quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Cantanhede | Mais de uma centena de empresários encheu o auditório do Biblioteca Municipal. Dia do Empresário marcado por homenagem a Máximo Silva
XX FEIRA MEDIEVAL DE SILVES. UM PROGRAMA CULTURAL PARA TODOS
Oferta de quadro com os tipos de sangue à ADASCA
Câmara de Aveiro reforça aposta na Ação Social com diagnóstico, planeamento, investimentos e novos apoios
Bacalhau da Noruega On Tour continua a percorrer Portugal de Norte a Sul
Concurso decorre até dia 3 de outubro. Cantanhede acolhe iniciativa para projetos de inovação social
Candidaturas para frequência de Unidades Curriculares Isoladas na ESAC abrem brevemente
Opinião - O último passo do primeiro Rei de Portugal
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Coligação Evoluir Figueira: uma alternativa justa, verde e livre.
Foi apresentada na passada sexta-feira, 1 de agosto, a Coligação Evoluir Figueira, que reúne o Bloco de Esquerda, o Livre e o PAN para oferecer uma alternativa justa, verde e livre à atual governação da Figueira da Foz. A Assinatura Pública do Acordo de Coligação entre os três partidos decorreu na Sociedade Filarmónica 10 de Agosto, na Figueira da Foz, pelas 18.00h.
A cerimónia contou com intervenções de Pedro Jorge, deputado municipal do Bloco de Esquerda e Mandatário da Candidatura, de João Fontes da Costa, da distrital do PAN, e dos cabeças de lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.
“Queremos mudar o rumo da Figueira – com humildade, com trabalho e com esperança”, afirmou Gonçalo Mano, do LIVRE e cabeça de lista à Câmara Municipal pela Coligação. “A Coligação Evoluir Figueira apresenta-se como a alternativa que a cidade precisa: uma alternativa com transparência, com coragem, com escuta. Um projeto pela positiva, onde cabem todos, com um sentido de missão: a de finalmente fazer cumprir o tal potencial de que ouvimos falar desde sempre. Uma alternativa que acredita, acima de tudo, nas pessoas da Figueira”.
Ao seu lado, Diogo Duarte Silva, do Bloco de Esquerda e cabeça de lista à Assembleia Municipal, reforçou a urgência de uma mudança de prioridades:
“Ou escolhemos meter a Figueira no mapa e torná-la atrativa a todo o custo, ou escolhemos olhar para o mapa da Figueira e construir uma cidade e um concelho dignos para quem cá trabalha, para quem cá vive, para quem chama à Figueira de sua casa (…) isto implica colocar o investimento nas necessidades do concelho e da população acima de gastos com eventos esporádicos”.
*Pedro Jorge
Células que protegem o cérebro respondem de forma distinta a lesões em diferentes idades
No âmbito do Dia da Juventude. Cantanhede destacou talentos locais e promoveu reflexão sobre os desafios dos jovens
Turismo Centro de Portugal congratula-se com a escolha de Coimbra para receber bienal Manifesta
Marinha Grande | ÁLVARO LABORINHO LÚCIO APRESENTA NOVO LIVRO EM SÃO PEDRO DE MOEL
Marinha Grande | OLINDA COLAÇO E FILHA VÂNIA COLAÇO CONVERSAM SOBRE CARREIRA ARTÍSTICA
Cantanhede | No âmbito da geminação com o município francês. Presidente da Câmara Municipal recebeu autarcas de Alfortville
Marinha Grande | ATRIZ SÓNIA BALACÓ VAI ESTAR À CONVERSA EM SÃO PEDRO DE MOEL
Menos candidaturas, menos futuro
*fnaeesp.pt
Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico
Opinião - Afonso III, o rei que ouviu os "autarcas" da época
Barcelos | IPCA aposta em CTeSP com empresas que garantem propinas pagas, bolsas e emprego no final do curso
As formações decorrem em diferentes cidades e incluem propinas financiadas, bolsas mensais, oferta de material tecnológico, estágios internacionais e perspetivas concretas de integração no mercado de trabalho.
Com esta iniciativa, o IPCA reforça o seu compromisso com a empregabilidade e com uma formação prática, acessível e orientada para os desafios do futuro, respondendo às necessidades de qualificação de áreas críticas como as tecnologias de informação, a construção sustentável e a energia.
As candidaturas para os três CTeSP decorrem até 20 de agosto, e os interessados podem obter mais informações ou submeter a candidatura em: estudar.ipca.pt
Tecnologia e Inovação Informática com a Deloitte
Em parceria com a Deloitte, o CTeSP em Tecnologia e Inovação Informática integra o programa BrightStart, que permite aos estudantes prosseguirem estudos com uma licenciatura após a conclusão do curso técnico. O curso oferece:
- Propinas e taxas de matrícula financiadas
- Bolsa mensal de 400€ no 1.º ano e 500€ no 2.º ano
- Computador portátil para trabalho e estudo, oferecido pela Deloitte
Construção Inteligente e Sustentável com a CJR Renewables
Este curso, lecionado em Guimarães, tem início já em setembro e enquadra-se no programa Energize Your Future, da CJR Renewables. Os estudantes têm acesso a:
- Propinas financiadas
- Estágio internacional
- Possibilidade de contrato de trabalho no final do curso
- Formação orientada para a gestão de obra e competências digitais aplicadas à construção
Cabos Elétricos e Infraestruturas com a NKT
A decorrer em Esposende, o CTeSP em Cabos Elétricos e Infraestruturas proporciona uma forte componente prática, com aulas realizadas no chão de fábrica e integração direta nas atividades da NKT, empresa líder na área da energia. O curso inclui:
- Propinas financiadas
- Formação prática em ambiente industrial
- Contrato de trabalho garantido no final do curso
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Iniciativa municipal desperta boa adesão de participantes. Câmara Municipal leva Idosos e Reformados a visitar a cidade de Tomar
VIAGENS REALIZAM-SE NA ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, e no âmbito do programa “ Viver Activo, Viver Melhor “, volta a promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
O passeio deste ano terá como destino a cidade templária de Tomar, na região ribatejana do Vale do Tejo, no distrito de Santarém, estando tudo acertado para o encontro sénior acontecer num espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.
O almoço de confraternização vai ter lugar numa das áreas do Parque do Mouchão (Jardim Várzea Pequena), onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este lugar emblemático da cidade, um espaço verde de excelência, e um belo local para relaxar, caminhar, passear e desfrutar aqui um dia em saudável convivialidade.
A paragem na cidade de Tomar, vai permitir aos seniores paivenses, poderem visitar o bonito parque do Rio Nabão, numa cidade que é património mundial, sendo interessante conhecer a sua história, e desvendar os mistérios do míticos templários, destacando-se o Castelo dos Templários e o Convento de Cristo com a famosa janela manuelina, como apenas alguns dos monumentos de visita obrigatória nesta bela cidade, que os séniores paivenses vão ter oportunidade de conhecer nas três jornadas desta louvável iniciativa municipal.
Recorde-se que “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade
Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 25 viajam os idosos das freguesias de S. Martinho, Sardoura e Fornos, depois a 27 seguem os participantes das Freguesias de Bairros, Sobrado e Real, ficando agendada para o dia 29, a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).
Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, sendo que, as inscrições estão abertas até ao dia 16 de Agosto nas Juntas de Freguesia do concelho.