terça-feira, 15 de março de 2022

CASULOS | Figueiró dos Vinhos e Caldas da Rainha recebem a apresentação dos projetos finais nos dias 19 e 20 de março

“Flor-Boca-Osso”, “Até que nos cresçam as Asas” e Casulos – “Vida” são os espetáculos que encerram o CASULOS

Vai decorrer no próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de março, nas Caldas da Rainha, no Museu José Malhoa, e em Figueiró dos Vinhos o encerramento do CASULOS, promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, com a apresentação dos projetos finais dos coletivos artísticos envolvidos: coletivo DEMO, Teatro da Pessoa e Intruso – Associação Cultural.

 

O ponto de partida, temporal e artístico, deste projeto foi a exposição temporária “Casulos. José Malhoa, Dado e Carolein Smit”, que colocou em diálogo os três mundos, aparentemente inconciliáveis, destes três artistas, no Museu José Malhoa.

 

Sobre os projetos:

Intruso apresenta Casulos – “Vidas”, um vídeo coreográfico de cariz comunitário que envolveu as comunidades de imigrantes e retornados de várias nacionalidades, residentes nas Caldas da Rainha e em Figueiró dos Vinhos. Partindo do percurso de vida de José Malhoa, Dado e Carolein Smit, a Associação Cultural expõe neste projeto, de artes performativas, as experiências pessoais dos seus protagonistas.

 

coletivo DEMO desenvolveu o seu processo criativo em diferentes fases, ao longo dos últimos meses, através da realização de residências artísticas no seio das comunidades e da realização de ensaios abertos com os utentes da ACAPO-Leiria.

Da vibrante Primavera ao ato sonoro e performativo, esta criação parte da celebração da Natureza presente na obra de José Malhoa, entrecruzando com os rasgos emocionais disruptivos de Carolein Smit até à ansiedade dormente das pinturas de Dado. Flor-Boca-Osso, é composto em 3 atos, resultantes da transformação das obras plásticas em componentes sonoras, coreográficas e textuais.

 

Por sua vez, fruto de um percurso de encontros em Laboratórios e Residências Teatrais com a participação de crianças e seniores das Caldas da Rainha, o Teatro da Pessoa apresenta o espetáculo “Até que nos cresçam as Asas”. Tendo como ponto de partida a obra de José Malhoa e o naturalismo, a peça conta a história de três irmãs que, após a morte do seu pai, retornam à sua terra Natal com o intuito de resolver as partilhas da família. Num cenário tipicamente português, abraçando cada uma das lembranças e rodeadas do Amor Puro que as viu crescer e sempre protegeu, acabam por partilhar muito mais do que quadros ou louças empoeiradas pela memória de uma circunstância.

 

A entrada nos espetáculos é gratuita, mas sujeita à lotação máxima do espaço, pelo que a organização recomenda a reserva do lugar em culturacentro.gov.pt.

CASULOS é um programa multidisciplinar, proposto pela Direção Regional de Cultura do Centro, que passa pelos municípios das Caldas da Rainha e de Figueiró dos Vinhos. Este é o resultado de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Centro e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da operacionalização do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, com vista à execução do projeto vencedor, na área da Inovação Cultural, “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural".

Saiba mais em: https://www.culturacentro.gov.pt/pt/noticias-e-eventos/casulos-programa

 

PROGRAMA

19 MARÇO DE 2022

 

Figueiró dos Vinhos

Flor-Boca-osso - DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico)

16H00  - Casa da Cultura - Clube Figueiroense

M/6

Concerto Performativo seguido de conversa com o público

 

Caldas da Rainha

Vida – Intruso - Associação Cultural

15H00 - Museu José Malhoa – Caldas da Rainha

Projeção – Conversa

M/6

Até que nos Cresçam as Asas - Teatro da Pessoa – Associação Sociocultural

21H30 – Museu José Malhoa – Caldas da Rainha

M/6

Teatro seguido de conversa com o público

 

20 MARÇO DE 2022


Caldas da Rainha

Flor-Boca-osso - DEMO (Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico)

15H00 –Museu José Malhoa – Caldas da Rainha

M/6

Concerto Performativo

19H00  - Museu José Malhoa – Caldas da Rainha

Concerto Performativo

Visita tátil e sensorial para cegos após o espetáculo

M/6

 

Figueiró dos Vinhos

17H30 - Museu e Centro de Artes Figueiró dos Vinhos

Vida – Intruso- Associação Cultural

Projeção - Conversa

M/6

19H00 – Casa da Cultura - Clube Figueiroense - Figueiró dos Vinhos

Até que nos Cresçam as Asas  - Teatro da Pessoa – Associação Sociocultural

M/6

Teatro seguido de conversa com o público

Nenhum comentário:

Postar um comentário