quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Álvaro Cassuto: A vida e obra do mais consagrado maestro português


A carreira de seis décadas, a consagração nacional e internacional, as orquestras e os seus meandros, os antepassados, a infância no Porto, os sucessos e as derrotas. Álvaro Cassuto passa em revista a sua vida e obra no livro Memórias de Um Maestro. A biografia do homem que levou a música erudita portuguesa a todo o mundo é uma edição Guerra e Paz Editores com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores. Estará disponível, a partir do dia 23 de Fevereiro em todos os locais já abertos da rede livreira portuguesa, livrarias online e no site da editora.

As memórias de um compositor e maestro deveriam limitar-se ao elenco de obras e referências às orquestras e concertos que dirigiu. Porém, em Memórias de Um Maestro, livro que é agora dado à estampa, Álvaro Cassuto distancia-se deste modelo para descrever, numa linguagem factual e sem rodeios, as peripécias da sua carreira, a sua actividade à frente de uma variedade de orquestras internacionais, sobretudo norte-americanas, e os seus «conflitos» com instituições portuguesas.

O Maestro revela com pormenor o papel determinante que o seu envolvimento na gestão e desenvolvimento de orquestras teve para os seus sucessos e «derrotas», no decurso de uma longa e premiada carreira de seis décadas. «“[F]azer carreira” dirigindo dezenas de orquestras em outros tantos países e cidades diferentes não era um desafio que me atraísse.No entanto, a experiência que adquiri confirmou que, afinal, eu tinha aprendido a ser um excelente orchestra builder.»

Além da gestão de orquestras além-fronteiras, o livro revela que Álvaro Cassuto se dedicou ainda à difusão da música orquestral de compositores portugueses. Um embaixador da música erudita portuguesa no mundo, foi condecorado em 2009, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.

Nesta autobiografia, além das memórias de uma carreira e das suas obras, o autor passa ainda em revista aspectos determinantes da sua vida pessoal, como a infância no Porto, os seus antepassados alemães e a licenciatura em Direito. Todos estes aspectos ilustrados com fotografias das várias etapas de vida do maestro.

Memórias de Um Maestro é um livro para todos os melómanos e leitores que pretedam conhecer mais sobre o mundo da música erudita. Estará disponível nas livrarias online e nos locais autorizados a partir do próximo dia 23 de Fevereiro, mas a pré-reserva do livro poderá ser feita desde já no site da Guerra e Paz Editores.

Memórias de Um Maestro
Álvaro Cassuto
Não-Ficção / Biografia
240 páginas · 15x23 · 15,00€
Nas livrarias a 23 de Fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário