sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Valorização do papel das Assembleias Municipais: Helena Roseta distinguida com prémio “Personalidade ANAM 2021”

 

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) atribuiu a Helena Roseta a distinção “Personalidade ANAM 2021” reconhecendo desta forma o seu trabalho, empenho e dedicação em prol da valorização e dignificação das Assembleias Municipais do nosso país.

Ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta foi galardoada com o prémio “Personalidade ANAM”, uma distinção que visa homenagear “personalidades que se tenham distinguido na defesa do poder local e na valorização das Assembleias Municipais”, refere Albino Almeida, presidente da ANAM.

Durante a cerimónia, Albino Almeida salientou o apoio incondicional de Helena Roseta desde o início da criação da ANAM: «A Helena Roseta foi fundamental nos primeiros passos da nossa associação, mostrando-se desde logo disponível para nos ajudar com a sua solidariedade e as suas sugestões que em muito contribuíram para que passássemos rapidamente das ideias aos atos. Neste sentido, a distinção que agora lhe concedemos reconhece o seu trabalho em nome da dignificação e da valorização das Assembleias Municipais, mas também como figura fundamental da democracia e da República, essencial que foi no pensamento, implementação e início da atividade da ANAM.»

 

Para Helena Rosetaa atribuição deste prémio tem um significado especial: “As Assembleias Municipais são os verdadeiros herdeiros democráticos do 25 de Abril (antes da revolução só existiam Câmaras Municipais e não Assembleias). Agradeço esta distinção à ANAM, uma associação com a qual me identifiquei desde o início. Por outro lado, este prémio serve também para sublinhar, mais uma vez, o papel fundamental das AM no poder local e a importância do seu contributo para a democracia do nosso país.»

 

A arquitecta e ex-deputada Helena Roseta foi presidente da Assembleia Municipal de Lisboa durante os mandatos 2013-2017 e 2017-2021, acabando por renunciar neste último, em outubro de 2019, invocando razões de carácter pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário