domingo, 1 de dezembro de 2024

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA RENOVA MANDATO NO CONSELHO INTER REGIONAL DA FEDERAÇÃO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES JUVENIS

 

Decorrente do acto eleitoral da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, para o mandato 2024-2026, que se realizou recentemente na cidade da Covilhã, aquando da realização do 20º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis e que elegeu Fernando Vieira, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continua a integrar o Conselho Inter Regional, que reúne conselheiros, representantes de Associações de base local, de todos os distritos do país, incluído igualmente as ilhas.

Este órgão constituído por um número ímpar de elementos, entre onze e vinte e um, tem obrigatoriamente que ter a representação de Associações de pelo menos, metade dos distritos ou regiões autónomas, tendo por missão, entre as Assembleias, avaliar o desenvolvimento das linhas gerais de actuação da Federação, cabendo-lhe aprovar as medidas a tomar para concretização das decisões emanadas da sua Assembleia Geral, reunindo ordinariamente uma vez por quadrimestre quando convocado pelo seu presidente ou, extraordinariamente a pedido da direcção ou de um quinto dos seus membros, sendo igualmente suas atribuições dar parecer sobre o Plano de Actividades e Orçamento, Relatório da Contas e Actividades da Gerência e pronunciar-se quanto solicitado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, bem como exercer outras competências que o Regulamento Interno e a Assembleia Geral nele delegar.
Presidida por Rafael Vaz do Grupo de Jovens “A Tulha”, da Gafanha D'aquém no distrito de Aveiro, o Conselho Inter-Regional, vai voltar a contar com a participação de Casas de Melo, que em representação da Sociedade Columbófila, integrou o grupo de trabalho que teve na origem da criação desta Federação, subscrevendo em 10 de maio de 1996, na cidade da Feira, a escritura da constituição da FNAJ, integrando igualmente os primeiros órgãos sociais, na qualidade de presidente do Conselho Fiscal.


Cantanhede | Entregues subsídios no valor global de 50 mil euros. Mérito desportivo leva Câmara Municipal a apoiar nove associações

 
Um valor global de 50 mil euros, mais 10 mil do que em 2023, é quanto a Câmara Municipal de Cantanhede entregou esta quarta-feira, 27 de novembro, a nove associações desportivas do concelho, que cumpriram os critérios do subprograma 4 (Prémios de Mérito Desportivo) do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo.
A entrega formal deste apoio decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, numa sessão presidida pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e na qual também marcou presença o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, assim como dirigentes das associações desportivas.
Este apoio, referente à época desportiva de 2023-2024, contemplou a União Recreativa de Cadima, Academia CantanhedeGym – Associação, Associação Desportiva Cantanhede Cycling, Clube de Futebol “Os Marialvas”, Ançã Futebol Clube, Gira Sol Associação de Desenvolvimento de Febres, Associação Voleibol Gândara Mar, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e Grupo de Pescadores de Sepins.
Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição deste apoio estão a participação em provas europeias, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.
Este apoio, que consta do regulamento municipal, constitui um estímulo, mas também é um sinal do apoio permanente da Câmara Municipal dá ao movimento desportivo”, referiu a presidente da autarquia, Helena Teodósio, que se congratula com o facto de, face ao ano anterior, mais uma associação ter cumprido os requisitos para receber o apoio. “É sinal de que em Cantanhede se trabalha cada vez mais e melhor no plano desportivo, mas também reflexo do papel relevante das instituições desportivas, que além da vertente de competição, desenvolvem uma atividade decisiva na promoção da atividade física junto da população”, complementa.
De referir que já este ano, no âmbito do subprograma 1 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, a autarquia entregou a 28 associações desportivas um apoio global de cerca de 120 mil euros.
A par disso, as infraestruturas desportivas têm sido alvo de profunda requalificação. Já este ano, a Câmara investiu 400 mil euros na instalação do relvado sintético no campo de treinos do complexo desportivo de Febres e inaugurou os novos balneários do Parque Desportivo do Fujanco, num investimento municipal de 120 mil euros.
Também o court principal do Parque Municipal de Ténis foi requalificado, empreitada na qual a autarquia investiu cerca de 80 mil euros.
Por último, continua a decorrer a empreitada do Complexo Desportivo de Cantanhede, com um investimento de 3,2 milhões de euros. Para breve está prevista a instalação do sistema de iluminação, substituição do relvado natural e construção de um relvado sintético de futebol 7/9.

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 52 DEZEMBRO 2024

 

Chegamos à edição nº. 52 do nosso Boletim. Não é fácil manter um projecto editorial destes sem apoios a nível publicitário. Com base na nossa persistência, vamos continuar.
Assim, caminhamos para o final de mais um ano. Particularmente, não me deixa saudades, é apenas mais um ano que passa onde as dificuldades se fizeram sentir, e de que maneira. Não vivo com base nas ilusões, nem de fantasias. Sempre procurei fazer o meu melhor, assim continuarei.
A ingratidão encontra-se ao virar da esquina da vida. O que magoa é sua origem. O mundo está a ser governado por loucos perigosos, destituídos do sentido da responsabilidade. Morrem milhões de pessoas inocentes à fome, pela guerra, pelas forças da natureza, e pelas doenças que eram de evitar sem fossem apoiadas.
O dito Boletim começou a ser distribuído na sexta-feira, dia 29 de Novembro aos dadores no decorrer da sessão para a dádiva de sangue. Sugiro que leiam com atenção o meu editorial, nele abro um pouco mais o livro do desagrado. Quantas senti a vontade de virar costas a tudo, porque me sinto usado e enganado porque quem devia estar mais próximo do trabalho que a ADASCA tem desenvolvido nestes 18 anos de existência.
BOAS FESTAS E PROSPERO ANO 2025, que a saúde seja nossa amiga.

O mapa das brigadas para 2025 pode ser consultado neste link www.adasca.pt
Boletim edição nº. 52 de Dezembro pode ser lido através do link http://www.adasca.pt/node/1918 na versão online em PDF