quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ansião | Câmara antecipa apoio a coletividades do concelho

A Câmara Municipal de Ansião aprovou a antecipação dos apoios às coletividades e entidades concelhias num valor superior a 40 mil euros. 

No âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo em vigor, a autarquia vai possibilitar a antecipação do pagamento dos apoios ordinários já aprovados para o corrente ano às cerca de quarenta associações e coletividades, num financiamento de 34.069,95 euros. 

Considerando o impacto económico das medidas de confinamento decorrentes da pandemia por Covid-19, nomeadamente o cancelamento ou a suspensão das atividades previstas no plano anual destas entidades, o Município irá permitir a solicitação da antecipação por duodécimos, no presente mês de maio, do financiamento que se previa ser atribuído até ao final do mês de setembro. 

Os mesmos fundamentos e propósitos abrangem também a CASAN – Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Beirão, no âmbito do protocolo celebrado para a constituição do Gabinete de Apoio Técnico ao Desenvolvimento Rural, no valor de 3.166,68 euros, e a Associação Florestal do Concelho de Ansião, à luz do protocolo para a cooperação nos domínios da gestão florestal e da proteção civil, no montante de 3.100,00 euros. 

Consciente do seu papel na promoção da dinâmica associativa, a autarquia tem vindo a reforçar, desde 2018, o apoio financeiro no quadro das regras que reformulou para o apoio ao associativismo, reconhecendo o contributo das coletividades para o desenvolvimento e coesão sociais, para a promoção do território e para a consolidação da identidade cultural do concelho. 

No setor do desporto, além do apoio regular, têm sido apoiadas a recuperação de atletas, a inscrição de atletas em formação de todas as modalidades praticadas no concelho e ainda a gratuitidade dos transportes no âmbito da formação. 

As coletividades culturais e recreativas, nas suas diferentes valências, têm visto também aumentados os apoios, designadamente na formação, seja na música, seja na dança, e no folclore federado, como garantia da manutenção da autenticidade na recriação das danças e cantares tradicionais, que acrescenta valor à etnografia da região. 

Os pedidos de isenção de taxas de transporte e os apoios extraordinários a atividades não previstas nos seus planos anuais, têm merecido, de igual forma, a melhor atenção da parte do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário