terça-feira, 15 de março de 2022

Luz e gás natural aumentam 3% no mercado regulado

Para um casal com dois filhos, este aumento representa um agravamento mensal de 2,86 euros da eletricidade, numa fatura de 95,19 euros. Enquanto no gás paga mais 70 cêntimos.

A partir de abril, as tarifas da eletricidade e do gás natural no mercado regulado aumentam 3%, anunciou esta terça-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A ERSE justifica a atualização automática dos preços com "a escalada de preços nos mercados grossistas de eletricidade e do gás natural".

A tarifa de Energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso grossista, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado", diz o regulador, em comunicado.

Segundo a nota enviada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, para a maioria dos consumidores, a fatura média mensal vai subir 3%, tanto na eletricidade como no gás natural.

Contas feitas, já incluindo taxas e impostos, um casal sem filhos, passa a pagar 38,35 euros de luz em abril, são mais 1,05 euros. No gás, paga mais 33 cêntimos.

Já para um casal com dois filhos, este aumento representa um agravamento mensal de 2,86 euros na luz, para 95,19 euros. Enquanto no gás paga mais 70 cêntimos.

Os aumentos entram em vigor a partir do dia 1 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário