sexta-feira, 3 de abril de 2020

Estado de emergência: 108 detenções por desobediência e 1126 recusas de passagem na fronteira

Estado de emergência: 108 detenções por desobediência e 1126 ...
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez esta tarde, em declarações aos jornalistas, um balanço da primeira fase do estado de emergência, onde foram registadas 108 detenções pelo crime de desobediência.
Das 108 detenções, registadas até ao momento, pelo crime de desobediência, 29 dizem respeito à violação das obrigações de confinamento. "Estas são particularmente graves", sublinhou Eduardo Cabrita.
"Quem está confinado, ao violar a regra a que está sujeito, está não só a colocar em causa a sua própria saúde como está a colocar em causa a saúde e segurança de todos com quem convive", acrescentou.
De acordo com o ministro da Administração Interna houve ainda 10 tentativas de violação da cerca sanitária de Ovar.
Sem referir números, Eduardo Cabrita salientou ainda um terceiro tipo de violações, as de "obrigações de encerramento de estabelecimento comerciais".
Em declarações aos jornalistas, o MAI referiu ainda que mais de 4 mil portugueses já indicaram pretender ter apoio do Estado no seu regresso a Portugal. "Cerca de 75% desses repatriamentos já estão concretizados", disse.
Estão a realizar-se "diligências" para o regresso "nos próximos dias" de "cerca de mil cidadãos nacionais" que ainda se encontram fora do país.
Sobre o controlo de fronteiras, Eduardo Cabrita adiantou que, durante estas duas semanas, foram controlados 132 mil cidadãos na fronteira portuguesa com Espanha. Houve ainda 1126 recusas de passagem na fronteira.
A fronteira mais movimentada, acrescentou, foi a fronteira de Valença, onde se registaram 61 mil situações de controlo de pessoas em trânsito.
O último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 9.034 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 209 morreram, 1.024 estão internados em hospitais, 68 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário