quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Turismo Centro de Portugal impulsiona cooperação transfronteiriça no Congresso Mundial de Turismo do Interior


Evento começou hoje em Cáceres, Espanha, com a participação de empresários, profissionais do setor, académicos e representantes institucionais de diversos destinos turísticos do mundo.
Arrancou hoje em Cáceres, Espanha, o Congresso Mundial de Turismo do Interior, um evento que se estreia este ano e que reúne empresários, profissionais do setor, académicos e representantes institucionais de diversos destinos turísticos do mundo, com o objetivo de analisar os desafios da atividade turística nas regiões mais afastadas dos centros de decisão. A Turismo Centro de Portugal é parceira do Congresso e tem uma participação ativa.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, integrou o primeiro painel do congresso, intitulado “Beira Baixa e Extremadura, qual é o futuro do turismo?”. Na sua intervenção, destacou a necessidade de haver uma melhor articulação e coordenação entre os vários agentes turísticos. “Um posto de turismo em Idanha-a-Nova tem de estar capacitado para informar qual é a oferta em Cáceres, e vice-versa. Mas mesmo dentro da própria região Centro, um posto de turismo no litoral tem de saber informar qual é a oferta turística que existe em outros pontos da região. A palavra-chave é coordenação. Só na região Centro, temos 19 entidades com responsabilidades em matéria turística, pelo que a coordenação é fundamental”, afirmou Anabela Freitas.
A vice-presidente da Turismo do Centro lembrou também a importância de incluir os agentes privados na discussão. “Podemos delinear inúmeras estratégias mas nenhuma pode ser delineada sem os privados. São os privados quem vai implementar essas estratégias, pelo que têm de ser pensadas em conjunto”, considerou.
“É urgente eliminar esta barreira que ainda existe entre Portugal e Espanha e criar, na zona fronteiriça, uma submarca e um subdestino. Os primeiros passos estão dados. O que todos queremos é atrair turistas, que deixem dinheiro no território, para o desenvolver e para dar mais qualidade de vida a quem neles vive. O turismo só é bom se der qualidade de vida a quem vive nos territórios”, disse ainda Anabela Freitas.
Amanhã, dia 27, a Turismo Centro de Portugal continuará em destaque com a participação de Adriana Rodrigues, Diretora de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, que será a moderadora do painel “Sustentabilidade do Turismo após 2030”, no qual se discutirão estratégias para garantir o equilíbrio entre o crescimento do turismo e a preservação ambiental, cultural e social dos territórios.
Organizado pela Associação Ibérica de Turismo do Interior, o Congresso Mundial de Turismo do Interior, que decorre ao longo de dois dias, inclui ainda uma área de exposição, onde os destinos do interior apresentam as suas propostas - e onde a Turismo Centro de Portugal está representada, com um espaço que mostra a sua oferta turística -, bem como uma área de networking, que promove contactos entre os participantes. Idanha-a-Nova e Cáceres são os destinos convidados.
Mais informações em https://aitiweb.org/cmti24_pt.

*Adriana Rodrigues
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Évora vai criar núcleo da Orquestra Geração para 50 alunos do ensino básico


A Orquestra Geração Évora Planícies vai ser implementada já neste ano letivo nas escolas de São Mamede e Santa Clara 
Évora vai contar, em breve, com uma orquestra sinfónica juvenil de cordas destinada a promover a inclusão de crianças e jovens de contextos socioeconomicamente desfavorecidos. Com a Câmara Municipal de Évora como entidade investidora, a “Orquestra Geração Évora Planícies | Música para a Inclusão Social”, proporcionará acesso gratuito à prática musical, de orquestra, a 25 alunos da escola EB1 de São Mamede e outros 25 estudantes da EB 2,3 de Santa Clara. O projeto arranca neste ano letivo, com a duração de três anos, até 2027. O financiamento foi assegurado através da iniciativa Portugal Inovação social 2030, tendo a candidatura sido já aprovada. 
O projeto da Orquestra Geração conta com coordenação da Associação de Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal e, em Évora, conta com o investimento social de primeiro nível da autarquia, num valor que se situa perto dos 55 mil euros e representa 20% do valor global do orçamento. Para além da edilidade, pretende-se garantir o envolvimento de mais parcerias e investidores sociais, ainda em fase de conversações. 
Para o município, este é um projeto estruturante, enquadrado no Plano de Desenvolvimento social de Évora 2024- 2027. A Promoção da intervenção e inclusão social através das artes e cultura, propiciando a melhoria do acolhimento e sentimento de pertença à escola e ao território, de alunos em situação de vulnerabilidade social, incluindo os migrantes, são os grandes objetivos desta estrutura. A articulação com a já existente Orquestra Juvenil de Sopros e com o cronograma da Capital Europeia de Cultura, em 2027, está também assegurada. 
A Orquestra Geração, com base nas experiências já em desenvolvimento no nosso país, proporciona uma maior aproximação à comunidade, através da ligação das escolas ao património e à cultura do seu território, contribuindo de forma significativa para combater o abandono e insucesso escolar. Por outro lado, contribui para a promoção da autoestima das crianças e das suas famílias, do trabalho em grupo, da disciplina, do sentido de responsabilidade, e, finalmente, para a construção de projetos de vida dos alunos. 
A contratação de professores de música para o projeto está já a decorrer. Os candidatos interessados em dar aulas de violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, formação musical e expressão dramática, devem solicitar mais informações até ao dia 01 de dezembro, através do correio eletrónico orquestrageracao@gmail.com. A inscrição e seleção dos alunos que farão parte da orquestra, avançará em breve.
A Orquestra Geração afirma-se como um projeto pedagógico que é já considerado como uma das melhores práticas sociais europeias. É constituída por nove núcleos localizados na área metropolitana de Lisboa, mas, também, em Coimbra, Castanheira de Pêra e, agora, em Évora.

GOVERNADOR DO ROTARY RECEBIDO NA MARINHA GRANDE

 Na tarde de terça-feira, 26 de novembro, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu o governador do Distrito 1970 do Rotary Club, António Simões Pinto;  o presidente do Rotary da Marinha Grande, Joaquim Seiça; e outros membros rotários, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na tradicional visita oficial do governador, o presidente Aurélio Ferreira agradeceu a presença do Governador e evidenciou o orgulho dos marinhenses no trabalho desta organização que promove o companheirismo e solidariedade, sempre atenta às necessidades da comunidade.

António Simões Pinto destacou a sinergia entre os Municípios e o Rotary, que partilham o objetivo de servir a comunidade e transformar vidas, elogiando as atividades que têm sido realizadas pelo clube do concelho.
Joaquim Seiça aproveitou a ocasião para destacar o projeto INSANIAM, uma resposta integrada para a prevenção e tratamento das demências, bem como o apoio a cuidadores e familiares.

Após a cerimónia, os participantes realizaram a tradicional visita ao Marco Rotário, localizado na Rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Regulamento segue para aprovação pela Assembleia Municipal Câmara de Cantanhede vai apoiar atletas de alto rendimento

 

O Executivo Municipal aprovou, na sua última reunião camarária, a proposta final do Regulamento Municipal de Apoio ao Mérito Desportivo do Atleta, depois de concluída a fase de consulta pública e apresentação de propostas.
O regulamento tem uma dotação orçamental fixa de 10 mil euros anuais, reconhecendo e contribuindo direta e indiretamente para a valorização e desenvolvimento do atleta de mérito.

O Município de Cantanhede entende que os atletas com relevante mérito desportivo são um exemplo de disciplina, rigor, vontade e determinação e, por isso, estes valores devem ser reconhecidos e apoiados, a fim de estimular a sua disseminação para outros setores da sociedade”, justifica o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado.
O apoio será atribuído aos atletas do concelho de Cantanhede ou atletas que representem associações desportivas do concelho, que possuam “Estatuto de Alto Rendimento” reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e atribuído pelas respetivas federações, ou que durante a época desportiva representem o país, em competições internacionais - jogos olímpicos, campeonatos europeus ou campeonatos mundiais da modalidade. Poderão ainda beneficiar do apoio os atletas que alcancem o título de campeão nacional, individualmente, na sua modalidade.
A avaliação das candidaturas considerará diversos critérios, como o tipo de modalidade, o número de competições anuais e o escalão competitivo, aos quais são atribuídos pontos específicos. Com base nos documentos submetidos, será calculada a pontuação de cada candidatura, resultando numa listagem classificativa de todas as que atendam aos requisitos estabelecidos no regulamento e que alcancem, no mínimo, 400 pontos.
As candidaturas que atingirem esta pontuação mínima e solicitarem apoio logístico poderão utilizar, gratuitamente, as instalações desportivas do Município de Cantanhede durante um ano. Além disso, as 10 candidaturas com maior pontuação receberão apoio financeiro, calculado proporcionalmente à pontuação individual de cada uma em relação ao total acumulado pelos 10 primeiros classificados, dentro dos limites da dotação orçamental disponível.
O regulamento será submetido à aprovação pela Assembleia Municipal, na próxima reunião ordinária.


Marinha Grande | PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA É ORADOR NAS COMEMORAÇÕES DO DIA CONTRA A CORRUPÇÃO

 O Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, será o orador principal das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção, que decorrem, este ano, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, no dia 9 de Dezembro, das 09h00 às 13h0, cuja entrada é livre. 
A data é celebrada em Portugal com uma conferência dinamizada pela Frente Cívica - uma associação da sociedade civil para defesa das causas públicas - e que conta com o apoio do Município da Marinha Grande.

Amadeu Guerra, que assumiu o cargo de Procurador-Geral da República a 12 de outubro passado, será o orador principal do evento, que contará ainda com intervenções dos presidentes da associação Frente Cívica, Paulo de Morais; da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Nuno Matos; do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Paulo Lona; e da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, Nuno Barroso. O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, fará a intervenção de abertura.
“É para nós um prazer e um privilégio que o Procurador-Geral da República se junte às comemorações da sociedade civil e exponha a sua visão sobre o problema da corrupção e a urgência do seu combate. As comemorações nacionais desta data vão reunir representantes de topo do mundo da justiça, mas não deixaremos de lembrar que o combate à corrupção é uma exigência política que tem sido descurada por sucessivos Governos e Parlamentos, apesar da sucessão de agendas, comissões parlamentares e estratégias de papel”, aponta o presidente da Frente Cívica, Paulo de Morais. 
Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “é uma honra para o Município acolher as comemorações nacionais do Dia Internacional de Combate à Corrupção, reafirmando o nosso compromisso com a transparência e a ética nos serviços públicos, através de uma parceria com a Frente Cívica que nos orgulha e reforça a nossa responsabilidade coletiva em promover uma sociedade mais justa, livre e transparente”.

O Dia Internacional Contra a Corrupção celebra a aprovação, em 2003, da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Programa
9 de dezembro de 2024
Auditório da Resinagem, Marinha Grande

9h00: Boas-vindas
Aurélio Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

9h30: A corrupção na origem da queda da Monarquia
Paulo Morais, Presidente da Frente Cívica

10h00: Eficácia no combate à corrupção.
Paulo Lona, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

10h30: Combate à Evasão Fiscal como peça fulcral do Combate à Corrupção
Nuno Barroso, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira

11h00: Coffee break

11h30: Transparência e combate à corrupção: uma questão de cidadania
Nuno Matos, Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

12h00: Keynote Speaker
Amadeu Guerra, Procurador-Geral da República

12h30: Encerramento
João Paulo Batalha, vice-presidente da Frente Cívica

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Teatro Aveirense com peças de teatro, música, dança, performances e atividades para todas as idades

Programação de janeiro a abril de 2025
Teatro Aveirense com peças de teatro, música, dança, performances e atividades para todas as idades

Clara Andermatt, Paulo de Carvalho, Marta Pereira da Costa, Branko, José Pedro Gomes, Mão Morta, Cláudia Raia, Armando Punzo e Chiara Guidi são alguns dos artistas consagrados cujos espetáculos serão apresentados no Teatro Aveirense, nos primeiros quatro meses de 2025.
Aveiro, 27 de novembro de 2024 – A Câmara Municipal de Aveiro apresentou esta quarta-feira a programação do Teatro Aveirense (TA) para os primeiros quatro meses de 2025, com propostas de artistas de renome nacional e internacional a estenderem-se por áreas como música, teatro, dança, atividades para as famílias e escolas, assim ações de formação.
“O primeiro quadrimestre de 2025 tem uma carga simbólica muito específica na área da Cultura em Aveiro, pois marca o início de uma nova etapa após o fantástico evento Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024. Este título fez parte da nossa estratégia mais ampla, apoiada no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, que tem por objetivo a afirmação da Cultura, do património e do setor cultural e criativo de Aveiro, gerando mais participação, mais criação e mais qualificação. A Cultura é um elemento fundamental da vida de Aveiro e sabemos que o Teatro Aveirense vai continuar a afirmar-se no panorama nacional, sendo uma parte fundamental da vida dos Aveirenses e dos visitantes do nosso território”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
Entre os vários nomes consagrados a ter em conta nos próximos meses, no âmbito da programação do TA, contam-se Clara Andermatt, que apresentará um espetáculo de dança focado no universo feminino e reinterpretando a dança, a poesia e a música iranianas, que assinala o aniversário dos 144 anos do Teatro Aveirense; Paulo de Carvalho, que levará a Aveiro um espetáculo com as suas canções e as histórias que deram origem às mesmas; e José Pedro Gomes e Aldo Lima, com um novo olhar para a peça Amigos da Treta.
Destaque também para a peça com a conceituada atriz brasileira Cláudia Raia, sobre a Mulher 50+, que retrata situações vividas por mulheres no seu ‘segundo ato’ de vida; para apresentação do último álbum da guitarrista e especialista em guitarra portuguesa Marta Pereira da Costa e do mais recente trabalho do produtor e compositor João Barbosa, mais conhecido como Branko; e ainda para o concerto dos Mão Morta, que levam ao palco do TA um espetáculo que combina a música de intervenção portuguesa pré-25 de Abril, o rock e o experimentalismo.

Peças de teatro nacionais e internacionais e espetáculos para as escolas
Fazem ainda parte da programação do Teatro Aveirense duas figuras de relevo no teatro europeu. Chiara Guidi e Armando Punzo, ambos italianos, são reconhecidos por se focarem em campos muito específicos de criação: Guidi no teatro para a infância e Punzo na produção teatral com reclusos. Abordagens distintas, mas ambas com resultados deslumbrantes – seja pelas criações em si, seja pela profundidade dos seus propósitos –, como se poderá comprovar nos espetáculos que vão trazer ao Teatro Aveirense, com a proposta de Chiara Guidi a envolver a participação da comunidade artística local.
De salientar ainda para três criações que irão com certeza marcar a temporada: Solstício de Inverno, da companhia Teatro da Cidade; Sul, da companhia A Turma – e com interpretação de atores como Virgílio Castelo –; e Refugiado, do ator e encenador Paulo Matos, que construiu a peça tendo por base o relato de um homem que foge do seu país de origem.
A ligação com as escolas voltará a fazer parte da programação do Teatro Aveirense, com três atividades dirigidas exclusivamente a este público: Ars ad Hoc - Audições comentadas, um concerto para os estudantes ouvirem diferentes obras musicais, acompanhado por comentários de elementos da associação cultural aveirense Arte no Tempo; o espetáculo O que é Um Problema, que junta no palco duas bailarinas, uma delas também artista plástica, e um músico; e a peça de teatro 25 de abril de 1974, da companhia Mala Voadora, encenado por Jorge Andrade.
Este arranque de ano é também exemplo da vontade de manter algumas das grandes marcas da programação do Teatro Aveirense, de que é exemplo o Concerto de Ano Novo, assim como as rubricas Novas Quintas, dedicada a músicos emergentes, Os Filmes da Nossas Terças, especializada no cinema de autor, e Música na Escola, apostada em cativar o público jovem.
“Estes primeiros meses de 2025 são o reflexo daquilo que será a programação do Teatro Aveirense no resto do ano. É um quadrimestre com uma grande abrangência de áreas artísticas, que equilibra tradição e inovação, considera artistas conceituados e emergentes, alia nomes nacionais e internacionais e que aposta na formação. São ainda quatro meses com uma forte presença da comunidade artística aveirense, procurando promover também um olhar sobre outras culturas e sublinhar o papel da inclusão. Não está aqui tudo o que faremos em 2025 – longe disso –, mas são já algumas pistas de um ano repleto de atividade”, afirma José Pina, Diretor do Teatro Aveirense.
O Teatro Aveirense integra a RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Consulte a agenda do Teatro Aveirense para os meses de janeiro a abril de 2025 e veja algumas imagens da apresentação e dos espetáculos aqui: https://we.tl/t-jc1chiXNqV
(créditos das imagens estão nos nomes das fotos)

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
** Imagem C/ DR do Litoral Centro

Pista de gelo vai ser atração na Praça Marquês de Marialva. Luzes de Natal iluminam as ruas de Cantanhede a partir de 1 de dezembro

 
Mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia é o objetivo do vasto programa de animação que o Município de Cantanhede promove durante o mês de dezembro, no âmbito de uma parceria que envolve a AEC - Associação Empresarial de Cantanhede e a participação de demais entidades parceiras, nomeadamente as freguesias do concelho. É assim que, até janeiro de 2025, Cantanhede e em especial a Praça Marquês de Marialva, vai ser palco de diversas atividades.
Como é tradição, a programação da animação de Natal da cidade de Cantanhede arranca a 1 de dezembro, com a inauguração das iluminações de Natal, pelas 18h00, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi novamente instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões. Também a Escola Conde Ferreira recebe, de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2025, o magnífico presépio preparado pelas hábeis mãos de Samuel Machado, que volta da dar utilidade e encanto a muitas peças que recicla, numa dimensão peculiar.
Neste mesmo dia, pelas 16h30, a Filarmónica Marialva De Cantanhede apresenta o VII Concerto Marquês de Marialva, em homenagem ao Senhor de Cantanhede.
Além da sonorização de rua e iluminação alusiva à quadra natalícia nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva vai receber este ano uma pista, que promete fazer as delícias das crianças e jovens, mas também vai ser palco de exposições, ateliês criativos, concertos e insufláveis.
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 21 de dezembro, sábado, com início às 17h00, trazendo consigo muita alegria, música e muitas surpresas.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, de 1 a 31 de dezembro, um carrossel para crianças, até 7 de janeiro, espetáculos musicais em várias freguesias e um concurso de montras.
Ainda no âmbito desta quadra, a igreja paroquial de Ançã recebe a 14 de dezembro, pelas 21h30, o Encontro de Cantares Natalícios, com a participação do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros (Viseu), Grupo Regional de Moreira da Maia e Grupo Típico de Ançã.
Destaque ainda para a exposição “Nasceu um menino…”, patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede entre os dias 4 de dezembro e 7 de janeiro de 2025. Trata-se de uma mostra de presépios criados por utentes da APPACDM de Coimbra - CACI de S. Silvestre.

Marinha Grande| AVISO - INTERRUPÇÃO DE ÁGUA NA EMBRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, no âmbito da empreitada de obras de urbanização no prolongamento da Rua Fernando Pessoa, está prevista a interrupção do fornecimento de água, no lugar da Embra, no dia 28 de novembro de 2024, entre as 14h30 e as 18h00.
As zonas afetadas são:
- Rua Cidade do Fundão,
- Rua Fernando Pessoa,
- Rua das Campainhas,
- Rua Vila Real de Santo António,
- Rua Salvaterra de Magos,
- Rua de Oeiras,
- Rua de Montemor – o – Novo,
- Travessa de Oeiras,
- Rua da Granja de San Ildefonso,
- Rua do Diu,
- Travessa do Diu,
- Rua das Andorinhas.

Pedimos desculpa pelos incómodos causados, sendo certo que se irão desenvolver todos os esforços para que seja reposta a normalidade no abastecimento público de água, com a maior brevidade possível.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Apresentação de Obra Literária | Convite à Partilha

 Venho por este meio apresentar um projeto literário especial, Viajando pelos Alpes: Crónicas Humorísticas de uma Viagem em Família, publicado em parceria com a Bookmundo. Esta obra relata, de forma bem-humorada, as nossas aventuras em família pelos Alpes, Veneza e Milão, capturando os desafios e alegrias de viajar com uma criança pequena de oito meses de idade.
Mais do que um livro de viagens, este projeto tem uma missão muito especial: todo o lucro obtido com as vendas será integralmente destinado a apoiar o percurso formativo da nossa filha, Íris.
 
O livro está disponível para aquisição online através da BookmundoFnac e Amazon.
Gostaríamos de vos solicitar, caso seja possível, ajuda na divulgação desta iniciativa. A partilha desta informação nos vossos canais poderá não só contribuir para dar a conhecer o livro, mas também sensibilizar mais pessoas para este propósito familiar e educativo.
 
Ficaremos muito gratos por qualquer apoio, e estou totalmente disponível para partilhar mais informações ou até mesmo para uma eventual conversa, caso considerem relevante.
 
Agradeço desde já a vossa atenção e espero que esta obra vos possa despertar interesse, tanto pelo seu conteúdo como pelo propósito que a move.
 
🔗 Link do Livro:
 
*Tatiana Leote

Quinta do Francês Acolhe Funkynoise no Ciclo Jazz nas Adegas em Silves

 A 8.ª edição do Jazz nas Adegas prossegue com mais uma sessão imperdível. Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Quinta do Francês será o palco do grupo Funkynoise, que promete um espetáculo repleto de energia e groove.
Funkynoise junta quatro músicos talentosos que, inspirados na vertente mais "funky" do jazz, apresentam temas icónicos de Grant Green, o lendário guitarrista americano que fundiu jazz e funk em álbuns clássicos como “His Majesty King Funk” e “Green is Beautiful”. A banda é composta por João Ferreira (teclado), Daniel Neto (guitarra), Renato Chantre (baixo elétrico) e Jorge Moniz (bateria). Juntos, exploram a riqueza de composições que atravessam géneros, destacando a diversidade e a vitalidade do jazz moderno.
O Jazz nas Adegas proporciona ao público uma experiência única, unindo o melhor da música jazz com a excelência dos Vinhos de Silves. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de saborear três provas de vinhos do produtor anfitrião, acompanhadas de tapas preparadas com produtos regionais.
Os bilhetes, com um custo de 25 euros, incluem o concerto, a degustação de vinhos e tapas, um voucher para visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e uma garrafa de vinho como oferta. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma BOL e em diversos pontos de venda, como FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy. Organizado pelo Município de Silves, o Jazz nas Adegas conta com a colaboração dos Produtores de Vinhos de Silves, o Agrupamento de Escolas Silves Sul e a Associação Barmen Algarve.
Junte-se a nós nos dias 6 e 7 de dezembro, na Quinta do Francês, para uma celebração de música, tradição e sabores únicos.
Conheça o programa das restantes sessões do Jazz nas Adegas:
 
10.jan.25 21h00 | 11.jan.25 17h00
Anfitrião: Quinta da Malaca
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
24.jan.25 21h00 | 25.jan.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Inês Pinto Machado Trio
 
21.fev.25 21h00 | 22.fev.25 21h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Rouge Manouche
 
07.mar.25 21h00 | 08.mar.25 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: Maximiliano Llanos Combo
 
21.mar.25 21h00 | 22.mar.25 21h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
04.abr.25 21h00 | 05.abr.25 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Pandeiro in Jazz
 
11.abr.25 21h00 | 12.abr.25 21h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Trio Trio com Nuno Carpinteiro
 
09.mai.25 21h00 | 10.mai.25 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: Swingtête & Paula Padilla
 
24.mai.25 17h00
Anfitrião: Quinta dos Sentidos
Formação Artística: Hollywood Trio
 
31.mai.25 17h00
Anfitrião: Castelo de Silves
Formação Artística: IO

29 de novembro | 14h00 | ESAC – auditório H1. Inter-relação qualidade, sustentabilidade e organizações em foco na ESAC

 A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) recebe esta sexta-feira, dia 29 de novembro, no seu Auditório H1, pelas 14h00, a palestra intitulada " Qualidade, sustentabilidade e organizações: um tripé indissolúvel".
Esta palestra insere-se na unidade curricular de "Seminários" do Mestrado em Engenharia Alimentar e será proferida pela Eng. Sandra Teixeira, Gestora da Qualidade da empresa Sublime Hotels.
A palestra está aberta à participação de qualquer interessado na temática.

*Isabel Silva

Aveiro | APPACDM e Associação de Melhoramentos de Eixo recebem 800 mil euros para obras de qualificação dos Edifícios

 Apoio Especial para Investimento em Equipamentos Sociais
APPACDM e Associação de Melhoramentos de Eixo recebem 800 mil euros para obras de qualificação dos Edifícios
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, celebrou, ontem, dia 26 de novembro (terça-feira), os protocolos de Apoio Financeiro para investimento em Equipamentos Sociais com a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadãos Deficiente Mental, Delegação de Aveiro e a Associação de Melhoramentos de Eixo (AME), com a entrega de um valor global de 802.000€.
O Apoio Especial para Investimento em Equipamentos Sociais (AEIES) do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) atribuiu à APPACDM 677.000€ e à Associação de Melhoramentos de Eixo 125.000€.
“Este programa que a CMA concebeu para apoiar de forma extraordinária as nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), tem no protocolo com a APPACDM o maior de todos eles. São 677.000€ que nós colocamos ao dispor da Associação para estarmos à altura do trabalho fantástico que esta instituição faz. Devo também deixar o meu testemunho da capacidade de luta do Presidente da APPACDM, José Fernandes, absolutamente notável e que muito tem conseguido para esta casa.
No caso da AME, estamos a falar de um parceiro desde sempre, sendo também um exemplo para a nossa sociedade de um processo de “saber crescer”, passo a passo, de forma estruturada e consistente, o que lhe permite atingir o objetivo, primeiro e último da sua ação, que é prestar um bom serviço aos seus utentes. Estes 125.000€ são por isso um impulso importante, para que a Associação, sob a liderança da Presidente, Gabriela Carvalho, possa continuar esse trabalho, que avaliamos de forma muito positiva”, afirmou Ribau Esteves.
Ambos os Presidentes das IPSS em causa enalteceram e agradeceram o relevante apoio da CMA nos investimentos em causa nos protocolos assinados (e também noutros apoios ao longo dos últimos anos), tendo sido feito uma visita às instalações das IPSS, sendo que na APPACDM já decorrem as obras respeitantes ao financiamento CMA e na AME vão ter início em breve.
Recordamos que a CMA aprovou os apoios financeiros para investimento em Equipamentos Sociais, num total de 2.438.500,00€ para nove Associações, com perspetiva de execução em 2024 e 2025.

Esta ação assume-se como pilar estratégico da intervenção da CMA, com a aposta no investimento em equipamentos sociais, visando o cumprimento da lei e o aumento da qualidade dos equipamentos.

Nota de Agenda
Os próximos protocolos serão celebrados com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, o Centro Paroquial de São Bernardo, o Centro Social e Paroquial de Cacia e o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz – Casa Vera Cruz, na tarde da próxima terça-feira, dia 03 de dezembro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis comemora 30 anos de existência

 
De 29 de novembro a 1 de dezembro decorre mais uma Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, que este ano comemora a sua 30.ª edição. A Feira é organizada pelo Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A edição deste ano conta com uma homenagem à equipa que planificou e realizou a primeira feira, há 30 anos, e com quase duas dezenas de expositores de diferentes países e uma grande variedade de peças expostas.

No certame podem encontrar-se gemas, cristais e uma enorme variedade de fósseis que registam diferentes idades e ambientes da história da Terra, pelos quais passou a evolução dos organismos, desde dinossauros e outros répteis antediluvianos, peixes petrificados, trilobites, amonites, fetos gigantes e até insetos preservados em âmbar.
Esta edição conta com o apoio do Instituto do Ambiente Tecnologia e Vida (IATV), do Museu da Ciência, da FCTUC e do Núcleo de Estudantes.

Para mais informações consultar o site do DCT ou as redes sociais da Feira.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

"Trump é Presidente. E agora?" sessão com Catarina Martins em Coimbra


Trump é Presidente. E agora?
A vitória de Trump para a presidência dos EUA é uma má notícia para o mundo. Desde logo, é uma vitória da política do ódio, do racismo, da xenofobia, do ataque às mulheres, mas também é uma vitória de Netanyahu e da sua política genocida. Que implicações tem esta vitória? Como nos organizamos?
Este é o tema de uma sessão em Coimbra com Catarina Martins (eurodeputada), marcada para dia 7 de dezembro (sábado), às 15H30, na Casa Municipal da Cultura (sala polivalente).

Porto de Mós | Dia Mundial da Oliveira assinalado com visita de campo

A Comemoração do Dia Mundial da Oliveira acontece hoje, dia 26 de novembro, e foi celebrada em Porto de Mós, fazendo parte de um conjunto de iniciativas a nível internacional, mas também em Portugal, através do programa “A árvore do ouro líquido”.

O programa teve início no CIAN – Centro Interpretativo Atividades e Natureza do PNSAC, em Alvados, seguindo-se uma visita de campo a vários olivais, com descrição dos tipos de oliveira e a forma de tratamento e manutenção do olival. Foi, ainda, possível observar oliveiras milenares, estando a decorrer um estudo, desenvolvido pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que pretende identificar e datar estes monumentos vivos, com vista à sua preservação e valorização. O programa terminou com uma visita ao lagar “Ingrediente Mourisco”, em Alvados, onde decorreu uma prova de azeites orientada pelo Eng. Nuno Melo.
Esta iniciativa contou com o apoio da Vertigem - Associação Promoção do Património, que esteve no local a dinamizar atividades com as escolas, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, do lagar Ingrediente Mourisco, Lda, responsável pela visita de campo e pela visita ao lagar sob orientação do gerente António Pedroso e da APOAC - Associação para a Promoção do Olival e Azeite de Aire e Candeeiro, entidade criada recentemente com o objetivo de promover e desenvolver o setor do azeite em área de parque natural, contando, para isso, com a participação dos sete municípios da ADSAICA.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

CIRA congratula-se com a aprovação formal da nova vida da Polis Litoral Ria de Aveiro, agora RIA VIVA

 
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI/CIRA) tomou conhecimento formal na sua reunião de ontem 25NOV24, dos resultados da Assembleia Geral da Polis Litoral Ria de Aveiro (PLRA), iniciada a 22OUT24, continuada a 05NOV24 e terminada a 18NOV24, com a aprovação formal da nova vida da PLRA, agora denominada “RIA VIVA E LITORAL DA REGIÃO DE AVEIRO, S.A.”, congratulando-se vivamente com esta importante conquista para a Região de Aveiro e para Portugal.
Após um longo e muito difícil processo negocial, iniciado com o Governo anterior e terminado com o atual Governo, ganhámos o direito de continuar a investir na qualificação e valorização da Ria de Aveiro, que em termos de área de intervenção da RIA VIVA, que além da Ria de Aveiro vai continuar a integrar a Pateira de Fermentelos e a Zona Costeira Atlântica, e que agora passa a integrar os Rios principais da Região de Aveiro (Vouga, Águeda, Cértima e Levira).
Em termos de Municípios, aos dez que já integravam a PLRA, junta-se agora o Município de Anadia, ficando com plena justaposição a área de intervenção da RIA VIVA à da CIRA.
No que respeita ao valor total do investimento a concretizar pela RIA VIVA, o montante é de cerca de 90 milhões de euros, com participação no capital da empresa e nos investimentos pelo Governo e pelos Municípios da CIRA, e nos investimentos pelos Fundos Comunitários e pelo Fundo Ambiental.
Os pormenores da operação RIA VIVA vão ser apresentados publicamente em sessão pública em data anunciar no início do ano 2025.
O CI/CIRA manifesta o seu reconhecimento e agradecimento público aos gestores e negociadores deste processo, em primeiro lugar ao seu representante o Presidente Ribau Esteves (CM Aveiro) e ao Presidente Pimenta Machado (da PLRA e da Agência Portuguesa do Ambiente), assim como ao Governo de Portugal, ao Ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento e muito em especial à Ministra do Ambiente e Energia Maria da Graça Carvalho, que teve no seu Chefe de Gabinete Bruno Coimbra a pessoa chave na gestão e coordenação deste processo na esfera do Governo, pela aposta neste projeto de valorização do território da Ria e da Região de Aveiro, onde se encontram valores ambientais, económicos e sociais da maior importância para as Pessoas, os Municípios, o País e a Europa.
A Todos o nosso Bem Haja, reiterando publicamente o empenho do CI/CIRA na execução de mais este importante pacote de investimentos na Região de Aveiro.
Agradecemos a atenção dispensada e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Joaquim Baptista
Presidente da CI Região de Aveiro