quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Leiria | Concurso Nacional de Leitura em formato online na fase municipal


Irá decorrer amanhã, dia 18 de fevereiro, a fase municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), RTP, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e a Rede das Bibliotecas Escolares.

Habitualmente realizada na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a fase municipal assume este ano uma versão online tendo em conta os constrangimentos provocados pelo contexto pandémico em que nos encontramos.

Participam nesta iniciativa alunos do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, por sua vez apurados na fase escolar do mesmo concurso. Os concorrentes irão realizar duas provas, uma escrita e outra oral, que serão avaliadas por um júri constituído para o efeito por Lucília Santos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Adélia Lopes, presidente da Assembleia-geral da Rede de Bibliotecas de Leiria; Paula Ferreira, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e Vasco Letria, encenador.

Haverá ainda lugar para um momento lúdico de interação com os jovens, com a participação de André Pereira, escritor e retratista poético.

Os vencedores da fase municipal representam o concelho de Leiria na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, agendada para o dia 21 de abril e organizada este ano pelo Município de Leiria através da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

“A leitura é um direito humano. Quem lê, percebe o mundo, interpreta os desafios da vida. Nunca a promoção da leitura foi tão importante num contexto de isolamento e distanciamento social. O Concurso Nacional de Leitura é prova da resiliência de todos em prol desse bem comum que é a formação e educação das gerações mais novas”, sublinha Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário