sábado, 31 de dezembro de 2022

Alerta vermelho para Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga


Face às previsões do IPMA, que apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva persistente e vento forte, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou, por precaução, a manutenção dos sistemas operacionais nas salas de operações distritais. A transição para o modelo sub-regional ocorrerá com a estabilização das condições operacionais, o que se estima poder acontecer no início da próxima semana.

A decisão decorre da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face às condições meteorológicas adversas em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para a tomada dessa decisão.

A Proteção Civil colocou este sábado os distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga em alerta vermelho, devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

Dados provisórios da Operação “Ano Novo 2022”

De 29 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, 31 de dezembro
16 074 condutores fiscalizados, dos quais, 111 conduziam com excesso de álcool e, destes, 53 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 40 pessoas por conduzirem sem habilitação legal

Das 4.105 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
  • 1021 por excesso de velocidade;
  • 270 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 112 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 76 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 104 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 417 acidentes, dos quais há a registar 3 vítimas mortais, 9 feridos graves e 83 feridos leves.

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, nas últimas 24h, os mesmos ocorreram:
  • Em 30 de dezembro, pelas 12h55, ocorreu uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, na EN 374, Bucelas, Lisboa, com registo de duas vítimas mortais.
  • Em 30 de dezembro, pelas 18h25, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na EN 398, Moncarapacho, Faro, com registo de uma vítima mortal.
Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
  • ·Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Manobras perigosas;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;
  • Utilização indevida do telemóvel.

Morreu o Papa emérito Bento XVI

Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, tinha 95 anos.
O antecessor de Francisco morreu aos 95 anos. Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma.
Foi, recorde-se, o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.
De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível.
O testamento de Bento XVI está escrito e será tornado público agora após a sua morte. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro.
João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

SIC Notícias

Mensagem de Natal | Diretor Técnico do Centro de Sangue e da Transplantação do Porto | Doutor Jorge Condeço

Parece que ainda foi ontem. Mas o ano já se passou.
Desembocamos agora na Quadra Festiva do Natal de 2022 e Ano Novo de 2023.
A pandemia, a guerra, a instabilidade social e económica marcaram este ano de um modo indelével. O tempo passou em turbilhão. O tempo acelerou e cá estamos nós na ansiedade de fazer um balanço, ou pelo menos de cogitarmos um pouco sobre o ocorrido.

Será que passando tão rapidamente fizemos o que tínhamos a fazer? Será que passando pela multidão dos dias e das semanas, tivemos oportunidade de olhar para o outro como pessoa? Entendermos o contexto e as circunstâncias?

Se calhar não.

Assim propunha que para 2023 possamos tentar olhar e percebermos o que se passa à nossa volta, não só pelos nossos olhos, mas também pelos olhos do outro, tentando entender o racional que para nós poderá não ser evidente. Talvez assim possamos gerir melhor o nosso turbilhão de situações e emoções.

Já que todos falam de Jorge Palma, até na nossa Assembleia da República, procurei nos poemas deste autor, que considero um génio português, se havia mensagem que pudesse ser usada nesta quadra. Revi todos os versos e selecionei os que transponho da canção “A Gente Vai Continuar” que me parecem perfeitamente adequados ao nosso futuro:

Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada pra andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Bom Natal e Feliz Ano Novo

Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos | «Como contrariar a escassez de Órgãos»

Realizam-se a 20 de janeiro 2023, as “Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos” com o tema “Como contrariar a escassez de órgãos”.

O evento decorrerá no Hotel Vila Galé, em Coimbra, e inclui um curso teórico-prático pré-congresso com o tema: "Identificação e Manutenção de Dadores em Morte por Critérios Neurológicos", a realizar-se no dia 19 de janeiro.

A organização e secretariado das Jornadas estão a cargo da Associação de Medicina Intensiva de Coimbra


Contactos:
+351 917526604
+351 917080086


É oficial: Cristiano Ronaldo já é jogador do Al Nassr

A oficialização foi avançada pelo clube árabe.
O clube da Arábia Saudita Al Nassr oficializou esta sexta-feira a contratação de Cristiano Ronaldo. Desde novembro que CR7 estava sem clube, depois de ter rescindido com o Manchester United. A oficialização foi avançada pelo clube nas redes sociais.
Isso é mais do que história a ser feita. Esta é uma contratação que não apenas inspirará nosso clube a alcançar um sucesso ainda maior, mas também inspirará a nossa liga, a nossa nação e as gerações futuras, meninos e meninas, a serem a melhor versão de si mesmos. Bem-vindo Cristiano Ronaldo à sua nova casa Al Nassr”, escreveu o clube no Instagram.
O contrato até 2025 foi assinado em Madrid, Espanha. Cristiano Ronaldo deverá juntar-se brevemente à equipa treinada pelo francês Rudi Garcia, que conta também com Talisca (ex-Benfica) e Aboubakar (ex-FC Porto).
“Estou ansioso por conhecer um novo campeonato de futebol”
Cristiano Ronaldo assumiu estar “ansioso por conhecer um novo campeonato de futebol”. As declarações do jogador foram publicadas no Twitter do clube.
الرياضي الأعظـم عالميًا 🌏
— نادي النصر السعودي (@AlNassrFC) December 30, 2022
O craque português considerou "a visão do Al Nassr muito inspiradora" e declarou-se "entusiasmado" para juntar-se aos seus novos colegas, de modo a que "juntos" possam "ajudar a equipa a alcançar mais sucessos".
O Al Nassr ocupa a liderança provisória do campeonato nacional da Arábia Saudita. Ao fim de dez jornadas, o clube soma 23 pontos - mais um que o segundo classificado. O clube de Riade já soma nove vitórias no campeonato.
Antes do Mundial no Qatar, Cristiano Ronaldo deu uma entrevista a Piers Morgan onde afirmou ter-se sentido “traído” e desrespeitado no Manchester United. A rescisão chegou pouco depois, deixando o craque português sem clube.
Os rumores de que CR7 estaria a caminho da Arábia Saudita começaram ainda durante o campeonato mundial, tendo o capitão da seleção portuguesa negado.

SIC Notícias

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

AVISO À POPULAÇÃO | AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS (PRECIPITAÇÃO E VENTO FORTE)

 MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas 72 horas um agravamento das condições meteorológicas (chuva e vento forte), salientando-se o seguinte:
− Períodos de chuva persistente, por vezes forte, a partir do final da tarde de amanhã, sábado, 31 de dezembro, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se ao restante Norte e ao Centro a partir da madrugada de domingo, dia 1 de janeiro;
− Vento sul/sudoeste mais intenso no litoral a norte do Cabo Raso e terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 85 km/h e 90 km/h respetivamente;
− Queda de neve acima de 1500 metros de altitude (nas serras do extremo norte e na Serra da Estrela) no dia 1 de janeiro;
− Agitação marítima na costa ocidental com ondas de oeste/sudoeste até 4,5 metros entre o início do dia de sábado e o fim da tarde de domingo.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

Informação Hidrológica Relevante:
De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), podem ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis:
Amanhã (sábado), 31 de dezembro
− Bacia hidrográfica do Lima: as afluências a Ponte da Barca irão aumentar face à necessidade de criar encaixe na albufeira de Alto Lindoso;
− Bacia hidrográfica do Cávado: os caudais do rio Homem e do Cávado a jusante da Caniçada irão manter-se elevados.
Domingo, 1 de dezembro:
− Bacia Hidrográfica do Minho: as afluências no rio poderão aumentar significativamente, podendo ocorrer inundações em Caminha, Monção e Valença;
− Bacia hidrográfica do Lima: as afluências na sub-bacia do rio Vez poderão aumentar significativamente, provocando inundações nas povoações ribeirinhas em risco. As afluências a Ponte da Barca e Ponte de Lima irão aumentar podendo causar inundações;
− Bacia hidrográfica do Cávado: os caudais do rio Homem e do Cávado a jusante da Caniçada
poderão aumentar significativamente. As afluências no rio Este e Cávado (Braga) poderão provocar inundações. Poderão ocorrer inundações em Braga (Cávado), no rio Este (Braga) e Barcelos;
− Bacia hidrográfica do Ave: caso ocorreram as precipitações previstas poderá haver um aumento significativo de caudais (Santo Tirso);
− Bacia hidrográfica do Douro: as afluências a Crestuma irão ser elevadas, face ao aumento de caudais do Tâmega. No Rio Sousa (Paredes) poderá ocorrer um aumento significativo das afluências. Haverá um aumento das afluências à foz do Douro que poderá ser agravado com a maré;
− Bacia hidrográfica do Vouga: poderá ocorrer uma subida do rio Águeda, caso se verifiquem as precipitações previstas. No Vouga poderá ocorrer um aumento de afluências a S. Pedro do Sul;
− Bacia hidrográfica do Mondego: as afluências ao baixo Mondego poderão aumentar significativamente;
− Bacia hidrográfica do Tejo: na sub-bacia do Nabão (Tomar) as afluências poderão aumentar. As afluências à cascata do Zêzere poderão aumentar significativamente.
Acompanhe a situação das bacias hidrográficas em www.apa.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
− Ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
− Ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
− Instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
− Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública;
− Piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Não se expor às zonas afetadas pelas cheias;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;
− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
− Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Nesta quadra festiva não deixe de estar especialmente atento às informações meteorológicas e acatar as indicações, conselhos e recomendações das autoridades públicas, nomeadamente a Proteção Civil, a Autoridade Marítima Nacional e as Forças de Segurança.

COMECE O ANO NOVO EM SEGURANÇA
Imagem: RR

Programação do Centro de Artes de Águeda com grandes nomes da cultura nacional

 A música de Fernando Tordo, dos The Gift, de David Fonseca e Agir, entre muitos outros, junta-se ao teatro com Maria Rueff e Joaquim Monchique e os espetáculos para a infância e ainda as cooperações de músicos nacionais com as bandas filarmónicas do concelho

A programação para o primeiro trimestre do ano no Centro de Artes de Águeda (CAA) está repleta de grandes nomes do teatro e da música do panorama nacional.
“Trazer grandes figuras da cultura nacional, investir na coprodução de espetáculos com os agentes culturais do concelho e a formação de públicos são apostas estratégicas fortes do Município, que têm respaldo na programação que apresentamos para os primeiros meses do ano e que vai continuar a surpreender ao longo de 2023”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Um dos destaques da programação deste trimestre é a cooperação com as bandas filarmónicas do concelho, com dois espetáculos imperdíveis. O primeiro e que dá o pontapé-de-saída da programação cultural do CAA de 2023 é a Banda Alvarense & Berg and Friends, no dia 7 de janeiro (21h30), já esgotado. O segundo é a reposição do “Musicais de Uma Vida”, com a Banda Nova de Fermentelos ao lado de FF (Fernando Fernandes) e Sofia Escobar (dia 4 de fevereiro, às 21h30).
Continuando na área musical, a programação do CAA inclui os espetáculos de Fernando Tordo (21 de janeiro, 21h30), que recordará os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística; o concerto comemorativo do 28.º aniversário do Conservatório de Música de Águeda (29 de janeiro, 18 horas), que contará com participação do Coro, Orquestra e Solistas, tendo como mote a música de algumas das bandas sonoras mais marcantes da história do cinema.
Os The Gift (3 de fevereiro, às 21h30), trazem a Águeda “Coral”, o seu mais recente trabalho, e David Fonseca apresentará o seu novo álbum “Living Room Bohemian Apocalypse” (dia 18 de fevereiro, 21h30), em que despontam canções mais recentes como o épico “Chasing The Light” ou o esperançoso “Live It Up”.
A estrear-se no palco do CAA, em fevereiro, vão estar Nena (dia 23, às 21h30) e Mellow Mood (dia 25, às 21h30). João Só e Tiago Nogueira (d’Os Quatro e Meia) vão trazer “Maldita a Hora”, onde prometem visitar temas (e artistas) que fizeram parte do seu crescimento (11 de março, 21h30).
No dia 23 de março (21h30), Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes e Agir apresentarão “As Canções que Ninguém Quis”.
Integrado no ciclo “Quinta às 7”, que acontece uma vez por mês (sempre às quintas-feiras, às 19 horas), o CAA receberá, neste trimestre, “Timeless Postcards” a 12 de janeiro; “LaBaq”, no dia 9 de fevereiro; e “Amarela”, no dia 16 de março.
 
Teatro e comédia
Uma das apostas da programação do CAA para os primeiros três meses do ano é o teatro, seja para o grande público ou para a infância.
“Jesus, o filho”, de Elmano Sancho, é a proposta para dia 11 de fevereiro, às 21h30. O autor e encenador foi buscar a figura bíblica do Messias para encarnar uma personagem contemporânea que faz um retrato lúcido e mordaz da sociedade, sentindo-se impotente para a mudar.
Em março (dia 3, às 21h30), “Lar Doce Lar”, com dois incontornáveis nomes da comédia nacional - Maria Rueff e Joaquim Monchique, - vai subir ao palco principal do CAA para uma noite de muita comédia e boa disposição.
“O meu nariz é árabe” (dia 18, às 21h30), uma peça de teatro da Companhia João Garcia Miguel, conta com a criação e coprodução da Câmara Municipal de Águeda e da d’Orfeu.
No âmbito da 27.ª edição de OuTonalidades - circuito português de música ao vivo - também da d’Orfeu, irá passar pelo CAA “El Pelujáncanu”, no dia 25 de março às 21h30.
Para duas sessões de comédia, “Os Quatro Amigos” (o maior grupo de stand-up comedy do Brasil) vão apresentar dois espetáculos no CAA, ambos no mesmo dia (19 de janeiro) com uma sessão às 21h30 e outra às 23h.
 
Projeto Educativo e Mediação de Públicos
Também neste trimestre, o CAA dá continuidade ao novo ciclo de programação do Projeto Educativo e Mediação de Públicos, dirigido a crianças e famílias e que terá uma periodicidade mensal, sempre a um domingo, às 17 horas.
Arrancará com “Parece um Pássaro” a 15 de janeiro. Seguir-se-á “Tangerina”, um espetáculo musical, a 12 de fevereiro e que será precedido de uma oficina para pais, professores e educadores, onde serão explorados os materiais e processos de criação do espetáculo e que irá decorrer acontecer na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (dia 11 de fevereiro, às 11h). Em fevereiro, o teatro “Guarda-tempos” (no dia 26) e “As árvores não têm pernas para andar”, no dia 12 de março.
O Projeto Educativo do CAA apresenta ainda uma programação com atividades exclusivamente dirigidas às escolas, que terá início em janeiro com “Eu sou o outro”, no dia 26, às 10h30, direcionado aos alunos do 12.º ano.
A Ilha Desconhecida”, no dia 2 de fevereiro, às 10h30, é dirigido aos alunos do 8.º ano. “Auto da Barca do Inferno”, destinado aos alunos do 9.º ano, será no dia 6 de fevereiro, às 14h30. Também em fevereiro, “O Príncipe Nabo”, no dia 14 às 14h, dirigido aos alunos do 5.º ano. 
Ainda no âmbito do Projeto Educativo, a segunda edição do Ciclo de Exposições e Conversas “O Desenho como Pensamento”, organizado pela Câmara Municipal de Águeda e com direção artística do aguedense Alexandre Baptista, decorrerá do dia 14 de janeiro ao dia 30 de setembro.
O ciclo, que decorrerá entre Águeda, Albergaria-a-Velha e Aveiro, integra 18 exposições individuais, seis conversas e uma uma exposição coletiva, cujo foco é a disciplina de desenho. A inauguração do ciclo será no dia 14 de janeiro, às 18 horas, no Centro de Artes de Águeda.
Mais informações sobre cada espetáculo, consultar as páginas do CAA na Internet, em www.centroartesagueda.pt, e no Facebook, em https://www.facebook.com/centroartesagueda.

Encontrado corpo de uma mulher no rio Mondego

O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que foi esta tarde “encontrado o corpo de uma mulher no rio Mondego, nas imediações da ilha da Morraceira, na Figueira da Foz”. Desconhecem-se, para já, as causas que estão na origem desta ocorrência.
O alerta foi recebido pelas 14h30, através dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, tendo sido ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, elementos dos Bombeiros Voluntários e Sapadores da Figueira da Foz e o INEM”, lê-se no comunicado.
“À chegada ao local, constatou-se que se tratava do corpo de uma mulher de 84 anos”, tendo o corpo sido retirado da água pelos elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros.
O óbito foi declarado pelo Delegado de Saúde e o corpo foi posteriormente transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Coimbra pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência.

SIC Notícias

Bolsonaro saiu do Brasil e vai faltar à tomada de posse de Lula da Silva

O ainda Presidente do Brasil está a caminho dos Estados Unidos, onde deverá ficar até ao final de janeiro.
Jair Bolsonaro saiu do Brasil, esta sexta-feira, em direção aos Estados Unidos, onde irá celebrar a Passagem de Ano. O avião presidencial descolou de Brasília e deverá aterrar na Florida nas próximas horas. Desta forma, o ainda Presidente não vai participar na tomada de posse de Lula da Silva e não vai entregar a faixa presidencial ao sucessor.
Segundo a plataforma FlightAware, o avião presidencial deixou a capital federal às 14:02 (hora local, 17:02 em Lisboa) e deverá aterrar em Orlando, na Florida, pelas 20:10 (hora local, 01:10 do dia seguinte em Lisboa).
A acompanhar Bolsonaro vão a primeira-dama, Michelle, e a filha Laura, de 12 anos, avança o DW. A estadia da família deverá estender-se durante, pelo menos, um mês.
Segundo uma portaria publicada esta sexta-feira no Diário Oficial da União, a equipa de segurança de Bolsonaro foi autorizada a sair do país entre 1 e 30 de janeiro. Também vários assessores foram destacados para apoiar o futuro ex-Presidente.
Com esta viagem, Bolsonaro vai faltar à cerimónia de tomada de posse de Lula da Silva, que decorre no primeiro dia do ano. A presença do ainda Presidente – que deveria entregar a faixa presidencial ao sucessor – era uma das principais questões por responder.
A viagem aos Estados Unidos já tinha sido colocada em cima da mesa, embora o Presidente não tenha confirmado. O Governo do Brasil tinha dado a entender que a ida para Miami deveria acontecer ainda esta sexta-feira.

SIC Notícias
Imagem: Jornal SOL

Proteção Civil anuncia fim de ano com muita chuva e vento forte!

Conforme informação do IPMA, prevê-se para as próximas 72 horas um agravamento das condições meteorológicas (chuva e vento forte). Todo o cuidado será necessário para começar bem 2023...

O IPMA alerta para diversas situações, tais como:
  • Períodos de chuva persistente, por vezes forte, a partir do final da tarde de sábado, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se ao restante Norte e ao Centro a partir da madrugada do dia 1 de janeiro.
  • Para além disso, espera-se vento sul/sudoeste mais intenso no litoral a norte do Cabo Raso e terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 85 km/h e 90 km/h respetivamente, queda de neve acima de 1500 metros de altitude (nas serras do extremo norte e na Serra da Estrela) no dia 1 de janeiro e gitação marítima na costa ocidental com ondas de oeste/ sudoeste até 4,5 metros entre o início do dia de sábado e o fim da tarde de domingo.
As autoridades estarão atentas às Bacias Hidrográficas que poderão provocar cheias:
 
SÁBADO, 31 DE DEZEMBRO:
Bacia hidrográfica do Lima: as afluências a Ponte da Barca irão aumentar face à necessidade de criar encaixe na albufeira de Alto Lindoso;
Bacia hidrográfica do Cávado: os caudais do rio Homem e do Cávado a jusante da Caniçada irão manter-se elevados

DOMINGO, 1 DE JANEIRO:
Bacia Hidrográfica do Minho: as afluências no rio poderão aumentar significativamente, podendo ocorrer inundações em Caminha, Monção e Valença;
Bacia hidrográfica do Lima: as afluências na sub-bacia do rio Vez poderão aumentar significativamente, provocando inundações nas povoações ribeirinhas em risco. As afluências a Ponte da Barca e Ponte de Lima irão aumentar podendo causar inundações;
Bacia hidrográfica do Cávado: os caudais do rio Homem e do Cávado a jusante da Caniçada poderão aumentar significativamente. As afluências no rio Este e Cávado (Braga) poderão provocar inundações. Poderão ocorrer inundações em Braga (Cávado), no rio Este (Braga) e Barcelos;
Bacia hidrográfica do Ave: caso ocorreram as precipitações previstas poderá haver um aumento significativo de caudais (Santo Tirso);
Bacia hidrográfica do Douro: as afluências a Crestuma irão ser elevadas, face ao aumento de caudais do Tâmega. No Rio Sousa (Paredes) poderá ocorrer um aumento significativo das afluências. Haverá um aumento das afluências à foz do Douro que poderá ser agravado com a maré;
Bacia hidrográfica do Vouga: poderá ocorrer uma subida do rio Águeda, caso se verifiquem as precipitações previstas. No Vouga poderá ocorrer um aumento de afluências a S. Pedro do Sul;
Bacia hidrográfica do Mondego: as afluências ao baixo Mondego poderão aumentar significativamente;
Bacia hidrográfica do Tejo: na sub-bacia do Nabão (Tomar) as afluências poderão aumentar. As afluências à cascata do Zêzere poderão aumentar significativamente.

Os conselhos para este fim de ano são os seguintes:
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
IPMA

Papa Bento XVI “estável”, mas situação é grave e irreversível

O estado de saúde de Bento XVI mantém-se estável e hoje o Papa emérito assistiu a uma missa, mas a sua equipa médica considera que a sua situação é grave e irreversível.
De acordo com o jornal francês La Croix, apesar de o Papa emérito estar a viver as suas últimas horas, está consciente, lúcido e assistiu à missa na manhã de hoje, como era o costume antes da sua condição física deteriorar-se nos últimos dias.
“O Papa emérito está estável e o seu bloqueio renal foi tratado”, divulgou o jornal La Croix, especializado em informação religiosa, citando fontes do mosteiro Mater Ecclesiae.
O jornal ‘La Stampa’ apontou que o quadro clínico do Papa emérito continua a ser gravíssimo e, citando fontes da sua equipa médica, destacou que pouco pode ser feito para travar a lenta deterioração física que se agravou nos últimos dias.
Por enquanto, adiantou, a situação de Bento XVI é estável.
Entretanto o Vaticano confirmou esta situação, através do seu porta-voz.
"Ontem [quinta-feira] à noite o Papa emérito pôde descansar bem. Ontem à tarde também participou na celebração da Santa Missa, no seu quarto. No momento atual, a sua condição é estacionária", indica Matteo Bruni.
Bento XVI está sempre acompanhado pelo seu secretário pessoal, Georg Ganswein, e quatro leigas, sem nenhum tipo de voto ou hábito, chamadas Memores Domini de Comunhão e Libertação, que o assistem nas suas atividades diárias.
Além disso, uma equipa de saúde liderada pelo seu médico pessoal, Patrizio Polisca, e pelo enfermeiro vaticano, Frei Eligius, encarrega-se de vigiar os seus sinais vitais em todos os momentos.
Ninguém no ambiente do Papa emérito pensaria que o seu estado de saúde pudesse piorar tão rapidamente. Inclusivamente, o arcebispo Gänswein estava na Alemanha quando o Papa Francisco revelou, na quarta-feira, a deterioração progressiva do estado de saúde de Bento XVI.
Como revelaram os jornais alemães ‘Sueddeutsche Zeitung’ e ‘Spiegel’, Ganswëin embarcou no primeiro voo para Roma quando percebeu a seriedade do estado de saúde Bento XVI e para acompanhá-lo nos últimos momentos.
A equipa médica de Bento XVI decidiu não transferir o Papa emérito para o Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, um centro de referência para os papas e onde, por exemplo, Francisco foi internado para uma cirurgia de cólon devido a uma diverticulite grave em julho do ano passado.
Segundo a imprensa alemã, foi o próprio Papa emérito que teria manifestado o desejo de não ser transferido para nenhuma clínica, caso o seu estado de saúde se agravasse. No entanto, esta informação não foi confirmada até agora pelo gabinete de comunicação do Vaticano.
As paróquias de Roma aderiram ao apelo do Papa Francisco para se unirem em oração face à deterioração das condições de saúde de Bento XVI, entre as quais a paróquia de Santa Maria da Consolação de Casal Bertone e a paróquia de Santa Maria Stella dell’Evangelizzazione, no bairro de Torrino, nos arredores de Roma.
Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415.
Vive há cerca de 10 anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção no rosto.
De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível. O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou.
Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro. João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

Sapo
Imagem: Globo

BOLETIM INFOADASCA EDIÇÃO Nº. 29 JANEIRO 2023

EDITORIAL: Não podemos nem devemos imitar a avestruz

O ano 2022 já faz parte do passado, ainda que recente. Vivemos um pouco mais descomprimidos relativamente ao Covid-19, mas, os seus efeitos negativos ainda se fazem sentir, a prevenção no local das sessões para a dádiva continua, com o uso da mascara. Até quando?

2022 não nos deixou boas recordações como prevíamos no seu início, é mesmo para esquecer, como perspectivamos para 2023. Se a Câmara Municipal de Aveiro, a União de Freguesias da Glória e Vera-Cruz, o contributo de algumas empresas e muitos amigos, não nos tivessem apoiado da forma como apoiaram, certamente teríamos encerrado as portas ou reduzido para metade as nossas actividades. A desmotivação tomou-nos de assalto.

Tudo rodou em nome da falta de Orçamento de Estado. Contudo, foi notória a falta de vontade e aproximação dos responsáveis do IPST para com a ADASCA. Porque não houve recurso aos duodécimos para adiantamento de verbas na condição de posteriormente fazer-se o acerto de contas? Os ordenados não deixaram de ser pagos, entre outros compromissos pois não?!

Continuamos a ser o País do desenrasca, expressão que mais se ouve. Não devia ser assim. O sentido de responsabilidade e a melhor eficácia devia vigorar em tudo o que tem de ser feito, é para isso que existem as remunerações e incentivos. Dos problemas que reportámos, nunca tivemos uma resposta escrita. Aconteceu com os incidentes nas brigadas na Altice-Labs e na ESSUA, qual avestruz com a cabeça na areia...

Em determinada altura um funcionário reagiu com esta expressão: “Pode escrever ou fazer queixa contra mim, não tenho medo, sou funcionário do público vs Estado”. Que tamanha falta de decoro. A propósito: “Decoro é o mesmo que agir com decência e pudor, seguindo as normas morais e éticas previstas em uma sociedade. Este termo também está relacionado com o comportamento de recato e respeito tido por alguém em determinada circunstância.

Quando se diz que uma pessoa age com decoro significa que se comporta de forma correcta, do ponto de vista da moral e ética vigente em determinado grupo ou sociedade. A falta de decoro, por outro lado, se refere ao comportamento oposto, ou seja, agir sem respeito, dignidade e compostura em situações onde esta é adequada.

O decoro também se refere a postura requerida aos indivíduos que exercem cargos ou funções públicas de modo geral.

Etimologicamente, a palavra "decoro" se originou a partir do latim decorum, que significa "decência" ou "conveniência". Este termo, por sua vez, deriva do verbo decere, que quer dizer "convir" ou "ser adequado" .

Não podemos nem devemos ficar alheios aos problemas que existem no mundo da dádiva de sangue, nem negar a sua existência. Existem soluções para tanto basta ouvir os dirigentes associativos e, colocá-las em prática no terreno. As desculpas são tantas que a falta de vontade dá demasiado nas vistas. Os hábitos adquiridos ao longo dos anos ganharam raízes, são contra às inovações. Não podemos fazer de conta que está tudo bem, porque cada vez há menos dadores nos locais de colheitas. Não podemos nem devemos imitar a avestruz cuja imagem trazemos na capa deste Boletim Informativo para melhor simbolizar/ilustrar.

O ministério da saúde tem conhecimento sobre o que se passa? A Comissão Parlamentar da Saúde idem? Vamo-nos desenrascando… até um dia.

Bom ano 2023 com votos para cada um de nós assuma as suas responsabilidades administrativas, éticas e morais como cidadãos de pleno direito, pois só assim a sociedade pode ser um pouco melhor.

Joaquim Carlos

NB: Pode ser lida através deste link http://www.adasca.pt/node/1660

Cancelados festejos da passagem de ano no Porto, Gaia e Matosinhos

 Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro cancelaram os festejos musicais no exterior e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades.
As celebrações marcadas para a noite da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos “vão ser canceladas devido ao mau tempo”, informa em comunicado a Câmara da Invicta.
“As previsões da Proteção Civil dos três municípios da Frente Atlântica apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro”, lê-se no comunicado.
Neste sentido, e “seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população”, Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro cancelam os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades.
Os serviços municipais de Proteção Civil de Porto, Gaia e Matosinhos avisam para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir de hoje à noite e até dia 1 de janeiro de 2023, nomeadamente, vento, precipitação e agitação marítima.
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontra-se previsto vento forte, com rajadas até 80 km/h entre as 21h de hoje e as 09h de amanhã, dia 31 de dezembro.
Relativamente à precipitação, é esperada a ocorrência de chuva persistente e por vezes forte para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, sábado e domingo respetivamente – Avisos Amarelo e Laranja. O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, encontra-se previsto entre as 00h e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.
 
Fonte: Sic Notícias

Ribau Esteves enfatiza: “Com pequenos contributos temos um papel fundamental para o bem-estar comum e para a vida da nossa Terra”

Câmara promove Cidadania Ativa em Santiago e no Caião

Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e a Vereadora da Ação e Habitação Social, Teresa Grancho, procederam à entrega dos prémios do Concurso “Melhor Gestão de Bloco”, iniciativa que integra o programa “Formar pr’Habitar” e que foi dirigido aos moradores residentes nos 23 Blocos da CMA, sendo 22 na Urbanização de Santiago e 1 na Urbanização do Caião.

Nas palavras que dirigiu aos moradores, o Presidente da CMA enfatizou que “o maior e melhor prémio que entregamos a cada ano, é o reforço do sentido cívico dos nossos moradores, que como Cidadãos Aveirenses, dão também eles o seu contributo para uma sociedade mais respeitadora dos direitos e dos deveres de cada um e a sua importância no sucesso global da nossa comunidade. Este prémio faz-nos entender que com pequenos contributos a cada dia, todos temos um papel fundamental para a construção do bem-estar comum, para o fortalecimento das relações humanas e para aumentarmos a capacidade de conseguirmos cada vez mais e melhor, para a nossa Vida e para a vida da nossa Terra”, disse.

Esta atividade, na qual participou a totalidade dos moradores residentes nos Blocos acima descritos, tem por objetivos promover a participação ativa dos moradores na organização e conservação dos espaços comuns dos prédios onde residem, fortalecer relações de vizinhança, promover momentos de convivência e a motivação e, por fim, o envolvimento dos residentes na gestão dos Blocos.

Como critérios de avaliação para a atribuição dos prémios, contam, a limpeza e organização, a conservação dos espaços comuns, a participação dos moradores nas questões do Bloco, a assiduidade nas reuniões de moradores, bem como contributos e relações vizinhança.
Os prémios consistem num cartão oferta para aquisição de produtos de limpeza e manutenção, produtos de jardim e eletricidade, ferragens, proteção e segurança, pintura e produtos destinados para uso exclusivo, no âmbito da gestão do bloco.

O primeiro lugar (200,00€) foi atribuído ao Bloco 36, o segundo lugar (150,00€) ao Bloco 7 e o terceiro lugar (100,00€) ao Bloco 29, todos da Urbanização de Santiago. Cada Bloco participante recebeu um vale no valor de 30,00€.

Homem e mulher detidos em Antuzede

A GNR de Coimbra, através dos Postos de Ançã e Souselas, no dia 28 de dezembro, deteve um homem de 34 anos e uma mulher de 22 anos por furto em veículo, na localidade de Antuzede, no concelho de Coimbra.
Após a denuncia de um furto em veículo, os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram localizar os suspeitos, que tentaram a fuga mas foram intercetados e detidos. Durante a ação policial, constatou-se que os suspeitos arremessaram vários objetos do interior do veículo que usaram para tentar a fuga que se apurou tratar-se de material furtado.
Durante esta ação policial foi apreendido o seguinte:

  • Um veículo;
  • 380 euros em numerário;
  • Peças em ouro;
  • Peças de vestuário;
  • Artigos pessoais e documentos de identificação.
No decorrer da ação o homem de 34 anos foi também indiciado por condução perigosa e condução sem habilitação legal.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais por furtos, foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Coimbra.