quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Companhia Hotel Europa regressa ao CAO com a Guerra do Ultramar


A Companhia Hotel Europa está de regresso ao Centro de Arte de Ovar, esta sexta-feira, dia 9 de outubro, pelas 22 horas, para apresentar a terceira peça sobre o fim do colonialismo português “Libertação”, que teve início com as peças “Portugal Não é um País Pequeno” e “Passa-Porte”.

Criada e dirigida por André Amálio e com co-criação/movimento de Tereza Havlíčková, “Libertação” é interpretada por André Amálio, Lucília Raimundo e Ricardo Cruz.

Libertação aborda o episódio mais traumático da história recente de Portugal: a Guerra do Ultramar. Reflete sobre este acontecimento histórico a partir do ponto de vista da luta de libertação que foi desenvolvida em Angola, Guiné e Moçambique e o seu impacto no Estado Novo e na consequente queda do fascismo em Portugal. É um olhar sobre a questão das independências a partir do ponto de vista africano. Libertação começa por descrever e analisar o movimento das independências em África, para melhor entender o caso do Colonialismo Português no contexto mundial. O espetáculo é construído a partir de entrevistas feitas a antigos soldados das guerras de independência e de uma rigorosa pesquisa de arquivo sobre a guerra colonial, incluindo os discursos políticos produzidos pelos líderes de ambos lados da guerra, em particular de António Oliveira Salazar, Amílcar Cabral, Marcello Caetano, Eduardo Mondelane, Agostinho Cabral, Holden Roberto, Jonas Savimbi e Samora Machel. Libertação reflete assim sobre a pós-memória e como ela é transmitida entre gerações, para analisar o modo como o colonialismo é visto hoje em dia.

De sublinhar que o Centro de Arte de Ovar é um dos equipamentos municipais que ostenta o selo Clean & Safe, garantindo ao público todas as condições de higiene e segurança.

Os bilhetes para este espetáculo pode ser adquirido no Centro de Arte de Ovar ou em https://caovar.bol.pt/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário