terça-feira, 15 de março de 2022

Céu laranja. Poeira do Saara atinge Península Ibérica e pode chegar ao norte da Europa

O sudeste de Espanha tem sido a zona mais afetadas, mas a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha indica que a poeira deverá espalhar-se por mais territórios.

A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) informa que a poeira do Saara, que, nos últimos dias, tem atingido a região espanhola de Múrcia, no sudeste do país, deverá espalhar-se pela Península Ibérica e pela zona ocidental do Mediterrâneo e até atingir algumas áreas do norte da Europa.

"A poeira do Saara estende-se pela Península Ibérica e pelo Mediterrâneo ocidental, mas também chega a zonas do norte da Europa. Continuará a deposição seca (ou seja, a poeira cairá na superfície por gravidade) e húmida (na forma de chuvas de lama)", lê-se na publicação da agência de meteorologia espanholam, na sua página de Twitter.

"A intrusão continuará nos próximos dias e será significativa. Isso levará a neblina, chuvas de lama e pior qualidade do ar", indica a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha, numa outra publicação.

O jornal espanhol El País dá conta da "enorme língua de poeira", levada "pelo vento e pela humidade", desde as areias do deserto do Saara, que penetrou na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares.

O diário espanhol mostra as imagens do "céu tingido de vermelho", em particular na região de Múrcia, onde a população sente que está "noutro planeta". "Não, não é Marte, é Múrcia", escreve o jornal.

A paisagem deverá mudar depois de as chuvas trazidas pela tempestade Célia, que atualmente está a afetar o arquipélago da Madeira -- tendo já levado ao cancelamento de dezenas de voos -- atingirem as partículas no ar, dando lugar às chamadas "chuvas de lama", adianta o El País.

Fonte: TSF(Rita Carvalho Pereira)

Foto:  TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário