas assistiram este domingo, 1 de dezembro, ao início do programa de animação que o Município de Cantanhede promove nesta quadra natalícia. O ponto alto foi a inauguração das iluminações de Natal, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi novamente instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
Foi neste ambiente que a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, assinalou simbolicamente o “início” da época de Natal, na companhia do vice-presidente Pedro Cardoso e do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.
Na ocasião, a autarca destacou a importância da “celebração conjunta da quadra natalícia”, e elogiou a parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural.
O Natal é, talvez, a época do ano mais importante para as famílias, daí a relevância de uma participação comunitária nesta programação”, referiu.
O primeiro dia do programa natalício ficou ainda marcado pela atuação da Filarmónica Marialva de Cantanhede, que apresentou o VII Concerto Marquês de Marialva, em homenagem ao Senhor de Cantanhede, a realização de uma parada que assinalou simbolicamente a chegada de D. António Luís de Meneses coincidindo com o acender das luzes natalícias na cidade, no dia em que se comemorou a Restauração da Independência de Portugal. A noite terminou com a visita inaugural do presépio de cortiça e outros produtos reciclados da autoria de Samuel Machado, na Escola Conde Ferreira.
A programação de Natal deste ano estende-se até 6 de janeiro de 2025. Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva é o epicentro das atividades, com uma pista de gelo, carrossel, a casa do Pai Natal, um mercadinho, exposições, ateliês criativos, concertos e insufláveis.
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 21 de dezembro, sábado, com início às 17h00, trazendo consigo muita alegria, música e muitas surpresas.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, até 31 de dezembro, espetáculos musicais em várias freguesias e um concurso de montras.
Ainda no âmbito desta quadra, a igreja paroquial de Ançã recebe a 14 de dezembro, pelas 21h30, o Encontro de Cantares Natalícios, com a participação do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Viseu), Grupo Regional de Moreira da Maia e Grupo Típico de Ançã.
Destaque ainda para a exposição “Nasceu um menino…”, patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede entre os dias 4 de dezembro e 7 de janeiro de 2025. Trata-se de uma mostra de presépios criados por utentes da APPACDM de Coimbra - CACI de S. Silvestre.

ADAE CELEBRA 30 ANOS NA MARINHA GRANDE

 A Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) celebra os seus 30 anos com uma sessão comemorativa que tem lugar esta segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, pelas 19h00, no Parque Municipal de Exposições, integrada na FAG - Feira de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande.
Esta assolação, atualmente liderada pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, nasceu para transformar o mundo rural e melhorar a qualidade de vida das populações nos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.

Desde 1994, tem sido um elo de ligação entre entidades públicas e privadas, impulsionando projetos inovadores que valorizam a agricultura, cultura, turismo, educação, comércio e muito mais. A ADAE tem como objetivos preservar as tradições e valorizar a identidade da região.

Para celebrar este marco histórico, convida-se a comunidade a participar nesta sessão comemorativa, cuja entrada é gratuita, e que inclui o seguinte programa:
- A história da ADAE;

-Apresentação de novos programas de financiamento aos projetos de economia local;
-Showcooking de produtos locais e dieta de mediterrânica, no âmbito do projeto PASS Alimentação Região de Leiria, com o Chef Rui Lopes.

Participe!

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PARQUE DA CERCA VAI RECEBER 1200 ATLETAS NO CORTA-MATO ESCOLAR


Cerca de 1200 atletas vão participar no Corta-Mato Escolar, no dia 6 de dezembro, pelas 10h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, para apuramento dos representantes do concelho na fase distrital da modalidade.
Os 1200 alunos frequentam o 4.º ano do 1.º ciclo, os 2.º e 3. ciclos e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 8 e 21 anos, sendo provenientes de escolas públicas e privadas do concelho.
Este é o mais antigo Corta-Mato do país e, a edição deste ano, vai ser apadrinhada pelo atleta internacional Rui Silva. Nascido em 1977, este atleta português é especialista em meio fundo, designadamente os 1500 e os 3000 metros. Foi medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, conquistou 10 medalhas em grandes competições internacionais, com as cores de Portugal, entre as quais um título de campeão mundial e 3 títulos de campeão europeu (em pista coberta), afirmando-se como um dos melhores atletas portugueses de sempre. Representou o Sporting Clube de Portugal entre 1996 e 2016, quando mudou para o Benfica.
O Corta-Mato Escolar é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pelos Agrupamentos de Escolas do concelho, com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Devido à realização da prova, o trânsito na Av. D. Infante Henrique e na Av. João Beare, situadas nos limites do Parque da Cerca, irá estar condicionado, das 07h00 às 15h00, no dia 6 de dezembro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Ao longo do ano letivo 2024/2025. Município promove cidadania ativa entre os jovens com o projeto “Momento J”

 
O Município de Cantanhede está a dinamizar, ao longo do ano letivo 2024/2025, o projeto “Momento J”, uma iniciativa que visa aproximar os jovens das políticas públicas e das atividades promovidas pela autarquia no âmbito da Juventude.
Destinado a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional, os “Momentos J” deste ano letivo têm como principal foco a envolvência dos jovens em reflexões e ações práticas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.
Durante o 1.º período escolar, os estudantes foram desafiados a pensar em ações simples e concretas no seu quotidiano que contribuam para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades. Estas atividades visam sensibilizar para a importância dos ODS e relembra o compromisso de Portugal na implementação das metas globais definidas pela ONU.
À semelhança do ano letivo anterior, estas ações foram realizadas nos agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, Lima-de-Faria e Gândara-Mar, na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e na Academia de Música de Cantanhede. O envolvimento das escolas tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, destacando-se o papel dos professores e educadores no incentivo à participação ativa dos jovens.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, responsável pelo pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, sublinha “a relevância de ouvir e envolver os jovens, dando-lhes espaço e protagonismo, pois estes, têm, tanto o direito, quanto a responsabilidade de moldar o seu futuro”.
Em seu entender, “a verdadeira participação cívica só é possível quando os cidadãos têm voz ativa, influenciando decisões e contribuindo para a definição de políticas públicas”.
Com esta iniciativa, o Município de Cantanhede reafirma o seu compromisso em promover uma Juventude mais consciente, participativa e preparada para enfrentar os desafios globais, através de ações locais que têm impacto no presente e no futuro.



Aprovado maior orçamento de sempre da Câmara de Águeda

“Este é um orçamento muito ambicioso, que prevê a execução de muitas obras estruturantes para o concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2025, aprovadas em reunião de Executivo extraordinária, na sexta-feira.
Considerando a fase de execução de algumas obras e as oportunidades de financiamento garantidas, “não há nada aqui que pudéssemos deixar de fora”, pelo que a dotação orçamental, de 113 milhões de euros, a maior de sempre da Câmara de Águeda, é resultado do “ritmo elevado a que o Município está a evoluir”.
Jorge Almeida frisa que 2025, no seguimento de todas os procedimentos feitos e do trabalho realizado ao longo do mandato, “será um ano de arranque e desenvolvimento de muitas obras planeadas”, antevendo um nível de execução sem precedentes. “Exige muito de nós, estamos muito focados e iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos bem-sucedidos”, declarou o Edil, prevendo que, no final do próximo ano, o relatório de contas e execução irá demonstrar “um nível recorde”.
Este é um orçamento “progressista”, que “dá prioridade a todas as obras com financiamento garantido a 100% [de fundos europeus] e que nos permite ter as contas equilibradas”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda com o pelouro da gestão económica e financeira.
“O orçamento aumenta consideravelmente [face a 2024] devido ao plano de investimentos, que contempla obras desde a ligação Águeda-Aveiro, a ligação do PEC ao IC2, os apoios às nossas instituições (desportivas, IPSS, culturais, bombeiros, Juntas de Freguesia), bem como os alcatroamentos e muitas outras intervenções necessárias”, apontou Edson Santos, realçando ainda o Plano Estratégico para a Habitação, “com um valor muito mais real”.
Sobre esta matéria salienta o facto de haver já obras em curso, nomeadamente em Vale Domingos, que evidenciam que Águeda está a cumprir os prazos contratualizados pelo IHRU, que permitirão ao Município ser ressarcido do investimento total da obra.
Maior orçamento de sempre
2025 será o ano de consolidação e execução de vários projetos estratégicos, muitos dos quais foram iniciados em anos anteriores e que estarão concluídos ou em fase de conclusão.
O Orçamento para 2025 apresenta o valor total de 113 milhões de euros (113.016.002,33 euros), sendo que cerca de 94 milhões de euros (94.911.780,09 euros) corresponde aos investimentos diretos inscritos nas Grandes Opções do Plano (GOP), onde o município define as grandes prioridades estratégicas para o próximo ano, em áreas estratégicas, como a educação, saúde, habitação, infraestruturas, ambiente e desenvolvimento económico.
Entre as principais áreas de intervenção para 2025, destaca-se a educação, com um investimento total de cerca de 6,8 milhões de euros, salientando a aposta na requalificação das escolas.
A Reabilitação Urbana e a Estratégia local de habitação, com uma dotação de cerca de 5,3 milhões de euros; a saúde, com cerca de um milhão de euros; e a segurança e ação social, com um investimento conjunto de mais de 3 milhões de euros, são investimentos em destaque.
O desenvolvimento económico, a indústria e energia são áreas com um forte impulso em 2025, com um orçamento de 27,9 milhões de euros, com destaque para as intervenções no Parque Empresarial do Casarão, relacionadas com a mobilidade sustentável, eficiência energética, bem como as infraestruturas rodoviárias e a mobilidade urbana, que recebem uma parte significativa dessa verba, com um total de cerca de 26,6 milhões de euros para projetos estruturantes como o Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda e as obras de pavimentação nas freguesias.
A área ambiental continua a ser uma das mais relevantes na estratégia do município, com uma alocação de mais de 2 milhões de euros para a proteção do meio ambiente, a conservação da natureza, e a mobilidade sustentável.
A cultura e o desporto continuam a ser pilares, com uma previsão de 5,3 milhões de euros (5.320.286,32 euros) para áreas como o apoio às associações culturais e desportivas, e realce para a ampliação do Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e para a elaboração do projeto das novas Piscinas Municipais.
Destacar ainda a área do Turismo e Comércio, com uma dotação para investimento de mais de 7 milhões de euros, com especial destaque para a requalificação do Mercado Municipal, para as medidas de incentivo ao comércio tradicional e para a promoção de eventos de relevância local, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

 

PRIMEIRO SORTEIO DA CAMPANHA MARINHA NATAL 2024 VAI CONTEMPLAR 100 PARTICIPANTES COM VOUCHER’S DE 100 EUROS EM COMPRAS

 O Município da Marinha Grande e a ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande estão a realizar a iniciativa “Marinha Natal 2024”, desde o passado dia 18 de novembro até 31 de dezembro de 2024, no âmbito da estratégia para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias.
O primeiro sorteio, que contemplará 100 pessoas, será realizado na próxima sexta-feira, 6 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande. Os restantes sorteios acontecerão nos dias 18 de dezembro e 6 de janeiro e irão selecionar mais 100 participantes em cada data.

Os participantes sorteados receberão, de imediato, uma notificação via SMS acompanhada de um código para poder confirmar e reclamar o respetivo prémio.

A iniciativa concretiza-se com o sorteio de um total de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes. Por cada 10€ (dez euros) em compras nos estabelecimentos aderentes, o cliente tem direito a 1 (um) registo no formulário digital.

Os estabelecimentos comerciais aderentes estão identificados através de um cartaz fornecido pela ACIMG.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Assinatura dos protocolos de Apoio Financeiro com a Santa Casa da Misericórdia e Centros Paroquiais de São Bernardo, Cacia e Vera Cruz


Data: 03 de dezembro (terça-feira)
Hora: 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00
Locais: Oliveirinha, São Bernardo, Cacia e Vera Cruz

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves celebra, na tarde desta terça-feira, dia 03 de dezembro, os protocolos de Apoio Financeiro para investimento em Equipamentos Sociais com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, o Centro Paroquial de São Bernardo, o Centro Social e Paroquial de Cacia e o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz – Casa Vera Cruz.
O Apoio Especial para Investimento em Equipamentos Sociais (AEIES) do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) vai atribuir à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro 400.000€ (15h00), ao Centro Paroquial de São Bernardo 306.500€ (16h00), Centro Social e Paroquial de Cacia 72.000€ (17h00) e ao Centro Social e Paroquial da Vera Cruz – Casa Vera Cruz 213.000€ (18h00), em sessões que se irão realizar na sede das Associações.
Recordamos que a CMA aprovou os apoios financeiros para investimento em Equipamentos Sociais, num total de 2.438.500,00€ para nove Associações<https://www.cm-aveiro.pt/inovacao/noticia/programa-municipal-de-apoio-as-associacoes-pmaa-apoio-especial-para-investimento-em-equipamentos-sociais-aeies>, com perspetiva de execução em 2024 e 2025, .
Esta ação assume-se como pilar estratégico da intervenção da CMA, com a aposta no investimento em equipamentos sociais, visando o cumprimento da lei e a qualidade dos equipamentos.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Coimbra | Investigadores exploram células do tamarilho com potencial para produção de substâncias ativas

 
Um grupo de investigadores do Laboratório de Biotecnologia Vegetal do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem vindo a explorar, ao longo dos últimos anos, linhas celulares de plantas solanáceas, nomeadamente o tamarilho, com o objetivo de induzir a produção de moléculas ativas em cultura in vitro com potencial para aplicação em diferentes setores.
O projeto PlantReact, um dos vencedores dos Prémios Semente da Universidade de Coimbra, centrou-se na produção de enzimas hidrolíticas, moléculas com a capacidade de decompor outras moléculas em frações mais simples.

«Estas enzimas têm um amplo leque de aplicações, incluindo nos setores industrial, farmacêutico e na luta contra fungos e bactérias, devido às suas propriedades de resposta a reações de stress. A obtenção de fontes sustentáveis para a produção destas enzimas é de grande relevância», considera Sandra Correia, investigadora do CFE e diretora do Departamento de Proteção de Culturas Específicas no Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect.
Até ao momento, os resultados alcançados mostram que os produtos obtidos se enquadram na classe de compostos ativos com potencial para reduzir o impacto de fungos em determinadas culturas agrícolas, embora seja necessário mais financiamento para realizar testes adicionais e validar esta aplicação.

Segundo a especialista, no decorrer da investigação, foi possível realizar análises proteómicas detalhadas e compreender em que condições estas proteínas são produzidas, assim como identificar fatores que estimulam a sua produção. Além disso, foram conduzidos ensaios de atividade enzimática em condições in vitro, marcando um avanço significativo na exploração do potencial destas células vegetais. Foi ainda possível aumentar a escala de produção desses compostos através de crescimentos celulares em bioreatores.

«A agricultura celular, apesar de ser uma área emergente, mostra um enorme potencial para a produção de compostos ativos de forma controlada, segura e sustentável. As células vegetais destacam-se por possuírem características únicas que permitem produzir compostos de interesse industrial e alimentar, sem a necessidade de explorar recursos naturais de forma intensiva», revela a especialista, sublinhando que «este método possibilita controlar e até aumentar a produção de forma rigorosa».

De acordo com o grupo de investigação, o tamarilho revelou-se uma espécie particularmente adequada para esta investigação, dada a facilidade de indução de linhas celulares a partir de uma simples folha, transformando-a numa massa de células pluripotentes com um potencial metabólico variado. Estas células podem, assim, ser estimuladas a produzir diferentes compostos de interesse.

«O projeto PlantReact posiciona-se, assim, como um avanço promissor no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a produção de moléculas ativas de alto valor, contribuindo para a inovação na agricultura celular e na biotecnologia vegetal», conclui.

O projeto PlantReact, financiado pelo Banco Santander, contou com a colaboração entre o CFE, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) e a Universidade de Antioquia, na Colômbia.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia