terça-feira, 22 de novembro de 2016

360º - A Alemanha inspira-se em Trump e Le Pen: será que a extrema-direita se tornou normal? E ainda mais Trump, o sismo no Japão e o Sporting-Real

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Japão voltou a ser sacudido por um forte terramoto ontem à noite na zona de FukushimaOs sismógrafos registaram um abalo de 7,4 na escala de Ritcher, com alerta de tsunami que terá gerado apenas ondas baixas sem risco de destruição e não causou danos ou vítimas. Segundo os especialistas, tratou-se de uma réplica do sismo de 2011 (de grau 9), que fez cerca de 20 mil mortes e provocou o tsunami que levou ao desastre nuclear cujas consequências ainda não foram completamente avaliadas. Pior: há o risco de se repetir nos próximos dias. Há uma semana, o terramoto da Nova Zelândia levantou o leito do mar em dois metros e mudou a costa neozelandesa para sempre.
Nos EUA, um acidente com um autocarro escolar fez seis mortosCinco menores morreram no local e um sexto sucumbiu aos ferimentos no hospital. O condutor foi detido.

É outra novela que termina antes da da CGD: a Coleção Berardo vai ficar no Centro Cultural de Belém por mais seis anos. O acordo entre o Ministério da Cultura e Joe Berardo, noticiado pelo Público, implica que a entrada tenha de ser grátis um vez por semana.

A saúde financeira das autarquias melhorou. Segundo um anuário da Ordem dos Contabilistas Certificados, divulgado pela TSF, as câmaras aumentaram as receitas, diminuíram as despesa e estão a demorar menos tempo a pagar.



Outra informação relevante
Segue-se a extrema-direita (também) na Alemanha? O partido populista AfD está a usar a vitória de Trump (e os números de Marine Le Pen em França) como trunfo para as eleições de 2017. Principais promessas: expulsar os imigrantes e derrotar a recandidata Merkel. O Tiago Carrasco ouviu os seus argumentos em Nuremberga.

E precisamente Donald Trump, que foi eleito há uma semana, anunciou ontem, em vídeo, o que vai fazer nos primeiros cem diasAlgumas promessas são reforçadas (como a saída dos EUA do tratado Trans-Pacífico), mas também caem outras (para já não há qualquer referência ao muro mexicano). Trump viu, surpresa!, a sua popularidade subir depois das eleições, ainda que 77% dos americanos ache que o país está dividido e 49% duvide que o novo presidente tome medidas para o unir. 

Entretanto, Trump vai somando polémicasquer Nigel Farage como embaixador britânico nos EUA, algo a que Downing Street não acha graça, pegou-se no twitter com o ator Alec Baldwin, viu os Green Day dedicarem-lhe uma música bem explícita em plena cerimónia dos American Music Awards, tem a sua neta como estrela na China, um segredo familiar envolve o seu irmão mais velho e transformou a 5ª avenida e a Trump Tower numa segunda Casa Branca, com medidas de segurança hiper reforçadas, pois é lá que continuarão a viver a mulher e o filho.

Viveu em Aveiro e tinha autorização de residência como refugiado político em Portugal um dos sete suspeitos de estarem a preparar um novo atentado em Françaontem detidos em MarselhaTHicham E.-H, um marroquino de 26 anos, já era investigado e seguido pelas autoridades portuguesas. Faria parte de uma rede de recrutadores do norte de África que passaram por Lisboa e Aveiro, durante vários meses.

Quanto ao ataque anti-semita ao restaurante do chef José Avillez no Porto, depois de o cozinheiro ter visitado uma feira de gastronomia em Israel, foi reivindicado por um blogue anarquista. Nenhum partido quis comentar o incidente.

Na novela da Caixa Geral de Depósitos, é o próprio PS a pressionar o Governo... socialista. Vários deputados, inclusive o porta-voz do partido, João Galamba, acham que Mário Centeno tem de explicar porque aceitou, por escrito, isentar os administradores da CGD de apresentarem as suas declarações de rendimentos. O PSD, via Luís Montenegro, fala num espetáculo deprimente.

De Bruxelas chega, entretanto, uma avaliação ao período em que Portugal esteve sob resgate que considera que uma privatização da Caixa teria ajudado a reduzir os riscos para o Estado. O maior problema identificado pela Comissão Europeia foi contudo o das falhas na supervisão. O documento critica ainda o facto de o Governo de Passos Coelho não ter aplicado um plano de reformas do Estado e diz que a qualidade da consolidação orçamental no período de ajustamento foi "fraco".

Rui Ramos escreve hoje sobre a situação da política nacional e compara a governação de Costa com a de Passos.

A partir se sábado, o transporte ilegal de passageiros pode custar multas até 15 mil euros. A penalização atinge quer táxis, quer a Uber e a Cabify.

As autárquicas já mexem. E PSD e CDS estão a preparar o acordo entre os dois partidos para 2017, que vai abranger mais de 50 autarquias. Não, ainda não tem nomes.

Por falar em autarquias, a gestão da Carris passou para a câmara de Lisboa, mas é o Estado que vai assumir a dívida de 700 milhões de euros"Não é um favor", fez questão de garantir António Costa, o anterior autarca agora primeiro-ministro que iniciou o processo.

O Papa, que visita apenas o Santuário de Fátima no próximo ano, tomou mais uma decisão estrutural: todos os padres vão poder absolver as mulheres que abortem. No encerramento do Jubileu da Misericórdia, Francisco assinou uma nova carta apostólica em que dá a todos padres católicos a possibilidade de perdoar os pecados mais graves, como é o caso do aborto.

A guerra na Síria tem episódios chocantes. As imagens de médicos, enfermeiros e mães a tentar salvar bebés prematuros de um hospital de Aleppo bombardeado ontem divulgadas são, infelizmente, apenas um exemplo.

Hoje é dia de Liga dos Campeões e há jogo grande em Alvalade. Enquanto na Dinamarca o FC Porto tem de ganhar ao Copenhaga para garantir já o apuramento para os oitavos de final, as contas do Sporting são mais complicadas. Os leões têm de ganhar ao Real Madrid e depois esperar que os madrilenos percam com o Dortmund para continuar na prova: algo em que Jesus acredita.
 
A estrela maior no relvado vai ser obviamente Ronaldo, que está de regresso a 'casa'. O jogador português contou ontem mais pormenores da vitória sobre a França que deu a Portugal o título europeu, mas também se viu envolvido numa nova polémica: um vídeo do jogo com o Atlético Madrid, de sábado passado, mostra-o a responder assim a Koke: “Un maricón, sí, pero lleno de pasta”.



Os nossos Especiais

São amigos, mas agora tornaram-se rivais. François Fillon ou Alain Juppé, um deles será o candidato do centro-direita nas eleições presidenciais francesas de maio do próximo ano. O Tiago Palma e o João Francisco Gomes foram 'tirar a pinta' política aos homens que se vão defrontar na segunda volta.

Ricardo Araújo Pereira voltou às manhãs da Comercial e houve mixórdia de humor. O Hugo Tavares da Silva esteve lá e viu como o estúdio da rádio ficou de pernas para o ar de tantas gargalhadas. Frase inicial de RAP: "Eu tenho dois grandes prazeres na vida: gosto muito de ler e gosto muito de urinar ao ar livre".


Notícias surpreendentes

O Netflix estreou o documentário de terror neozelandês Tickled. Pretexto para a Ana Markl selecionar outros seis documentários que metem mais medo que um filme de terror.

Esta é uma má notícia para os italianos: mete comida e política. O melhor restaurante do mundo sairá de Itália se o primeiro-ministro Matteo Renzi perder o referendo do dia 4 de dezembro. Próxima paragem? A Nova Iorque de Trump.

Aviso desde já: não esteve à altura do meu cérebro. Inclui um exército de romanos enraivecidos e quarenta soldados judeus que fazem um pacto de morte para que um deles consiga sobrevivereste teste que põe matemáticos e informáticos de nervos em franja.

Por falar em nervos em franja, tem aqui 20 destinos apenas para os mais corajososIncluem enfrentar a morte, relembrar massacres e até mexer em cérebros e corações verdadeiros.

Não se assuste, ainda que no Observador as notícias incluam às vezes bastantes motivos para isso. E vá passando por cá para se manter sempre a par de toda a atualidade.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário