Como é do conhecimento público, tem havido anomalias com o sistema de saneamento em alta das Águas do Centro do Litoral (ADCL), nomeadamente, descargas para o nosso sistema hídrico. Por este motivo, o Executivo Municipal tem envidado todos os esforços junto das entidades competentes, concretamente, junto do Ministério do Ambiente, entidade que tutela as ADCL para a resolução desta situação.
No seguimento dessas diligências, decorreu, na sexta-feira passada, no Mira Center, uma reunião de trabalho, entre o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins, e os eleitos locais. Nessa reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Mira mostrou a sua indignação e revolta com os factos que se têm verificado no sistema hídrico do Concelho, exigindo ao governo medidas concretas e imediatas para solucionar o grave problema ambiental.
O Senhor Secretário de Estado, em resposta ao Presidente Câmara Municipal de Mira e aos restantes presentes, referiu que colocou já no terreno uma equipa de peritos das Águas de Portugal e da ADCL para efetuar um diagnóstico exaustivo, de forma a encontrar as causas do problema para depois apontar as soluções, necessitando para isso de cerca de 2 ou 3 meses. Comprometeu-se a, no final de setembro, regressar a Mira para apresentar os resultados do diagnóstico e respetivas soluções.
Face a estas garantias, o Município manter-se-á atento e vigilante, sendo certo que não coloca de parte a possibilidade de recorrer à justiça, nomeadamente, uma providência cautelar, uma queixa crime ou recurso ao Tribunal Europeu.
Para o melhor esclarecimento de toda a população, o Executivo Municipal agendou uma sessão de esclarecimento, aberta a todos, para discussão desta temática. Esta sessão terá lugar na próxima quarta feira, dia 18 de Julho, pelas 21h30, na sede do Lagonense Futebol Clube, Lagoa.