No dia 21 de março, às 21h00, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras irá apresentar o catálogo da exposição temporária A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905).
No dia em que também se assinala a data de nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras apresenta o catálogo da exposição temporária patente no espaço cultural, com curadoria de Álvaro Costa de Matos.
O livro reúne o resultado duma investigação inédita sobre o impacto e as representações do Carnaval na obra gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), o pai da moderna caricatura portuguesa. Através da sua leitura, percebemos que o genial caricaturista tratou o Carnaval como cena do quotidiano, objeto de reportagem gráfica nos jornais que publicou ao longo da sua vida, para fazer sátira política e desenhar alegorias e decorações para os carros alegóricos dos clubes carnavalescos ou para os teatros de Lisboa nos “bailes de terça-feira gorda”. Bordalo Pinheiro abordou também o tema para se envolver na polémica causada pela imposição do Carnaval “Civilizado”, com ritos e propósitos distintos do Carnaval popular. E criticou a tentativa de aburguesamento do Entrudo com alusão política e verve, dando à estampa alguns dos melhores desenhos carnavalescos saídos do seu lápis.
Dada a efemeridade da exposição, este catálogo é também uma forma de perpetuar o mergulho que demos no universo fascinante de Bordalo Pinheiro, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco.
Para mais informações: cac.comunicacao@ cm-tvedras.pt | 261 067 603 | 261 067 601
Nenhum comentário:
Postar um comentário