"Não acredito que tenho de escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia ter pedido", escreveu o filho do guitarrista, Wolfgang Van Halen, em suas redes sociais.

Eddie Van Halen foi um dos maiores guitarristas de rock da história e fundou em 1972 junto com o seu irmão, Alex, a banda batizada dois anos depois com o apelido deles.

Eddie nasceu em Amsterdão, na Holanda, mas mudou-se ainda criança com a família para a Califórnia, nos EUA.

Na segunda metade da década de 1970, a banda Van Halen começou a se destacar na cena de rock de Los Angeles. O disco de estreia aconteceu em 1978.

O auge da banda veio com o disco "1984", que naquele ano rendeu uma indicação ao Grammy e levou o single "Jump" a ser o primeiro e único da banda no primeiro lugar das paradas pop dos EUA.

 Em 2012, Eddie ficou em primeiro lugar em uma enquete entre leitores da revista "Guitar World" para eleger o melhor guitarrista de todos os tempos.

Eddie ficou famoso tocando guitarra à frente dos Van Halen, mas tem diversas participações com outros artistas. A mais conhecida é em "Beat it", um dos maiores hits de Michael Jackson.

Gene Simmons, o vocalista e um dos fundadores do Kiss, lamentou a perda. "Meu coração está partido. Eddie não era apenas um super guitarrista, mas uma alma genuinamente bonita. Descanse em paz, Eddie!", escreveu ele em seu perfil no Twitter.

Jornal Mira Online com G1