terça-feira, 18 de junho de 2024

Évora | Rui Veloso e Carolina Deslandes são cabeças de cartaz da edição de 2024. Évora em festa de 21 a 30 de junho com a Feira de S. João

 

O renovado Rossio de São Brás acolhe uma das maiores celebrações populares de Évora e do Alentejo.
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril marcam a programação deste ano que inclui música, exposições, mostra de atividades económicas e sociais, desporto, divertimentos e gastronomia, com destaque para as indispensáveis tasquinhas. Como sempre, a entrada é livre.
Évora prepara-se para dez dias de encontros e partilha num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados muitos milhares de visitantes. O cartaz de espetáculos apresenta outros grandes nomes da música nacional como Buba Espinho, Dino d’Santiago, Van Zee, Ricardo Ribeiro, Capitão Fausto, Ivandro, e, também, Manuel Guerra, cantor que reside em Évora.
A secular Feira de São João é organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região. Inclui a mostra do setor económico (institucional, artesanato e artes decorativas) e os espaços dedicados ao desporto e à juventude, situados no Jardim Público. O Espaço Criança estará no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na R. Diana de Liz, vai estar a mostra agropecuária.
Um dos momentos altos da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para dia 22 (sábado), a partir das 21h00, no Complexo Desportivo da cidade. No dia 22 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. Na área do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades para além de diversas iniciativas de demonstração.
A pensar na melhoria da mobilidade e em deslocações tranquilas para o recinto da Feira, a autarquia reforça a rede de transportes gratuitos com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20h00 e as 00h30, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos.
A preocupação para com as pessoas com mobilidade reduzida reflete-se na disponibilização, por parte da Câmara Municipal, de percursos, casas de banho e estacionamentos acessíveis.
Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

NO PRÓXIMO DIA 22 DE JUNHO, PELAS 17H00, É A VEZ DO GRUPO DE TEATRO DO POLO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE SÃO MARCOS DA SERRA ENTRAR EM CENA

A peça de teatro “NA COZINHA DA VIDA - AIRADA", protagonizada pelo Grupo de Teatro Sénior dos Polos de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra, sobe ao palco principal da Sede do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra, no próximo sábado, dia 22 de junho, pelas 17h00.
A iniciativa dinamizada pelo Município de Silves, é desenvolvida nos diferentes Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves e decorre nas freguesias de Armação de Pêra, São Marcos da Serra, Silves, Pêra e Tunes.

A atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.

A entrada é livre.
Consulte as próximas atuações:
» Dia 22 de junho | “Na Cozinha da Vida- Airada”
Sede Polo de Educação ao longo da vida de São Marcos da Serra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da vida de São Marcos da Serra
17h00

» Dia 28 de junho | “O Elixir da Juventude”
Teatro Mascarenhas Gregório - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves
21h30

» Dia 06 de julho | “Abril Sempre” (peça de teatro previamente gravada e reproduzida no local em vídeo)
Centro Pastoral de Pêra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra
21h30

Venha conhecer os nossos atores!

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO “VOLÓDIA” NA MARINHA GRANDE

A exposição de pintura “Volódia”, da autoria de Vladimir Aires Rodrigues, está patente no Museu Joaquim Correia e no Foyer do Teatro Stephens, na Marinha Grande, até ao dia 2 de novembro.

Os dois núcleos da exposição foram inaugurados no passado sábado, 15 de junho, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, e de familiares e amigos do artista.
No Museu Joaquim Correia está patente a mostra “VOLÓDIA: CÂNTICO SELVAGEM” e no Foyer do Teatro Stephens é exibida a exposição “VOLÓDIA: PAISAGENS MENTAIS”.

As exposições “Volódia”, assim intituladas com o nome com o qual os amigos tratavam Vladimir, reúnem em duas áreas expositivas, uma antologia artístico-literária da obra deste artista marinhense. São dois espaços diferenciados, onde o público é convidado a descobrir a compulsiva e prolífica produção artística de Vladimir Rodrigues, a partir do espólio gentilmente cedido pelo pai António Aires Rodrigues, e também por familiares e amigos.
Cada espaço agrupa, em conjuntos temáticos, desenhos, pinturas, poemas, anotações e fragmentos literários, construindo um retrato do pintor-poeta através da sua obra.

Vladimir Rodrigues nasceu em 1969 em Paris. Viria a falecer na Marinha Grande, aos 47 anos, em dezembro de 2016, onde se encontrava radicado desde jovem.

Horário:
Museu Joaquim Correia
Quarta a Sábado | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30)

Foyer do Teatro Stephens
Terça a Domingo | 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00
(últimas entradas às 12h30 e 17h30).

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Visita Embaixada Cabo Verde - Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais | 23 junho | 10h00 | Castelo de Porto de Mós

 No âmbito da vinda da Embaixada de Cabo Verde a Porto de Mós, por ocasião da Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai realizar-se um encontro cultural, no dia 23 de Junho, no Castelo de Porto de Mós.
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cabe Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, será recebido no Castelo de Porto de Mós, pela comitiva municipal, pelas 10h00.

O programa inclui música e dança com o grupo “Orquestra de Batukadeiras”.
 
Pelas 12h00 o público é convidado a participar na visita guiada à exposição patente na Central das Artes.

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

 

Aprovado financiamento das obras de Requalificação e Ampliação da Escola Secundária de Porto de Mós

 Com um montante de investimento elegível total de 9.308.299,57 € (nove milhões, trezentos e oito mil, duzentos e noventa e nove euros e cinquenta e sete cêntimos), o projeto que o Município submeteu a financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a requalificação dos atuais pavilhões e a construção de novas infraestruturas que dotarão a Escola Secundária de Porto de Mós das condições adequadas para responder às modernas exigências técnicas e pedagógicas.
Concluídas as obras, os alunos da EB2 Manuel Oliveira Perpétua deixarão as instalações da Corredoura e passarão a integrar este complexo escolar, juntando-se assim aos alunos do 3º ciclo, secundário e técnico-profissional.

O financiamento do PRR corresponde à totalidade dos custos elegíveis do investimento, prevendo-se o final da sua execução em Junho de 2026. 

Esta obra foi aprovada no âmbito do Next Generation EU, um instrumento extraordinário e temporário de recuperação elaborado pelo Conselho Europeu para mitigação dos graves impactos da pandemia nas economias europeias, foi criado o Mecanismo de Recuperação e Resiliência através do Regulamento (UE) 2021/241, de 12 de fevereiro, e que enquadra o PRR, na medida de Investimento – “Escolas novas ou renovadas”, inserida na Componente 6 “Qualificações e Competências” do PRR, e tem como principal objetivo a modernização e requalificação dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.
 
A medida prevê que as infraestruturas escolares sejam equipadas com meios digitais que contribuam para a aquisição de competências no domínio da transição digital.

O investimento total aprovado no âmbito deste projeto é de 9.527.606,87 milhões de Euros Sem IVA, valor bastante significativo, mas justificado pelo elevado nível de degradação das instalações da Escola pela necessidade de ampliação da mesma no âmbito da integração do 2º ciclo do Ensino Básico e pelas próprias dimensões das áreas dos edifícios da escola.

Este valor, foi estimado de acordo com o valor adjudicado dos estudos realizados, nomeadamente, Estudo Prévio, Estudo Geotécnico e Geológico, Projeto de Execução, Revisão do Projeto de Execução, Fiscalização, Empreitada, Aquisição de Mobiliário e Equipamento Escolar e Despesas de Promoção e Divulgação.

Salienta-se que atualmente a Escola conta com 857 alunos, prevendo-se ainda a integração de 227 alunos do 2º ciclo do Ensino Básico, da atual escola EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, sita em Corredoura, Porto de Mós nestas infraestruturas. No futuro prevê-se um total de número de alunos de 1.288.
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | “100 ANOS DE GUILHERME CORREIA” NO NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

 O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente a exposição “100 anos de Guilherme Correia”, até ao dia 5 de outubro, sendo apresentados trabalhos da autoria das turmas CM1 e CM5 de Escola Básica de Casal de Malta.
A inauguração ocorreu na passada sexta-feira,14 de junho, durante a qual o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, enalteceu o envolvimento da Escola neste projeto artístico, que foi trabalhado desde outubro de 2023 e envolveu professores, alunos e suas famílias numa jornada de descoberta da vida e obra do pintor Guilherme Correia, no âmbito do Plano Nacional das Artes.

Através de sessões criativas, os alunos puderam explorar novas técnicas artísticas e desenvolver suas habilidades, inspirados pelo trabalho de Guilherme Correia. A cada encontro, ideias foram sendo desenvolvidas, resultando nas obras que agora compõem a exposição que conta com curadoria de Patrícia Pinho e Sílvia Silva.
A exposição “100 anos de Guilherme Correia” fica patente até 5 de outubro de 2024, podendo ser visitada de quarta a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (últimas entradas às 12h30 e 15h30); e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

*Marinha Grande

Declaração de Pesar de 18JUN24 - Falecimento de João Manuel Moreira

 Declaração de Pesar de 18JUN24
Falecimento de João Manuel Moreira
Faleceu ontem, dia 17 de junho de 2024, o Sr. João Manuel Moreira. Aos seus Familiares, Amigos e Cidadãos que o têm por referência, ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.
João Moreira foi um homem Notável e Bom, defensor de causas, tendo desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, construindo amizades e relações pessoais fortes.
Dos seus muitos contributos para a vida da Comunidade Aveirense, fica a referência principal para o seu trabalho de Dirigente da IPSS Centro Comunitário da Vera Cruz, da qual tinha assumido há pouco tempo o cargo de Presidente da Direção, e a referência especial aos seus vários e sempre muito positivos desempenhos como Juiz e Mordomo da Festa de São Gonçalinho, do qual era fervoroso devoto.
Partilho a sentida alegria e gratidão que guardo, por ter sido o João Moreira que, de forma cuidada e intensa, me ensinou e envolveu no Culto e na Festa de São Gonçalinho, no início do meu exercício como Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, vivendo a Mordomia que liderou em 2015/2016, e na qual estabelecemos o novo quadro de forte apoio da Câmara Municipal de Aveiro à Festa de São Gonçalinho, assumindo-a como evento de Importância Municipal, criando também uma sólida amizade.
Por tudo isto e por toda a sua Vida, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à Memória do João Moreira, ficando a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

*Aveiro, 18 de junho de 2024
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

**Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

As Sebastianas regressam a Freamunde entre os dias 11 e 16 Julho

As festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião, decorrem este ano entre os dias 11 e 16 de Julho. Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. Ao longo dos últimos anos, têm vindo a obter uma maior participação de público, sendo actualmente um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos do norte do país, tendo atraído nas últimas edições mais de 500 mil visitantes!
Em 2024, a animação está a cargo de vários artistas, como Cais Sodré Funk Connection, Paulo de Carvalho e a Banda de Freamunde (Semana Cultural), Expensive Soul, Tiago Bettencourt, Dillaz, Ana Moura, Moullinex, Rui Vargas e Nuno Lopes em destaque.
Mas a animação das Sebastianas vai muito além da música. A "Noite de Bombos", uma arruada livre com mais de 1.500 foliões a tocar bombo, é uma das mais fortes e com uma tradição de 20 anos! O fogo-de-artifício e piromusical é uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de "final à Freamunde". A Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, com 15 andores, estende-se ao longo de um traçado de mais de 2km pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores (desperdícios da indústria de mobiliário da região). 
Não haveria Sebastianas sem a Marcha Alegórica - este ano sob o tema "Liberdade" - com diversos momentos de animação como escolas de samba, grupos de bombos, animação circense e carros alegóricos, estes últimos produzidos nas oficinas das Sebastianas por voluntários que dedicam o seu tempo e arte em prol da comunidade, outro dos momentos altos das Sebastianas.
A programação das Sebastianas inclui o PUTRICA, Festival de Arte Pública da cidade de Freamunde, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O projecto, com mais de 10 anos, tem como propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos. O Curador do Festival é o Freamundense Frederico Draw, que todos os anos convida artistas de renome nacional e internacional para participar no evento. Em 2024, aceitaram o convite Alma, Andrarte, Draw, Dub, Glam, Fedor, Godmess, Malibu Ninjas, Mesk, Pedro Podre, Quê, The Caver, Third, Thunders, Virus e Trip.
As Sebastianas são sempre antecedidas da Semana Cultural que, em 2024, realiza-se entre os dias 5 e 10 de Julho com várias actividades e concertos realizados por associações culturais da cidade, mas não não só.

Não percam todas estas atividades e muitas mais. A entrada é livre e a animação garantida.

*Sónia Ramos

CHEGOU AO SEU DESTINO O 26º CONTENTOR SOLIDÁRIO ENVIADO PELA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE

 

O contentor de 20 pés que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, enviou para a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago de Cabo Verde, para apetrechar o seu Departamento Social, após terem sido concluídos os processos burocráticos junto das entidades alfandegárias, chegou ao seu destino no passado dia 09 de junho.

Com a colaboração dos funcionários do Municipio e sob a supervisão e coordenação de Henrique Pina Gomes, Secretario Municipal da Câmara do Tarrafal e a vigilância das forças policiais, foram retirados os bens enviados e acondicionados nas instalações da Biblioteca Municipal.

Terminadas essas tarefas logísticas, o contributo da Sociedade Columbófila e dos seus parceiros, nomeadamente um conjunto muito significativo de famílias, do Grupo Os Mosqueteiros, do Município de Cantanhede, de José Gomes & Filhos, da ADAV- Associação de Defesa e Apoio à Vítima, Loja Era de Cantanhede e Mira e Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede, que se associaram à iniciativa, doando vestuário, calçado, brinquedos, livros, manuais escolares, louças, portas interiores e exteriores, tintas, equipamentos para casas de banho, janelas de pvc, brinquedos, produtos de higiene pessoal, artigos domésticos, e muitos outros e variados bens, na sua esmagadora maioria, sem qualquer utilização anterior e que vai permitir, ajudar a combater a pobreza e exclusão social e promover melhores condições de vida às famílias mais carenciadas, daquele Municipio da Ilha de Santiago.


Portalegre | 26 dadores de sangue em Nisa

Sábado a sábado lá vamos concretizando as brigadas que temos previstas para o ano em curso. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – conjuntamente com Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA esteve na vila de Nisa, pela segunda vez em 2024.
O majestoso centro de saúde local abriu portas logo pelas 09:00 horas e teve o privilégio de acolher 26 voluntários, curiosamente metade de cada sexo.

Uma pessoa não pode concretizar a doação, por razões clínicas. Em boa hora Nisa angariou 25 unidades de sangue total que, de algum modo, ajudaram a compensar os stocks regionais dos componentes do tecido hematológico.

A doar sangue estrearam-se duas mulheres, o que desde já aplaudimos.

A Câmara Municipal de Nisa apoiou a concretização do almoço convívio, servido ao início da tarde.

Seguem-se Monforte e Avis

Fica a comunicação de que a 29 de junho vamos estar em Monforte, nas instalações dos bombeiros e em sintonia perfeita com o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte. Já a seis de julho está previsto irmos a Avis centro de saúde. Sábados das 09:00 h às 13:00 horas, aproximadamente.
Contamos com o vosso apoio e solidariedade, mesmo cheirando a férias!

*José Rui Marmelo Rabaça


segunda-feira, 17 de junho de 2024

GLEX Summit: A “Davos da exploração” começa amanhã em Angra do Heroísmo

 Após a inspiradora GLEX Ignition no Porto, a elite da exploração mundial viaja com destino à cidade de Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, para a GLEX Summit 2024, que decorre amanhã (terça-feira) e quarta-feira. A quinta edição da iniciativa volta a reunir alguns dos mais renomados exploradores e cientistas do planeta, como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt e Tess Caswell, com o objetivo de discutir o poder e o futuro da exploração, desde o fundo dos oceanos até às novas missões espaciais. O almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerra a cimeira.
É já amanhã (terça-feira), que começa a tão aguardada quinta edição da GLEX Summit 2024. À cidade de Angra do Heroísmo já chegaram mais de quatro dezenas de exploradores – muitos deles, autênticas lendas vivas nas suas áreas. Esta é a segunda edição consecutiva da GLEX Summit na Terceira, uma escolha que se justifica pelo valor histórico da ilha, com mais de 500 anos, e uma crescente importância geoestratégica no centro do Atlântico.
A Terceira, uma ilha fortificada que começou a ser povoada em 1450, foi local de paragem de várias rotas comerciais e transatlânticas nos séculos XVI e XVIII e está associada a vários marcos históricos de Portugal. E a icónica viagem pelo mundo do naturalista Charles Darwin, que começou em Davenport no dia 27 de dezembro de 1831, também passou pela ilha, em 1836.
O programa da cimeira arranca às 9h30, com a sessão “Stargazers & Trailblazers”, que reúne alguns dos maiores apaixonados pela exploração espacial e das profundezas do mar e da terra. Fabien Cousteau, aquanauta e conservacionista oceânico, vai partilhar a sua experiência na exploração subaquática. Sammy Ramsey, entomologista e conservacionista, vai partilhar as suas investigações sobre espécies de insetos e a sua importância para o ecossistema. Martina Capriotti, bióloga, vai explorar a intersecção entre biologia marinha e mudanças climáticas. Jess Phoenix, vulcanóloga, vai falar sobre os riscos naturais e como eles afetam as comunidades. Andrea Presotto, professora associada e diretora de programa em Sistemas de Informações Geográficas, vai trazer a sua perspetiva sobre a gestão de dados geoespaciais.

A segunda sessão do dia, “From the Front Lines” dá destaque aos exploradores que, em situações de conflito, superaram todas as expectativas dando seguimento à sua investigação e aos seus objetivos. Morad Tahbaz, empresário e conservacionista, vai discutir os desafios enfrentados na conservação em regiões de conflito. Ihor Poshyvailo, ativista cultural e curador de arte, vai falar sobre a preservação do património cultural durante a guerra. Aziz Abu Sarah, ativista da paz e jornalista, vai partilhar a sua experiência em promover a paz através do turismo socialmente consciente. Kim Passy-Yoseph, diretora de operações da MEJDI Tours, vai defender como as viagens responsáveis podem contribuir para a paz e a compreensão entre culturas.

O dia termina com uma sessão especial com a SOE'24 - Space, Ocean and Earth Insights, promovida pela INESC TEC, que terá como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”Ana Pires, investigadora do INESC TEC e Comandante da missão CAMões, vai discutir as suas experiências em robótica e sistemas autónomos. Yvette Gonzalez, consultora de estratégia espacial, VAI falar sobre o papel das mulheres na estratégia e política espacial. Tess Caswell, chefe de testes de operações de EVA de exploração da NASA, vai partilhar os desafios e inovações nas operações extraveiculares. Beatriz Flamini, atleta e montanhista extrema, vai falar sobre a sua experiência em condições extremas, enquanto Sabrina Thompson, engenheira aeroespacial, vai falar sobre a engenharia e design de naves espaciais. Kirstin Schulz, investigadora polar, vai trazer a sua perspetiva em oceanografia física. Fatma Kaplan, cientista e empreendedora, vai revelar as mais recentes inovações na biotecnologia, enquanto Nicole Mann, astronauta da NASA, vai partilhar a sua experiência como a primeira mulher nativo-americana no espaço.
O segundo dia de palestras no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, quarta-feira, dia 19 de junho, começa às 9h30, com um painel dedicado ao tema “Infinite Horizons”: focando-se nas formas mais ambiciosas e inovadoras de exploração, esta sessão vai abordar o projeto TITAN e a expedição "Darwin200", para além de discutir o impacto de eventos trágicos, como a implosão do submersível TITAN, e como essas lições são aplicadas para futuras explorações.

Os segredos da natureza e as origens da humanidade dão o mote à segunda sessão do dia, com um painel designado “Beyond the Veil”Lvcas Fiat, designer naturalista, vai discutir a beleza e complexidade do design na natureza, enquanto Juan Pablo Culasso, engenheiro bioacústico, vai falar sobre a importância do som na identificação de espécies e conservação. Justin Fornal, explorador e maratonista aquático, vai partilhar as suas experiências em expedições extremas, enquanto Lee Berger, paleoantropólogo, vai discutir as mais recentes descobertas sobre as origens humanas.
“The Magic of Exploration”, a derradeira sessão da GLEX Summit 2024 é dedicada à magia da exploração e aos encantos da natureza. Brendan Hall, documentarista, vai debater a narração de histórias através do cinema. Karim Ilya, fotógrafo e realizador, vai falar sobre a documentação de espécies em risco de extinção. Rebecca Hui, designer e fundadora do Roots Studio, vai discutir como o design pode preservar culturas indígenas, ao passo que Joe Rohde, conhecido arquiteto e designer da Disney, vai partilhar a sua visão sobre a criação de mundos imaginários baseados na exploração.
A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, encerrando oficialmente a GLEX Summit 2024.
A GLEX Summit promete levar os participantes numa viagem inesquecível através de descobertas vanguardistas, missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a humanidade para novas fronteiras do conhecimento. Os Açores, com a sua localização estratégica no meio do Atlântico, são o cenário perfeito para discutir temas que moldam o futuro da exploração.
A GLEX Summit é organizada pela portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do nova-iorquino The Explorers Club, garantindo uma cimeira de nível internacional.
A GLEX Ignition no Porto
A GLEX Ignition, que decorreu a 15 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, abriu com chave de ouro, celebrando a cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, “O Navegador”. Este evento inaugural contou com a presença de figuras de destaque e discutiu temas como o futuro das estações espaciais e o regresso à Lua, estabelecendo o tom para a cimeira principal

*Marco Barbosa


REVIVA A HISTÓRIA EM SILVES COM O PERCURSO HISTÓRICO "100 ANOS DEPOIS – 1924 – SILVES, CRÓNICA DA MORTE DE UM OPERÁRIO CORTICEIRO”

  

O Município de Silves convida-o para uma viagem no tempo na cidade de Silves, no próximo dia 22 de junho às 18h30, na Praça do Município. O Percurso Histórico “Silves, Crónica da Morte de um Operário Corticeiro”, marca 100 anos de uma das greves mais emblemáticas e significativas da história local.

Em 1924, a cidade de Silves foi palco de uma intensa luta dos operários corticeiros. Durante 40 dias, de 1 de maio a 10 de junho, os corticeiros silvenses entraram em greve em busca de melhores condições de vida, enfrentando miséria e fome. Este percurso não apenas narra os eventos da greve, mas também a trágica história de Francisco dos Santos Gonçalves, um operário que perdeu a vida, e dos confrontos que feriram homens, mulheres e crianças.
O percurso ligará a antiga sede da Associação de Classe dos Operários Corticeiros ao local dos eventos sangrentos, destacando episódios significativos da resistência operária e solidariedade entre camaradas de diferentes profissões.
Não perca esta oportunidade única de mergulhar nos eventos que moldaram a história da classe operária em Silves. Venha conhecer, aprender e refletir sobre o nosso passado.
A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!

MILHARES DE VISITANTES EM QUATRO DIAS DE FESTEJOS. GRANDES FESTAS DE S. JOÃO VÃO ANIMAR CASTELO DE PAIVA TONY CARREIRA É A GRANDE ATRACÇÃO DESTE ANO

 

Já se sente o ambiente festivo dos Santos Populares, e as grandiosas Festas de S. João de Castelo de Paiva deste ano vão arrancar na manhã do dia 21, com a realização das Marchas Infantis, e durante a tarde as Marchas Séniores, representativas de todas as IPSS localizadas no concelho, com a autarquia paivense a apresentar um programa bem atractivo para o espaço do Largo do Conde, bem no “coração” da urbe paivense, naquele que será o início de quatro dias de grande animação e folguedo.

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da edilidade paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano apresentam um atractivo único e fantástico, garantida que está a presença de TONY CARREIRA como “cabeça de cartaz”, são o verdadeiro “prelúdio” para o grande momento que será a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal e cuja 25ª edição tem lugar já no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém a preceito e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões à solta, de loucura e de folguedo, num ambiente único e de convivialidade que, nesta terra duriense, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, dos bailaricos, das marchas populares, dos concertos musicais, e do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, de 21 a 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais e as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “comes e bebes”, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente à população, na tarde de 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, depois de realizadas as Marchas Infantis, na manhã do dia 21, no espaço do Largo do Conde, em Sobrado, integrando cerca de 1000 crianças, oriundas das escolas, jardins-de-infância e IPSS’s do concelho, prosseguem durante a tarde com as Marchas dos Idosos, orientadas para os utentes das diversas IPSS do concelho, sendo que a primeira noite será preenchida com um concerto da Banda Nova Dança e iniciativa S. João DJ Party.

No dia 22, Sábado, volta a musica em força para um grande bailarico de S. João na noite paivense, com o espectáculo da Banda Novo Show e a S. João DJ Party .

Mas o momento mais esperado é no dia 23, realizando-se sempre com grande entusiasmo e adesão, sendo que, a noite que orienta para uma grande folia e será preenchida com o desfile das Marchas Populares, que voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Fonte, Frutuária e Vale da Rua, as quatro marchas que vão desfilar na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense, que as acolhe sempre com grande entusiasmo e carinho.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há cinco décadas.

Depois do desfile das Marchas Populares, a animação da noite mais importante do S. João vai contemplar uma sessão de fogo de artifício e um grande concerto do consagrado artista TONY CARREIRA AO VIVO seguindo-se a actuação de DJ’s Residentes noite fora, em véspera de Feriado Municipal.

Já na Segunda-Feira, dia 24, Feriado Municipal, a tarde será preenchida com o sempre apreciado concerto musical com filarmónicas locais, protagonizado desta vez pela Banda dos Mineiros do Pejão que vai actuar até ao fim da tarde, seguindo-se às 16 horas, a habitual Festa da Sardinha Assada, no espaço de lazer da Quinta do Pinheiro, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes que, neste dia festivo, rumam até terras de Paiva, com tempo para um momento de dança com bailarico popular com o Duo HD.

Como sempre, em tempo de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, sendo que a edilidade paivense continua a apostar forte nestas festas, daí o convite do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a sugerir dias de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas que o concelho apresenta.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Silves | NOITE DE TRIBUTO A ZECA AFONSO COM LUÍS GALRITO

 Dia 22 de junho, às 21h30, o Largo da Igreja em São Marcos da Serra, recebe uma viagem musical emocionante com Luís Galrito, que prestará homenagem ao lendário poeta, cantor e compositor José Afonso.
O concerto “Luís Galrito canta Zeca”, organizado pelo Município de Silves promete uma noite de música, poesia e memórias, sendo um espetáculo interdisciplinar que celebra não só a obra de Zeca Afonso mas também o espírito de liberdade e mudança que marcou o movimento do 25 de Abril.
Através de uma combinação única de música, palavra cantada e imagens, Luís Galrito convida-nos a refletir sobre a importância histórica e cultural daqueles que lutaram por um Portugal mais justo e democrático.
Não perca esta oportunidade de reviver o legado de uma das figuras mais emblemáticas da música portuguesa num ambiente acolhedor e inspirador.
A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!

 

Marinha Grande | ESCOLA PÁTIO DA INÊS VENCE TORNEIO VÍCTOR PINA

 Cerca de 300 alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho participaram no Torneio de Futebol Interescolas Victor Pina, que decorreu no passado sábado, 15 de junho, no Estádio Municipal da Marinha Grande, com organização do Município.

A iniciativa teve como objetivo aliar o desporto ao convívio e o intercâmbio entre os diversos estabelecimentos de ensino públicos e privados do 1.º ciclo do concelho.
O evento contou com a presença do vereador do desporto, João Brito; de representantes das escolas e de muitas famílias que deram o seu apoio aos atletas. Na concretização do Torneio, o Município da Marinha Grande teve o apoio da Associação de Futebol de Leiria (AFL) e do Núcleo de Árbitros da Marinha Grande.

A classificação do Torneio Interescolas Victor Pina 2024 foi a seguinte:
1. Escola Pátio da Inês
2. EB Guilherme Stephens
3. LIS - Leiria International School
4. EB Comeira.

Ao longo do Torneio Interescolas Victor Pina, foram mostrados vários cartões brancos a alunos com comportamentos reveladores de fair-play, como Guilherme, Vicente, Sara Martins, Diogo Lino e Santiago, bem como ao treinador e encarregado de educação, Eurico Carlos. A ajuda aos árbitros em decisões vantajosas para a equipa adversária, elogios à equipa adversária e animar um colega magoado, são alguns dos exemplos de atitudes que se sucederam, merecedoras do cartão branco, como forma de reconhecimento.

*Gabinete de Comunicação e Imagem