quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

No âmbito da iniciativa “Ao sábado… há conto!”. Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou uma sessão de leitura dramatizada para pais e filhos

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no sábado, dia 7 de dezembro, uma sessão da atividade “Ao sábado… há conto!”.
Particularmente direcionada para famílias, a iniciativa contou com a presença de mais de 20 crianças, acompanhadas pelos pais e mães, num total de cerca de 50 pessoas.
O conto selecionado para esta dramatização foi “O Sapo e o Estranho”, do escritor e ilustrador holandês Max Velthuij, autor da conhecida coleção infantil “O Sapo”.
Esta obra reflete sobre temas cada vez mais frequentes, nomeadamente, as migrações geográficas de povos em busca de segurança e melhores condições de vida, e sobre o preconceito que muitas sociedades demonstram em relação aos desconhecidos.
A dramatização de “O Sapo e o Estranho” contou com a colaboração de quatro técnicas da instituição e duas convidadas especiais, Apolónia Amorim e Guadalupe Cavazzos. Guadalupe, de origem mexicana, reside em Cantanhede há cerca de dois anos com a sua família, e ambas são frequentadoras assíduas da Biblioteca Municipal.
Além de assistirem ao conto do Sapo, os participantes tiveram oportunidade de ouvir Guadalupe Cavazzos partilhar, de forma envolvente, alguns dos costumes e tradições do povo mexicano. Guadalupe também revelou as motivações que levaram sua família a imigrar para Portugal.
A sessão terminou com uma canção infantil com versos adaptados ao teor do conto.
A iniciativa “Ao sábado… há conto!” é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros. 
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11h00 e às 15h00, e os grupos participantes não deverão exceder as doze crianças. 
As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

Cerimónia de Lançamento da Coleção Filatélica bombeiros de portugal – 12 dez


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e os CTT – Correios de Portugal lançam esta quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 17 horas, uma emissão filatélica dedicada aos Bombeiros de Portugal.

A história dos Bombeiros portugueses é uma das mais ricas e antigas do nosso país, são mais de 600 anos de história, repletos de feitos inigualáveis e, sobretudo, de uma entrega única à causa pública e à segurança e proteção dos cidadãos, do nosso património e do território.

Esta emissão é uma homenagem a todos estes homens e mulheres que diariamente estão na linha da frente no apoio às populações, nas mais diversas situações de emergência.

A cerimónia de lançamento desta Coleção será presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e contará a presença dos representantes das entidade parceiras.

Programa:
17h00| Abertura pelo Presidente da ANEPC
17h15| Apresentação da Coleção - Presidente do Conselho Executivo Fundação Portuguesa das Comunicações
17h40| Obliteração e assinatura da Emissão Filatélica
18h00| Encerramento pelo Secretário de Estado da Proteção Civil
Local : sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

11 de dezembro de 2024

*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização


Torres Vedras | Refúgio | Teatro e marionetas de Mandrágora dia 14 de dezembro no CAC


São as histórias escritas por crianças que nos levam a olhar a natureza. Foi através de uma dessas histórias que fomos conduzidos a olhar a natureza e a observar como ela reclama a nossa atenção.
A floresta era tão grande,  nha tantas árvores onde cabiam e onde viviam todos… mas agora resta apenas uma árvore na floresta. Caruma e os animais fazem de tudo para protegê-la porque o homem não percebe que a floresta é o seu pulmão!

Mas o que está a acontecer? O homem está a enlouquecer!

Data: 14 de dezembro
Sessões: 14h30 | 16h30
Duração da sessão: 40 minutos
Preço: 3€ (inclui visita livre às exposições do CAC)

O PAI NATAL ESTÁ A CHEGAR À VILA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 No próximo sábado a Fortaleza de Armação de Pêra ganha um brilho especial com a chegada do Pai Natal, a partir das 15h00.
Promovida pelo Município de Silves, a iniciativa integrada no evento Silves Alegria do Natal decorre durante os dias 14 e 15 de dezembro e promete um fim de semana de diversão, muitas surpresas e espirito natalício.
No dia 14, além da chegada do Pai Natal, os mais novos vão poder assistir ao concerto de Natal protagonizado por João Violão e no dia 15 de dezembro à peça de teatro“ Um Conto de Natal”, ambos pelas  17h00.
Também no local a animação vai estar garantida com insufláveis a partir das 15h00 e o tradicional mercadinho de Natal.
A entrada é livre. Reúna a família e venha viver a Alegria do Natal, em Armação de Pêra!
Até 5 de janeiro 2025 os melhores momentos estão no Silves Alegria do Natal. Consulte a informação em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3091/silves-alegria-do-natal-2024.aspx
 

Centro de Portugal junta seis Cidades Criativas da UNESCO em projeto inovador de promoção turística


Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal foi apresentada hoje, na Covilhã.
O Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã recebeu hoje a apresentação oficial da Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal. Este projeto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e os seis municípios da região reconhecidos como Cidades Criativas pela UNESCO: Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música), Leiria (Música) e Óbidos (Literatura).
A iniciativa conta com um investimento total de 1,4 milhões de euros, com o objetivo de estruturar uma oferta de turismo criativo inovadora e que gere impacto significativo a nível regional e nacional. A rede é liderada pela Covilhã.
O projeto prevê ações organizadas pelos diversos parceiros. À TCP cabe assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede. Aos seis municípios compete, em conjunto, iniciativas como uma exposição itinerante, programas de residências artísticas e sinalização dos itinerários turísticos, entre outras. À escala local, cada município assegura o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa.
Na apresentação da rede, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que “este projeto é uma verdadeira pedrada no charco naquilo que habitualmente se faz, ao juntar seis cidades na construção de uma urbe criativa conjunta”. “Atualmente, quem viaja escolhe destinos que combinam património com outros produtos turísticos. Esta rede alinha-se com essas tendências internacionais, assim como com os eixos de promoção definidos pelo Turismo de Portugal”, sublinhou.
O anfitrião, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, destacou a importância desta parceria: “Esta é uma ocasião muito relevante para a Covilhã e para o Centro de Portugal. Este projeto reforça os laços entre seis cidades distinguidas pela UNESCO, numa estratégia de turismo criativo estruturada, que aposta na criatividade como denominador comum, permitindo-nos ganhar escala e competitividade global. Juntos, fortalecemos a ligação entre os territórios”.
Luís Filipe, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), reforçou o impacto do projeto, sublinhando que “a candidatura teve uma avaliação muito positiva pela CCDR, devido à sua relevância para a coesão territorial. Este é um projeto que une três cidades do interior e três do litoral, promovendo a criatividade como estratégia de desenvolvimento. A marca UNESCO é uma mais-valia que nos permite atrair turistas e reter talentos qualificados, criando oportunidades para os nossos territórios. A energia e motivação demonstradas aqui hoje são o reflexo do potencial desta iniciativa, que conta com o total apoio da CCDR”.
A apresentação contou também com representantes das autarquias, que detalharam os contributos e desafios de cada município para a implementação da rede. Estiveram presentes, e deram a conhecer os respetivos contributos, Armindo Jacinto (presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova), Conceição Henriques (vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Hélder Henriques (vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), Regina Gouveia (vereadora da Câmara Municipal da Covilhã), Anabela Graça (vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria) e Margarida Reis (vereadora na Câmara Municipal de Óbidos). Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva da TCP, esteve também presente.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação






LIVRE Aveiro quer Unir, Refletir e Evoluir

 O LIVRE Aveiro começa ainda este mês com a série de conversas “Unir. Refletir. Evoluir.”, uma iniciativa local que pretende unir perspetivas de diversas pessoas, refletir sobre temas basilares do partido e evoluir a sociedade.

A primeira edição do evento chama-se “Promover a Saúde, Prevenir a Doença” e acontece no próximo sábado, dia 14 de dezembro, às 15h30, na Junta de Freguesia de Lourosa, em Santa Maria da Feira.


Paulo Muacho, deputado à Assembleia da República e representante do LIVRE na Comissão de Saúde, estará presente na conversa, acompanhado por André Nóbrega, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e membro do partido, Joana Pinto, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade Feira Norte, e Alcídio Ferreira, responsável de equipas de Cuidados Continuados Integrados Feira Norte. A sessão será moderada por Salomé Gomes, especialista de produtos de saúde, licenciada em Enfermagem, e dirigente distrital do LIVRE Aveiro.

As conversas “Unir. Refletir. Evoluir.”, que continuarão no próximo ano sobre variados assuntos e em diversos municípios, são uma oportunidade para todos os cidadãos partilharem as suas opiniões sobre os temas retratados e ouvirem a perspetiva de intervenientes locais e nacionais. O evento de sábado é aberto a todos os interessados, mas limitado à capacidade do espaço.



📍 Localização

Junta de Freguesia de Lourosa

Rua Infantário 300, 4535-068 Lourosa

Cantanhede | Associação Bombarda instala-se na EB1 de Vila Nova


O Município de Cantanhede acaba de formalizar um protocolo que estabelece a cedência gratuita das instalações da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Nova à Bombarda- Bónusmedieval – Associação de Teatro e Recreação Cultural.
Considerando que o Clube União Vilanovense prescinde da utilização das instalações em favor da Bombarda, a escola será destinada à realização de ações relacionadas com o respetivo objeto desta Associação, nomeadamente atividades e eventos de índole social, cultural, recreativa e desportiva.
Além disso, servirá para solucionar o problema de falta de espaço para a Bombarda armazenar nas melhores condições o seu vasto espólio e materiais.
Este acordo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, pelo presidente da União de freguesias de Portunhos e Outil, Vitor Folgado e pela presidente da Bombarda- Bónusmedieval – Associação de Teatro e Recreação Cultural, Lucinda Gomes, numa sessão que contou ainda com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso.
“O executivo municipal acredita que estas escolas devem continuar a ser espaços vivos integrados na vida associativa local, preservando a identidade e sobretudo a ligação afetiva que as pessoas têm com estes sítios. Muitas pessoas frequentaram esta escola e têm memórias ligadas a este lugar, e por isso, manter a EB1 de Vila Nova ativa para este fim, é também uma forma de honrar essas histórias”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
A Associação ficará agora responsável pela manutenção, limpeza e boa conservação do edifício, suportando todos os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel.
O protocolo é válido para o presente ano, renovável automaticamente por períodos sucessivos de um ano, caso não seja comunicada a intenção da sua não renovação, com a antecedência mínima de 90 dias.

AVEIROBUS COM VIAGENS GRATUITAS NAS LINHAS VERDE E AZUL

 
Até 26 de dezembro, é totalmente gratuito viajar nas linhas urbanas verde e azul da Aveirobus, operada pela Transdev. A prenda vem embrulhada na campanha natalícia da empresa, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, sob o mote “Com a Aveirobus, este Natal é azul e verde”.
O objetivo é proporcionar uma alternativa prática, acessível, ecológica e económica ao transporte individual, permitindo que todos se desloquem pela cidade de forma rápida e confortável, seja para ir trabalhar, fazer as compras de Natal, passear ou recorrer aos vários serviços que ficam no centro de Aveiro.

Todos os passageiros habilitam-se automaticamente a um Sorteio de Natal

Os passageiros que utilizarem estas linhas até 26 de dezembro ficam automaticamente habilitados a participar no Sorteio de Natal que a Aveirobus vai realizar na sua página de Facebook. Basta guardar o bilhete da viagem para poder comprovar que viajou na Aveirobus no período da campanha.

“Com esta campanha queremos reforçar a ligação da Aveirobus à comunidade e sensibilizar para a importância da mobilidade sustentável, enquanto proporcionamos uma experiência de transporte mais tranquila, numa altura que é tipicamente mais agitada”, sublinha Sérgio Soares, CEO da Transdev Portugal.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, “a área da Mobilidade é uma prioridade política na gestão da Câmara e que teve no atual ano de 2024 (abril), um aumento significativo da oferta de transportes públicos da rede Aveirobus, com resultados muito relevantes de aumento da procura por parte dos Cidadãos. Esta operação de comunicação faz parte desta estratégia, que tem sido um sucesso e que obtém por parte da Câmara de Aveiro em cooperação com a Transdev uma atitude proactiva em busca de mais e melhores respostas a cada dia, em contributo para a qualidade de vida de quem aqui reside, trabalha ou nos decide visitar, em alguns dias do ano”, concluiu.

A Aveirobus convida todos os cidadãos a embarcarem nesta iniciativa, promovendo um Natal mais ecológico e sustentável. A campanha reforça o compromisso da empresa e do município com a mobilidade responsável, destacando o transporte público como uma solução prática e essencial para o futuro da mobilidade em Aveiro.

*Isabel Carriço
Lead Media Relations

Igreja de Santo Isidoro acolhe concerto do Iberian Ensemble

O terceiro concerto do ciclo “Percursos Sonoros pelo Interior do Património”, protagonizado pelo Iberian Ensemble na Rota do Românico, acontece no próximo sábado, 14 de dezembro, pelas 17 horas, na Igreja de Santo Isidoro, Marco de Canaveses.

O grupo de música antiga Iberian Ensemble contará com as presenças de Alexandre Andrade, na flauta barroca, David Cruz, no violoncelo barroco, e Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII, com o recurso a uma formação flexível, em função do repertório e dos espaços de atuação.

Os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico, tais como Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, A. Vivaldi, Arcangelo Corelli, L. Boccherini e Pedro António Avondano, entre outros.

O ciclo de concertos “Percursos Sonoros pelo Interior do Património” tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


*António Coelho
Planeamento e Comunicação


Bohdan Zaporozhets compete no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada

 

A edição de 2024 do Campeonato nacional de Inverno da natação adaptada decorreu nos dias 7 e 8 de dezembro, nas piscinas municipais da Guarda e contou com a presença de 116 atletas em representação de 30 clubes.
Bohdan Zaporozhets foi o atleta que representou a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova organizada pela Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Associação Natação do Interior Centro.
O atleta da SCC competiu nos 50 livres e 100 bruços.

Campeonato Distrital Sub-16 Masculino / Fase Regular

 
Dia 06 de dezembro de 2024 – 21H00
Pavilhão Marialvas – Cantanhede
COLUMBÓFILA – 50 X GINÁSIO – B - 32

Constituição da equipa da ASSSCC:
00 – Tiago Almeida
03 – Simão Santos
07 – Guilherme Monteiro
11- João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
21 - André Madaleno
25 – Alexandre Gaspar
28 - Tomás Miranda
31 – Mateus Neves
38 – Gabriel Farinha
41 – Miguel Gomes
87 – Bernardo Caldeira
Treinador Principal: Jacinto Silva - Treinador-Adjunto: Bernardo Neves
Delegado: Luís Ribeiro

Declaração de Pesar de 10DEZ24 - Falecimento de José Luís Rebocho de Albuquerque Christo


Faleceu hoje, dia 10 de dezembro de 2024, o Dr. José Luís Rebocho de Albuquerque Christo. Aos seus Familiares, Amigos e Cidadãos que o têm por referência, ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.
José Luís Rebocho de Albuquerque Christo nasceu em Aveiro, a 10 de Janeiro de 1936, sendo seus pais António de Almeida Silva e Christo (advogado) e Maria Madalena Monteiro Rebocho Caldeira de Sousa Blanco Freire de Andrade e Albuquerque Christo.
Entre 1965 e 1973 foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, sendo Presidente o Dr. Artur Alves Moreira, tendo assumido a presidência quando o Dr. Artur Moreira participou numa reunião de Municípios Portugueses, ocorrida em Lourenço Marques, em 1973.
Desde 2018 colaborou com o espaço comunitário «Aveiro e Cultura». A ele se ficou a dever a colocação neste espaço do Almanaque Ilustrado da Liberdade para 1913.
Foi vice-presidente do SC Beira-Mar, Presidente da Associação de produtores de Sal de Aveiro, “Bombeiro sem farda”, associado do Aveiroarte, Confrade de S. Gonçalinho.
Entre 1976 e 1979 (3-6-1976 a 31-12-1979) foi deputado pelo CDS na primeira legislatura depois da Constituinte.
Para além do serviço militar obrigatório no continente, foi mobilizado para Angola, sendo colocado no sector de Uíje, onde prestou serviço como tenente miliciano, na Repartição de Recrutamento do Ministério do Exército.
Foi em Aveiro que aprendeu a ler e a escrever, na Escola Primária da freguesia da Glória. Prosseguiu os estudos no Liceu José Estêvão, posteriormente designado Liceu Nacional de Aveiro, começando no antigo edifício, onde hoje funciona a Secundária Homem Cristo e, em 1952, o Liceu Novo, atualmente o AEJE, Agrupamento de Escolas José Estêvão.
Concluído o curso liceal, frequentou as Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra e de Lisboa, obtendo a Licenciatura em Direito.
Como advogado, exerceu a profissão na comarca de Aveiro.
Por tudo isto e por toda a sua Vida, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à de Memória José Luís Rebocho de Albuquerque Christo, ficando a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

*Aveiro, 10 de dezembro de 2024
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

De 12 a 13 de dezembro na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A Response(ability) como um gerador de novas possibilidades e partindo dos conceitos de (inter)ligação e (im)materialidade


A(s) destruição(ões) em relação à (im)materialidade, a interligação do mundo humano - não-humano através da priorização de coletividade, processos colaborativos e participativos nas artes, ciência e património. Estes são os temas em debate na 2ª Graduate Conference em Ciência e Tecnologia das Artes "Response(ability)", organizada por alunos dos dois doutoramentos da Escola das Artes e do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, que se realiza entre os dias 12 e 13 de dezembro. Estão confirmadas as presenças de Işıl Eğrikavuk (Berlin University of Arts) e de Defne Ayas (Performa, New York).
Durante dois dias, investigadores, artistas e académicos vão debater temas como as relações entre humanos, não-humanos e o ambiente, as práticas artísticas colaborativas e a interseção entre arte, tecnologia e património cultural. O programa inclui painéis como “Literaturas mais-que-humanas” e “Arte, Ecologia e Resistência.” Serão também abordados temas de resistência política e reflexão ecológica através da arte, bem como a exploração do corpo enquanto agente de transformação social.

“Num presente dominado pelo necropoder, assistimos à destruição da vida humana, dos territórios e à destruição material da Terra. Com base na discussão estabelecida na primeira edição, esta segunda conferência propõe um enfoque na investigação sobre a(s) destruição(ões) em relação à (im)materialidade, a interligação do mundo humano - não-humano através da priorização de coletividade, processos colaborativos e participativos nas artes, ciência e património,” refere a comissão organizadora.

Além das apresentações, o evento contará com sessões keynote proferidas por Defne Ayas, intitulada “Horticulture? On Vectors of Art, Reality, and Institutions”, e por Işıl Eğrikavuk, com “When Is a Garden More Than a Green Space: Cultivating Creativity as Our Response-ability”. Haverá ainda a projeção, pelo Cineclube EA, de filmes em 16mm de Sílvia das Fadas e o lançamento do e-book [e]motion, com a presença dos seus editores. Este encontro propõe-se como um espaço interdisciplinar para questionar práticas culturais e sociais contemporâneas, promovendo inovação e resiliência.

A 2ª Graduate Conference em Ciência e Tecnologia das Artes, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se entre os dias 12 e 13 de dezembro, no Porto.

Mais informações:

*Fernanda Teixeira

CDS-PP de Aveiro; Nota de pesar


O CDS-PP de Aveiro lamenta profundamente a morte de José Luís Rebocho de Albuquerque Christo, considerando tratar-se de uma perda irreparável para Aveiro.

Num momento de imensa consternação, o CDS-PP de Aveiro associa-se à dor e ao luto da Família, a quem dirige os sentidos pêsames.

Dr. José Luís Rebocho Christo, que exerceu como advogado na Comarca de Aveiro, foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro entre 1965 e 1973, tendo assumido a presidência neste último ano em substituição do então presidente, Dr. Artur Alves Moreira. Foi também deputado do CDS na primeira legislatura após o 25 de Abril de 1974, tendo exercido o seu mandato entre 1976 e 1979.

Foi um dos fundadores do partido CDS-PP no concelho de Aveiro.

Permanecerá para sempre na memória dos Aveirenses como um homem bom, incansável e lutador pela valorização social e o bem-estar dos cidadãos.

Homenageamos e perpetuamos, deste modo, a sua memória.

*A Presidente da Comissão Política Concelhia CDS-PP Aveiro,
Ana Cláudia Oliveira

Marinha Grande | CINECONCERTO NO TEATRO STEPHENS

 No próximo dia 14 de dezembro, às 18h00, o Teatro Stephens será palco do espetáculo “Um Piano Afinado pelo Cinema”, um cineconcerto comentado dirigido a públicos escolares e familiares. 

O espetáculo promete uma viagem única pela história do cinema mudo, acompanhada pela música ao vivo do talentoso pianista Filipe Raposo. Com uma carreira marcada por mais de 150 acompanhamentos de filmes da era do cinema mudo, Filipe Raposo é reconhecido por criar trilhas sonoras que se fundem com as obras cinematográficas, enriquecendo a experiência visual e emocional dos espectadores.
No espetáculo, o pianista apresenta excertos de obras clássicas de realizadores lendários como os Irmãos Lumière, Lotte Reiniger, Fritz Lang, Buster Keaton, Charles Chaplin e Georges Méliès. Além de tocar ao vivo, Filipe Raposo comenta os filmes, contextualizando as produções, os seus realizadores e personagens, destacando a importância histórica e cultural dessas criações.

M/ 6 anos
preço: 3 euros
Não Perca!

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bol.pt 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE LETÍCIA SOUSA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

 O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro “Não me chames Sammy”, de Letícia Sousa, numa edição de autor, que se realiza o dia 14 de dezembro, pelas 15h30.
Letícia Sousa nasceu a 15 de novembro de 2005 e cresceu na Nazaré. Em 2024, com 18 anos, tornou realidade o sonho que começou aos 13, estreando-se no mundo da escrita com o livro “Não me chames Sammy”, um romance que promete aquecer os corações dos leitores.

O livro fala sobre Samantha Lima, que estava prestes a completar o ensino secundário, mas a sua vida parece uma sombra do que poderia ser. Negligenciada pelos pais e ofuscada pelo raio de sol que é a irmã mais nova, Samantha mal consegue encontrar confiança em si mesma. Porém, tudo muda naquele que será o dia mais importante da sua vida. 
Com o apoio dos seus melhores amigos, Carol e Daniel, completos opostos que fariam de tudo pela querida Sam, no seu 18.º aniversário, Samantha toma impulsivamente a decisão que vira o seu mundo do avesso e redefine o seu destino. Entre notas musicais e emoções conflituosas, Samantha precisa de descobrir não apenas a sua voz no palco, mas também a sua voz interior, aquela que acredita no seu próprio valor. Terá ela coragem de virar a página e abraçar o desconhecido?

A sessão tem entrada livre.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “MIRAGENS” INAUGURADA NO 27.º ANIVERSÁRIO DO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, comemorou o seu 27.º aniversário, com a inauguração da exposição “Miragens”, da artista Maria de Fátima M. Silva, que decorreu na tarde do passado sábado, 7 de dezembro. 
O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves; da própria artista, além de diversos convidados.

Durante a inauguração, o presidente Aurélio Ferreira destacou a importância da valorização do património cultural do concelho, recordando que “este Museu é um guardião da memória artística do Escultor Joaquim Correia e continua a ser palco para a criatividade contemporânea, como podemos ver com esta magnífica exposição de Maria de Fátima M. Silva”.
A vereadora Ana Alves reforçou a relevância de apoiar artistas locais e/ou residentes no concelho e de proporcionar à comunidade momentos culturais únicos.

Maria de Fátima M. Silva partilhou o significado da sua obra, descrevendo-a como “uma constante procura por novas experiências e formas de expressão”. A artista explicou que o seu processo criativo é a constante procura do ato de inventar, desconstruir e pintar, dando largas à criatividade.

A exposição “Miragens” estará patente no Museu Joaquim Correia, até 22 de fevereiro de 2025, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
No âmbito da comemoração desta efeméride, no passado dia 5 de dezembro, realizou-se uma visita orientada, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer a história do Museu e o percurso do escultor Joaquim Correia, através das explicações apaixonadas da técnica Cátia Cavaco.
Naquele dia de aniversário, foram percorridas as várias salas do Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, e o Pavilhão de grandes esculturas, onde está instalado o Museu. Foi contada a vida e obra de Joaquim Correia (1920-2013, Lisboa), um artista plástico muito importante no contexto da escultura portuguesa e da vida cultural marinhense.

No final da visita houve oportunidade para cantar os parabéns a este espaço municipal .

*Gabinete de Comunicação e Imagem