terça-feira, 15 de março de 2022

Psicologia em Jogo! - Dias da Psicologia regressam à Católica para refletir sobre psicologia no desporto. Para assistir, de 16 a 18 de março, na Universidade Católica no Porto

 Psicologia em Jogo” é o tema da 10ª edição dos “Dias da Psicologia”, um evento anual organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto que irá decorrer entre 16 e 18 de março. Atletas e pessoas ligadas à área desportiva irão refletir e partilhar experiências. Todos os dias haverá momentos distintos onde serão debatidos vários temas, todos eles ligados ao mundo do desporto. Integrado neste evento, realiza-se também a 18 de março o 9º Fórum dos Psicólogos Escolares. 

O primeiro dia, 16 de março, contará com a presença de Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, para a sessão inaugural, seguindo-se o debate “Psicologia, Excelência e Performance” com Ana Bispo Ramires (Comité Olímpico de Portugal). Ainda no mesmo dia haverá uma mesa-redonda intitulada “Ossos do ofício com a participação dos atletas João Brenha (voleibol), Marco Caneira (futebol) e Catarina Monteiro (natação). E ainda os workshops “Gestão de stress em contexto desportivo”; “Treino de Competências Psicológicas – O caminho para a excelência!”; “Stop, breathe and go for it! You Can do It!” – Estratégias de Intervenção e Gestão Emocional em Contexto Desportivo” e “Psicologia do Desporto, Performance e Coaching”.  

 

A 17 de março, haverá o tradicional “Café Com Psis”, que conta com testemunhos de psicólogos e posteriormente a sessão Zoom in Zoom out - apresentação dos mestrados. A sessão “Na desportiva”, organizada pelos Alumni da Faculdade de Educação e Psicologia, Diogo Resende e Rúben Araújo, é uma conversa que conta com a presença de Catarina Morais, docente e investigadora da FEP-UCP; Rafael Albuquerque; ex-atleta, treinador de guarda-redes da equipa de Sub19 do FC Porto e Coordenador do Departamento de guarda-redes da formação do clube; Pedro Assis, psicólogo do FC Porto e formador na ReConstruir, e Jorge Silvério, psicólogo da seleção nacional de futsal, bicampeão da europa e campeão do mundo.  

 

A manhã do dia 18 de março será aberta às escolas secundárias e os participantes terão a oportunidade de assistir a uma aula de introdução às neurociências e realização de experiências no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da Faculdade de Educação e Psicologia. Realizar-se-á também o 9º fórum para psicólogos escolares, dirigido a profissionais de psicologia cuja sessão terá como tema “Relação entre desenvolvimento de carreira e sucesso académico". O dia fechará com as sessões “CUP Morning” para debate de estudos de caso com docentes de psicologia, e “À conversa com… Manuel Serrão”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário