segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Câmara de Águeda implementa sistema de videovigilância urbana

 Câmaras de alta definição vão ser instaladas em locais estratégicos da cidade e vão ser uma ferramenta para uso das forças de segurança

A Câmara Municipal de Águeda vai instalar um sistema de videovigilância urbana, em locais estratégicos da cidade, para prevenção e redução da criminalidade, numa colaboração estreita com a GNR, que ficará responsável pela operacionalização dos equipamentos.

Este é um projeto que iniciou há mais de um ano, com o estudo dos locais estratégicos para a instalação das câmaras, bem como com o levantamento dos recursos necessários para a operacionalização do sistema. Pretende contribuir, objetiva e decisivamente, para o reforço das condições necessárias para a proteção de pessoas e bens, para a prevenção de actos criminais, comportamentos desviantes, conferindo igualmente maior eficácia operacional por parte da GNR em caso de incidentes e constituindo um importante mecanismo complementar da atividade policial, nas dimensões preventiva e reativa, no termos definidos por lei.
“Estamos atentos aos fenómenos e movimentos que têm surgido e estamos certos de que este sistema será uma mais-valia para as forças de segurança e vai contribuir tanto para a prevenção como para a inibição de atos criminosos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que a concretização deste projeto é uma medida de proteção dos cidadãos e bens.

Apesar de os números mais recentes evidenciarem, entre 2023 e 2024, uma redução significativa da criminalidade no concelho, de menos 230 crimes, a instalação deste sistema pretende ser mais uma ferramenta ao dispor das autoridades, que pretende aumentar a sensação de segurança da população e dissuadir a atuação criminosa.

“Ao circularmos num local que sabemos que estes dispositivos estão instalados, temos uma perceção de segurança mais reforçada e isso é uma mais-valia para os cidadãos residentes e para todos aqueles que nos visitam”, apontou ainda Jorge Almeida.

Ao todo, vão ser instaladas cerca de meia centena de câmaras, espalhadas pelo perímetro urbano de Águeda, num projeto que resulta da cooperação entre o Município de Águeda e a GNR. Uma parceria institucional existente em muitas áreas de atuação, mas que neste projeto em concreto permitiu a definição dos locais de instalação das câmaras e a sua operacionalização.

As câmaras de alta definição, dotadas de capacidade de visão noturna e análise inteligente de imagem, vão estar ligadas a uma central de monitorização operada pela GNR, garantindo uma vigilância contínua e uma rápida mobilização em caso de necessidade.

“A implementação de um sistema deste género, para ser eficaz, exige uma abordagem técnica meticulosa, baseada na inovação tecnológica, e uma colaboração estratégica com as forças de segurança do concelho para que possa ser eficaz e tenha resultados práticos desejáveis”, sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda com o pelouro das Tecnologias da Informação e Estratégia Cidade Inteligente, reiterando que a parceria com a GNR constitui “um pilar fundamental para o sucesso deste projeto”, que, por um lado, “permite uma análise rigorosa das necessidades específicas de segurança da cidade” e, por outro, é essencial para “a otimização da rede de videovigilância que vai ser implementada”.

É, salienta ainda Edson Santos, um exemplo da cooperação com vista “à proteção e serviço à nossa comunidade”.

O protocolo de cooperação a celebrar entre o Município de Águeda e a GNR foi aprovado em reunião de câmara, na última quinta-feira, será assinado formalmente entre as duas entidades e seguir-se-á a implementação do sistema, de forma faseada e coordenada com a força de segurança.

O projeto segue, agora, para as autorizações formais e legais por parte do Ministério da Administração Interna e Comissão Nacional de Proteção de Dados, para que, posteriormente, seja lançado o concurso público para a implementação do sistema de videovigilância.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | CONSTRAGIMENTOS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS FREGUESIAS DE ALGOZ E DE TUNES NOS DIAS 28 E 29 DE JANEIRO

 O Município de Silves informa que no período da manhã dos dias 28 e 29 de janeiro, o fornecimento de água nas localidades de Algoz e Tunes irá sofrer constrangimentos.
No dia 28 de janeiro, entre as 9h00 e as 12h00, será efetuada a interrupção do abastecimento de água na Estrada M526-1 de ligação à Guia, zona industrial do Algoz e Urbanização Green Village, podendo ainda verificar-se uma diminuição da pressão na rede pública de abastecimento nas duas freguesias.
No dia 29 de janeiro a interrupção do fornecimento de água está prevista ocorrer entre as 9h00 e as 13h00 na zona do cruzamento entre a Rua 5 de Outubro, Rua de Vales e rotunda da M524 com a VAL 2051, no Algoz.
As intervenções na rede pública de abastecimento de água decorrem no âmbito da empreitada de repavimentação e abastecimento de água na Senhora do Pilar.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

NAS INSTALAÇÕES DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS. GABINETE “ CATAVENTOS “ DA CAMÂRA MUNICIPAL VAI PROMOVER AULAS DE DEFESA PESSOAL

Numa iniciativa do “Gabinete CataVentos “, afecto à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vão decorrer em breve, Aulas de Defesa Pessoal, às Segundas e Sextas-Feiras, às 18 horas, no espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos.

Segundo a responsável municipal do “ Gabinete CataVentos “, esta acção formativa de Defesa Pessoal não visa a competição, mas tão somente a angariação de conhecimentos básicos de métodos defensivos, que podem ser uteis em várias situações do quotidiano.

As aulas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, que pode ser feita através do link: https://forms.gle/9LUj6ajznRFvdShE7 ou junto dos serviços da Câmara Municipal.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

                     

CM DE CASTELO DE PAIVA CONCEDE APOIOS FINANCEIROS ÀS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO

 
Foram recentemente assinados, nas instalações dos Paços do Concelho, os Acordos referentes à atribuição pela Câmara Municipal de apoios de proximidade às Juntas de Freguesia do concelho de Castelo de Paiva, para o ano de 2025.
Esta medida do Executivo Municipal, liderado por
José Rocha, transfere para as Juntas de Freguesia um total de 59.500 euros e ainda, a cedência de meios humanos, no âmbito de uma política sempre defendida pelo Executivo em Permanência, de tratar por igual todas as freguesias do território.
Recorde-se que, o ano de 2025, mantêm-se ainda, as transferências de competências do Município nas Freguesias de acordo com o DL n.º 57/2019 de 30 Abril.
Assim sendo, o município irá transferir ao longo do ano,
𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝟑𝟎𝟎 𝐦𝐢𝐥 𝐞𝐮𝐫𝐨𝐬 para as referidas competências, continuando a reforçar as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia, para construir um concelho territorialmente mais coeso, em que, refere José Rocha, a prioridade é continuar a dotar as populações de uma distribuição mais justa de recursos e assegurar a igualdade de tratamento a todas as freguesias de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações-Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa
                                        


Dia 29 de janeiro, a partir das 9h, na Católica Porto Business School. Conferência debate Educação, Imigração e Qualidade de Vida nas Cidades

Líderes empresariais, especialistas em sustentabilidade e decisores políticos vão estar na Católica Porto Business School para debater temas centrais como educação, imigração e a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A conferência “SOCIAL: Educação, Imigração e Qualidade de Vida. Que Caminhos?” realiza-se a 29 de janeiro, na Católica Porto Business School. Está confirmada a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Para João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, “é com grande orgulho que a Católica Porto Business School se posiciona como um espaço de reflexão e debate sobre temas fundamentais para a nossa sociedade. A educação e a imigração são pilares do progresso, e este evento será uma oportunidade única para promover ideias transformadoras e soluções práticas.” O início da Conferência ficará marcado por uma intervenção da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, seguida de uma conversa conduzida por Carlos Moreira da Silva (fundador da Barbosa & Almeida e atual presidente da BRP Portugal).

Moderado por Helena Garrido (jornalista e curadora da iniciativa Negócios Sustentabilidade), o debate “O futuro da educação em tempos de transições” terá como oradores Afonso Mendonça Reis (empreendedor social de educação e presidente do júri, Global Teacher Prize Portugal), André Rosendo (fundador, Open Learning School), Mónica Vieira (coordenadora-geral, Iniciativa Educação), Teresa e Alexandre Soares dos Santos (Iniciativa Educação), e Sofia Salgado (docente, Católica Porto Business School).

O debate “Imigração. Da economia à integração social” contará com a presença de Pedro Portugal Gaspar (presidente, Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo – AIMA), Paulo Fernandes (presidente, Câmara Municipal do Fundão), Ricardo Rio (presidente, Câmara Municipal de Braga), Pedro Afonso (CEO, Vinci Energies Portugal), com a moderação de Helena Garrido (jornalista e curadora da iniciativa Negócios Sustentabilidade). No “Conversa com… Como viver melhor nas cidades?” estará presente Miguel Anxo Fernández Lores (Alcalde de Pontevedra), com moderação de Carlos Marçalo (diretor de Conteúdos e Projetos Especiais, Medialivre).

“Território, cidades e casas. Como planear para a qualidade de vida” é o título do último debate que contará com a presença de António Carlos Rodrigues (CEO, Grupo Casais), de Fernando Paulo (vereador do Pelouro da Educação e da Coesão Social, Câmara Municipal do Porto), de Isabel Matias, (Arquiteta, Leiras do Carvalhal), de Ribau Esteves (presidente, Câmara Municipal de Aveiro), com moderação de Diana Ramos (diretora, Jornal de Negócios).

Este é o segundo evento do ciclo de conferências dedicadas às temáticas ESG (Ambiental, Social, Governança), que se realiza no âmbito da associação da Católica Porto Business School à iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30 e ao Prémio Nacional de Sustentabilidade, do Jornal de Negócios.


*Fernanda Teixeira

 

O BURGER KING® ESTÁ SMURFÁSTICO! COLEÇÃO DE 12 PERSONAGENS DO NOVO FILME JÁ DISPONÍVEL NO KING JR.®

 
  • Antecipando a estreia deste verão, Smurfs™: O Grande Filme, o Burger King® e a Paramount Pictures uniram-se para oferecer uma experiência fantástica às famílias portuguesas.
  • A partir de 21 de janeiro, estará disponível uma coleção com 12 personagens do novo filme, uma em cada menu King Jr.®
  • Os restaurantes em Oeiras (junto ao Parque dos Poetas), Viseu (Abraveses) e Gaia (junto ao metro D. João II) têm uma decoração a rigor para uma experiência ainda mais Smurfástica!
Os mais pequenos já podem viver as aventuras dos Smurfs™ no Burger King® Portugal. Gargamel, Smurfina, Grande Smurf e outros personagens do novo filme da Paramount Pictures, distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais, que chega aos cinemas portugueses a 17 de julho deste ano, estão já disponíveis por tempo limitado. 
Cada menu King Jr.® inclui uma das 12 personagens de Smurfs™: O Grande Filme, para que os mais novos possam viver as aventuras das famosas personagens azuis, que nesta nova aventura terão que resgatar o Grande Smurf depois deste ser sequestrado por um novo vilão.
 
Nos restaurantes de Oeiras, Viseu e Gaia, miúdos e graúdos podem viver uma aventura ainda mais completa. Uma decoração especial, inspirada nos personagens do filme e mesas tematizadas com Smurfs™ apresentam desafios para serem completados em família.
 
A campanha de comunicação conta com um novo spot 20’ recheado de personagens Smurfs™ e claro, com a música característica de fundo – terá divulgação em televisão, cinemas e digital.
 
Com este lançamento, o Burger King® consolida o seu compromisso de aproximação a todos os públicos e reforça a sua aposta em oferecer aos mais pequenos a possibilidade de disfrutar de algumas das personagens mais famosas e icónicas de todos os tempos.
 
*Mafalda Gomes
Account Director

Município de Cantanhede promoveu ativos turísticos na FITUR, em Madrid

 
Uma representação do Município de Cantanhede foi à Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) promover alguns dos ativos turísticos do território com uma apresentação que culminou com a degustação de sabores e vinhos do concelho. A ação promocional decorreu no espaço da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra naquela que é uma das maiores feiras mundiais do setor e contou com a presença de Anabela Freitas e Jorge Sampaio, membros da comissão executiva da Turismo do Centro de Portugal.
Em evidência na apresentação de Cantanhede estiveram os três museus temáticos da cidade, nomeadamente o Museu de Arte e do Colecionismo (MACC), o Museu da Pedra e o Museu LOAD ZX Spectrum. “São unidades museológicas especialmente motivadoras para quem pretende alargar horizontes nos domínios da cultura, da arte, do património, da história e também, num caso muito particular, da tecnologia”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, na intervenção de abertura.
“Mas a existência de três museus de referência é apenas um dos motivos que justificam uma visita à cidade e ao concelho de Cantanhede, pois temos um território que vale a pena descobrir, pelo leque de experiências estimulantes que proporciona, seja no contacto íntimo com a natureza e na descoberta da biodiversidade, seja em atividades de lazer em diversos espaços e contextos”, sublinhou o autarca.
Destacando “as zonas balneares de qualidade balnear reconhecida, a começar pela atmosfera verdadeiramente cativante da Praia da Tocha, ou as praias fluviais dos Olhos da Fervença e das Sete Fontes e a piscina natural de Ançã”, afirmou Pedro Cardoso que falou de outros fatores de atratividade do território, como a “gastronomia e os vinhos de excelência provenientes de um terroir de exceção, o património edificado com o famoso calcário da região, a pedra de Ançã, e, claro, os acontecimentos festivos, quer os de raiz popular, quer os grandes eventos, como a Expofacic, o maior certame do país, e o Folk Cantanhede, um dos mais importantes festivais de folclore do mundo”.
A Expofacic, foi aliás um dos tópicos da apresentação do Município de Cantanhede na FITUR e o vice-presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para destacar alguns aspetos da edição que vai decorrer este ano de 31 de julho a 10 de agosto.
A Expofacic atingiu uma expressão e um nível de afluência que a colocam no mapa dos principais eventos do país”, afirmou, salientando que “a reconhecida qualidade do cartaz de espetáculos, com artistas nacionais e internacionais, as tradicionais tasquinhas e a diversidade do programa de animação cultural tornam obrigatória uma visita ao certame”.
Sobre o Museu de Arte e do Colecionismo, Carlos Gregório, coordenador do Serviço Municipal de Museus fez o enquadramento ao acervo constituído por cerca de 800 mil peças reunidas em cerca de 100 coleções pelo médico, escritor e colecionador Cândido Ferreira, tendo depois dado a conhecer o Museu da Pedra e os seus espaços dedicados às obras de arte e dos trabalhos artesanais em “pedra de Ançã” e acaracterização geológica do concelho, entre outros aspetos.
Já o Museu LOAD ZX Spectrum, que foi apresentado João Diogo Ramos, co-fundador e curador deste museu criado no âmbito de uma parceria com o Município de Cantanhede e que proporciona uma viagem aos primórdios dos videojogos e da tecnologia informática de uso doméstico criada por Sir Clive Sinclair, através da exposição de equipamentos em estado funcional e devidamente documentados, de modo a poderem ser desfrutados pelos visitantes.

Carnaval de Estarreja que vale! Conheça a programação para a edição de 2025

 O Carnaval de Estarreja, um dos mais antigos cortejos carnavalescos do país, apresenta o cartaz para a edição de 2025, e mantém a aposta nas mais diversas expressões artísticas vivenciando-se o carnaval brasileiro, da folia, de e para as famílias e da comunidade. O melhor espetáculo de Carnaval sai à rua com 4 escolas de samba, 8 grupos de folia, 1 grupo de passerelle, 17 carros alegóricos, mais de 1300 figurantes, e um programa complementar com oficinas, projetos, espetáculos e concertos para todas as idades.
A programação começa a 22 de fevereiro e só termina 11 dias depois, a 4 de março, dividindo-se em dois espaços principais: o Parque do Antuã - o Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a festa continua.
 
Com um orçamento global de 550 mil euros, em que 160 mil são direcionados para os grupos, nas palavras da vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, “o Município de Estarreja continua a investir na qualidade” deste evento âncora da cidade, que em 2024, teve um impacto económico para o território de um milhão de euros.
 
Um programa para e com a comunidade
 
O Carnaval da Fantasia, que tem como mote mostrar, visitar, experimentar e construir, em 2025, conta com dois projetos especiais: “Nuvem de Flores” e “Orquestra Improvável”. Isabel Simões Pinto realça que este programa complementar pretende que “os estarrejenses sejam parte integrante do nosso Carnaval e que é fruto de um trabalho contínuo do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, que é uma ferramenta essencial no estímulo do sentido crítico, tirando partido da veia criativa de cada um.”
 
Sob a orientação da ilustradora Rita Ponciano e com a colaboração de jovens artistas da Escola Secundária de Estarreja o projeto “Nuvem de Flores” volta à cidade, na sua 3.ªedição, e promete transformar o comércio local numa celebração visual vibrante do Carnaval. A cidade transformar-se-á numa galeria viva, respirando folia, cor e alegria e, segundo a ilustradora será também impactante pelo “envolvimento dos jovens que estão tão empenhados nesta iniciativa”.
 
Qualquer um pode fazer parte da Orquestra Improvável
 
A comunidade é convidada a participar num espetáculo itinerante e multidisciplinar, inspirado pelo frenesim carnavalesco e movido pela música, a “Orquestra Improvável”, sob a condução do coletivo “We Tum Tum”. Esta será uma intervenção artística que dará ritmo e alma na abertura de três momentos chave do entrudo. Bruno Estima do coletivo refere que “não estamos à procura de pessoas com conhecimentos na área da performance ou da música. Acreditamos que todos temos um lado artístico e renovamos o convite. Já temos 28 participantes, mas há espaço para mais. Façam parte da Orquestra Improvável e venham sentir o que é participar num grande evento como o vosso Carnaval.”
 
Santamaria, Papillon e Abba Mia atuam no Espaço Folia
 
A partir do dia 22 de fevereiro e até 4 de março, os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço com concertos e espetáculos com entrada gratuita. Santamaria (22 de fevereiro), Marotos da Concertina (26 de fevereiro), Nuno Bastos (28 de fevereiro), Papillon (1 de março), Abba Mia (2 de março) e DJ Insert Coin (3 de março) são alguns dos nomes que sobem ao palco nas noites quentes de Carnaval.
 
Os tão aguardados Grandes Corsos Carnavalescos chegam no domingo (2 de março) e na terça-feira seguinte. E o Desfile Noturno das Escolas de Samba na noite de sexta-feira (28 de fevereiro). O futuro deste evento, o Carnaval Infantil sai à rua com 14 grupos e 1800 figurantes (23 de fevereiro).
 
Pedro Silva, presidente da Associação de Carnaval, enaltece o trabalho desenvolvido ao longo do ano que conta com o envolvimento de mais de 2 mil pessoas tornando o carnaval estarrejense uma referência para outras organizações.”
 
 
Entrudo estarrejense é sustentável, inclusivo e solidário
 
As ótimas condições de acolhimento do público continuam a ser das principais apostas do Carnaval de Estarreja para que o público tenha uma boa experiência e regresse para assistir ao melhor espetáculo de carnaval num espaço que a organização apelida de “teatro a céu aberto”. 
Destas preocupações com o acolhimento de públicos, destaca-se a implementação de parques de estacionamento dedicados, com serviço de transfer a partir da entrada norte e sul da cidade, ou ainda o bilhete especial de comboio fruto da parceria com a CP. Este ano, o evento continua a promover a acessibilidade universal para daltónicos com o sistema de identificação de cores ColorADD.  A iniciativa inédita, que teve início em 2024, posiciona o Município num caminho de inclusão para Todos.
E pelo quinto ano consecutivo, este evento exibe o emblema de Eco-Evento em parceria com a ERSUC, promovendo ações de sensibilização ambiental e a separação e recolha de materiais, numa iniciativa que tem uma vertente social. Este ano reverte a favor do Projeto GPS – Gabinete Psi+Social da Fundação Benjamim Dias Costa que
disponibiliza consultas de apoio psicológico individual e familiar de forma regular e gratuita, a um público vulnerável em idade ativa, com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar biopsicossocial dos Estarrejenses. Este projeto, atualmente, é assumido pela Instituição, sendo apenas financiado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Avanca, sendo fundamental garantir mais apoios da comunidade para garantir a sua continuidade.  
 
Em quatro edições, 7 mil quilos de resíduos foram recolhidos e convertidos em mais de 1 250 euros, apoiando projetos sociais como a CERCIESTA e a LPCC Oncologia Pediátrica
 
Compra de bilhetes para os quatro desfiles já está disponível
Os bilhetes para o Carnaval Infantil, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os dois Grandes Corsos podem ser comprados online através da plataforma da BOL ou na bilheteira física, situada na praceta do Mercado Municipal, onde também é possível adquirir o merchandising oficial do evento.
:: Consulte a programação completa.
* O PROGRAMA ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES OU CANCELAMENTO, EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS.
DURANTE O EVENTO, SERÃO CAPTADAS IMAGENS (FOTOGRAFIA E VÍDEO) PARA ARQUIVO DO MUNICÍPIO E DIVULGAÇÃO NOS CANAIS MUNICIPAIS (WEBSITES, REDES SOCIAIS, BOLETIM) E DO CARNAVAL DE ESTARREJA.
 
*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Proença-a-Nova | USPN recebeu a visita do neto de Aristides de Sousa Mendes

 
Os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova tiveram a honra de receber a visita de António de Sousa Mendes, neto do célebre diplomata português Aristides de Sousa Mendes, numa sessão inspiradora dedicada à memória, história e valores humanistas.
O encontro reuniu alunos, professores e convidados num ambiente de partilha e reflexão. António de Sousa Mendes apresentou o legado do seu avô, conhecido mundialmente pela coragem e compaixão demonstradas durante a Segunda Guerra Mundial, ao salvar milhares de vidas ao emitir vistos de entrada para Portugal, desafiando ordens superiores.
Durante a sua intervenção, António de Sousa Mendes destacou a importância de preservar a memória de atos de altruísmo e coragem, enfatizando a relevância dos valores humanistas na construção de um futuro mais solidário. A plateia teve ainda a oportunidade de interagir com o convidado, colocando questões sobre o impacto deste legado nos dias de hoje e sobre a atualidade do exemplo de Aristides de Sousa Mendes.
“É fundamental que as novas gerações, independentemente da sua idade, conheçam estas histórias de coragem, para que possamos aprender com elas e plica-las no nosso quotidiano”, afirmou António de Sousa Mendes.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de adquirir o livro de António de Sousa Mendes, autografado pelo próprio, onde perpetua a memória do seu avô.
Ficou ainda a promessa do reitor da Universidade Sénior, Vitor Bairrada, de uma visita de estudo à Casa do Passal, também conhecida por Vila de São Cristóvão ou Casa do Doutor Aristides de Sousa Mendes é casa museu localizada em Cabanas de Viriato, no município de Carregal do Sal. 
Recorde-se que Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) foi cônsul de Portugal em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial. Desobedecendo às ordens do regime ditatorial de Salazar, salvou milhares de judeus e outras pessoas perseguidas pelo regime nazi. Em 1966, foi reconhecido como “Justo entre as Nações” pelo Yad Vashem, o Memorial do Holocausto em Jerusalém.
Esta visita enquadra-se no âmbito da aula de história ministrada pela professora Lurdes Guterres e inserida no programa sobre o Holocausto e a comemoração dos 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, que tem um programa alargado em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Campeonato Distrital Sub-16 Masculino / Paly-Off para apuramento do 5.º e 6.º lugares – 1.º mão

Dia 22 de janeiro de 2025 – 20:00H
Pavilhão Galambas Marques – Figueira da Foz
Ginásio Figueirense B – 39 // ASSSCCantanhedense – 68
Constituição da equipa da ASSSCC:

0 – Tiago Almeida
3 – Simão Santos
7 – Guilherme Monteiro
8 - André Du
11- João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
21 - André Madaleno
25 – Alexandre Gaspar
28 - Tomás Miranda
31 – Mateus Neves
38 – Gabriel Farinha
41 – Miguel Gomes
87 – Bernardo Caldeira

Treinador Principal: Jacinto Silva
Treinador-Adjunto: Bernardo Neves
Delegado: Luís Ribeiro

Campeonato Distrital Sub-16 Masculino

 

Fase Play – Off Apuramento 5º e 6º lugar – 2ª mão
Dia 26 de janeiro de 2025 – 11h00
Pavilhão Marialvas
Columbófila – 54 X Ginásio Fig. B - 22
Constituição da equipa da ASSSCC:
00 – Tiago Almeida
03 – Simão Santos
07 – Guilherme Monteiro
11- João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
21 - André Madaleno
23 – Diogo Ribeiro
25 – Alexandre Gaspar
28 - Tomás Miranda
31 – Mateus Neves
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira
Treinador Principal: Jacinto Silva Treinador-Adjunto: Bernardo Neves

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM EM MIRA


Numa organização da secção de trail do Clube Domus Nostra, realizou-se na manhã de domingo dia 26 de janeiro, o Cabanão Trail, com a poio do Município de Mira.
Com duas provas de cariz competitivo de 21km e 14km e uma caminhada de cariz recreativo, participaram 10 atletas da secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 14km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2024/2025 na vertente de Trail Mini, tendo no sector feminino, Catarina Marques, alcançado a 4ª posição na classificação feminina e o 1º lugar no escalão F45
e Carla Henriques, alcançou a 13ª posição, na classificação feminina e o 4º lugar no escalão F40.
No sector masculino, Nelson Almeida, alcançou o 15º lugar na classificação geral e o 4º lugar no escalão M35, Pedro Cardoso, 35º masculino, 10º M45, José Machado, 36º masculino, 3º M40, Gonçalo Gonçalves, 79º masculino, 9º M40, Brian Ferreira, 112º masculino, 25º MSen, André Santos, 117º masculino, 28º MSen, José Mendes, 168º masculino, 34º M35 e Daniel Lopes, 170º masculino, 38º MSen.
Coletivamente a Sociedade Columbófila alcançou o 4° lugar em 26 equipas que completaram a prova de 14km.
Destaque para o pódio dos atletas José Machado e Catarina Marques.


Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Estudo da UC mostra que qualidade ecológica dos rios pode ser inferior devido à presença de espécies exóticas

 
Um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) concluiu que poucos índices biológicos usados na monitorização dos rios contemplam a análise das espécies exóticas e que a abundância de espécies exóticas está associada à degradação dos rios, tendo um efeito significativo na abundância e presença das espécies nativas.
Esta investigação internacional, liderada por Maria João Feio, com a participação de Janine Silva e Sónica Serra, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, está publicada na revista científica Journal of Environmental Management.

«Este estudo teve como objetivo compreender, a nível mundial, se a avaliação da qualidade ecológica dos rios reflete a presença de espécies exóticas (não-nativas de uma região) nos ecossistemas ribeirinhos. Em Portugal, assim como em toda a Comunidade Europeia, e em vários países do mundo, existem índices baseados nas comunidades aquáticas de peixes, invertebrados, microalgas e plantas aquáticas, considerados bioindicadores de qualidade ecológica», explica Maria João Feio.
No entanto, de acordo com a especialista, quando muitos destes índices foram desenvolvidos não existiam ou não eram conhecidas tantas espécies invasoras aquáticas. «Desta forma, tentamos perceber quais destes grupos biológicos têm mais espécies exóticas reportadas e conhecidas, se os índices existentes contemplam a avaliação específica de espécies exóticas e se, contemplando ou não, os índices refletem o efeito das espécies exóticas na qualidade do ecossistema», revela.

Além disso, os autores concluíram ainda que, em 17 países dos seis continentes, as espécies exóticas mais reportadas dentro dos grupos de bioindicadores aquáticos são os peixes, devido ao seu tamanho, valor comercial e maior conhecimento histórico das espécies nativas. No que respeita às microalgas exóticas, são as menos conhecidas, seguidas dos invertebrados bentónicos.

«Em Portugal, temos situações distintas conforme o elemento biológico utilizado na avaliação da qualidade dos rios. O índice usado para as comunidades de peixes já inclui uma métrica que avalia a presença e abundância de espécies exóticas. Já o de plantas aquáticas, inclui uma avaliação parcial dessas espécies, e, no caso dos invertebrados, o índice oficial não contempla uma avaliação das espécies exóticas. Assim, podemos ter avaliações que sobrevalorizam a qualidade biológica dos rios nestes últimos casos. Embora isso dependa da influência que uma dada espécie tenha no ecossistema, que não é sempre a mesma», termina Maria João Feio.

Perante estes resultados, os especialistas recomendam a inclusão de métricas específicas para espécies exóticas nos índices de qualidade biológica utilizados na avaliação ecológica dos rios; o aumento da investigação da taxa de exóticos de grupos de organismos aquáticos mais pequenos; a necessidade de investir na identificação taxonómica ao nível da espécie em programas de monitorização, de forma a reconhecer espécies exóticas; e a necessidade de incentivar comportamentos que previnam invasões aquáticas nos rios, entre outras medidas.

O artigo científico “The impacts of alien species on river bioassessment” está disponível para consulta aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia