terça-feira, 18 de julho de 2023

Câmara de Águeda recebe aluno premiado nas Olimpíadas Internacionais de Biologia

 Jovem estudante do 11.º ano recebeu diploma de mérito numa competição que envolveu mais de 80 país e que decorreu nos Emirados Árabes Unidos
Rodrigo Marques, aluno do 11.º ano da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), recebeu um diploma de mérito pelo seu desempenho na 34.ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO – International Biology Olympiad), que decorreu de 2 a 11 de julho, em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, recebeu, hoje, o aluno em reconhecimento e felicitação pelo seu excelente desempenho nesta competição internacional que contou com mais de 300 participantes de mais de 80 países. “Sonha, desafia-te a ir sempre mais longe e a fazeres a diferença no nosso país”, motivou o Edil.
O jovem estudante de 16 anos foi um dos quatro mais bem classificados do país nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, um concurso de ciência dirigido a jovens estudantes do 9.º ao 12.º ano, conquistando, assim, o “passaporte” para esta competição mundial, onde representou Portugal e Águeda.
Na prova, Portugal conquistou uma medalha de bronze e dois diplomas de mérito, um dos quais para Rodrigo Marques, naquela que foi a primeira vez, desde que as Olimpíadas foram criadas (2009), que um estudante do concelho de Águeda consegue estar entre os quatro mais bem classificados do país e representar o concelho e o país no maior concurso mundial de ciências biológicas.
“Como pais, é sem dúvida um orgulho enorme”, disse Sandra Tavares, que agradece ao Município pela receção calorosa e pelo reconhecimento público feitos.
Um orgulho pelos feitos alcançados, pelas presenças e galardões recebidos em competições nacionais e internacionais, e pelo percurso tanto académico como humano. “Ele tem crescido imenso”, afirmou. Rodrigo, que acabou o 10.º e 11.º anos com nota 20 a todas as disciplinas – a primeira vez que algo semelhante acontece na ESAP – vai representar Portugal, este ano, nas Olimpíadas Internacionais das Ciências da Terra (previstas para a China, mas que irá realizar-se online) e irá participar nas Olimpíadas de Química (sem data prevista).
Futuro? Rodrigo Marques diz que Medicina e Física são as suas escolhas. Para fazer ambas. Porque não?

Ana Sofia Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário