quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Conferência Mundial de Enoturismo está a decorrer em Monsaraz com cerca de 800 participantes presenciais e online

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, recebeu esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, e a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, no âmbito da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo, que está a decorrer até amanhã, dia 10 de setembro, em Monsaraz. Zurab Pololikashvili e Rita Marques assinaram o livro de honra da autarquia e receberam uma garrafa de vinho da Capital dos Vinhos de Portugal e o livro editado pelo município “A Vinha e o Vinho” no concelho de Reguengos de Monsaraz, escrito por Gabriela Carvalho.

 


A Conferência Mundial de Enoturismo tem 200 participantes presenciais e 600 online de cerca de 70 países e tem como tema o “Enoturismo - um motor para o desenvolvimento rural”. O evento é promovido pela Organização Mundial do Turismo, Turismo de Portugal e Município de Reguengos de Monsaraz.

 


Na sessão de abertura esteve presente José Calixto e Zurab Pololikashvili, juntamente com Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Pau Roca, Diretor-Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo. No primeiro painel foi apresentado o livro “The Wine Routes of the World”, com a participação do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, da Secretária de Estado do Turismo e de Javier Ruiz de Galarreta, fundador e presidente da Fundación Araex Grands (Espanha). Seguiu-se a assinatura de um memorando entre a Organização Mundial do Turismo e a Great Wine Capitals, e de outro memorando de entendimento para a criação do Conselho Estratégico Nacional – Programa de Ação Português para o Enoturismo.

 


Ainda durante a manhã realizou-se um debate sobre “Enoturismo e desenvolvimento rural: porquê e como?”, com a Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Jean-Baptiste Lemoyne, Secretário de Estado do Ministro da Europa e Relações Exteriores de França (online), Sofia Zaharaki, Vice-Ministra do Turismo da Grécia e Mariam Kvrivishvili, Vice-Ministra da Economia e Desenvolvimento Sustentável da Geórgia, com moderação de Sandra Carvão, Chefe de Inteligência de Mercado de Turismo e Competitividade da Organização Mundial do Turismo. Em seguida decorreu o painel “O vinho combina com ... inovação”, que teve a participação de Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, e de Florence Maffrand, Gerente de Marketing e Parcerias da Cite du Vin (França), com moderação de Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

 


Ao início da tarde decorreu uma palestra intitulada “O futuro é hoje”, com Paul Mabray, CEO da Pix (Estados Unidos da América), que moderou em seguida o painel “Pessoas corajosas enfrentam desafios”, com a participação de Frederico Falcão, Presidente da Viniportugal e Catherine Leparmentier Dayot, Diretora da Great Wine Capitals Global Network (França). “Uma Viagem pelo Enoturismo em Portugal” foi o tema da palestra de Sheree Mitchell, Presidente e fundadora da Immersa Global (Estados Unidos da América).

 


A Conferência Mundial de Enoturismo continuou neste primeiro dia com o painel “Juntar Vinhos com… Natureza”, moderado por Maria João de Almeida, Presidente da APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo, com os oradores António Maçanita, da Azores Wine Company, Rita Andrade Soares, proprietária da Herdade da Malhadinha Nova, e Luca Ferrua, Diretor da ILGUSTO.it -​​GEDI Publishing Group. “Destino Enoturismo” foi o tema da última sessão do dia e foi moderada pelo jornalista Manuel Carvalho, Diretor do jornal Público, com a participação de Luis Araújo, Presidente Turismo de Portugal, Jesús Camacho Arias, Diretor Técnico da Associação Espanhola de Cidades do Vinho (ACEVIN), Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha) e Laure de Lambert-Compeyrot, CEO da Château Sigalas Rabaud (França).

 


A fechar o dia, pelas 19h, realiza-se uma prova de vinhos seguida de jantar no Esporão, e vai ouvir-se Cante Alentejano e viola campaniça com Ricardo Furão, Carlos Fructuosa e Júlio Susano.

 


A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo, que está a analisar o caminho para fazer do enoturismo um meio eficaz de desenvolvimento rural, assim como a política, inovação, gestão de destinos, sustentabilidade e a saída da crise COVID-19 com exemplos práticos e inspiradores, continua amanhã, dia 10 de setembro, a partir das 10h, com o painel “Pares de vinho com… Comida”, com o Chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, Mauro Carbone, Diretor da Ente Turismo Langhe Monferrato Roero (Itália) e Amaia Lopez de Heredia, da Akimu Projetos Turísticos (Espanha), com moderação de Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto.

 


Segue-se às 10h45 a sessão “Dados, dados, dados ... como entender melhor o enoturismo”, com os oradores Daniel González, Diretor de Projetos da Vivential Value (Espanha), Giorgio Delgrosso, Chefe de Estatística da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, e Calle Nilsson, da WineTourism.com (Suécia), com moderação de Paula Sousa, Diretora de Enoturismo da Quinta da Aveleda.

 


A cerimónia de encerramento da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se a partir das 11h45 com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo. Segue-se a apresentação da 6ª Conferência Mundial de Enoturismo, que vai decorrer no próximo ano em Itália, por Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália e Alberto Cirio, Presidente da Regione Piemonte (Itália).

Ao início da tarde, um grupo de jornalistas internacionais vai fazer uma prova de vinhos à CARMIM, pisar o vinho e ouvir o cante alentejano e das 13h às 16h, os participantes na conferência podem visitar três produtores de vinho de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente o Esporão, a Ervideira e a Adega José de Sousa. Pelas 19h30, na Herdade do Barrocal, haverá um espetáculo musical com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. A fechar decorre a Cerimónia de Passagem da Ânfora, com José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo e Massimo Garavaglia, Ministro do Turismo de Itália.


Carlos Manuel Barão

Nenhum comentário:

Postar um comentário