segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Leiria | Orçamento Participativo 2020/2021 já tem propostas vencedoras


“Descentralizar a Cultura – De cá para lá” e a construção de um espaço museológico em Boa Vista foram as propostas mais votadas nas categorias “Verde ou Imaterial” e “Material” da edição deste ano do Orçamento Participativo, que contou com um total de 2.122 votos.

Na tipologia “Verde ou Imaterial”, o primeiro lugar foi alcançado com 660 votos, tendo sido ainda selecionadas para execução as candidaturas “Uma biblioteca para a Comunidade” e a colocação de ilhas ecológicas na Urbanização de Santa Clara, com 475 e 103 votos, respetivamente.

Na última posição ficou a proposta de colocação de painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, que recebeu a preferência de 55 cidadãos registados na plataforma do Orçamento Participativo.

Para além da construção de um espaço museológico em Boa Vista, que recebeu 593 votos, o parque infantil de Monte Real será também executado, com 236 votos, no âmbito da categoria “Material”.

De acordo com as fichas de projeto e os orçamentos apresentados, serão aplicados 373.850,68 euros dos 561.141,16 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano.

Neste Orçamento Participativo, foram seis as propostas submetidas a votação, numa edição que apresentou como novidade a existência de áreas temáticas: “Verde ou Imaterial”, “Material” e “Jovem”, sendo que, para esta última, não concorreu qualquer ideia após avaliação do júri.

O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.

Pretende-se ainda contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário