sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Boas Festas também se faz a correr na São Silvestre Cidade de Aveiro; Espetáculo criado por idosos de lares de Aveiro; CPCJ Aveiro promove espetáculo infantil sobre os direitos das crianças

I – Boas Festas também se faz a correr na São Silvestre Cidade de Aveiro. Condicionamentos de trânsito ao final da tarde de sábado
Este sábado, dia 7 de dezembro, realiza-se mais uma edição da corrida São Silvestre Cidade de Aveiro, que integra uma caminhada de 5 km e uma corrida de 10 km, um evento que faz parte da programação do Boas Festas em Aveiro 2024/2025.
O evento, que é já uma marca desta época festiva, vai obrigar ao condicionamento o corte do trânsito em algumas das artérias principais da Cidade, entre as 16h30 e as 19h15.
No Cais da Fonte Nova onde será feita a partida e a chegada da prova, o corte do trânsito será por um período mais alargado,ou seja, das 07h00 até às 21h30. Neste mesmo local será feita a reserva de todos os lugares de estacionamento.
A Câmara Municipal de Aveiro ciente dos constrangimentos provocados, agradece a compreensão de todos e solicita aos cidadãos e visitantes que possam planear com antecedência as suas viagens de entrada e saída no Centro da Cidade.

Arruamentos cortados ao trânsito a partir das 16h30:
- Cais da Fonte Nova (início e términus);
- Av. Congressos da Oposição Democrática;
- Av. 5 de Outubro;
- Rua do Batalhão de Caçadores 10;
- Rua do Clube dos Galitos;
- Rua da Liberdade;
- Rua da Arrochela;
- Rua de José Rabumba;
- Rua de Belém do Pará;
- Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto;
- Rua do Prof. Barbosa de Magalhães;
- Rua do Capitão João de Souza Pizarro;
- Av. Santa Joana;
- Av. 25 de Abril;
- Rua de Bourges e inversão de marcha junto ao ilhéu triangular antes do Pingo Doce;
- Rua de Bourges;
- Av. ª Francisco Sá Carneiro;
- Passagem inferior da Linha de Caminho de Ferro até à rotunda do Cais da Fonte Nova.

Orientação da Orquestra Sem Fronteiras, de Martim Sousa Tavares
II – Espetáculo criado por idosos de lares de Aveiro celebra memória coletiva do Concelho 54 utentes e 10 funcionários de quatro instituições do Município sobem ao palco do Teatro Aveirense para um concerto baseado nas suas memórias. A entrada é gratuita.
Aveiro, 6 de dezembro de 2024 – Idosos de quatro lares de Aveiro cocriaram um espetáculo que cruza as suas lembranças individuais e a cultura local, sob a orientação artística da Orquestra Sem Fronteiras, para um projeto da Capital Portuguesa da Cultura. A apresentação deste concerto, protagonizado por utentes e funcionários destas instituições, terá lugar a 8 de dezembro, às 15h, no Teatro Aveirense. A entrada é gratuita.
A iniciativa Cantar o Lar teve como objetivo levar a música e a cocriação a quatro lares aveirenses – Centro Social Santa Joana Princesa; Centro Paroquial S. Bernardo; Florinhas do Vouga; e Fundação Casa do Pessoal Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro –, bem como promover o bem-estar físico e psicológico dos idosos destas instituições.

Depois de uma primeira apresentação em junho, o projeto regressa agora com um novo espetáculo, desenvolvido ao longo dos últimos seis meses por 82 utentes e 11 funcionários dos lares, em parceria com uma equipa da Orquestra Sem Fronteiras, organização cujo direção musical está a cargo de Martim Sousa Tavares.
Será um concerto cujas seis canções têm temáticas ligadas a Aveiro: desde o moliceiro, ao sal e aos paraquedistas de São Jacinto, passando pelas procissões e pelas rivalidades entre bairros. Um espetáculo baseado nas memórias e experiências de vida dos idosos e que reflete a identidade coletiva do Município.
No domingo, estarão em palco 54 utentes e 10 colaboradores, acompanhados por um pianista e um baterista e com imagens do Arquivo da Câmara de Aveiro em pano de fundo.
O projeto Cantar o Lar faz parte do Breaking Walls, um dos programas de participação da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, que pretende criar uma ponte entre instituições, comunidades e artistas, interligando o conhecimento, a força e a capacidade criativa de todos.

Consulte a programação de Aveiro 2024: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

III – CPCJ Aveiro promove espetáculo infantil sobre os direitos das crianças
No passado dia 3 de dezembro, no âmbito da celebração dos 35 anos da Convenção dos Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Aveiro em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro promoveu uma iniciativa especial que contou com a colaboração de diversas entidades parceiras, incluindo a Casa Vera Cruz, a Escola Profissional de Aveiro, o Canal Central e os Agrupamentos Escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O evento teve como destaque a apresentação do teatro "Beep Beep", realizado em duas sessões, uma na manhã e outra à tarde. A peça, que aborda de forma criativa e lúdica os direitos das crianças, proporcionou momentos de reflexão sobre a interculturalidade e diferenças e consequentemente na sensibilização ao público presente, especialmente às crianças e jovens das instituições envolvidas.
Este evento integrou o plano de ação da CPCJ e reflete o compromisso conjunto das entidades locais em promover e proteger os direitos das crianças, destacando a importância da educação, da arte e da cultura como ferramentas para construir uma sociedade mais inclusiva e consciente.
A celebração reforça a relevância contínua da Convenção dos Direitos das Crianças, um marco internacional que desde 1989 assegura que todas as crianças têm direito a viver, aprender e crescer em ambientes que respeitem a sua dignidade e potencial.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário