quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Filme promocional do Centro de Portugal vence primeiro lugar em festival na Grécia


“Vou Só 3 Dias” conquista o Gold Award no 15.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos. Filme da Nazaré também foi premiado.
O filme promocional "Vou Só 3 Dias", da Turismo Centro de Portugal, continua a somar distinções internacionais. Desta vez, foi premiado no 15.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, realizado nesta ilha grega. O júri internacional distinguiu o filme da região Centro com um “Gold Award”, equivalente ao primeiro lugar, na categoria Promoção Regiões.

Esta é mais uma conquista para a promoção da região Centro de Portugal, que ajuda a consolidar uma presença forte no panorama internacional de filmes de turismo. O filme ganhador, produzido pela Lobby Films and Advertising, reforça a atratividade da região, apresentada como um destino ideal para descobrir experiências únicas.

Com mais este troféu, o "Vou Só 3 Dias" está na corrida para integrar o top 5, na categoria Destinos Regiões, dos melhores filmes de turismo do CIFFT, o circuito internacional de festivais de filmes de turismo. Os vencedores do circuito serão conhecidos na gala final, no dia 27 de novembro, em Valência, Espanha. O filme está disponível para visualização em https://www.youtube.com/watch?v=VWPtIAK20a4.

Além desta vitória, outro filme com origem na região Centro foi igualmente premiado no festival. Trata-se de “Nazaré - Bigger Than Life” ("Nazaré – Maior do que a Vida"), do município da Nazaré, que conquistou o primeiro lugar na categoria Promoção Cidades. Este filme está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WeKsGPdQxAA.

“Estes prémios são mais um reconhecimento de um trabalho intenso que tem vindo a ser realizado para promover o Centro de Portugal como um destino de excelência, tanto pela Turismo Centro de Portugal como pelos seus municípios e associações", sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal. "O filme ‘Vou Só 3 Dias’ é uma celebração das experiências incríveis que a nossa região tem para oferecer, com paisagens deslumbrantes, uma cultura distintiva e uma gastronomia inigualável. Este triunfo é de todos os que acreditam no potencial do Centro de Portugal e contribuem diariamente para mais sucessos”, conclui.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Águeda | Jornadas Internacionais debatem a importância das memórias no Turismo


9.ª edição do evento decorre entre hoje e amanhã em Águeda.

A importância do setor turístico para a criação de memórias é o tema da 9.ª edição das Jornadas Internacionais de Turismo, um evento que decorre até amanhã, dia 22, no Centro de Artes de Águeda. Esta iniciativa reúne especialistas nacionais e internacionais, num fórum dedicado à partilha de projetos e experiências que valorizam e promovem os territórios.
A sessão de abertura contou com a participação de Jorge Sampaio, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal (TCP), e Jorge Almeida e Edson Santos, respetivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda. Adriana Rodrigues, diretora da TCP, moderou um dos debates.
Na sua intervenção, Jorge Sampaio sublinhou a importância de refletir sobre o papel do turismo na sociedade contemporânea. “Cada vez é mais importante discutirmos o turismo. É um setor que está na ordem do dia e é importante percebemos a importância que tem para o país, para a região e para os municípios”, destacou, elogiando a escolha do tema desta edição: “O turismo é hoje a indústria das experiências, que criam memórias. Mas as memórias assentam na diferenciação: cada vez mais, temos de ser diferentes e fazer diferente. Águeda é um bom exemplo disso, com os seus guarda-chuvas e o colorido que tem nas ruas. Hoje, Águeda é um destino diferente de todos os outros, com a diversidade que criou”.
Jorge Almeida reforçou a ideia, explicando como o concelho se reinventou para atrair turistas. “Águeda é um concelho empresarial, que não tinha tradição no turismo. Mas o turismo passou a fazer parte do dia a dia de Águeda e dos aguedenses, com a criação do festival Agit'Águeda, com os chapéus coloridos e com o maior Pai Natal do Mundo. Esta capacidade de surpreender a cada ano, tornou Águeda um destino turístico escolhido por muitos. O Natal de Águeda é hoje um fenómeno, com turismo organizado todos os dias, que atrai imensa gente. É um exemplo de que, por vezes, precisamos de nos inventar e reinventar para nos mostrarmos ao mundo”, concluiu.

O programa das Jornadas Internacionais de Turismo inclui sete painéis de discussão, com temas variados que vão desde a Inteligência Artificial e a Sustentabilidade, até ao impacto dos grandes eventos. Adriana Rodrigues, diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP, moderou o painel inaugural, intitulado “Na Linha das Grandes Viagens!”, que explorou o potencial das grandes viagens de comboio. Este painel contou com a participação de David Costa, das Pousadas da Juventude, Carlos Machado, da CP – Comboios de Portugal, e Paulo Rodrigues, da IP Património, que partilharam ideias e experiências sobre a valorização de viagens ferroviárias como produtos turísticos.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação



Marinha Grande | ESPETÁCULO DE NOVO CIRCO APRESENTADO NO TEATRO STEPHENS A 20 DE DEZEMBRO

"Estórias de Tiroleu e da Nau Catrineta”, da Companhia Coração nas Mãos, é o esptáuclo de novo circo para toda a família que vai ser apresentado no dia 20 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Stephens, na Marinha Grande.
Esta é uma homenagem a contos simples e sonhadores inspirados nas histórias (en)cantadas do percussionista brasileiro Naná Vasconcelos.

Em palco é contada a intrépida aventura do Capitão Tiroléu e sua amada Marieta. Como a Nau Catrineta afundou e o amor entre os dois triunfou. Duas intérpretes, uma pilha de livros, um barquinho de papel. Uma história através do corpo e do som. Uma ode às brincadeiras de criança. O que pode acontecer aquando da manipulação de um livro.
Ficha Artística
Criação: Joana Martins, Rita Martins
Interpretação/Espaço Cénico: Joana Martins e Rita Martins ou Daniela Leite Castro ou Joana Sarabendo
Olhar Externo: Maria da Guia Carmo
Música: Au gré des Vents, Naná Vasconcelos, Sara Tavares
Fotografia: JPedro Martins
Apoio à criação: Estúdio 80 Pilates, Academia de Dança de AMtosinhos
Produção: Coração nas Mãos - Associação Cultural e artística
Agradecimentos: Diana Amaral, Marta Costa, Sara Santos Silva
Preço: 3€

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Comunicado: A Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Assis retoma atividade em Montemor-o-Novo passados quase 100 anos

 
A Ordem Terceira de S. Francisco de Assis retoma a sua atividade após quase 100 anos de extinção no território. Os últimos registos que existiram desta Ordem de leigos da Igreja Católica foi na década de 30 do Século XX, nunca tendo havido qualquer atividade social ou cultural no concelho.

No ano e no dia em se assinalam 801 anos, (29 de novembro de 1224), anos da obtenção da autorização papal para funcionamento da Ordem Franciscana, os leigos na capela de S. Francisco de Assis em Lavre irão arrancar com a sua atividade que se irá concentrar no apoio aos mais carenciados a nível do apoio alimentar, aproveitando o desperdício alimentar e no restauro do património franciscano que existe no Alentejo.

A comissão instaladora liderada por Paulo Freitas do Amaral, Historiador e professor no colégio católico Laura Vicunha irá apresentar pelas 19h do dia 29 de novembro de 2024, na igreja matriz de Lavre os propósitos e a missão da Venerável Ordem de S. Francisco de Assis e convida todos os crentes a juntarem-se na Irmandade que está de "portas abertas" à comunidade e que também já conta com páginas nas redes sociais (facebook e instagram).

*A Comissão instaladora



Barcelos | Oficina do Brinquedo está de volta ao IPCA

 A Oficina do Brinquedo, uma iniciativa da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, em articulação com o Núcleo de Engenharia da Associação Académica (NEAAIPCA) e o Clube de Eletrónica está de volta para adaptar brinquedos que vão ser utilizados por crianças com mobilidade reduzida.

Este A equipa de “Engenheiros dos Brinquedos”, composta por estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e do mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, com a colaboração dos e respetivos docentes, já está a adaptar os artigos recolhidos e a transformar os brinquedos, para que possam ser utilizados por crianças com necessidades especiais.
A iniciativa conta também com o apoio do Programa IPCA + Valor e agrega várias entidades locais, já que os brinquedos foram recolhidos no Centro Escolar António Fogaça, numa campanha desenvolvida pela Associação de Pais, e, depois de adaptados, serão entregues às crianças da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a tempo de proporcionar um Natal mais feliz a crianças com mobilidade reduzida.
A equipa de “Engenheiros dos Brinquedos”, composta por estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e do mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, com a colaboração dos e respetivos docentes, já está a adaptar os artigos recolhidos e a transformar os brinquedos, para que possam ser utilizados por crianças com necessidades especiais.
A iniciativa conta também com o apoio do Programa IPCA + Valor e agrega várias entidades locais, já que os brinquedos foram recolhidos no Centro Escolar António Fogaça, numa campanha desenvolvida pela Associação de Pais, e, depois de adaptados, serão entregues às crianças da Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a tempo de proporcionar um Natal mais feliz a crianças com mobilidade reduzida.
Em dezembro, inserido nas comemorações dos 30 anos do IPCA, os estudantes da EST irão fazer uma demonstração da sua arte às meninas e meninos do Centro Escolar António Fogaça, com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela tecnologia e de alertar para a problemática de nem todos os brinquedos poderem ser utilizados por todas as crianças.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Edifício P, Campus do IPCA

Para assistir a 27 de novembro de 2024, às 17:30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Escola Superior de Biotecnologia questiona: Na prática, a teoria é outra coisa?


Uma conversa entre a geneticista Purificação Tavares e o engenheiro José Fernando Pinto dos Santos, com moderação do professor Alberto Castro

Ao anunciar um Prémio Nobel, o Comité destaca o impacto dos laureados na ciência, na inovação e na sociedade. Contudo, pouco se aborda quem concretizou essa transição ou as polémicas na relação entre ciência e sociedade. No âmbito da licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto vai realizar a primeira de uma série de conversas destinadas a uma maior integração entre os mundos da ciência e da sociedade. A palestra "Na prática, a teoria é outra coisa?" realiza-se a 27 de novembro, pelas 17h30, no Auditório Arménio Miranda, do Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Será que esmiuçando dois casos concretos, a genética e a inteligência artificial, será possível entreabrir essa porta, obter pistas para saber se, na prática, a teoria é outra coisa? Nesta conversa sobre ciências & sociedade, tendo como pano de fundo aquelas interrogações, Purificação Tavares, professora universitária, investigadora e empresária, conversará com José Fernando Pinto dos Santos, também ele professor universitário e investigador.

Ambos conversarão com a audiência, tudo sob a moderação de Alberto Castro, professor universitário e Provedor do Estudante da Católica no Porto.

Tim Hogg, coordenador da Licenciatura em Ciências e Sociedade da Escola Superior de Biotecnologia, explica que “são conversas sobre como a sociedade como um todo vê a descoberta científica e o desenvolvimento tecnológico. Sobre o que os cientistas, engenheiros e gestores podem fazer com estas perspetivas. Sobre pensar e trabalhar entre disciplinas para moldar um mundo em que queremos viver. Sobre Ciências e Sociedade.”

A palestra "Na prática, a teoria é outra coisa?" é a primeira de uma série de conversas destinadas a uma “maior integração entre os mundos da ciência e da sociedade, dois mundos que têm dificuldade em se compreender mutuamente, mas de cuja harmonia depende o Mundo em que vivemos e a nossa felicidade individual e coletiva.”

A licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade, inspirada em programas das melhores universidades mundiais, permite aos alunos desenvolver competências já identificadas como essenciais para o sucesso no séc. XXI, a partir de uma base disciplinar centrada nas Biociências e Tecnologia, e complementada com disciplinas de vários ramos das Humanidades e Ciências Sociais (Direito, Filosofia, Psicologia e Gestão).

A sessão vai ter lugar no Auditório Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, entre as 17h30 e as 19h00, do dia 27 de novembro de 2024. O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia aqui.


*Fernanda Teixeira

 

Mais 9,5 milhões de euros face a 2024. Câmara de Cantanhede aprova orçamento superior a 52 milhões de euros

 
O Executivo Municipal aprovou, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2025, documentos previsionais que serão agora sujeitos à votação da Assembleia Municipal, no seu próximo plenário.
Foi na reunião camarária realizada esta quarta-feira, 20 de novembro, que o executivo camarário votou favoravelmente um programa orçamental que ascende a 52 milhões de euros. Em comparação com 2024, verifica-se um acréscimo de 9,5 milhões de euros – mais 22,5% -, o que para a presidente da autarquia “reflete bem o grau de exigência com que a Câmara Municipal está confrontada para assegurar que seja executado com a mesma eficiência e eficácia que tem pautado a sua atuação”.
No texto introdutório, Helena Teodósio, sublinha que os documentos previsionais do Município de Cantanhede para 2025 obedecem a “uma lógica de sustentabilidade dos recursos financeiros de que a autarquia dispõe para responder ao alargamento das responsabilidades que passou a deter em novas áreas que entretanto ficaram sob a sua alçada, projetando tanto quanto possível os investimentos de capital em infraestruturas e equipamentos coletivos com carácter estruturante para o reforço da coesão territorial”.
Com um valor total de 52.038.629 euros, o Orçamento é reflexo não apenas das novas competências transferidas pela Administração Central, “que terão bastante impacto na gestão da instituição”, mas também de um conjunto de investimentos de relevo assumidos pelo Município de Cantanhede, também devido aos compromissos associados a essas novas responsabilidades, com destaque para a renovação do parque escolar e também da rede de cuidados de saúde primários.
Isso também explica, em parte, o aumento da despesa corrente verificada nos anos mais recentes, tendência que deverá manter-se em 2025 com uma variação positiva da ordem dos 9,6%.
Quanto às despesas de capital, o documento reflete obras estruturantes com financiamento já garantido, como a requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria, o Centro de Saúde de Cantanhede ou a nova unidade de saúde de Covões, cujo valor global ascende a 13 milhões. Já com candidaturas finalizadas e a aguardar homologação estão outros 11 projetos, num valor global de 16,2 milhões de euros. A par disso, saliente-se o valor dedicado à requalificação da rede viária do concelho, superior a 5,6 milhões de euros.
No que diz respeito à despesa corrente, a rubrica de aquisição de bens e serviços tem um valor inscrito de 8,6 milhões de euros, para matérias tão diversas como refeições escolares, iluminação pública, combustíveis, etc.
Nas Grandes Opções do Plano, as funções sociais – em setores como educação, ação social, desporto e cultura – têm um peso no Orçamento de 2025 na ordem dos 56%, seguindo-se as funções económicas - transportes rodoviários, turismo, agricultura, indústria e energia - com 32%.
A terminar, Helena Teodósio reforça que a execução do Orçamento e Grandes Opções do Plano do Município de Cantanhede para 2025 “será especialmente exigente, sobretudo pelo aumento do leque de ações que é necessário desencadear para dar suporte administrativo e financeiro às despesas elencadas”. “Em todo o caso, são documentos que dão expressão bem eloquente do extraordinário trabalho realizado pelas equipas dos diferentes setores da Câmara Municipal na elaboração de candidaturas ao PRR e ao Portugal 2030”, conclui.

Já conhece Guimarães? (adoro esta cidade!)

 Olá Litoral,

Como prometido, volto ao contacto mais cedo do que o normal para falar de uma das minhas cidades portuguesas favoritas. Pois bem, andava há já muito tempo para publicar um guia completo para visitar Guimarães e, na passada terça-feira, regressei uma vez mais à cidade para visitar dois lugares específicos muito especiais que me faltava conhecer e assim completar o artigo. Um deles era esta sacristia... wow!

Sacristia do Convento de Santo António dos Capuchos

É a vantagem de ter grandes amigos vimaranenses que me falam daqueles lugares especiais que só quem lá mora conhece. Pois bem, o guia está pronto e super completo (são quase 41.500 caracteres!). Estou muito orgulhoso com o resultado final - espero que goste do artigo tanto quanto eu.

De resto, aproveito para falar de uma oportunidade que pode aproveitar para poupar muito dinheiro. A IATI Seguros está com uma promoção black friday em que oferece 15% de desconto (os 5% habituais para os leitores do Alma de Viajante mais 10% da promoção black friday até 29 de novembro). Assim, se tem alguma viagem pensada para os próximos tempos, aproveite para fazer o seguro agora que fica mais barato.

Voltarei em breve para falar de um mercado de Natal. A terminar, deixo só o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes