Festival internacional decorre de 9 a 12 de setembro, com a exibição de dezenas de filmes, mesas-redondas, masterclasses e experiências culturais no Fundão.
O programa da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo foi hoje apresentado no edifício A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão. O evento, que terá lugar entre os dias 9 e 12 de setembro, colocará esta cidade no epicentro mundial do cinema dedicado ao turismo.
A apresentação contou com a presença de Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Paulo Fernandes e Miguel Gaivinhos, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão, e Mariana Calaça Baptista, Diretora do Festival e Secretária da Direção da Centro de Portugal Film Commission.
O ART&TUR é um dos festivais mais conceituados do CIFFT – o circuito internacional de festivais de filmes de turismo – atraindo todos os anos as melhores produções realizadas em todo o mundo. O evento integra duas competições distintas: uma para produções portuguesas e outra de âmbito internacional.
As últimas sete edições do festival realizaram-se de forma itinerante no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e Lousã. Este ano, chega ao Fundão, numa coorganização entre a Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal do Fundão e a Centro Portugal Film Commission, entre outros parceiros, reforçando a relevância desta região para o turismo e o cinema.
Um festival com alma e visão global
Ao longo de quatro dias, o ART&TUR exibe dezenas de filmes provenientes dos quatro cantos do mundo, selecionados pelo júri do festival e que integram a shortlist de finalistas da competição. Estes foram distinguidos entre os 243 filmes promocionais e documentários, de 41 países, que se inscreveram na competição. As exibições são organizadas em sessões temáticas e acompanhadas por mesas-redondas, masterclasses e momentos de networking com especialistas do setor.
O júri internacional do ART&TUR reúne 43 membros, de 20 países, e tem a missão de avaliar os filmes das competições nacional e internacional, em dois formatos – filmes promocionais e documentários –, de acordo com as 12 categorias do festival.
O programa inclui também três competições criativas paralelas, de promoção audiovisual do Fundão. A primeira é o ART&FACTORY, que desafia cinco equipas internacionais a criar filmes no território do Fundão, na semana anterior ao evento, sendo depois as produções apresentadas em estreia durante o festival. No ART&Storytelling, destinado à promoção de talentos emergentes no audiovisual, duas equipas de alunos da Universidade da Beira Interior, orientadas por produtores audiovisuais experientes, competem pelo melhor filme promocional sobre o Fundão. A terceira competição paralela é o Blogging Fundão 2025 e tem como âmbito publicações de bloggers sobre o território do Fundão.
A entrada no festival é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo link https://bit.ly/inscricao-arttur-2025.
Os filmes vencedores da competição nacional poderão ser incluídos, após validação da equipa de entretenimento da TAP, nos voos de longo curso da Transportadora Aérea Portuguesa. Também de reforçar que a parceria com a CP permite a vinda ao Fundão com um desconto de 30% para todos os participantes, além da participação na divulgação a nível nacional do Festival nas suas redes. Também a TAP dá um desconto de 10% para quem vem de avião para Portugal, facilitando assim a deslocação ao Fundão. O Festival ART&TUR associa-se a dialéticas de redução de carbono na implementação de boas práticas ambientais para todos os participantes do Festival.
Declarações:
Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal: “O ART&TUR é hoje um verdadeiro embaixador da alma e da diversidade do Centro de Portugal. Com o seu carácter itinerante, o festival percorre a nossa vasta e rica região, revelando-a, edição após edição, a quem nos visita e a quem nos vê através das lentes e das histórias captadas por cineastas de todo o mundo. Este ano é a vez do Fundão, cidade de tradições profundas e de futuro vibrante, ser o palco deste encontro de criatividade, emoção e promoção turística. É aqui que voltamos a afirmar, com convicção, que o cinema é também uma poderosa ferramenta de desenvolvimento territorial. Cada filme apresentado, cada imagem projetada, cada narrativa construída em torno dos nossos lugares, sabores, sons e gentes, é um convite – um convite a conhecer, a sentir, a viver o Centro de Portugal”..
Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão: "Em 2025, há mais uma razão para que os olhos do mundo se voltem para o coração da Beira Interior: o Município do Fundão será o palco do ART&TUR, uma celebração da criatividade, da imagem e da alma dos territórios. Mais do que um evento, é um encontro de mundos – um lugar onde as paisagens ganham voz, as culturas se entrelaçam e as histórias se revelam, frame a frame, através da lente do cinema. Ao acolher este prestigiado festival, o Fundão afirma-se como um destino onde tradição e a vanguarda caminham de mãos dadas. Será uma oportunidade única para dar a conhecer, a realizadores e profissionais de todo o mundo, a alma da região – da imponência da Serra da Gardunha aos sabores autênticos da cereja e dos queijos da região, passando pela vitalidade dos seus centros históricos e pelas gentes que fazem da hospitalidade uma arte. O ART&TUR trará ao Fundão uma atmosfera de descoberta e inspiração. Cada filme será uma janela rasgada para o mundo — e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para redescobrir e reimaginar o Fundão".
Mariana Calaça Baptista, Diretora do Festival ART&TUR: “Para todos os amantes do cinema e do turismo, esta congregação temática valoriza o que de melhor há nos territórios de todo o mundo, através de narrativas audiovisuais que premeiam a cultura, a paisagem, a arquitetura, os valores locais e as heranças ancestrais de cada povo. Numa altura em que o mundo tantas vezes diverge sobre os valores fundamentais da tolerância e da convivência entre etnias e culturas, o ART&TUR constitui um forte contributo para a aproximação cultural através da indústria do turismo e da criação audiovisual. Esta 18.ª edição, no Fundão, não será exceção e deixará uma marca duradoura em todos os que participarem do extenso programa de quatro dias que o festival oferece”.
Programa: Quatro dias de cinema, debate e criatividade no Fundão
O festival abre no dia 9 de setembro, com uma sessão de boas-vindas no edifício A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, seguida da mesa-redonda “Aldeias do Xisto, um Território de Futuro”.
Ao longo da manhã, o público poderá assistir à sessão de filmes do segmento “Destinos Turísticos, Regiões e Cidades”. A tarde começa com uma formação em storytelling com Marco Calábria, realizador que já venceu o ART&TUR, e a conversa “Jornal do Fundão: O Sonho e as Causas”, com o diretor deste jornal, Nuno Francisco, e Miguel Costa, realizador do documentário. Seguem-se a exibição do documentário homónimo e uma sessão de filmes e conversa com realizadores independentes portugueses, que culmina na mesa-redonda “O Audiovisual de Turismo como Modo de Vida”. O dia termina com a sessão “Best Doc Nacional” e a masterclass “O Som como Narrativa da Paisagem da Serra da Gardunha”, com o artista sonoro Luís Antero, que conduzirá depois os participantes num passeio noturno imersivo no Bosque do Convento.
No dia 10 de setembro, o programa arranca com a exibição dos “Melhores Filmes Promocionais Portugueses”, seguida da mesa-redonda “Melhor Filme Promocional Português”. À tarde, Dörrte Schneider orienta a masterclass “A Relevância do Green Shooting na Produção Audiovisual Atual”, antes da sessão “Produtores Independentes Internacionais” e da mesa-redonda “All You Need is Olive”, sobre olivoturismo, com prova de azeite incluída. A noite será animada com um concerto de músicas de cinema pela Big Band do Fundão.
O dia 11 de setembro começa com a mesa-redonda “A Força do Audiovisual na Promoção dos Territórios Transfronteiriços”, envolvendo as Film Commissions de Portugal e Castilla y León, e a sessão “Filmes Promocionais Internacionais”. À tarde, serão apresentados e votados os filmes das competições ART&FACTORY e ART&Storytelling Fundão 2025. Segue-se a sessão de filmes “Melhor Documentário”, com entrevista ao realizador vencedor. O dia termina com uma súmula pública de avaliação do festival e um jantar com animação cultural do país convidado.
No último dia, 12 de setembro, os participantes poderão desfrutar de uma visita cultural a Castelo Novo. A partir das 17h00, o festival culmina com a aguardada cerimónia de entrega de prémios ART&TUR, no edifício do Casino Fundanense, na Praça do Município, onde serão reveladas as melhores produções da edição de 2025.
O programa completo pode ser consultado em: www.tourfilm-festival.com
Link para filme promocional do festival: https://youtu.be/NIl9WBe4OHE
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Sílvia Ribau
Diretora do Departamento de Estratégia e Operação
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação