quarta-feira, 22 de abril de 2020

Região Centro mantém coberturas elevadas de vacinação

Região Centro mantém coberturas elevadas de vacinação
O Departamento de Saúde Pública da ARSC acaba de divulgar os resultados a nível regional do Programa Nacional de Vacinação (PNV) relativo a 2019, concluindo-se que, de uma maneira geral, as coberturas vacinais, nas coortes avaliadas, são elevadas, com percentagens entre 98% e 99%, o que significa que a região Centro continua a manter uma cobertura de vacinação elevada.
No ano de 2019, e no âmbito das vacinas do PNV, foram administradas 270 322 vacinas nas unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde da ARSC e nas unidades locais de saúde de Castelo Branco e Guarda.
De uma maneira geral, as coberturas vacinais na infância são elevadas. No âmbito da estratégia de vacinação do BCG, dirigida a grupos de risco, foram vacinadas 1996 crianças com idade inferior a 6 anos (idade recomendada), tendo o processo decorrido em 24 pontos de vacinação.
As atividades desenvolvidas, no ano passado, pelas unidades de saúde da região Centro permitiram alcançar resultados que só foram possíveis com a sensibilização e o envolvimento continuado de todos os profissionais de saúde que trabalham nesta área. Os resultados revelam terem sido atingindo os níveis necessários para conferir imunidade de grupo e para cumprir os objetivos dos programas prioritários de erradicação da poliomielite e de eliminação do sarampo e da rubéola, na componente da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário