quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

UEFA cancela Youth League desta época


Organismo explica decisão com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, as desistências de dois clubes e a necessidade de proteger a saúde dos jovens jogadores.

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que cancelou a edição da Youth League da presente temporada, "devido à pandemia da Covid-19 e aos seus efeitos na organização das competições".

Em comunicado, no site oficial, o organismo que rege o futebol europeu explica que tomou esta decisão "para proteger a saúde dos jovens jogadores".

A UEFA tinha decidido, inicialmente, alterar o formato da Youth League e atrasar o seu início. No entanto as várias medidas impostas pelas autoridades de saúde em toda a Europa, nomeadamente às viagens, têm criado grandes dificuldades à organização da competição, levando a que dois clubes já tenham abdicado de participar.

"O Comité Executivo sublinhou que não há hipótese de voltar a adiar o início da competição e que deve ser dada a maior prioridade possível à saúde e segurança dos jovens jogadores. Infelizmente, não há condições para recomeçar esta competição e tanto o Comité de Competições de Clubes da UEFA como a Associação de Clubes Europeus foram consultados e apoiaram a ideia de, excecionalmente, cancelar a Youth League desta época", pode ler-se.

Com todas as competições jovens paradas, em Portugal, o cancelamento da Youth League é um duro golpe para o futebol de formação, que arrisca ser interrompido durante uma temporada inteira.

Benfica e FC Porto eram as duas equipas portuguesas que iam ter representação na Liga dos Campeões de sub-19. Os encarnados foram finalistas vencidos na última época, tendo perdido o troféu para o Real Madrid. Os dragões foram campeões em 2019.

RR

Imagem: UEFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário