sexta-feira, 10 de outubro de 2025

VNBM EM FESTA!’25. Celebrar o centro histórico através das artes 11 OUT |11h>24 programação das 11h20 até às 24h00

 A festa anual da galeria de arte contemporânea Venha a nós a Boa Morte, VNBM EM FESTA!, que assinala a rentréeconvida a população residente e visitantes a celebrar o centro histórico de Viseu, através das práticas artísticas.
 
Ao longo do próximo sábado, dia 11 de outubro, oficinas artísticas, concertos, sessões de deejay, inauguração de exposições individuais e coletivas, bem como percursos pedestres e gastronomia, vão celebrar a vida no centro histórico.
 
A terceira edição do celebrado acontecimento artístico e festivo abre portas logo pelas 11h30 com a oficina de arte “Petrykivka”, uma técnica tradicional ucraniana classificada como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.
No Pólo 2, vai estar patente uma exposição coletiva que reúne os artistas que, ao longo do tempo, estiveram em residência artística em Viseu, a convite da VNBM. Com inauguração agendada para às 16h30, as obras de André Cepeda, Carla Filipe, Dyana Lucas, Diogo Pimentão, Gabriela Albergaria, Hugo Canoilas, João Queiroz, Marisa Benjamim, Odete e Pedro Tudela vão ocupar o espaço expositivo, até ao dia 1 de dezembro.
No pólo 1, inaugura a exposição Cynara Complex, de Diana Policarpo, às 17h00, ponto alto da residência artística recentemente realizada a convite da VNBM.

A artista tem como objeto de investigação a conexão entre a vida humana e vegetal, a resiliência ecológica e os vestígios sedimentados do trabalho e da extração excessiva da terra.

No contexto da residência, Diana Policarpo procedeu à recolha de informação técnico-científica e cultural em diversos locais onde existiram extrações mineiras, designadamente nos concelhos de Mangualde, Nelas e Vila Nova de Paiva, bem como junto de investigadores da Escola Superior de Agrícola de Viseu (ESAV), do Instituto Superior Agrícola (ISA), de Lisboa, e da Universidade da Beira Interior (UBI).

Instalação sonora multicanal, desenhos em técnica mista, com recurso a papel produzido a partir da biomassa do cardo, serão alguns dos suportes em evidência.
 
A terceira edição do VNBM EM FESTA!, apresenta também no campo das artes performativas concertos e deejaying:
 
 Calcutá, coro lírico ucraniano Suziria, Davi Santiago, Phaser e Son Objet.
  Calcutá
Calcutá é o nome artístico adotado por Teresa Castro, compositora e multi-instrumentista lisboeta. Com a sua música, percorre territórios sónicos, onde se entrelaçam elementos contemporâneos como folk, drone e música experimental com influências ancestrais, nomeadamente, a música clássica indiana e o canto polifónico.

O coro lírico Suziria apresenta uma verdadeira constelação de canções ucranianas, antigas e contemporâneas, homenageando a arte musical do seu país. Através de uma interpretação deveras inspiradora, o coro promove e divulga a sua cultura e o diálogo entre os povos, ligando tradições e emoções através da música.
Coro Suziria
 
Son Objet (Isabel Pereira), através do deejaying, explora, arquiva e decompõe sonoridades estranhas e experimentais do universo DIY, combinando-as com composições contemporâneas fora do convencional. Traça caminhos focados no psicadelismo, palavra falada e colagem sonora. No seu campo de criação artística, há também incursões pelo teatro, performance e livros de autor.

SON OBJET
 
Davi Santiago, vive em Viseu.  Através da voz e da guitarra, Davi transmite proximidade e empatia, transportando os ouvintes numa jornada de encontros e desencontros que o inspiram para a composição das canções e das letras. Canções melodiosas, porém nada óbvias, harmonias desconcertantes.   Após o lançamento do single "Pra se dar", tem realizado concertos em Lisboa, Coimbra, Viseu, Braga e no Porto.
 Davi Santiago
Phaser (Miguel Loureiro), nasceu em Viseu. Utiliza a música eletrónica como veículo para a criação de mundos. Compõe sem barreiras, usando a música como espaço para processar questões da vida real. As suas atuações funcionam como um portal para universos sonoros que flutuam entre o hyperpop, o techno experimental e o hip-hop. Com habilidades em mistura, masterização e direção de arte, Phaser reflete as infinitas possibilidades da criação na era da informação global.
Phaser
Todas as atividades são gratuitas, e, por se tratar de um dia especial de celebração e convívio da população, as ruas Sra. da Boa Morte e das Ameias vão estar encerradas ao trânsito.

VNBM EM FESTA!
Dia de muitos reencontros e novos encontros;
uma comunidade unida pelas artes e a cultura.

VNBM EM FESTA! | 11 OUT | CENTRO HISTÓRICO DE VISEU

PROGRAMA
11h30 | Oficina de arte “Petrykivka” (técnica tradicional ucraniana: Património Imaterial da Humanidade, Unesco)
16h30 | Inauguração da exposição coletiva | Polo II – Rua Augusto Hilário, n.º 19
17h00 | Inauguração da exposição Cynara Complex, de Diana Policarpo | Polo I – R. Sr.ª da Boa Morte
17h30 | Phaser | concerto > Palco I - Rua das Ameias
18h30 | Calcutá | concerto > Palco I - Rua das Ameias
19h30 | Coro da Ucrânia > Palco I - Rua das Ameias
19h30 Jantar  dançante comunitário > Gastronomia tradicional de Viseu, Brasil e Ucrânia | R. Sr.ª da Boa Morte
20h00 | 21h00 | Son Objet | Rua Sr.ª da Boa Morte | Palco II
21h00 | Davi Santiago | concerto | Palco I – Rua das Ameias
22h30>24h00 | SON OBJET | DJ Set | Rua Sr.ª da Boa Morte | Palco II

VNBM - ARTE CONTEMPORÂNEA 
Viseu
3500-196 Viseu
 
Viseu
3500-089 Viseu
 
Serviço de mediação
 (+351) 963 188 030
 
𝘝𝘕𝘉𝘔 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢 𝘢 𝘙𝘦𝘥𝘦 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘶𝘨𝘶𝘦𝘴𝘢 𝘥𝘦 𝘢𝘳𝘵𝘦 𝘊𝘰𝘯𝘵𝘦𝘮𝘱𝘰𝘳𝘢̂𝘯𝘦𝘢 (𝘙𝘗𝘈𝘊).
𝘊𝘰𝘧𝘪𝘯𝘢𝘯𝘤𝘪𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 |  República Portuguesa – Cultura, Desporto e Juventude / @dg.artes 𝘦 @municipio_viseu / Eixo Cultura
 
𝘖𝘶𝘵𝘳𝘰𝘴 𝘢𝘱𝘰𝘪𝘰𝘴

*VNBM_artecontemporanea


Oliveira de Frades | Aula de Hidroginástica | FicActivo


No dia 6 de outubro tiveram início as atividades do FicActivo. Hoje, pela manhã, decorreu uma aula de hidroginástica cheia de energia, alegria e boa disposição! 
A prática de atividade física é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida! 
O Projeto FicActivo é dedicado a todos os que têm 55 anos ou mais, naturais ou residentes no concelho, oferecendo várias atividades:
 - Ginástica de Manutenção/Recreação 
- Hidroginástica 
- Atividades Temáticas.

 Inscrições Piscina Municipal (Gabinete de Desporto) 232 760 303

*Sara Carvalho
Assessora de Comunicação - Gabinete de Comunicação e Imagem

Oliveira de Frades | Ilda Pinto Almeida edita novo livro

 
A consagrada escritora Ilda Pinto Almeida, com vários prémios conquistados em Portugal e no estrangeiro, vai apresentar mais um livro.
Desta vez apresenta um livro infantojuvenil intitulado “Leonor e o Robô Topap”, com a seguinte sinopse:
"Esta história promove a amizade e a colaboração. Mostra como as pessoas e os robôs, a tecnologia, podem trabalhar juntos e alcançar objetivos comuns, abordando a responsabilidade e a ética."
A apresentação será na Aldeia da Prova, junto ao Museu, no concelho de Oliveira de Frades, no dia 11 de outubro, pelas 15 horas.

*Culturland


Cluster Habitat Sustentável 2025. Conferência | 11 novembro, Parque de Exposições de Aveiro

 No próximo dia 11 de novembro, o auditório do Parque de Exposições de Aveiro será palco da Conferência do Cluster Habitat Sustentável 2025, um encontro anual que se afirma como referência nacional na reflexão sobre inovação, competitividade e sustentabilidade na cadeia de valor do Habitat.
Este evento do Cluster, que neste ano ganha especial relevância face aos desafios que se colocam às empresas e aos territórios, irá proporcionar não só um espaço privilegiado de networking entre os participantes, mas também um momento de debate aprofundado sobre os desafios de competitividade da cadeia de valor do Habitat e as exigências crescentes para a sustentabilidade das cidades e territórios.
A Conferência divide-se em dois painéis centrais, “Desafios de competitividade na cadeia de valor do Habitat” e “Sustentabilidade, Arquitetura e Cidades”, onde irão intervir especialistas de destaque a nível nacional e internacional.
Os momentos de debate que sucedem a cada painel convidam à participação direta do público, criando um espaço de diálogo entre empresas, especialistas e decisores.
Um encontro imperdível para todos aqueles que procuram contribuir para um futuro mais inovador e sustentável!
Aceda ao programa completo aqui.
Reserve já o seu lugar e inscreva-se aqui.
---------------------------
A Conferência do Cluster Habitat Sustentável 2025 conta com o Patrocínio de Ouro da Civilria e com o Patrocínio de Prata do CTVC e da Saint-Gobain Portugal.
Conta ainda com o apoio institucional do Município de Aveiro, AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), AIDA CCI (Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro), ANFAJE (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes), ANIET (Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora) ANIPB (Associação Nacional dos Industriais de Prefabricação em Betão), APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção), APICER (Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria), APT (Associação Portuguesa de Tintas) e Universidade de Aveiro.

Figueiró dos Vinhos | Lançamento do livro “A Tradição com História” em Figueiró dos Vinhos

 No próximo dia 10 de outubro, pelas 15h00, decorrerá no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos o lançamento do livro “A Tradição com História”, da autoria de Filipe da Conceição Pires.
A obra foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Tradições Orais da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos e constitui um importante contributo para a preservação e valorização do património imaterial do concelho.

O evento contará com a presença de representantes da Universidade Sénior, da autarquia e de outras entidades locais ligadas à cultura e à educação.



Mais de 50 dadores de sangue em Portalegre

Uma das mais interessantes das nossas colheitas de sangue 2025 teve lugar no kartódromo de Portalegre. Na passagem de mais um aniversário do Grupo Motard Novo Milénio, e como é habitual, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE marcaram presença.
Ao todo inscreveram-se 51 voluntários e todos passaram o crivo dos critérios para a doação. E do kartódromo rolaram mais de meia centena de unidades de sangue total, o que é uma boa noticia.
Duas dúzias de dadores eram do sexo feminino, o que evidenciamos.
Simpático o número de pessoas que cumpriram uma primeira doação: uma dezena, sendo metade de cada sexo.
 O Grupo Motard Novo Milénio presenciou os presentes com um agradável almoço.
Vale de Cavalos a 11 de Outubro
A ADBSP tem prevista mais uma brigada, desta feita a 11 de outubro, na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, Alegrete. Depois, a oito de novembro prevemos estar em Santo António das AreiasMarvão. Sábados e das 09h00 às 13h00.
De mota ou a pé, contamos com a vossa partilha! Abra: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/