quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Marinha Grande | OLIMPÍADAS DA VIEIRA INSPIRAM O CARNAVAL DE 2025


De 1 a 4 de março, Vieira de Leiria vai ser palco de um dos maiores e mais animados carnavais da região, numa organização da Associação “AlóédaVieira” e do Município da Marinha Grande.
O tema deste ano é "Olimpíadas da Vieira”, estando prometida grande animação com os foliões e os artistas que irão agitar os bailes e fechar os corsos.
As inscrições individuais e de grupos para os corsos carnavalescos são gratuitas e devem ser feitas online, através do link https://abre.ai/lZCy

PROGRAMAÇÃO:
1 de março . sábado
22h00 - Banda CTL
01h00 - Cromos da Noite

2 de março . domingo
15h00 - DJ André L.
15h30 - Corso Carnavalesco
Após o corso - Animação com DJ Pietro

3 de março . segunda-feira
22h00 - Banda Ritmos
01h00 - DJ André L.

4 de março . terça-feira
15h00 - DJ André L.
15h30 - Corso Carnavalesco

O evento tem o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Dia 4 de fevereiro, às 14h, na Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Novas regras do Alojamento local em debate no Porto

O Decreto-Lei n.º 76/2024, de 23 de outubro, alterou o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local. As novas regras entraram em vigor a 1 de novembro e atribuem aos municípios um renovado papel na regulação da atividade. É neste contexto de adaptação às novas regras que disciplinam a atividade do alojamento local, que a Abreu Advogados e o Imojuris, em parceria com a Faculdade de Direito - Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, promovem o Seminário “Alojamento Local: O que esperar em 2025”, que se realiza a 4 fevereiro, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
Desde 1 de novembro, são os municípios a estabelecer as condições e os limites aplicáveis aos novos registos de alojamento local em ‘áreas de contenção’, nomeadamente quanto à sua duração e regras de atribuição, e é criada a nova figura das ‘áreas de crescimento sustentável’. Os municípios podem impor limites relativos ao número de novos registos de alojamento local permitido para cada uma dessas áreas, em função de fatores como a pressão habitacional e ambiental nelas verificado.

Neste sentido, deixa de ser obrigatória, na comunicação prévia, a entrega da ata da assembleia de condóminos a autorizar o exercício da atividade de alojamento local numa fração autónoma que se destine, no título constitutivo da propriedade horizontal, a habitação, mantendo-se esta obrigação apenas para o hostel. Só pode haver proibição do alojamento local no título constitutivo da propriedade horizontal ou em regulamento de condomínio que dele faça parte integrante, ou ainda através de deliberação posterior da assembleia de condóminos, representativa de dois terços da permilagem do edifício, a qual só produz efeitos para futuro.

São também revogadas diversas normas do anterior programa “Mais Habitação”, designadamente, a que previa que o registo do estabelecimento de alojamento local é pessoal e intransmissível, ou a que estabelecia um prazo de validade de 5 anos do registo, renovável por iguais períodos.

Durante a tarde, serão vários os painéis e palestrantes. Ricardo Guimarães (diretor, Confidencial Imobiliário) vai começar por apresentar os “Indicadores de Performance do Mercado de Alojamento Local”, seguindo-se uma apresentação de Maria Santa Martha (sócia, Abreu Advogados) sobre “As recentes alterações ao Regime Jurídico do Alojamento Local”. Com moderação de Ana Afonso (professora, Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa), o painel que vai analisar as alterações será composto por António Barros (chefe de Divisão Municipal do Alojamento Local da Câmara Municipal do Porto), Eduardo Miranda (presidente, Associação do Alojamento Local em Portugal), Vítor Amaral (presidente, Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios), Maria Santa Martha (sócia, Abreu Advogados) e Rita Henriques (professora, Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa).

O Seminário “Alojamento Local: O que esperar em 2025”, realiza-se a 4 fevereiro, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.



*Fernanda Teixeira

 

Município de Proença-a-Nova promove reciclagem de cápsulas de café

 
O Município de Proença-a-Nova, em parceria com a AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, lança um novo projeto de reciclagem de cápsulas de café, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental.
Com a instalação de cerca de 40 "capsulões" distribuídos junto aos ecopontos existentes na sede do concelho e nas sedes de freguesia, os munícipes passam a ter um novo meio de dar um destino adequado a este tipo de resíduos. O projeto permite a valorização integral das cápsulas de café: os materiais plástico e alumínio serão reciclados, enquanto as borras e/ou filtros de café serão encaminhados para compostagem.
Para aderir a esta iniciativa, os munícipes devem colocar as cápsulas usadas num saco de plástico fechado – geralmente fornecido pelas marcas de café – ou depositá-las diretamente num dos capsulões disponíveis. A localização exata dos capsulões pode ser consultada no site oficial do Município de Proença-a-Nova.
Este projeto de recolha e reciclagem de cápsulas de café é promovido pela AICC e por 6 empresas torrefatoras produtoras de cápsulas de café, o qual tem um papel fundamental na criação de um futuro mais sustentável e através da implementação do sistema de recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas, estão a reduzir significativamente o impacto ambiental, a promover a economia circular e a envolver a comunidade local na prática da reciclagem.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Silves | NOVA PISTA DE ATLETISMO DE TUNES JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

 Encontra-se em funcionamento desde o passado dia 18 de janeiro a nova Pista de Atletismo de Tunes, um investimento do Município de Silves que ascendeu os 270.000 euros.
A abertura do espaço, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, Vice-Presidente Luísa Conduto Luís, Vereadores permanentes Maxime Sousa Bispo, Tiago Raposo e Adjunta da Presidência, Gabriela Brígida,  foi marcada pela realização de várias provas de atletismo, "Kid´s Athletics", dinamizadas pelo Município de Silves em parceria com a ADECT -Associação Desportiva e Cultural de Tunes e Atletis - Clube de Atletismo de Tunes, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Atletismo Algarve, e ainda um jogo de futsal amigável.
O novo equipamento desportivo localiza-se junto ao Polidesportivo de Tunes tem uma área de 2.650 m2, é composto por quatro áreas distintas, destinadas a diferentes modalidades, sendo estas: zona de pistas para corrida em velocidade, área reservada para saltos, área para lançamento do dardo com pista de lançamento e um espaço com jaula de lançamento para a prática do arremesso do disco, do martelo e do peso. 
A Pista de Atletismo de Tunes reforça a resposta sólida do Município de Silves no apoio ao desporto, apresenta-se como um espaço que pretende complementar as várias valências já existentes no Polidesportivo (construído há dois anos), fomentar a prática de exercício físico e hábitos de vida ativa junto da comunidade e ainda assegurar as necessidades dos atletas, praticantes das diferentes modalidades e do movimento associativo desportivo, com uma forte expressão nesta localidade.
De salientar que a sustentabilidade ambiental foi, também, uma das preocupações evidenciadas por parte da Câmara Municipal de Silves aquando da realização do projeto de desenvolvimento do equipamento, a mesma foi assegurada com a implementação de um sistema de iluminação gerada através de energia solar.

Cantanhede | Apoio à União Recreativa de Cadima ascende a 16 mil euros. Câmara apoia instalação de iluminação LED no Campo do Fujanco

 
O Executivo Municipal deliberou aprovar na reunião desta quarta-feira, 29 de janeiro, um apoio de 16.076 euros à União Recreativa de Cadima para a instalação do sistema LED no Campo do Fujanco. Esta intervenção resulta de uma candidatura do clube de Cadima ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas do Instituto Português do Desporto e Juventude, que aprovou um financiamento de 30.000 euros.
A obra, com um valor global de 46.575 euros, inclui a troca das luminárias por tecnologia LED, que permitirá um claro aumento de eficiência da infraestrutura, resultando numa poupança anual de aproximadamente 4.000 euros.
A verba a atribuir pelo Município está enquadrada no Subprograma 3 do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, que possibilita o apoio aos clubes e associações que pretendam realizar obras de beneficiação ou requalificação de instalações sociais e desportivas próprias.
Para Adérito Machado, vereador do Desporto da autarquia, este apoio está em linha com a política de investimento municipal na melhoria de instalações desportivas, o que “neste caso ganha especial importância por permitir um aumento da eficiência energética e, em simultâneo contribuir para a sustentabilidade ambiental”, uma vez que as luminárias de tecnologia LED têm 98% de seus componentes recicláveis,
De referir que em 2024, a Câmara Municipal investiu 217.840 euros no Campo do Fujanco, com a construção de dois balneários de grupo e um de árbitros e ainda instalações de apoio.



Candidato à Câmara Municipal de Coimbra: José Manuel Pureza é o candidato do Bloco à Câmara de Coimbra


A Assembleia Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda aprovou esta quarta-feira que José Manuel Pureza será o cabeça de lista à Câmara Municipal de Coimbra nas próximas eleições autárquicas.
Professor universitário e investigador, José Manuel Pureza foi deputado, eleito por Coimbra, nas XI, XIII e XIV Legislaturas, tendo sido líder parlamentar do Bloco de Esquerda e Vice-presidente da Assembleia da República. Foi fundador do Movimento Cidadãos por Coimbra. É alguém que Coimbra e o país conhecem bem pela sua intervenção de muitos anos em defesa de Coimbra e de uma sociedade justa no plano nacional e internacional.

Ao fazer esta escolha, o Bloco de Esquerda mostra todo o seu empenho em mobilizar as gentes de Coimbra para um concelho justo e solidário, intensamente democrático, amigo do ambiente e oposto ao racismo e a todas as discriminações.  O Bloco assume toda a determinação em mobilizar para políticas – na habitação, na mobilidade, na valorização da Baixa ou da frente ribeirinha, na defesa do ambiente, da saúde ou na promoção da cultura – que rompam claramente com uma governação municipal ao sabor dos interesses das clientelas, marca de décadas do rotativismo ao centro na Câmara Municipal de Coimbra.

O Bloco organiza em abril um fórum público de debates sobre o concelho que constituirá um momento fundamental para a construção do seu programa a apresentar nas eleições autárquicas. A força do Bloco de Esquerda será a energia de novas políticas urbanas, sociais e ambientais para Coimbra.

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda

Susan Boyle Versão Completa Com Legenda

O LITORAL CENTRO – Comunicação e Imagem é um jornal diário online.
O LITORAL CENTRO apesar da sua denominação é de âmbito nacional e além fronteiras garantindo a sua difusão através da tecnologia da informação, diversas plataformas de conectividade, assumindo-se como independente e livre.
Total de visualizações de página 6804442

Hallelujah (3) Harmonica by harproli

O LITORAL CENTRO – Comunicação e Imagem é um jornal diário online.
O LITORAL CENTRO apesar da sua denominação é de âmbito nacional e além fronteiras garantindo a sua difusão através da tecnologia da informação, diversas plataformas de conectividade, assumindo-se como independente e livre.
Total de visualizações de página 6804442

Slide Guitar Blues Lesson. (Open G), Rollin and Tumblin Slide Guitar Blu...


O LITORAL CENTRO – Comunicação e Imagem é um jornal diário online.
O LITORAL CENTRO apesar da sua denominação é de âmbito nacional e além fronteiras garantindo a sua difusão através da tecnologia da informação, diversas plataformas de conectividade, assumindo-se como independente e livre.
Total de visualizações de página 6804442