sexta-feira, 30 de outubro de 2020

No âmbito de uma parceria entre a Valorfito e o Município de Cantanhede

Cerca de seis toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos recicladas

Um ano após a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura no concelho de Cantanhede, o balanço da iniciativa é francamente positivo, tendo-se saldado na recolha cerca de seis toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, o que representa um aumento de cerca de 18% em relação aos valores apresentados antes do início da campanha.

Sob o lema “Por Amor à Terra”, esta iniciativa promovida pelo Valorfito, em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, tem como principal objetivo sensibilizar os agricultores para a necessidade e benefício da entrega de embalagens vazias deste tipo de produtos. Na autarquia cantanhedense foi aplicado um modelo assente essencialmente nas juntas de freguesia como polos de distribuição de informação junto dos agricultores, processo que envolveu a criação de 18 pontos de retoma como locais de receção dos resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos.

Como forma de incentivar a entrega de embalagens vazias, o Valorfito oferece um par de luvas de nitrilo, próprias para o seu manuseamento, assim como um saco para o acondicionamento seguro dos resíduos deste tipo de produtos que combatem pragas e doenças.



Campanha “Por amor à terra”

Por amor à terra é o lema da Valorfito, que dá nome à campanha de sensibilização da ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, que tem como objetivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário