quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

BILHETE POSTAL - A CHINA E O OCIDENTE


O mundo está às avessas? Parece mas não será assim. Apenas se empurraram os problemas com a barriga. Limpou-se para baixo do tapete.

Nos anos 80 fui à China. Estavam a iniciar aquele processo de ‘um país dois sistemas’. Visitei a ‘zona especial, contígua a Macau. Recordo as palavras do ‘Long John’ (jovem estudante, de alta estatura, que percebi revoltado com o sistema). Os chineses selecionados iam para as fábricas europeias e americanas essencialmente. Vi o “posto fronteiriço” que dividia essa zona. “Os trabalhadores só podem sair para ir a casa com autorização da empresa e tem que estar cinco anos”

Porquê cinco anos, lembro de ter perguntado. Foi respondido. Porque é o tempo de formação. Depois outros substituem para formação também.

Se eu, um jovenzinho, percebi isto, também todos os sábios deste mundo perceberam. A China usou as ‘nossas’ empresas para criar uma mão de obra bem formada. As empresas correram a instalar-se porque a mão de obra era praticamente a custo zero.

Portanto, a China fez algo que temos que admirar. E agora tem uma mão de obra muito especializada. A preços incomparáveis com os nossos. Formada por nós.

Vêm agora as instâncias europeias avisar as empresas para não transferirem tecnologia para a China.

Ingénuos? Talvez. Eu diria distraídos. Ou melhor ainda, optamos pelo ‘deixa correr’.

Ninguém quis levantar ondas. Duvido que não tivessem percebido que o nosso custo de mão de obra seria sempre muito mais alto e assim não iríamos poder competir.

Agora, quem criou o problema que arranje a solução.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque:
A China usou as ‘nossas’ empresas para criar uma mão de obra bem formada.”

LIGADOS ÀS MÁQUINAS EDITAM DISCO AMOR DIMENSIONAL EM VINIL E LANÇAM VIDEOCLIP DO SINGLE “ACORDAR P’RA VIDA”

 No passado dia 6 de dezembro, ficou disponível em todas as plataformas digitais Amor Dimensional, o disco de estreia dos Ligados às Máquinas, uma singular orquestra de samples criada há 10 anos no seio da APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, provavelmente, a primeira orquestra de samples composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo.
 
Este projeto é conduzido por Paulo Jacob e composto por Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Morgado, Luís Capela, Mariana Brás, Pedro Falcão e Sérgio Felício, que através de sensores acionam samples, dando vida a uma emocionante epopeia sonora.
No âmbito do festival Nascentes, na aldeia das Fontes, os Ligados às Máquinas foram desafiados a criar uma composição inédita, recorrendo a samples gentilmente cedidos por vários artistas nacionais, que deram origem a um arquivo sonoro que potenciou novas composições feitas a muitas mãos, vozes e corações. O processo criativo do grupo destaca-se pelo uso, adaptação e criação de soluções de hardware e software que permitem aos integrantes – músicos com alterações neuromotoras – ter controlo e autonomia para disparar samples em tempo real em dispositivos adaptados. Esta criação deu origem ao disco Amor Dimensional, um testemunho vibrante de colaboração artística e participação criativa.
 
Amor Dimensional explora temas como conexão, saudade e significado no mundo contemporâneo. Com composições marcantes, o álbum é um testemunho da criatividade e resiliência de uma banda que transforma barreiras em arte.
 
São nove temas originais, que desenham um dia na vida de cada um: do amanhecer ao acordar, da procrastinação à tensão, da obrigatoriedade à liberdade de escolha limitada, da melancolia confortável à refeição aconchegante até ao merecido descanso (enriquecido pela possibilidade de sonhar).
 
Dando continuidade a esta filosofia de criação coletiva, é com entusiasmo que anunciamos o lançamento do videoclip do single “Acordar p’ra Vida”. Este vídeo conta com a contribuição visual de diversos artistas, como Amaya Sumpsi, Casota Collective, Carincur, Gonçalo Viana, João Pedro Fonseca, Lua Carreira e Raquel Castro, que disponibilizaram imagens para criar a narrativa visual.
 
Simultaneamente, celebramos também o lançamento do disco em formato físico, agora disponível em vinilAmor Dimensional é um testemunho do espírito colaborativo que define este projeto único.
 

 

Parceria inédita entre Comunidades Intermunicipais do Centro mostrou o melhor da região a milhares de visitantes da FITUR em Madrid

Presidentes das quatro CIM do Centro fazem um balanço de grande sucesso da iniciativa conjunta (CIM Região Beiras e Serra da Estrela, CIM Região de Coimbra, CIM Região de Leiria e CIM Viseu Dão Lafões), que promoveu a oferta incomparável da região na maior feira ibérica de turismo.

A parceria inédita entre quatro Comunidades Intermunicipais (CIM) da região Centro, que promoveram em conjunto a região na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, resultou num enorme sucesso.
A iniciativa gerou grande recetividade por parte do público e dos profissionais do setor. Ao longo dos cinco dias de feira, entre 22 e 26 de janeiro, milhares de pessoas visitaram o stand comum das quatro CIM, interessados em conhecer a oferta turística, os produtos e os sabores da Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.

A participação conjunta na maior feira de turismo da Península Ibérica constituiu um marco não apenas na promoção das quatro regiões, mas também no desenvolvimento de novas oportunidades comerciais. Durante os três primeiros dias, dedicados exclusivamente a profissionais, houve lugar para networking e reuniões de negócios, que abriram a porta a futuros negócios estratégicos.

A programação diária do stand foi cuidadosamente estruturada em torno dos produtos turísticos mais fortes do território, permitindo que os visitantes conhecessem facetas diversificadas das quatro regiões.

Segundo dados do organizador (IFEMA MADRID), nos cinco dias do evento, a FITUR recebeu 255 mil visitantes, entre os quais 155 mil profissionais da área, consolidando a FITUR como uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Primeiro dia: Transumância e Herança Cultural
O primeiro dia do stand ficou marcado pela apresentação conjunta, entre quatro municípios, da candidatura da transumância a Património da Humanidade.

Os municípios de Castro Daire (Viseu Dão Lafões), Fundão, Gouveia e Seia (Beiras e Serra da Estrela) iniciaram o processo para que esta prática ancestral, ainda muito presente na Serra de Montemuro, na Serra da Estrela ou na Serra da Gardunha, seja reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Ainda no primeiro dia, a Região de Coimbra deu a conhecer a oferta dos municípios de Góis e Pampilhosa da Serra, enquanto a Região Beiras e Serra da Estrela apresentou os Trilhos Verdes de Manteigas e as valências turísticas de Figueira de Castelo Rodrigo.

Segundo dia: Enoturismo e Natureza
O segundo dia foi muito preenchido, com múltiplas apresentações das quatro Comunidades Intermunicipais, com foco no Enoturismo e no Turismo de Natureza. O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, marcou presença no stand e enalteceu o turismo de experiências que se pode usufruir em Portugal.

A CIM Viseu Dão Lafões apresentou a sua estratégia para o Turismo de Natureza, tendo como base os 115 quilómetros das Ecopistas do Dão e do Vouga. O Município de Nelas deu a conhecer a importância do Enoturismo na região do Dão e foi também apresentado o novo projeto em rede “Aldeias da Serra do Caramulo”.

A Região Beiras e Serra da Estrela divulgou a oferta do município do Sabugal, com destaque para "Sortelha, Best Tourism Village". O Município de Pinhel apresentou as valências turísticas do seu território e Celorico da Beira presenteou os visitantes com "o Genuíno Queijo Serra da Estrela DOP". A Região de Leiria, por seu lado, apostou na promoção das praias e da arte xávega da Marinha Grande, bem como o destino e a programação cultural de Leiria.

A Região de Coimbra propôs o projeto Castelo Mágico de Montemor-o-Velho, além de alguns dos eventos mais marcantes do concelho de Coimbra, a Semana Gastronómica da Chanfana, em Miranda do Corvo, e os destaques de Condeixa-a-Nova e da Lousã.

O dia terminou com uma prova de vinhos comentada das regiões vitivinícolas da Bairrada, Beira Interior e Dão.

Terceiro dia: Turismo de Bem-Estar e Património
O turismo de bem-estar e o património foram os pontos fortes do terceiro dia do espaço conjunto.

A Região Beiras e Serra da Estrela começou por promover a oferta do Município do Fundão, com realce para a emblemática cereja e para a Aldeia Histórica de Castelo Novo, terminando com o património de Belmonte, nomeadamente Centum Cellas e o Museu Judaico.

A região Viseu Dão Lafões mostrou aos visitantes a vasta oferta de saúde e bem-estar do Município de São Pedro do Sul, um dos destinos termais mais conceituados da Península Ibérica. Seguiu-se a apresentação do museu Aristides Sousa Mendes, em Carregal do Sal, e da rede Montebelo Hoteis.

A Região de Leiria apostou nos destaques de turismo de natureza em Pedrógão Grande, bem como na oferta turística de Pombal e a Praia das Rocas, em Castanheira de Pera. Já a Região de Coimbra deu a conhecer o projeto Soure Templário e o evento Coimbra Região Gastronómica.

Os últimos dois dias da programação do stand, já abertos ao público em geral, tiveram como foco principal a oferta gastronómica e de vinhos das quatro regiões. A adesão em massa dos visitantes, que provaram e aprovaram os sabores e os produtos do Centro, demonstrou o sucesso da estratégia.

Balanço muito positivo
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço muito positivo da participação conjunta: “A FITUR 2025 foi um momento decisivo para mostrarmos, de forma concertada, o melhor que a região Centro tem para oferecer. A forte recetividade dos cerca de 255 mil visitantes e o sucesso das nossas apresentações comprovam que a estratégia de nos apresentarmos em conjunto foi a mais acertada. A aposta de dar conhecer a excelência da proposta turística de Viseu Dão Lafões no mercado ibérico é para manter”, considera.

Para Luís Tadeu, Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela, "a participação da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela na FITUR 2025 foi um marco para a promoção do nosso território. Em parceria com as regiões de Coimbra, Leiria e Viseu Dão Lafões, conseguimos posicionar novamente o Centro de Portugal como um destino turístico de excelência, destacando a riqueza natural, cultural e gastronómica das nossas regiões. Esta presença conjunta demonstrou a vitalidade do setor turístico e a importância de plataformas semelhantes para a promoção dos nossos municípios, proporcionando a oportunidade de estabelecer novas parcerias, atrair investimentos e aumentar a visibilidade internacional. Estamos confiantes de que os frutos desta participação conjunta se farão sentir a curto e médio prazo, através do aumento do número de visitantes, consolidando o sucesso desta inovadora estratégia de promoção e da união de esforços entre as quatro Comunidades Intermunicipais”.

Emílio Torrão, Presidente da CIM Região de Coimbra, acrescenta que “a participação da Região de Coimbra na FITUR, pela segunda vez consecutiva, foi bastante profícua, uma vez que tivemos milhares de visitantes interessados em ver e provar o melhor que este território tem para oferecer. Este ano, com uma parceria inovadora com a CIM Região Beiras e Serra da Estrela, a CIM Região de Leiria e a CIM Viseu Dão Lafões, que se revelou uma mais-valia para a promoção conjunta de um destino turístico abrangente e diversificado. Esta participação faz parte de uma estratégia acertada importante para promover o turismo na Região, que tencionamos manter, mostrando a sua diversidade e atraindo visitantes e investimentos”.

Gonçalo Lopes, Presidente da CIM Região de Leiria, conclui destacando o trabalho conjunto: “A colaboração inédita entre quatro Comunidades Intermunicipais (CIM) da região Centro na promoção conjunta na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, destacou-se como um grande sucesso. O stand partilhado pelas CIM da Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões atraiu milhares de visitantes, promovendo a diversidade turística e os produtos regionais. Esta ação conjunta não só reforçou a visibilidade das regiões na maior feira de turismo da Península Ibérica, como também gerou oportunidades comerciais estratégicas através de networking e reuniões de negócios, marcando um passo significativo para o desenvolvimento integrado e colaborativo”.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Oliveira de Frades | Alunos conheceram testemunho de jovem empreendedora nas Conferências Teen

No passado dia 14 de janeiro recebemos, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, mais uma edição do programa “Wanted - Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” em que os alunos ficaram a conhecer o testemunho de uma jovem empreendedora. 
O Vice-Presidente, José Luís Lima, deu início à sessão, desafiando os jovens a realizarem os seus projetos com convicção, transmitindo-lhes a confiança necessária para acreditarem nas suas potencialidades. 
A jovem empreendedora, Inês Guimarães, contou a sua história de vida, dando a conhecer o seu percurso profissional (Licenciada e Mestre em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e uma verdadeira entusiasta por transformar números e fórmulas em algo inspirador e acessível). De forma descontraída e divertida, conseguiu conquistar a atenção dos alunos do ensino profissional e CEF, revelando-se uma inspiração para o futuro destes jovens. 
Desejamos à Inês que continue o seu brilhante percurso e incentivamos todos os alunos a lutarem pelos seus sonhos, com dedicação e trabalho, acreditando no seu valor. O resultado será compensador!

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Carnaval 2025 em Figueiró dos Vinhos: Um Símbolo de Alegria e Tradição

 Figueiró dos Vinhos prepara-se para receber mais uma edição inesquecível do Carnaval, uma das festividades mais aguardadas do ano!

De 28 de fevereiro a 5 de março, o concelho será palco da folia carnavalesca que inclui desfiles, música, concursos de máscaras e muita animação, destacando o talento e a criatividade da comunidade local.
Um programa de Carnaval que oferece um conjunto de atividades, onde a tradição e a criatividade caminham lado a lado, numa festa que promete envolver toda a comunidade e atrair visitantes de todas as idades.

A folia Carnavalesca começará, na manhã de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 10h30, com o Desfile de Carnaval das Escolas do Concelho, onde as ruas da vila encher-se-ão de alegria, num momento cheio de cor e entusiasmo.

O tão ambicionado Corso Carnavalesco terá como “Rei de 2025” Ruizinho De Penacova, que sairá à rua no domingo, dia 2 de março, pelas 15h00, percorrendo as principais ruas da vila num desfile repleto de carros alegóricos, e que culminará com um espetáculo musical, na Praça do Município, protagonizado pelo próprio “Rei”.
Durante as noites festivas, o programa ganha vida com os animados Bailes de Carnaval no Salão dos Bombeiros Voluntários, eventos que reúnem a comunidade e visitantes num espírito de celebração, dança e muita alegria.

No dia 1 de março, a Associação Terractividade promoverá o imperdível Baile e Concurso de Máscaras de Grupo, com prémios para os dois Melhores Grupos de Mascarados. A música será o ponto alto da noite, com o DJ Nuno Machado a comandar a pista com a sua energia vibrante, acompanhado pelos DJs An Alpha Betos, garantindo uma experiência musical verdadeiramente inesquecível. Já no dia 3, será dia de Baile com a “Banda Celtas” e o Concurso de Máscaras Individuais, que destacará os trajes mais criativos e originais.

A animação prossegue na “Terça-Feira de Carnaval”, dia 4 de março, a partir das 15h00, com um deslumbrante desfile de carros alegóricos que percorrerá o coração da vila, enchendo as ruas de cor, alegria e criatividade. As festividades culminarão na tradicional noite de “Quarta-Feira de Cinzas” com o emblemático “Enterro do Entrudo”, uma celebração histórica e cheia de simbolismo que marca o fim do Carnaval.

O Município de Figueiró dos Vinhos convida, assim, todos os residentes e visitantes a celebrar o Carnaval de 2025 com um programa que promete envolver pessoas de todas as idades num espírito de festa, cor e tradição.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos
Município de Figueiró dos Vinhos

Município de Silves concluiu Inventário do Arvoredo Urbano

 O Município de Silves concluiu recentemente o Inventário Municipal do Arvoredo em Meio Urbano, que irá constituir um instrumento de grande relevância para o planeamento e a gestão sustentável do património arbóreo do concelho.
Este trabalho, iniciado em julho de 2023 e finalizado em outubro de 2024, permitiu identificar, georreferenciar e caraterizar um total de 7.883 árvores nos aglomerados urbanos de todo o território municipal, abrangendo 135 espécies diferentes.
 
A informação recolhida foi integrada diretamente numa base de dados de georreferenciação, com recurso a tecnologia SIG, garantindo, assim, uma abordagem eficiente e imediata para análise e disponibilização da mesma.
De acordo com o inventário municipal, no que concerne a distribuição geográfica das espécies, Silves apresenta o maior número de árvores (3.149 árvores, que corresponde a 40% do total), logo seguida de Armação de Pêra, com 1.760 árvores (22% do total), São Bartolomeu de Messines, com 976 árvores (12% do total), Tunes, com 509 árvores (6,5% do total), Algoz, com 468 árvores (5,9% do total), Pêra, com 472 árvores (6,0% do total), Alcantarilha, com 353 árvores (4,5% do total), e, por último, São Marcos da Serra, com 196 árvores (2,5% do total).
 
Não obstante a diversidade identificada, as espécies mais frequentes nos aglomerados são o Lodão Bastardo (Celtis australis), correspondente a 645 exemplares (8,2%), a Oliveira (Olea europaea), com 545 exemplares (6,9%), o Carvalho Sedoso (Grevillea robusta), com 507 exemplares (6,4%), e a Amendoeira (Prunus dulcis), com 401 exemplares (5,1%).
 
Este inventário, que faz parte de todo um processo que visa a construção dos instrumentos de gestão do arvoredo urbano, consubstancia, deste modo, uma ferramenta essencial para a definição de políticas públicas e a promoção de boas práticas de arborização urbana, reforçando o compromisso do Município de Silves com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.
 
Sendo que esta iniciativa se traduz na concretização de uma politica pública alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, concretamente com os ODS 11, Cidades e comunidades sustentáveis, 13, combate às alterações climáticas, e 15, proteger a vida terrestre, para referir apenas os mais representativos.
 
A informação geográfica do inventário municipal do arvoredo urbano está disponível para consulta no site institucional do Município de Silves, por via do dashboard do arvoredo, acessível aqui [https://cm-silves.maps.arcgis.com/apps/dashboards/e8317ac0aecf4fb4b3cdd54d3ef9dd7a], bem como o relatório final dos trabalhos desenvolvidos, que apresenta estatísticas detalhadas sobre a distribuição das árvores, as árvores com potencial para classificação e os impactos do arvoredo no ecossistema, igualmente disponível para consulta no referido site institucional [https://www.cm-silves.pt/pt/menu/3116/arvoredo-urbano.aspx].
 

MARINHA GRANDE DISPONIBILIZA BIBLIOTECA DIGITAL

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande disponibiliza, desde o passado dia 27 de janeiro, um novo serviço de empréstimo de livros digitais e audiolivros, o BiblioLED, que permite fomentar os hábitos de leitura e a literacia digital e facilitar o acesso gratuito, acessível e fácil a livros.
Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, financiada pelo PRR, que permite aos utilizadores das 10 bibliotecas públicas da Região de Leiria oferecer boas experiências de leitura a crianças, jovens e adultos, em complemento ao serviço presencial oferecido pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
O acesso à BiblioLED pode ser feito via telemóvel, tablet (através de uma aplicação móvel), computador ou dispositivos de leitura digital compatíveis.

Basta estar inscrito numa biblioteca municipal.

Se for leitor do concelho da Marinha Grande aceda à BiblioLED da Região de Leiria, através do link https://rl.biblioled.gov.pt/

Saiba mais sobre este novo serviço digital, acedendo ao link https://www.cm-mgrande.pt/p/biblioled

*Gabinete de Comunicação e Imagem

REGIÃO CENTRO MELHORA DESEMPENHO GLOBAL EM 2024

 
O desempenho global da região Centro melhorou em 2024. Uma conclusão do Barómetro do Centro de Portugal, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela região em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética.
No ano de 2024, a região Centro apresentou um valor de 4,40 no Indicador Global de Avaliação (numa escala de 1 a 7), que representa uma melhoria no desempenho global face ao ano anterior (4,01). O Indicador Global de Avaliação, atualizado anualmente, tem como objetivo acompanhar a evolução da região numa perspetiva global do sucesso regional, permitindo uma leitura sintética e imediata do seu comportamento relativo face às restantes regiões portuguesas.
Face ao ano anterior, destacaram-se pela evolução favorável os indicadores relativos à taxa de desemprego jovem e à variação da população, que contribuíram decisivamente para a melhoria significativa na componente “potencial humano”, a percentagem de energias renováveis no consumo de energia elétrica, que teve impacto positivo na dimensão “sustentabilidade ambiental e energética”, e o número de doutorados por 1.000 habitantes que foi determinante na melhoria da componente “crescimento e competitividade”. Pelo contrário, entre os indicadores com evoluções mais desfavoráveis, destaca-se o rendimento monetário e a dispersão da variação populacional.
Em 2024, o Centro manteve-se como a terceira região do país com melhor desempenho global, depois da Área Metropolitana de Lisboa e da região Norte. Na dimensão “potencial humano” subiu para a primeira posição da hierarquia nacional (na edição anterior, encontrava-se em terceiro), tendo alcançado a terceira posição nas componentes “coesão” (encontrava-se em quinto) e “crescimento e competitividade” (encontrava-se em quarto). A região subiu ainda duas posições na “sustentabilidade ambiental e energética”, atingido o quarto lugar na hierarquia nacional (na edição anterior, ocupava o sexto lugar).
Para Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, «estes são indicadores bastante positivos para a região, que evidenciam um bom desempenho na educação, no emprego, na inovação, no investimento direto estrangeiro e nas exportações de bens. A capacidade de atração de população para a região tem também permitido atenuar o declínio demográfico dos últimos anos. Apesar destes resultados, continua a ser uma prioridade para a CCDR Centro que a região consiga diminuir as assimetrias territoriais e as fragilidades na produtividade e na criação de riqueza, problemas estruturais da região Centro».
Esta nova edição do "Barómetro do Centro de Portugal" pode ser consultada em: https://www.ccdrc.pt/pt/produto/barometro-centro-de-portugal-6/

Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com espetáculos no Casal, Cordinhã e Cantanhede

 
O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo fim de semana com a itinerância de três grupos envolvidos nesta ação de revitalização da atividade teatral promovida pela edilidade cantanhedense, designadamente pelo grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal, o grupo cénico do Clube União Vilanovense e a companhia de teatro Bombarda.
O grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal sobe ao palco da sua sede, em Casal de Cadima, no sábado, pelas 21:30, para apresentar “Leandro, Rei de Helíria”, de Alice Vieira, e “Vamos Cortar na Casaca 2025” deste mesmo grupo.
A peça remete para um rei que, ao repartir o reino entre as filhas, deserda injustamente a mais nova, e descobre tarde demais que ela era a única digna da sua generosidade, sendo salvo e perdoado por ela após mergulhar na miséria.
No mesmo dia, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, o grupo cénico do Clube União Vilanovense vai representar “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart e Emanuel Schikaneder, adaptado por Alexandra Santos, igualmente às 21:30.
Segundo a sinopse trata-se de uma história fantástica, repleta de acontecimentos fantásticos e sons bombásticos, que narra a vida, os amores, a adversidade, os encontros e desencontros, no caminho que se faz para alcançar a felicidade e o amor.
No dia seguinte, a sede da Associação Musical do Grupo Musical das Franciscas recebe a companhia de teatro Bombarda que vai subir ao palco para representar “Auto das Manas”, às 16h00.
As Manas Gaiteiras, trapalhonas e alcoviteiras, com uma mistura de alegria, atrevimento e humor, comentam as virtudes e os pecados das personagens, enquanto revelam um mundo às avessas, refere a sinopse.
Recorde-se que a edição deste ano do ciclo de teatro decorre até abril, num total de 38 sessões de teatro, envolvendo a participação de mais de 350 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.
Durante quatro meses, todos os fins de semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo a esta ampla ação cultural, em algumas datas com representações simultâneas em diferentes locais.

Professor da ESAC integra Conselho Económico e Social da Assembleia da República

O exercício destas funções como conselheiro permitirá ao Professor Pedro Bingre ter uma intervenção direta em matérias em que desenvolve a sua atividade na Agrária de Coimbra, como sejam, o Ordenamento do Território, a Conservação da Natureza, o Ecoturismo e as Políticas de Solos e Florestal, correspondendo, nessa medida, a um complemento ao serviço público que exerce nesta instituição de ensino superior.

*Isabel Silva

Universidade de Coimbra | Estudo mostra que emissão de axiões pode alterar processo de evaporação de buracos negros

 
Um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a Universidade de Oxford, evidencia que a emissão de axiões pelo efeito de Hawking pode alterar completamente o processo de evaporação de um buraco negro. Os detalhes da investigação estão publicados na revista Physical Review Letters.

Os axiões são partículas hipotéticas muito leves, eletricamente neutras e fracamente interativas, o que as torna extremamente difíceis de detetar. Foram propostos pela primeira vez na década de 1970 para explicar algumas das propriedades da interação forte. A teoria de cordas, em particular, prevê que existam centenas ou, até mesmo, milhares de espécies de axiões com massas diferentes.
Esta publicação mostra ainda que ao contrário da emissão de fotões, eletrões ou outras das partículas que conhecemos, a emissão de axiões pode fazer um buraco negro rodar mais depressa sobre si mesmo. «Simulamos computacionalmente a evaporação de um buraco negro desde os primórdios do universo até aos dias de hoje, tendo em conta a emissão das partículas conhecidas e de um número arbitrário de axiões», explica João Rosa, docente do Departamento de Física da FCTUC e investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC).

«Ficamos muito entusiasmados com os resultados que obtivemos, porque percebemos que poderíamos determinar se existem ou não centenas de axiões leves, como prevê a teoria de cordas, simplesmente medindo a velocidade com que os buracos negros primordiais rodam sobre si mesmos», revela o físico, acrescentando que buracos negros com massas diferentes, por estarem em diferentes fases de evaporação, terão também velocidades de rotação distintas, dependendo apenas de quantas espécies de axiões existem na natureza.

O estudo demonstra ainda que a rotação tem um efeito mensurável no espectro da radiação de Hawking emitida por um buraco negro, ou seja, na variação da intensidade da radiação com a energia. «Assim, se encontramos um ou mais destes buracos negros poderemos usá-lo como um autêntico laboratório de física de partículas. De acordo com os dados astrofísicos de que dispomos, estes buracos negros deverão ser relativamente raros, sendo, no entanto, possível que um ou mais passem suficientemente perto do sistema solar nos próximos anos para os conseguirmos observar», acredita o físico.

Por fim, foi possível concluir que a evaporação dos buracos negros primordiais poderá ter permeado o universo de axiões que viajam a velocidades muito próximas das da luz, o que constitui uma outra “assinatura” da teoria de cordas que os cientistas podem procurar detetar.

O artigo científico “Evaporating primordial black holes, the string axiverse, and hot dark radiation” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

NERC LANÇA PROGRAMA DE FORMAÇÃO MODULAR FINANCIADA PARA REFORÇAR COMPETÊNCIAS NOS SETORES DE ATUAÇÃO

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, em parceria com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, anuncia o lançamento do projeto de formação financiada destinado a empresas e profissionais do setor do comércio e serviços. Tendo como objetivo principal, promover a aprendizagem ao longo da vida e facilitar transições profissionais. Espera-se a participação de quase mil formandos/as, na Região Centro. A participação neste projeto é totalmente gratuita, tanto para o/a formando/a, como para a entidade empregadora.

As formações são organizadas em unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações definidas no Catálogo Nacional de Qualificações. Destinam-se a candidatos de entidades associadas da NERC, com idade igual ou superior a 18 anos, sem qualificação adequada para inserção ou progressão no mercado de trabalho, ou que pretendam uma requalificação profissional.

As áreas de formação abrangem setores como Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Enquadramento na Organização/Empresa, Segurança e Higiene no Trabalho, entre outros relevantes para o mercado de trabalho atual.

Os interessados podem obter mais informações e inscrever-se através do e-mail geral@nerc.pt ou pelo telefone 239 497 736. As ações de formação decorrerão até junho de 2027, contribuindo para a promoção da aprendizagem ao longo da vida e para a melhoria das competências dos participantes, alinhando-se com as necessidades do mercado de trabalho atual.

*NERC –ACIC- Associação Empresarial da Região da Coimbra

Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova aderiu à iniciativa BiblioLED

 
A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova aderiu à iniciativa “BiblioLED”, permitindo agora que qualquer utilizador deste espaço tenha acesso, de forma totalmente gratuita, a livros digitais e audiolivros. Estes conteúdos são disponibilizados através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), da qual a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova faz parte.
Os livros podem ser reservados ou emprestados digitalmente por qualquer utilizador que: esteja inscrito numa das mais de 400 bibliotecas aderentes, possua um endereço de email ativo e tenha um equipamento de leitura compatível, como computador, tablet, telemóvel ou leitor de livros digitais, com acesso à internet. Na sua conta pessoal, é possível ter emprestados, simultaneamente, dois livros digitais e um audiolivro. Para realizar o empréstimo de um livro digital ou audiolivro, basta clicar sobre ele e selecionar o botão de empréstimo. Antes de efetuar o empréstimo, pode usar a pré-visualização para avaliar o interesse no conteúdo. O prazo de empréstimo é, normalmente, de 21 dias, sendo que, no final deste período, os empréstimos são devolvidos automaticamente. Se o utilizador terminar a leitura antes do prazo estipulado, pode devolver o livro antecipadamente a qualquer momento.
Caso surjam dúvidas durante o processo ou se desejar obter mais informações sobre a BiblioLED, os utilizadores podem contactar a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova presencialmente, dentro do horário de funcionamento, por telefone através do número 274 670 007 ou por email para biblioteca@cm-proencanova.pt. Para esclarecimentos adicionais, pode ser consultada a página oficial da BiblioLED, onde estão disponíveis todas as informações sobre como aceder à plataforma em diferentes dispositivos e sistemas operativos.
Quanto ao tipo de obras disponíveis na plataforma, o catálogo de títulos da BiblioLED é composto por uma coleção nacional, disponibilizada a todas as bibliotecas, e por 25 coleções regionais, acessíveis apenas em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana, adaptados a todas as idades.
A BiblioLED é um serviço de empréstimo de livros em suporte digital, administrado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores. O serviço é promovido e administrado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e gerido pelas Redes Intermunicipais e Metropolitanas de Bibliotecas Públicas aderentes.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Candidatura aos Órgãos Concelhios do CDS-PP AVEIRO – LISTA A. Ana Cláudia Oliveira candidata à Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Aveiro Miguel Capão Filipe cabeça de lista à Mesa do Plenário Concelhio APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DA “LISTA A”

 

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DA “LISTA A”
AOS ÓRGÃOS CONCELHIOS DO CDS-PP AVEIRO

Ana Cláudia Oliveira anuncia que voltará a candidatar-se a Presidente da Comissão Política da Concelhia de Aveiro do Partido do Centro Democrático Social (CDS-PP), pela “Lista A”, com Miguel Capão Filipe novamente como cabeça de lista à Mesa do Plenário Concelhio do CDS-PP Aveiro.
Esta nova candidatura reafirma o compromisso de Ana Cláudia Oliveira com a continuidade de um projeto que tem sido marcado por renovação e agregação. A "Lista A" será novamente constituída por autarcas municipais e locais, empresários e trabalhadores de diversos setores da nossa Sociedade, garantindo a diversidade e o dinamismo necessários para enfrentar os desafios futuros. A votação está agendada para o próximo dia 01 de fevereiro, (sábado, entre as 14h30 e as 16h30, na Sede Distrital de Aveiro sita na Rua Conselheiro Luís Magalhães n.º43, 1º, Aveiro).
Volto a candidatar-me à liderança da Comissão Política da Concelhia de Aveiro, para continuar o trabalho iniciado há dois anos e com objetivo de voltarmos a vencer as Eleições Autárquicas 2025, no quadro da equipa de trabalho da Aliança com Aveiro (PSD / CDS-PP / PPM).
O trabalho realizado por esta Equipa ao longo dos últimos 12 anos teve o relevante e importante contributo do CDS-PP para o seu sucesso. Estamos comprometidos com Aveiro e com os Aveirenses e queremos continuar a assumir para futuro um papel relevante no desenvolvimento do Município, da Cidade e das suas dez Freguesias”, afirma Ana Cláudia Oliveira.

Juventude, História e Compromisso com Aveiro
Ao nível interno a “Lista A” promete prosseguir o desenvolvimento de políticas de abertura das estruturas locais do Partido a novos militantes de diversas áreas académicas, profissionais e culturais. Agregar e reconhecer o trabalho realizado por antigos dirigentes, sabendo que a renovação e a vitalidade dependem de novas ideias e abordagens, mas também da história e experiência proporcionada pelos seus quadros mais antigos, que representam os valores de sempre de Aveiro e do CDS-PP.
Durante o seu mandato como Presidente do CDS Aveiro e no exercício das funções de Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro (CMA), eleita pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, Ana Cláudia Oliveira tem demonstrado a capacidade e a vitalidade do CDS-PP para enfrentar os desafios políticos e sociais do presente e do futuro.
É com humildade e determinação que renovo a minha dedicação ao partido e a todos os seus eleitores. Este é o Caminho com Qualidade a pensar no Futuro. Por Aveiro, por Portugal, continuaremos a fazer história na Democracia Portuguesa”, conclui Ana Cláudia Oliveira.

Ana Cláudia Oliveira integra os órgãos nacionais do partido onde desempenha atualmente funções de Coordenadora Autárquica Adjunta e no âmbito das eleições internas do CDS-PP para o Distrito de Aveiro desempenhará as funções de Vice-Presidente da Comissão Política Distrital em lista única encabeçada por Pedro Nuno Magalhães.
Esta candidatura reafirma o compromisso do CDS-PP de continuar a desempenhar um papel ativo e essencial na política municipal e nacional.

*Ana Cláudia Oliveira,
Candidata a Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Aveiro

Adenda: Lista Candidata aos

ÓRGÃOS CONCELHIOS DE AVEIRO

01 de fevereiro de 2025


MESA DO PLENÁRIO CONCELHIO

Presidente

Luis Miguel Capão Filipe

010500241

Vice-Presidente

Gonçalo Nuno Caetano Alves

010500244

Secretário

Maria Arminda Rodrigues de Sousa Correia

010500329