segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

MARINHA GRANDE PARTICIPOU NO CENTENÁRIO DO ESCUTISMO

 O Município da Marinha Grande participou nas comemorações oficiais do  centenário do escutismo na Região Leiria-Fátima, assinalando também o Dia de Baden-Powell, ocorridas no passado sábado, 22 de fevereiro, em Leiria.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, incluindo o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes; o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Ivo Faria; o Chefe Regional de Leiria, Pedro Nogueira; os chefes responsáveis por cada um dos 33 Agrupamentos da região; entre outras entidades.

Um dos momentos das celebrações foi a inauguração de um marco dedicado ao escutismo, na rotunda da Cruz da Areia, próxima da sede da Junta Regional do CNE. Concebido pelo arquiteto marinhense Humberto Dias, o monumento simboliza a distância percorrida pelos escuteiros e marca os 100 anos do escutismo na região.
Aurélio Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, elogia “os agrupamentos do nosso concelho porque são um exemplo de dedicação e formação para os jovens, transmitindo valores como a solidariedade, o compromisso e o espírito de entre ajuda, que os acompanham para toda a vida”. O presidente salienta, por isso, que “o escutismo tem um papel essencial na construção de cidadãos responsáveis e na promoção de uma sociedade mais justa e unida”.

O Agrupamento 36 da Marinha Grande, chefiado por Ana Fonseca, conta, atualmente, com 120 elementos e o Agrupamento 1076 de Vieira de Leiria, cuja chefe é Jessica Fernandes, integra 60 pessoas, entre Lobitos, escuteiros e dirigentes.

Nas comemorações do centenário do escutismo da região Leiria - Fátima, estiveram presentes 33 agrupamentos, representando cerca de 1650 escuteiros e mais de 300 dirigentes.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário